No caso do Cigano eu sou a favor de confiar nele. O fato é que o unico personagem revelado ate agora é um maçon e seria arriscadissimo alguem mentir sobre isso correndo o risco de ser desmentido por um eventual parceiro do Sakura. O caso do cultista tambem é complicado, ja teve inumeras discussões sobre isso e depende muito do narrador no final das contas, mas não lembro o que exatamente dizem as regras. A questão é que não lembro bem de casos como esse. Na mafia guerras secretas o Torneco era um agente triplo (podia fazer parte da mafia, culto e maçonaria, mas na pratica era um sobrevivente), mas era um cara so.
O que eu acho mais provavel ter acontecido é o poder de observador não pegar o roubador de votos. Não seria esse o caso de poderes como politico e magistrado (se usados a noite)?
Quanto ao personagem do joão, o pessoal que manja do tema lembra de algum episodio em que ela tenha curado/ou protegido alguem? Porque esse lance de não parecer (no achismo) com o papel não vai ajudar muito. E unica coisa que pode salvar ele nesse ponto é o personagem ja ele se enrolou todo nesse dia.