Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 13:36

cigano escreveu:@Lanzi

Religião não tem modelos, mas vá lá. Como ela se camufla em seu modelo? Deixa eu enteder isso.

[]s

Mas o modelo é somente o conceito.

Em países subdesenvolvidos como o Brasil a religião se camufla de Estado, assumindo o seu papel aonde ele se faz ausente, na educação e no social. Veja a Igreja Universal, que se aproveita da massa menos instruída garantindo-lhes muito mais do que aquilo que o Estado deveria propor, pois é ele quem deve zelas pelos cidadãos. Temos exemplos de como isso acontece no post do rodrigaum. A religião aqui já quase assumiu o papel da educação fundamental e ela quem produz os melhores trabalhadores.

Em países desenvolvidos, como a Inglaterra, a religião precisou se adaptar para sobreviver. Se camuflou economicamente para sobreviver ao surto industrialista de liberdade econômica, aspectos esses que não correspondiam com os interesses da igreja católica.
Lanzi

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 13:41

Só que a religião na Inglaterra está extremamente ligada ao estado, já que a Igreja Anglicana é controlada pela família real.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 13:41

Só porque eu sou chato e não gosto de ter um post esquecido no fim da página anterior, CaK e Lumine, por favor, leiam o que eu respondi no fim da página 8. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 13:44

@Eltor

Descrever sentimento é achismo. Basta um contra argumento bem redigido sobre como isso pode ser falho é você tem um bando de semi-ateus/crentes fervorosos que mais são adolecsentes sem experiência nenhuma fazendo furdue. Quer o motivo deu me esquivar? Sou Macumbeiro a algum tempo, e por experiencia propria, bem na carne mais exatamente e literalmente, sei que discutir isso só leva a ignorância!

Difícil entender o que você quer dizer por "discussão". Se alguém te diz uma coisa esperando uma resposta, e você responde, é uma discussão. O que eu vi foi você não responder, ou responder evasivamente, ou puxar outro assunto, etc. etc.

Enfim, pra ser mais específico, não entendi por quê você se propôs a discutir com o Sampaio, mas não discutiu.

Ou seja, você me viu tentar levar a discussão a um ponto discutivel, sem achismos. Ate porque em que fatos, cientificos, estudados, provados, posso me basear para argumentar?

Puf, isso não vai longe. Mesma coisa de sempre, argumentos vazios de ambos os lados e ninguem entende lhufas!

Engraçado como NINGUEM ate agora respondeu a minha pergunta!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 13:46

Eltor Macnol escreveu:Só porque eu sou chato e não gosto de ter um post esquecido no fim da página anterior, CaK e Lumine, por favor, leiam o que eu respondi no fim da página 8. :b

Explicar até dá, mas é muito mais que explicação. Uma pessoa que nunca sofreu nunca vai saber o que é sofrimento, mesmo que você explique um milhão de vezes.
Cak

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 13:54

@Lanzi

Por isso acho que devem haver leis que previnam isso. A religião não precisa se camuflar, se o faz é porque não se sustenta como Fé. Uma religião é um conjunto de crenças semelhantes onde pessoas com Fé parecida se unem em torno de uma filosofia. religião é Fé, se não existe Fé não existe religião. A exemplo o cristianismos, surgiu em meio a perseguição e ofensivas do proprio "estado", mas persistiu por Fé nos ideias de seus integrantes e filosofias!

@Cak

Nada haver, mas...

Por isso sou a favor da Monarquia. Bota um só mandando em tudo e que se dane! Infelizmente como o Tybert disse, anarquia é ideologica demais!

[]s
cigano

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jan 2008, 14:01

Eltão:

Eu quis perguntar que: Qual é a conduta, como ateu, que eu deveria seguir como correta sem o apoio de uma religião.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 14:01

Cigano, quem disse que eu não gostaria de ouvir o teu achismo sobre o que é fé? Eu não te exigi nenhum argumento científico ou bem embasado sobre o assunto, tudo que queria é entender o que raios você quer dizer quando usa a palavra, porque você fez tudo menos tentar explicar isso. Fale com as suas palavras mesmo, oras.

Ou seja, você me viu tentar levar a discussão a um ponto discutivel, sem achismos.

Hã, não. Quer dizer, talvez você realmente tenha essa convicção que foi isso que você tentou fazer, mas eu que li a história toda de fora tive uma impressão bem diferente. Pra mim, pareceu apenas que o Sampaio falava alhos e você discorria sobre bugalhos, ao invés de tentar responder mesmo o que ele havia dito.

Por favor, entenda que eu não tô exigindo que você saia por aí citando autores renomados e defendendo suas opiniões como se fosse uma tese de mestrado, tua opinião pessoal basta. Pombas, eu mesmo só discuto com meus achismos, por quê tu tem essa impressão que teria que fazer diferente?

Explicar até dá, mas é muito mais que explicação. Uma pessoa que nunca sofreu nunca vai saber o que é sofrimento, mesmo que você explique um milhão de vezes.

Não faz mal, explique só com suas palavras então, mesmo que quem leia nunca entenda da mesma forma que você entende. Apenas deixe-nos saber o que você quer dizer quando usa a palavra.

Eltão:

Eu quis perguntar que: Qual é a conduta, como ateu, que eu deveria seguir como correta sem o apoio de uma religião.

Pombas, continuou quase tão vago quanto antes! :b Conduta em quê? Conduta de vida? Vou dar uma resposta igualmente vaga então, na minha opinião o vivente deve seguir uma conduta em que consiga aproveitar bem essa vida - a única que tem - ser feliz, vivendo bem em sociedade, causando o mínimo de mal possível aos outros seres humanos. O que é que faz alguém "ser feliz" varia de pessoa pra pessoa, isso não vem pronto, cada um descobre ao longo da vida.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 14:04

Não faz mal, explique só com suas palavras então, mesmo que quem leia nunca entenda da mesma forma que você entende. Apenas deixe-nos saber o que você quer dizer quando usa a palavra.

Mas o Sampaio não tinha perguntado pra mim XD, mas se alguém perguntar eu tento responder.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 14:06

OK CaK, :) como você definiria "fé"?

(Lumine, editei o post anterior pra incluir a tua resposta)
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 14:09

Um aviso antes: Isso é uma definição pessoal e mutável. Não usem isso pra tentar estabelecer um significado absoluto de fé. Obrigado.

Fé: seria uma crença baseado na esperança em alguma coisa. Pode ser num deus, pode ser em um país, até em outro ser humano.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 14:13

Se você acrescentar um "apenas" logo depois de "baseado", seria uma definição com a qual eu não teria o que discordar. :)

Cigano, quando fala de "fé" é a algo assim que você se refere?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 14:17

Só que a religião na Inglaterra está extremamente ligada ao estado, já que a Igreja Anglicana é controlada pela família real.

Sim, mas antes disso, o Estado era subordinado à Igreja. Ela precisou se transformar, se clamufar para continuar sobrevivendo.

Por isso acho que devem haver leis que previnam isso. A religião não precisa se camuflar, se o faz é porque não se sustenta como Fé. Uma religião é um conjunto de crenças semelhantes onde pessoas com Fé parecida se unem em torno de uma filosofia. religião é Fé, se não existe Fé não existe religião. A exemplo o cristianismos, surgiu em meio a perseguição e ofensivas do proprio "estado", mas persistiu por Fé nos ideias de seus integrantes e filosofias!

Concordo com as leis. Mas você discorda comigo no pondo do camuflamento da religião porque não concorda com o meu conceito de religião.

Quanto ao cristianismo, isso é muito discutível, desde o momento em que os seus fiéis começaram a disseminar os ideais.
Lanzi

Mensagempor Cebolituz em 22 Jan 2008, 14:25

Depois de ler esse tópico, fiquei inspirado a querer flamear também!

Mas acho religião um tema já meio batido...

Me lembrei agora mesmo que tem muitos odiadores de Nightwish nesse fórum! E alguns que gostam! Algum odiador quer flamear comigo? Eu estou com vontade de flamear!
Imagem
Cebolituz

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 14:25

@Eltor

Ninguem disse que não posso colocar meus achismo, eu que não fiz.

Cara imagina a situação. Você tem algo importante sendo feito, uma operação perigosa digamos, ae o médico chega pra você e fala: "Tudo certo com a aoperação, parabéns!". Um simples desabafo de dizer "graças a deus" e você tem alguem enfiando o dedo na sua cara e gritando "Prove-me!". Desculpa, mas não rola! Minha resposta padrão vai ser sempre sorrir e sair de perto, menos danoso saca?

A proposta levantada e discutir RELIGIÃO, e essa tem mais é que ser destrinchada e desmascarada, afinal, muita gente confunde a bagaça toda (A curiosidade um macumbeiro É cristão). Mas vá lá, quer saber o que acho sobre a Fé?

Fé é você crer em algo que não tem como se acreditar. Fé é você olhar seu time na terceira divisão e com toda convicção do mundo dizer que ele vai ser campeão do estadual de 2009! Fé é você esperar uma noticia que sabe que é ruim mas acreditar que é boa! Fé é você olhar pro céu e ver mais que nuvens e estrelas!

Bonito, poético, mas inexplicavél e infudado!

[]s
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic