Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 14:29

@Lanzi

Por isso digo que Religiões não possuem modelos!

Mas fiquei curioso, discutivel como? E um periodo bem conturbado aquele e sou realmente péssimo em história e geografia. Onde que os fieis começaram a ir contra seus próprios valores?

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 14:32

Cebolituz escreveu:Depois de ler esse tópico, fiquei inspirado a querer flamear também!

Mas acho religião um tema já meio batido...

Me lembrei agora mesmo que tem muitos odiadores de Nightwish nesse fórum! E alguns que gostam! Algum odiador quer flamear comigo? Eu estou com vontade de flamear!

Eu até poderia flamear, só que não conheço tanto Nightwish e nem to tão afim de conhecer. Mas se for com alguma banda que eu conheço, eu até mandava bala.

Quanto a definição do cigano: eu também penso que isso é algo pessoal e inarrável. Acho que cada caso é um caso, talvez a fé que você tenha que seu time irá ganhar o brasileirão não é a mesma que você tenha quando pede pra deus pra ficar bom d euam doneça. Mas acho que deveriamos parar por aqui, estamos entrando em um campo extremamente subjetivo e pessoal, que não leva a lugar nenhum.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Tybert em 22 Jan 2008, 14:36

Eltor: Fé seria você dizer que teria essa namorada bonita lá por 2002... ou seja, acreditar no que é aparentemente impossível. :P
Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
— O que eu vejo é o beco.
(Manuel Bandeira - Poema do Beco)
Tybert

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 14:36

Cara imagina a situação. Você tem algo importante sendo feito, uma operação perigosa digamos, ae o médico chega pra você e fala: "Tudo certo com a aoperação, parabéns!". Um simples desabafo de dizer "graças a deus" e você tem alguem enfiando o dedo na sua cara e gritando "Prove-me!". Desculpa, mas não rola! Minha resposta padrão vai ser sempre sorrir e sair de perto, menos danoso saca?

...cuma? :blink:

Sério, o que diacho isso tem a ver com a conversa aqui? Entende o que eu quero dizer quando reclamo que no tópico todo você fala muito mas acaba não dizendo nada?

A proposta levantada e discutir RELIGIÃO, e essa tem mais é que ser destrinchada e desmascarada, afinal, muita gente confunde a bagaça toda (A curiosidade um macumbeiro É cristão).

Religiões e crença em divindades são assuntos intrinsecamente unidos, eu não sei por quê exatamente você gostaria de discutir uma coisa mas não a outra, mas se for mesmo o que você quer, por mim tudo bem.

Fé é você crer em algo que não tem como se acreditar. Fé é você olhar seu time na terceira divisão e com toda convicção do mundo dizer que ele vai ser campeão do estadual de 2009! Fé é você esperar uma noticia que sabe que é ruim mas acreditar que é boa! Fé é você olhar pro céu e ver mais que nuvens e estrelas!

Bonito, poético, mas inexplicavél e infudado!

Inexplicável certamente não é.

Mas, no final das contas, acaba sendo bem parecida (se não igual) à definição que eu postei antes, de que "fé é acreditar em algo sem evidências pra tal (adendo: ou mesmo com evidências em contrário) e orgulhar-se disso".

Pôxa, não doeu explicar o que tu quer dizer por "fé", doeu? Então por quê se esquivou tanto de fazer isso lá atrás?

Entende por quê esse tópico me deixa frustrado? Podia ter rendido muito mais se tu não tivesse tomado uma postura evasiva e desconversadora nas primeiras 4 ou 5 páginas.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 14:45

Bom, parece então que já abrimos o debate de vez. Responderei só algumas coisas por enquanto, pq surgiu muita coisa nessas últimas horas.

Devido a insistência do cigano responderei a sua pergunta tola:

Quem mesmo disse que essa é a palavra de Deus?

Não sei se não sabia ou se perguntou por algum bom motivo, mas a própria Bíblia diz isso, e é apoiada pela Igreja Católica, Protestante (e derivados), pelo Judaísmo (no caso do Antigo Testamento) e até mesmo por boa parte do Espiritismo.

Só essas correntes representam a maioria da população mundial. E obviamente, a maioria dos religiosos.

Não chega a 90% pq falta aqui o Islamismo, mas se precisar de algumas citações tão absurdas quanto (ou mais) do Alcorão, trarei sem problemas.

Lanzi: Concordo com o homem místico no sentido do homem transcendente. O homem místico no sentido da aspiração pessoal a uma elevação espiritual que, verdadeira ou não, concerne de maneira tão relevante a seu caráter que de fato chega a ser uma transcedência.
Além de não ter malefícios.

Ou seja, o homem místico que aspira sabedoria, meditação, um grau de compreensão e paciência elevados, etc.
Esse é o homem místico que concordo, trabalhando o espírito no sentido filosófico, da tradução ao latim anima, ou seja, o espírito no sentido de força motriz, vontade, aquilo que ter anima e motiva.
O que não tem nada de hocus-pocus e muito louvável.

E ignoraram meu outro post (exceto pela correção de um pequeno engano que escrevi).

Vocês estão confundido fé e religião com ignorância e radicalismo.

Pois então, não é que ignoramos, é que já falamos (eu ao menos falei) disso mais atrás. Olhe nas primeiras páginas.

Pô, Sampaio... moralismo barato é foda, né?

Pô cara, entenda que quando ela entrou ela sabia, ou ao menos deveria saber, aonde tava se metendo. Eu realmente acho um moralismo barato, e dado que já adiantei que posso flamear, não segurarei muito minha língua por gentileza.

Sim, mas antes disso, o Estado era subordinado à Igreja. Ela precisou se transformar, se clamufar para continuar sobrevivendo.

Só lembrando rapidamente a história das religiões, aonde elas surgiram como forma de controle das massas, depois controlaram até o Estado e atualmente estão nesse meio termo.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 14:47

cigano

É discutível porque é um período muito conturbado e não temos informações suficientes para montá-lo devidamente.
Lanzi

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 14:49

...cuma? :blink:

Sério, o que diacho isso tem a ver com a conversa aqui? Entende o que eu quero dizer quando reclamo que no tópico todo você fala muito mas acaba não dizendo nada?

¬¬

O que to tentando dizer desde que se iniciou a discussão, falar sobre isso só leva a ignorancia e alguem ofendido. centenas de milhares de pessoas não sabem em que crer ou não crer, basta uma pessoa acender o pavio e vai ter uma chuva de gente te ignorando e sendo preconceituosa!

Religiões e crença em divindades são assuntos intrinsecamente unidos, eu não sei por quê exatamente você gostaria de discutir uma coisa mas não a outra, mas se for mesmo o que você quer, por mim tudo bem.

Eu discuto as duas. Aliais, existe um campo bem legal de se argumentar e que o sampaio poderia se deliciar. A Mitologia Grega possuia arquetipos de problemas humanos, quase como uma grande lição moral psicologica!

Fé no entanto não tá incluida necessáriamente na religião, infelizmente, nem a religião está incluida na Fé. Perceba que eu discuti muito bem com o lanzi e em momento algum precisamos colocar em xeque o quesito Fé.

Inexplicável certamente não é.

Mas, no final das contas, acaba sendo bem parecida (se não igual) à definição que eu postei antes, de que "fé é acreditar em algo sem evidências pra tal (adendo: ou mesmo com evidências em contrário) e orgulhar-se disso".[/b]

Legal, quisera todos fossem como você!

[b]Pôxa, não doeu explicar o que tu quer dizer por "fé", doeu? Então por quê se esquivou tanto de fazer isso lá atrás?

Entende por quê esse tópico me deixa frustrado? Podia ter rendido muito mais se tu não tivesse tomado uma postura evasiva e desconversadora nas primeiras 4 ou 5 páginas.

É vamos ver, vamos ter Fé que não vai doer né?

Um simples comentário desses que fiz pode ser bem danoso, vai por mim!

E só um adendo, minhas evasivas são bem mais antigas, e vão ser assim durante muito tempo. É como disse, ignorancia, preconceito, e perseguição tão ae esperando motivos e desculpas pra serem dadas!

E faço coro com o Cak, se todos estão satisfeitos com o assunto religião, que tal alguem me responder a pergunta que já fiz tres vezes nesse tópico?

[]s
cigano

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 14:52

O problema é fazer o que o Sampaio tá fazendo: ignorar todos os outros aspectos de instituições religiosas e até dos próprios religiosos e isolar o resto. Isso não existe, porque infelizmente tudo sofre influência, pro bem e pro mal.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 14:58

O que to tentando dizer desde que se iniciou a discussão, falar sobre isso só leva a ignorancia e alguem ofendido. centenas de milhares de pessoas não sabem em que crer ou não crer, basta uma pessoa acender o pavio e vai ter uma chuva de gente te ignorando e sendo preconceituosa!

Isso é o que você acha, mas eu discordo. Acredito sim que é possível discutir crenças religiosas sem cair na briga, e pombas, até mesmo nesse tópico já relatei que ontem mesmo presenciei uma conversa amigável com a Myako e outros membros aqui do fórum (por exemplo Draco, Lumine, Speranza).

Se você nunca teve uma discussão sobre crença em divindades que não tenha terminado em briga, eu lamento, mas não diga por aí que isso é impossível e sempre acaba em ofensas.

Eu discuto as duas.

OK então!

É vamos ver, vamos ter Fé que não vai doer né?

Um simples comentário desses que fiz pode ser bem danoso, vai por mim!

E só um adendo, minhas evasivas são bem mais antigas, e vão ser assim durante muito tempo. É como disse, ignorancia, preconceito, e perseguição tão ae esperando motivos e desculpas pra serem dadas!

Olha, na boa, isso é desculpa esfarrapada pra dar no pé. "Ai ai, eu não vou falar sobre isso porque assim, quem sabe, talvez, é possível que alguém venha me respondendo com ignorância, preconceito, maldade no coração e um olhar muito malvado!".

É, ok, isso foi um flame. Mas sério, a desculpa foi esfarrapada mesmo... se esquivou de responder só por medo de que alguém talvez fosse dar uma réplica que te desagradasse? Pombas... isso não é discussão, é ficar esperando surgirem coisas que gostaria de responder e ignorar o resto.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 14:59

@Sampaio

Quem mesmo disse que essa é a palavra de Deus?

Não sei se não sabia ou se perguntou por algum bom motivo, mas a própria Bíblia diz isso, e é apoiada pela Igreja Católica, Protestante (e derivados), pelo Judaísmo (no caso do Antigo Testamento) e até mesmo por boa parte do Espiritismo.

Só essas correntes representam a maioria da população mundial. E obviamente, a maioria dos religiosos.

Não chega a 90% pq falta aqui o Islamismo, mas se precisar de algumas citações tão absurdas quanto (ou mais) do Alcorão, trarei sem problemas.

Valeu pelo "pergunta tola", prepotencia passou e mandou um abraço.

Mas ainda insito, você acredita que a Bíblia é a palavra de Deus? (D maiusculo pra difernciar do arquetipo)

Não ficou bem claro pra mim isso. Você usa como argumento as coisas em que você NÂO acredita? Não, porque se você acredita na Biblia tenho que mudar meus argumentos!

Desculpa a insistência, mas é que pra mim, cristão e macumbeiro, aquilo tá mais prum livro de auto ajuda bem velho que pra palavra de Deus, talvez de deus, mas ae é outro argumento. E tenho que dizer que muito dele tem cunho bem duvidoso.

Então reforço a pergunta (tola): "Você acredita que a Bíblia é a palavra de Deus? "

@Lanzi

Ah sim, beleza, entendi agora!

Mas mesmo conturbado dá pra ver que como filosofia e ideal ela não só se sustentou como se expandiu que nem praga (e eu acho que é como diz o ditado: O unico cristão que tivemos morreu crucificado!)

[]s
cigano

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 14:59

O problema é fazer o que o Sampaio tá fazendo: ignorar todos os outros aspectos de instituições religiosas e até dos próprios religiosos e isolar o resto. Isso não existe, porque infelizmente tudo sofre influência, pro bem e pro mal.

Meu sentimento para com esse post foi um misto de "Acuma?", com "que idiota".

"Acuma?" pq não disse bulufas. Poderia pelo menos apontar aonde faço isso e explicar melhor o que quer dizer.

"Que idiota" pq lançou trechos repetidos e complementou com um final nível de filosofia Teletubbies: "tudo sofre influência, pro bem e pro mal".

Sampaio

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 15:03

Sampaio escreveu:

Meu sentimento para com esse post foi um misto de "Acuma?", com "que idiota".

"Acuma?" pq não disse bulufas. Poderia pelo menos apontar aonde faço isso e explicar melhor o que quer dizer.

"Que idiota" pq lançou trechos repetidos e complementou com um final nível de filosofia Teletubbies: "tudo sofre influência, pro bem e pro mal".

Cara eu sei que você tem argumentos melhor do que esses. Sei que você não é ignorante ou radical(eu espero) o bastante pra entender, então só se esforçar. Bom eu dou um exemplo:

Quando você citou os conflitos religiosos você botou a culpa só na religião, quando na verdade muitas vezes eles são mais econômicos e políticos que religiosos, e memso quando a religião é o fator decisivo, esses mesmos motivos sempre alimentam os conflitos religiosos. Mas pra não dizer quee stou mentidno, diga um conflito religioso e eu lhe aponto a causa política e(ou) econômica dele.
Cak

Mensagempor cigano em 22 Jan 2008, 15:06

@Eltor Macnola

Se você nunca teve uma discussão sobre crença em divindades que não tenha terminado em briga, eu lamento, mas não diga por aí que isso é impossível e sempre acaba em ofensas.

Já tive ótimas discussões sobre isso! Nenhuma delas aqui!

E me quote porfavor onde disse que é impossivel. Mas que acabam em ofensas... bom, como você mesmo assumiu (e não me ofendi). Isso é um flame.

Então me perdoe por ser precávido! Mas gato escaldado tem medo de água fria!

Mas acho que preciso por na minha assinatura pra não ter que repetir, fale-me de religião, e eu discuto, falem-me de Fé e Deus (letras maiusculas presta bem atenção) e eu não discuto. Tenho esse direito? Ok obrigado!

@Cak

Cara eu sei que você tem argumentos melhor do que esses. Sei que você não é ignorante ou radical(eu espero) o bastante pra entender, então só se esforçar

Boa sorte! Desisti a duas ou tres páginas atraz.

[]s
cigano

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 15:07

Valeu pelo "pergunta tola", prepotencia passou e mandou um abraço.

Manda outro.

Mas ainda insito, você acredita que a Bíblia é a palavra de Deus? (D maiusculo pra difernciar do arquetipo)

Não ficou bem claro pra mim isso. Você usa como argumento as coisas em que você NÂO acredita? Não, porque se você acredita na Biblia tenho que mudar meus argumentos!

:rolando:

Cara, entenda.. Eu tenho que acreditar que tá fazendo isso de zuação, por respeito a você.

Fala sério.. Eu não acredito sequer em Deus.. E. pelamordounicórnio! Me demonstre qual é relevância de acreditar na Bíblia para o que estou demonstrando??! A questão é justamente que MUITOS acreditam, e como isso é danoso.
Me diz, eu preciso acreditar em duendes para criticar alguem que acredita?

Poxa cara.. No começo d deate achei que vc tava escondendo o jogo, mas sério.. Vc só me decepciona a cada post tolo destes. Me dá uma preguiça REAL e pesada quando vem com esse tipo de raciocínio.

Sampaio

Mensagempor Sampaio em 22 Jan 2008, 15:11

Quando você citou os conflitos religiosos você botou a culpa só na religião, quando na verdade muitas vezes eles são mais econômicos e políticos que religiosos, e memso quando a religião é o fator decisivo, esses mesmos motivos sempre alimentam os conflitos religiosos. Mas pra não dizer quee stou mentidno, diga um conflito religioso e eu lhe aponto a causa política e(ou) econômica dele.

Ué, mas onde eu neguei a relevância política e econômica?
Apenas disse, e reforço (nem precisava pq vc concordou, mas enfim), que a religião TALVEZ não tenha sido o que motivou os "cabeças" dos conflitos a fazerem a guerra, mas definitivamente é o item que mais influenciou toda a população de aceita-la, continuar fazendo, insistindo às vezes por décadas, com gana, raiva e ódio.

E muito provavelmente sem esse pretexto elas não existiriam. Lembre de maquiavel, é necessário que c encontre o motivador das massas para move-las. No caso de grande parte destes conflitos é justamente a religião.

Sampaio

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic