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Isso não se resolvia com uma conversa, uma expulsão ou porrada?
FreeSample escreveu:Isso aí é falta de porrada quando criança!
Pesquisa de ONG diz que bullying atinge 17% dos estudantes
Brizza Cavalcante
04/05/2011 20:02
Em audiência da Comissão de Educação e Cultura, que discutiu nesta quarta-feira (4) o tema "Preconceitos e discriminações na educação brasileira", a ONG Plan Brasil apresentou dados de pesquisa realizada com 5.168 estudantes de escolas públicas e particulares do País. Segundo o levantamento, 17% deles estavam envolvidos com bullying – o índice inclui vítimas e agressores.
O estudo, de 2009, também identificou que 31% dos alunos cometiam ou eram vítimas de bullying virtual (pela internet). Coordenadora da pesquisa, Cleodelice Zonato Fante afirmou que as escolas brasileiras não estão preparadas para enfrentar o problema. “Não existem programas efetivos. O que encontramos nas escolas são ações pontuais ou projetos que têm uma certa duração.”
Por trás dos números estão casos como o da transexual Rafaelly Wiest, 28 anos, que aos 13 teve de abandonar a escola na periferia de Curitiba por não suportar a discriminação. Só depois dos 20 anos, Rafaelly voltou a estudar e concluiu o curso técnico de confeiteira.
Atuante da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), ela defende a adoção de uma política educacional que leve de volta à escola os alunos vítimas de homofobia e outros preconceitos.
Desigualdades
A representante da Relatoria Nacional do Direito Humano à Educação, Denise Carreira, observou que não só a discriminação, mas as desigualdades raciais, de gênero e de portadores de deficiência devem receber atenção especial do Plano Nacional de Educação. Previsto no Projeto de Lei 8035/10, em tramitação no Câmara, o plano vai estabelecer as metas para a educação brasileira na próxima década.
Denise defende que o plano estabeleça metas prevendo, por exemplo, que a diferença entre o número de meninos negros e de brancos nas escolas seja reduzida em 30% ou 40%. "Tem que estabelecer metas de diminuição das desigualdades entre os diferentes grupos sociais", aponta.
Reportagem - Idhelene Macedo
Edição – Daniella Cronemberger
Assumar escreveu:Denise defende que o plano estabeleça metas prevendo, por exemplo, que a diferença entre o número de meninos negros e de brancos nas escolas seja reduzida em 30% ou 40%. "Tem que estabelecer metas de diminuição das desigualdades entre os diferentes grupos sociais", aponta.
ferdineidos escreveu:Assumar escreveu:Denise defende que o plano estabeleça metas prevendo, por exemplo, que a diferença entre o número de meninos negros e de brancos nas escolas seja reduzida em 30% ou 40%. "Tem que estabelecer metas de diminuição das desigualdades entre os diferentes grupos sociais", aponta.
Hein?
Reduzir como? Obrigar escolas particulares a dar bolsa a crianças negras? Cota na escola particular agora, é isso?
E cuidar da escola pública ninguém cuida...
Sr. Pichu escreveu:ferdineidos escreveu:Assumar escreveu:Denise defende que o plano estabeleça metas prevendo, por exemplo, que a diferença entre o número de meninos negros e de brancos nas escolas seja reduzida em 30% ou 40%. "Tem que estabelecer metas de diminuição das desigualdades entre os diferentes grupos sociais", aponta.
Hein?
Reduzir como? Obrigar escolas particulares a dar bolsa a crianças negras? Cota na escola particular agora, é isso?
E cuidar da escola pública ninguém cuida...
cotas ainda saem mais barato que construir novas depedências, manutenção delas E treinamento de profissionais adequados.
Sr. Pichu escreveu:cotas ainda saem mais barato que construir novas depedências, manutenção delas E treinamento de profissionais adequados.
ferdineidos escreveu:Sr. Pichu escreveu:cotas ainda saem mais barato que construir novas depedências, manutenção delas E treinamento de profissionais adequados.
sim, onerando ainda mais o setor privado e jogando a conta final pro consumidor.
Em suma, f**@-se a classe média...
ferdineidos escreveu:Sr. Pichu escreveu:cotas ainda saem mais barato que construir novas depedências, manutenção delas E treinamento de profissionais adequados.
sim, onerando ainda mais o setor privado e jogando a conta final pro consumidor.
Em suma, f**@-se a classe média...
Sr. Pichu escreveu:ferdineidos escreveu:Assumar escreveu:Denise defende que o plano estabeleça metas prevendo, por exemplo, que a diferença entre o número de meninos negros e de brancos nas escolas seja reduzida em 30% ou 40%. "Tem que estabelecer metas de diminuição das desigualdades entre os diferentes grupos sociais", aponta.
Hein?
Reduzir como? Obrigar escolas particulares a dar bolsa a crianças negras? Cota na escola particular agora, é isso?
E cuidar da escola pública ninguém cuida...
cotas ainda saem mais barato que construir novas depedências, manutenção delas E treinamento de profissionais adequados.
Denise defende que o plano estabeleça metas prevendo, por exemplo, que a diferença entre o número de meninos negros e de brancos nas escolas seja reduzida em 30% ou 40%. "Tem que estabelecer metas de diminuição das desigualdades entre os diferentes grupos sociais", aponta.
Agnelo escreveu:Bahamute escreveu:Ah, se mais casos como esse acontecessem... teriamos um mundo bem melhor...
Melhor? de maneira alguma, só estaríamos passando pro judiciário a responsabilidade dos pais e da escola. Ou vocês acham que nossos tribunais não tem mais nada pra fazer além de ver quem tá implicando com quem numa escolinha em BH?
3libras escreveu:Não fica muito explícito o que foi feito pelo menor infrator rs. então não dá pra julgar muito o ato.
Mas diferente do que o juiz falou isso não é tão velho, eu lembro que na sexta série da minha escola tinha um garoto que tinha alguns problemas e ja estava, sei lá com 16, 17 anos e ainda na sexta série.
óbvio que ele tinha algum problema de aprendizado, retardamento, algo do tipo. mas a mulecada não perdoava e zoava ele, ele tinha o apelido de "veterano" , se faziam milhões de piadas sobre ele.
Por duas vezes ele saiu da sala chorando e foi pra casa kkkkkk, ai os pais deles processaram a escola, mas não deu em nada.
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