União homoafetiva

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: União homoafetiva

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Mai 2011, 21:52

Joshua_Crow escreveu:Olha, não gosto muito de me meter nesses assunto pq acabo sendo mais extremista que o Youkai.
Mas esses videos são muito lavagem cerebral, sério. =/

Deixa a molecagem aprender sozinha. (Por isso que politicamente correta não presta, pqp. ¬¬")

Mas não é molecagem, os vídeos não são pra crianças, são pra alunos do ensino médio. Ou seja, já deixaram de ser crianças faz tempo. Se bobear, vários deles já têm filho pra criar.

_Virtual_Adept_ escreveu:Eu realmente acho que deveriam emudecer o Bolsonaro.

Pelo contrário, eu acho ótimo que deixem ele falar o máximo possível. O Bolsonaro é o maior propulsor de avanços no combate à discriminação sexual que esse país já teve. E o legal é que além de demonstrar publicamente o quanto a posição homofóbica é retardada, ele também serve como uma ótima ferramenta pra detectar homofóbicos enrustidos (que nor

arcanix.szat escreveu:
Skar escreveu:Sério que você viu os mesmo videos sem sal que eu vi? Caramba ele só dizia como na mensagem final que não tem problemas você gostar de pessoas do mesmo sexo. E eu acho que esse é o objetivo claro posso estar enganado.

Cara, eu vi sim. Porque sinceramente o guri se tornou amigo de um gay e, depois, virou gay (ou bissexual). Isso não tem nada a ver. O cara não pode ter um amigo gay próximo e ser hetero? Que bobagem.

Não "virou" gay. Até porque, até onde eu saiba ninguém "vira" gay ou "vira" hetero. O personagem do vídeo descobriu que era bissexual. E a tua interpretação de que ele seria promíscuo é errada - o narrador menciona que ele se deu conta que poderia namorar com qualquer pessoa que gostasse, independente de ser homem ou mulher - e NÃO que iria namorar com homens e mulheres ao mesmo tempo.

Skar escreveu:Realmente a maldade está em quem vê. Eu imaginei que era algo não tem problema você gostar de ambos os sexos. Promiscuidade sério ninguém precisa ensinar isso uma novela da globo já mostra isso sem problemas, só que é tudo hetero. Adolescência é a época de fazer merdas de errar deixa eles serem felizes, só policiar para eles não fazerem grandes merdas ou coisas que não tem retorno.

Primeiro que um erro não justifica outro e segundo que o papel da escola não é incentivar as pessoas a fazer merda. Puxa vida, é um material do MEC isso. Não podemos ser tão levianos com a educação.

Vide meu parágrafo acima, não houve nenhum incentivo à promiscuidade, isso foi uma falha na tua interpretação do vídeo.

Léderon escreveu:Só pra constar: há uns dias eu estava numa oitava série e vi umas cinco meninas conversando entre si sobre meninos. Mais precisamente sobre com quantos elas já ficaram. Tinha uma com uma lista de pelo menos 50. As outras estavam em torno de 20~30. Isso que nem todas elas ainda completaram 15 anos.

Então sim, promiscuidade é a coisa mais normal do mundo (e só tem conotação negativa por motivos religiosos, na minha opinião).

Cara, se for assim, quantos políticos honestos temos no Brasil? A maioria? E por causa disso devemos desistir de lutar pelo fim da corrupção e vergonha na cara com o dinheiro público?

Como professor eu digo, não, não devemos. Banalizar o errado é que não dá.

Faço coro ao Led, o que é o "errado" que não deve ser banalizado?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Skar em 20 Mai 2011, 22:01

Cara, eu vi sim. Porque sinceramente o guri se tornou amigo de um gay e, depois, virou gay (ou bissexual). Isso não tem nada a ver. O cara não pode ter um amigo gay próximo e ser hetero? Que bobagem

Pelo o que eu entendi ele se sentiu atraido pelo amigo. Grande diferença entre se sentir atraido por um cara e ser amigo dele, espero que vc saiba .

Off topic

Usando um exemplo drástico. A perseguição aos judeus no nazismo começou quando um grupo desenhava caricaturas de judeus, com seus narizes grandes e fazendo menção à crença de que todos os judeus eram gananciosos e exploravam o povo. E voalá, anos depois, tivemos um holocausto (influenciado por outras tantas razões além desta).

CALMA . Anti-semitismo é algo normal na Europa não foi o nazismo que fez com eles fossem mortos. Existiu toda uma construção de idéia sobre eles antes de sair matando geral fora que a própria cultura já os tinha como parias. Quero dizer que não foi o Hitler que um dia parou e pensou "vou matar judeus como vender essa idéia?" essa idéia já tinha sido construída ele só colocou uma lógica industrial para matar melhor, em maior quantidade e custos menores :haha:
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor arcanix.szat em 20 Mai 2011, 22:18

Ao fato de uma menina, com 14,15 anos que ficou com trocentos meninos. E serviria para meninos também. Não estou dizendo com isso que se deva trancafiar os alunos ou retroagir, de forma alguma. Mas guiar a gurizada que as coisas não são bem por aí. Deve haver experimentações, evidentemente, mas é certo q, iue a liberação total, o apelo da mídia e a falta de informação contribuem para uma gravidez indesejada na adolescência, por exemplo.

Vocês poderiam dizer que é tudo papel da família de ensinar. Francamente, isso não acontece no nosso país (e nem por isso devemos banalisar o descaso familiar) e, infelizmente, a escola está servindo hoje como última tentativa para formar cidadãos.

O Eltor falou as palavras do narrador, concordo, porém, a atitude do personagem, que fique claro, foi, tendenciosa. Um menino que no início da historinha tinha uma namorada, fica amigo de um gay e, depois disso, se descobre bissexual. Quer dizer o quê? Se ele não tivesse amizade com o menino gay, ele nunca teria atração por homens?

Eu não critico que tenha materiais anti-homofóbicos na escola, pelo contrário, acho importantíssimo. Mas critico a abordagem dada no vídeo. Se você conferir a entrevista com o Bolsonaro, ele mesmo fala que se um homem andar com amigos gays, logo logo ele "virará" gay e até cita um exemplo lá dum filho de artista. É uma visão totalmente equivocada e preconceituosa, sabemos todos, porém, é a mesma da história do vídeo.
arcanix.szat

Twitter: @arcanix

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Mai 2011, 22:31

arcanix.szat escreveu:Ao fato de uma menina, com 14,15 anos que ficou com trocentos meninos. E serviria para meninos também. Não estou dizendo com isso que se deva trancafiar os alunos ou retroagir, de forma alguma. Mas guiar a gurizada que as coisas não são bem por aí. Deve haver experimentações, evidentemente, mas é certo q, iue a liberação total, o apelo da mídia e a falta de informação contribuem para uma gravidez indesejada na adolescência, por exemplo.

Vocês poderiam dizer que é tudo papel da família de ensinar. Francamente, isso não acontece no nosso país (e nem por isso devemos banalisar o descaso familiar) e, infelizmente, a escola está servindo hoje como última tentativa para formar cidadãos.

Algum daqueles vídeos incentiva a ficar com trocentos meninos ou meninas? Se não, é bobagem se focar nesse ponto ao invés do que realmente está no vídeo.

E ei, se é pra diminuir a gravidez na adolescência, quanto mais namoricos homossexuais nessa fase melhor, já que eles não correm esse risco. :bwaha:

O Eltor falou as palavras do narrador, concordo, porém, a atitude do personagem, que fique claro, foi, tendenciosa. Um menino que no início da historinha tinha uma namorada, fica amigo de um gay e, depois disso, se descobre bissexual. Quer dizer o quê? Se ele não tivesse amizade com o menino gay, ele nunca teria atração por homens?

Não. A amizade com um gay não "contaminou ele com o vírus da homossexualidade", especialmente considerando que ele não se apaixonou por esse mesmo amigo que já sabia que era gay. Que interpretação tendenciosa você está dando a um vídeo bem rasinho, cara.

Eu não critico que tenha materiais anti-homofóbicos na escola, pelo contrário, acho importantíssimo. Mas critico a abordagem dada no vídeo. Se você conferir a entrevista com o Bolsonaro, ele mesmo fala que se um homem andar com amigos gays, logo logo ele "virará" gay e até cita um exemplo lá dum filho de artista. É uma visão totalmente equivocada e preconceituosa, sabemos todos, porém, é a mesma da história do vídeo.

Não, não é. O que pode acontecer é alguém descobrir que é gay depois de ter contato com pessoas de mentalidade semelhante, e se acontecer, qual o problema nisso? Seria melhor se tivesse continuado infeliz o resto da vida ao invés de aceitar sua orientação sexual?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Elven Paladin em 20 Mai 2011, 22:41

Vocês poderiam dizer que é tudo papel da família de ensinar.

E é. Ou você acha que uma entidade como o Estado possui autoridade moral para isso?

Deve haver experimentações, evidentemente, mas é certo q, iue a liberação total, o apelo da mídia e a falta de informação contribuem para uma gravidez indesejada na adolescência, por exemplo.

Detalhe histórico relevante: Sua avó e as ancestrais dela provavelmente tiveram ao menos um dos seus filhos na adolescência, quando não dois ou três - e a Idade de Consentimento é a mesma desde os anos 30 ou 40 (só que hoje quem realiza certos tipos de crimes sexuais não é isento de seus atos caso se case com a vítima, por exemplo). E até onde eu saiba, a maioria dos problemas quanto a gravidez na adolescência não vem da gravidez por si só, mas sim do meio em que a pessoa vive (por exemplo, se você comparar o perfil de mulheres com adolescência em condições sociais similares, o impacto de ter um filho nas oportunidades e perspectivas de futuro são muito pequenas, se não nulas. Vide aqui).
Editado pela última vez por Elven Paladin em 20 Mai 2011, 23:00, em um total de 4 vezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Skar em 20 Mai 2011, 22:42

leia meu quote

Pelo o que eu entendi ele se sentiu atraido pelo amigo. Grande diferença entre se sentir atraido por um cara e ser amigo dele, espero que vc saiba .

Cara se ele senti-se atração por um garoto hetero não daria para fazer o filme de 7 minutos P&*%$. Existe uma porrada de filmes que ele pode pegar em diversas fontes para se aprofundar do assunto , entretanto um filme educacional não DEVE ser a história de AMOR pq ele quer ser EDUCACIONAL. Quer um romance com profundidades de personagens e um enredo bom procure em outro lugar , vídeo locadoras e internet tão aew pra isso, o objetivo dele é passar mensagem que não tem problema vc gostar de pessoas do mesmo sexo. Isso foi passado perfeito.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor arcanix.szat em 20 Mai 2011, 23:02

Eltor escreveu:E ei, se é pra diminuir a gravidez na adolescência, quanto mais namoricos homossexuais nessa fase melhor, já que eles não correm esse risco.

lol, tu ganhou essa XD

Eltor escreveu:Não. A amizade com um gay não "contaminou ele com o vírus da homossexualidade", especialmente considerando que ele não se apaixonou por esse mesmo amigo que já sabia que era gay. Que interpretação tendenciosa você está dando a um vídeo bem rasinho, cara.

Eltor, eu acredito profundamente que a intenção que o vídeo quis passar foi a melhor possível. Só que a forma como foi passada não está correta, só isso.

É evidente que a homossexualidade não é um virus e nem deve ser "erradicada" como um mal. Só que o problema é que o vídeo coloca assim pela atitude do personagem. O menino descobre ter atração por outro homem depois de um laço de amizade com um gay. Não que isso não possa acontecer, mas o vídeo pode estimular a idéia de que a amizade com gays é uma forma de provocar o homossexualismo. Veja no vídeo de entrevista do Bolsonaro a parte "diga-me com quem andas".

O outro vídeo ali, do gay que trocou de nome (embora eu ache muito clichê, nem todo o gay quer ser mulher, mas vá lá), não sugere isso. O gay tem amizades, até do futebol, nem por isso os amigos são gays.

Elven Paladin escreveu: E é. Ou você acha que uma entidade como o Estado possui autoridade moral para isso?

Arcanix escreveu:Francamente, isso não acontece no nosso país (e nem por isso devemos banalisar o descaso familiar) e, infelizmente, a escola está servindo hoje como última tentativa para formar cidadãos.

Elven Paladin escreveu:Detalhe histórico relevante: Sua avó e as ancestrais dela provavelmente tiveram ao menos um dos seus filhos na adolescência, quando não dois ou três - e a Idade de Consentimento é a mesma desde os anos 30 ou 40 (só que hoje quem realiza certos tipos de crimes sexuais não é isento de seus atos caso se case com a vítima, por exemplo). E até onde eu saiba, a maioria dos problemas quanto a gravidez na adolescência não vem da gravidez por si só, mas sim do meio em que a pessoa vive (por exemplo, se você comparar o perfil de mulheres com adolescência em condições sociais similares, o impacto de ter um filho nas oportunidades e perspectivas de futuro são muito pequenas, se não nulas. Vide aqui).

Até onde eu sei, minha avó casou aos vinte.

Minha avó não trabalhava aos 18, como a maioria das meninas hoje.

Minha avó, inclusive, não chegou a completar o segundo grau, como muitas das meninas de hoje.

No tempo da minha avó, as meninas eram ensinadas desde cedo a cuidar da casa e se preparem para cuidar da casa, do marido e dos filhos. Não se tinha a idéia de que mulher completaria o mercado de trabalho e haveria competição com os homens.

Ah, e minha avó também não era da Europa, de onde foi retirada essa pesquisa.

Além disso, obviamente estava me focando em gravidez indesejada.
arcanix.szat

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Mai 2011, 00:07

arcanix.szat escreveu:Eltor, eu acredito profundamente que a intenção que o vídeo quis passar foi a melhor possível. Só que a forma como foi passada não está correta, só isso.

É evidente que a homossexualidade não é um virus e nem deve ser "erradicada" como um mal. Só que o problema é que o vídeo coloca assim pela atitude do personagem. O menino descobre ter atração por outro homem depois de um laço de amizade com um gay. Não que isso não possa acontecer, mas o vídeo pode estimular a idéia de que a amizade com gays é uma forma de provocar o homossexualismo. Veja no vídeo de entrevista do Bolsonaro a parte "diga-me com quem andas".

O outro vídeo ali, do gay que trocou de nome (embora eu ache muito clichê, nem todo o gay quer ser mulher, mas vá lá), não sugere isso. O gay tem amizades, até do futebol, nem por isso os amigos são gays.

Ah cara, eu acho que isso é ver pelo em ovo. Especialmente considerando que, como tu mesmo apontou, isso só acontece em um dos vídeos. Tu está caindo na retórica do Bolsonaro. Nós só estamos falando sobre esse ponto porque ELE usou isso como alavanca pra pregar os preconceitos dele. Se não fosse esse ponto, ele teria achado qualquer outro. ALGUMA COISA ele acharia pra criticar em qualquer vídeo que não pregasse a abstinência (sexo só pra reprodução e com a luz apagada, viu?).

No momento que tu deixa ele ditar o que é "errado", tu caiu no jogo dele. Não tem nada de errado em mostrar que, às vezes, alguém pode se descobrir homossexual depois de ter contato social com outros. Da mesma forma que pode descobrir antes. Ou talvez pode já saber que é assim, mas só ter coragem de assumir sua natureza depois disso. Acontece, oras. E a intenção do vídeo é justamente essa: mostrar que essas coisas existem, e que essas pessoas devem ser aceitas e não discriminadas, embora infelizmente SOFRAM essa discriminação atualmente.

"Pessoas com preferências diferentes existem, e devem ser respeitadas" é a mensagem do filme, e não "aeeeee criançada, pode virá gay que é mó legal!!1!"
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Mai 2011, 08:23

arcanix.szat escreveu:Até onde eu sei, minha avó casou aos vinte.

Minha avó não trabalhava aos 18, como a maioria das meninas hoje.

Minha avó, inclusive, não chegou a completar o segundo grau, como muitas das meninas de hoje.

No tempo da minha avó, as meninas eram ensinadas desde cedo a cuidar da casa e se preparem para cuidar da casa, do marido e dos filhos. Não se tinha a idéia de que mulher completaria o mercado de trabalho e haveria competição com os homens.

Ah, e minha avó também não era da Europa, de onde foi retirada essa pesquisa.

Além disso, obviamente estava me focando em gravidez indesejada.

que legal
a exceção é a regra
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Mai 2011, 08:41

Agora expande essa pesquisa pra toda população jovem, Arcanix. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor arcanix.szat em 21 Mai 2011, 10:59

Sr.Pichu escreveu:que legal
a exceção é a regra

Contexto:

Arcanix:...a liberação total, apelo da mídia e falta de informação podem contribuir para uma gravidez indesejada...

Elven Paladin: Mas no tempo da sua avó, as mulheres também tinham filhos na adolescência e esse padrão é o mesmo desde a década de 20.

Arcanix: WTF?? No tempo da minha avó as mulheres eram preparadas para outras responsabilidades. Na atualidade brasileira, ter um filho na adolescência não é uma coisa desejável como há 80 anos.

Desculpe se não fui claro, mas foi isso que quis dizer.

Lumine escreveu:Agora expande essa pesquisa pra toda população jovem, Arcanix. =PAgora expande essa pesquisa pra toda população jovem, Arcanix. =P

Considerando as políticas de saúde pública do contexto europeu para o brasileiro e, sobretudo, a diferença cultural destes dois lugares no que se refere ao acesso, interesse e prioridade dada por esses jovens à educação....

Esses "detalhes" não mudariam os dados obtidos?

Eltor Macnol escreveu:Ah cara, eu acho que isso é ver pelo em ovo. Especialmente considerando que, como tu mesmo apontou, isso só acontece em um dos vídeos. Tu está caindo na retórica do Bolsonaro. Nós só estamos falando sobre esse ponto porque ELE usou isso como alavanca pra pregar os preconceitos dele. Se não fosse esse ponto, ele teria achado qualquer outro. ALGUMA COISA ele acharia pra criticar em qualquer vídeo que não pregasse a abstinência (sexo só pra reprodução e com a luz apagada, viu?).

No momento que tu deixa ele ditar o que é "errado", tu caiu no jogo dele. Não tem nada de errado em mostrar que, às vezes, alguém pode se descobrir homossexual depois de ter contato social com outros. Da mesma forma que pode descobrir antes. Ou talvez pode já saber que é assim, mas só ter coragem de assumir sua natureza depois disso. Acontece, oras. E a intenção do vídeo é justamente essa: mostrar que essas coisas existem, e que essas pessoas devem ser aceitas e não discriminadas, embora infelizmente SOFRAM essa discriminação atualmente.

Na verdade eu tinha visto os vídeos do MEC antes da entrevista do Bolsonaro. E, se você assistir a entrevista, vai ver que ele faz uma crítica geral ao kit, não se atendo nos pormenores. No entanto, o que me surpreendeu foi o argumento que ele usou de "ter amizade com gay torna você um gay", ironicamente, aparece no tal vídeo. Como citei anteriormente, não tenho nada contra os vídeos do MEC, acho que são importantes e positivos, mas discordo apenas da abordagem que eles fizeram nesse vídeo. A equipe que trabalhou na análise poderia ter sido mais criteriosa, até para evitar uma enxurrada de críticas que inviabilizariam a distribuição do kit nas escolas.

Além disso, nem todo mundo que critica o material (e eu não critico o kit inteiro, só um vídeo e, possivelmente, as cotas em universidades para homossexuais*) está endeusando o Bolsonaro. Seria o mesmo que dizer que todos os que defendem o kit são um bando de viados.

*preciso pesquisar sobre os critérios disto. De início, sem informação, sou contra.

Eltor Macnol escreveu:"Pessoas com preferências diferentes existem, e devem ser respeitadas" é a mensagem do filme, e não "aeeeee criançada, pode virá gay que é mó legal!!1!"

Ok. Se essa foi a interpretação da maioria, eu me reporto quanto a dizer que o kit estimula o homossexualismo. Porém, a crítica ao vídeo ainda continua e, possivelmente, às cotas.
arcanix.szat

Mensagempor cigano em 21 Mai 2011, 11:47

O problema que eu vejo e acho que o Arcanix vê tambem, é que isso vai parar na sala de aula de crianças/adolescentes. Serio, eles não sabem diferenciar filme porno de pornochanchada! Não tem como esperar que uma criança entenda da mesma forma que agente aqui o que se passa no vídeo, aliais, na boa, não tem como esperar que muita gente fora daqui da Spell entenda isso. A esmagadora gigantesca maioria não forma suas próprias opiniões, eles esperam que formem elas, e pra um vídeo desses cair na sala de aula de um professor babaca e racista não custa quase nada.

Guys, estamos falando de crianças que acham que Forrest Gump é sinônimo de um cara mentiroso, ou de moleques que acham Justie Bieber música de ponta!

;)
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Emil em 21 Mai 2011, 11:56

As crianças são umas burronas passivas incapazes de formar hipóteses e depois mudá-las quando percebem que estão erradas.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor cigano em 21 Mai 2011, 12:21

Emil escreveu:As crianças são umas burronas passivas incapazes de formar hipóteses e depois mudá-las quando percebem que estão erradas.

Foi exatamente o que eu disse, achei que tinha sido claro quando falei sobre o gosto por Luan Santana! :haha:
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Cebolituz em 21 Mai 2011, 12:24

cigano escreveu:Guys, estamos falando de crianças que acham que Forrest Gump é sinônimo de um cara mentiroso, ou de moleques que acham Justie Bieber música de ponta!

Cara, não menospreze os adolescentes. É sério. Eu estou dando aula para vários, e apesar dos da nossa horrível situação educacional e social vivida por vários deles, das quais gera indisciplina e etc, dá para extrair muita coisa boa da maioria deles.

Percebi que para vários, o que falta neles é um bom guia adulto. Percebi que os melhores alunos da rede pública são os que tem os pais e familiares excelentes em termos de valores. Claro que há exceções, mas eu apostaria em uns 80%.

Só para dar um exemplo pessoal: no colégio, não havia nenhum grêmio estudantil e era extremamente pobre em projetos extra-classe. Peguei uma sala boa (considerada a melhor do colégio) e botei uma pilha para formarem uma chapa de grêmio estudantil, que eles poderiam ajudar o colégio, fiz um discurso daqueles e tal, falando da importância do grêmio estudantil, que eles poderiam criar diversos projetos. Só da turma, de 22 alunos,está saindo quase duas chapas. Daí uma outra professora pediu que o fizesse em uma turma dela (extremamente problemática em termos de indisciplina, mas com alunos muito empolgados) e de lá está saindo mais duas chapas.

O negócio pegou fogo e de repente começou a espalhar para as outras salas. Daí já me pediram para "palestrar" sobre o grêmio em todas as oitavas e salas do ensino médio. Até mesmo os mais novinhos da quinta série me vem com um papel querendo fazer uma também, e isso que nem cheguei a falar nada por lá. Se duvidar, sai uma eleição com umas 5 ou 6 chapas concorrendo.

Os atuais adolescentes são como brasas. Só que nada ocorre se ninguém atira gasolina.
Imagem
Cebolituz

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic