Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 14:26

@Madruga

Porque vc me deu as peças pretas? Isso é preconceito!

E não é do meu feitio sair da partida antes de o jogo acabar! Engula-me!

=P

@Fëanor

Na verdade não é. Cada um acredita o que quer. Ninguém é obrigado a acreditar nos "conceitos equivocados e crenças irracionais". Não vejo isso fazendo mal a alguem.

O que eu vejo de nocivo é o fanatismo religioso, influenciando o Estado e promovendo a violência.
Isso é bem pior e é independente da veracidade da religião.

Exato. E o que prego aqui é que não temos motivos suficientes pra crer que excluir a Religião por si ira ajudar e não prejudicar algo.

O fato é, Lune colocou a coisa no seguinte prisma "Se temos muitas, e tem visões diferentes, só uma tá certa e as outras erradas, logo temos muitas erradas" Isso ou eu não entendi o post dele!

E isso está inteiramente correto.
Não tem como dizer que todas as religioes estão corretas, tendo visões completamente diferentes.

Não, não tem! Assim como não tem como provar que estão erradas. Ou seja, quotando vc mesmo:

Cada um acredita o que quer

E tirando fiascos "religiosos" (e nunca gostei tando de usar aspas) como algumas pessoas que tentam criar religiões do nada como a cientologia (pessoalmente essa é minha opinão, espero que ninguem se ofenda) que podem se provar mais que equivocadas. Acho que ainda estamos no impasse, e espero o Lune pra continuar aqui.

Vejo visões diferentes mas não uma certa e todas as outras erradas. Opiniões diferentes sobre um mesmo assunto!

CLARO, uma diz: quando você morrer vai pro inferno. A outra diz: quando você morrer vai reincarnar em uma ovelha. Mas ambas estão corretas?[/quote]

Vocês estão fazendo questão de deturparem o que digo ou sou eu que não sei escrever?

Denovo. As religiões abordam assuntos de forma diferente, no seu exemplo são formas distintas de crer, ou não, na reincarnação. O assunto por ele mesmo é vago, impossível de se ter um fato (aquela historinha de ninguem voltou pra contar) pra dizer quem está certo, ou ate se existe o proprio fato.

Vou tentar botar de outra forma: Existem teorias sobre a criação do universo correto? Numa busca rapida achei duas. A do Big bang (dispensa aprensetações) e a de Fred Hoyle que rejeita essa teoria acreditando num universo estacionário. Ou seja, assumindo que deus não exista, e que as religiões sejam contraditorias em seus dogmas, temos ainda apenas "teorias".

Não me convenceu ainda de que seja nociva!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 14:28

Vou tentar botar de outra forma: Existem teorias sobre a criação do universo correto? Numa busca rapida achei duas. A do Big bang (dispensa aprensetações) e a de Fred Hoyle que rejeita essa teoria acreditando num universo estacionário.

E, quando formos capazes de provar uma das duas, ficará claro que a outra estava errada. O que é óbvio é que ambas não podem estar certas ao mesmo tempo. Então, mesmo sem fazer nenhuma experiência, podemos afirmar com toda a certeza que "ou o Big Bang ou o universo estacionário é uma teoria incorreta. Ou ambas".

Concorda?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 14:37

@Lune

O fato é, Lune colocou a coisa no seguinte prisma "Se temos muitas, e tem visões diferentes, só uma tá certa e as outras erradas, logo temos muitas erradas" Isso ou eu não entendi o post dele!

Você quase entendeu. Eu não estou dizendo que "só pode haver uma". Algumas crenças são de fato compatíveis entre si. Mas a maioria não é. Portanto, o que eu estou dizendo é "se há muitas opiniões radicalmente diferentes sobre o mesmo assunto, é impossível que todas estejam corretas". Lógica elementar. Um exemplo seria as diferentes noções sobre o pós-vida das diferentes religiões: há vertentes que dizem que vamos todos pro céu. Há vertentes que dizem que vamos todos pro inferno. Necessariamente uma das duas está errada, e nem todo o filtro cor de rosa do mundo pode mudar isso.

E eu repito que NÃO!

Como disse acima são teorias sobre um assunto. Não existe compatibilidade em nenhuma (ate porque se existe ela é a mesma religião, a exemplo a Umbanda e o Catolicismo, ambos do Crsitianismo).

Mas, me repentindo. No seu cenário onde deus não existe eu tenho que dar o braço a torçer e concordar que elas seriam nocivas neste ponto. Então prossiga por favor!

PS: Ainda bem que dessa vez não foi na resposta rápida! Respondi seu ultimo post já!

[]s
cigano

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 14:39

Na verdade, tá faltando o último post XD
Estou de saída, continuamos isso mais tarde ^^
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor FreeSample em 24 Jan 2008, 14:44

@Madruga
Porque vc me deu as peças pretas? Isso é preconceito!

:roll:
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 14:48

Lune escreveu:Na verdade, tá faltando o último post XD
Estou de saída, continuamos isso mais tarde ^^

Tá não, aqui ó:

Mas, me repentindo. No seu cenário onde deus não existe eu tenho que dar o braço a torçer e concordar que elas seriam nocivas neste ponto. Então prossiga por favor!

Começo a achar que vocês procuram palavras chaves em meus posts e não leêm nada!

¬¬

Que nem eu faço com o Vincer!

:P

[]s
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Jan 2008, 15:06

Você não entendeu a pergunta, Cigano. Ou entendeu e está rebolando pra não responder. :b

MESMO fazendo de conta que uma religião, indiferente de qual, imagine que uma religião aleatória esteja realmente correta em suas crenças. Isso significa que a maioria absoluta das outras religiões simplesmente não está. Porque elas diferem, e muito, muito mais do que você quer admitir, em suas crenças e dogmas.

Não entendo por quê você reluta tanto em admitir que os credos das diferentes religiões são, em maior ou menor grau, conflitantes entre si. Não tem como todas estarem corretas.

Então você tem duas opções: ou não existe divindade nenhuma e todas as religiões estão erradas, ou existe alguma divindade e a crença de uma (ou algumas) religiões está certa, enquanto o resto (a vasta maioria) não está.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sampaio em 24 Jan 2008, 15:09

A unica coisa que me proponho a fazer aqui é porvar que Religião não é um mal, e ate agora os argumentos tão na mesma mal (guerra) x bem (caridade), e acho que falei em algum ponto (que talvez vc não tenha lido, ou só ignorado) que isso por si só não justifica excluir a religião do mundo.

Irei me quotar para provar que não sabem ler. Não que a questão da religião com as guerras já não seja mais que suficiente para extermina-la, mas ara provar que tem outros tantos problemas, que já falei, não foram refutados, e mesmo assim vcs batem no mesmo ponto:

Logo nos primeiros posts eu disse:

Bem, acredito que eliminar um tipo de pensamento regressivo que atrapalha o desenvolvimento científico, a prática de métodos políticos mais eficientes, o avanço da MEDICINA, provoca incontáveis mortes, incita irracionalismos, incita guerras, torna um livro de fábulas em uma verdade, entre outros incontáveis malefícios...

E outra, basear-se na fé não torna nada embasado, pelo contrário. Eu posso dizer que acredito que sejamos controlados por gnomos tripés invisíveis que nos controlam e sustentar isso com base na minha FÉ.
Aliás, o que vc mais encontra no hospício é Fé...

Pq ele dissemina todos os males que falei acima. E isso estraga bastante uma sociedade. Se ele quer pregar ajudar o próximo faça isso sem precisar da religião oras!
Milhares de ateus o fazem!

Se esses valores viessem da religião os ateus não praticariam, e aliás, não existiriam desde sempre.
Pior ainda é crer que a religião é que é que proporciona isso. Não é.

É deprimente pensar que o desejo de agradar um ser superior e o medo de uma punição sobrenatural sejam necessárias para isso. Acho que podemos muito bem continuar pregando isso sem precisar acreditar num ser onipotente que observa a tudo, pode tudo, que se desobedecermos-no irá nos punir com o sofrimento eterno, embora ele nos ame.

Definitivamente não é assim que funciona.
Se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.

Vc teria?

Na verdade penso justamente o oposto. Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.

Oras, nunca ligou a televisão de madrugada? Nunca viu pastores e padres explorando o sofrimento alheio? Nunca viu eles que, após a mulher ficar internada por 3 meses no hospital com os médicos trabalhando que nem doidos em cima dela, eles dizerem que foi curada por um milagre?

A Igreja sempre usa das estratégias mais baixas pra agregar fiéis. Explorar o sofrimento alheio vem sendo a arma mais comum desde pelo menos o princípio do cristianismo.

Não estou tratando apenas dos extremistas. Perceba como coloco todo escopo da religião como uma forma pesada de alienação, como uma ilusão. E esta ilusão, conforme já disse e repito, define o comportamento, moral e regras de bilhões de pessoas.
O que obviamente é uma proporção muito mais danosa e relevante do que a questão militar.

Novamente errado, e o mundo te prova isso. Primeiro que esse tipo de crença superticiosa justamente incita comportamento irracionais, já que estão baseados na irracionalidade da crença por sí... Gera da mesma forma príncipios deturpados baseados na fé.
E segundo pq a divergência de crenças nos mostra que a última coisa que ocorre é "cada um no seu canto feliz"...rs
Mesmo que se mantenha a idéia "cada um pode acreditar no que quiser" (o que é uma idiotice, afinal isso justificaria tudo) ainda sim os problemas por acreditar numa figura irreal para governar sua vida não tem como não afetar outros. Afinal, religião segue-se de doutrina.

E vc acaba de confirmar a idéia de que a religião existe principalmente por medo, e da exploração da covardia humana. Não acho que devemos nos iludir por medo.

Veja bem, se vc sair do paradigma relgioso verá que o que não faltam são razões para estar vivo. O mundo, as sensações, as experiências, o gozo, o amor, a música, a beleza... Um ateu admira o mundo tanto quanto (ou mais) do que um religioso. E digo mais, talvez a não-crença em Deus seja um motivo a mais para iver. Afinal de contas, se não há uma vida depois desta, pra que desperdiçar a única que temos? É aprender a valorizar ainda mais sua existência, e ainda sim se libertar do consolo ilusório de ter uma outra vida imaterial te esperando.

O ateísmo é o máximo do humanismo, da vivência e experiência, justamente por negar a idéia de Deus. Vc tb pergunta o que impede de sacanear os outros, oras viver em harmonia é uma questão de INTELIGÊNCIA, e deveria ser príncipio básico da humanidade, como filosofia de vida. Afinal, se está é sua vida, sua única existência, a idéia é que vc conviva da melhor forma possível. Tratar bem os outros faz com que receba um bom tratamento de volta. Cuidar do planeta faz com que vc viva melhor nele, assim como seus filhos, que vc continuará amando mesmo sem acreditar em Deus. Sacanaear os outros e ser desonesto é punido pela sociedade e da mesma forma que é hoje, muitos acreditarão que vale a pena correr o risco, serão punidos, e outros tantos acreditarão que não.
Afinal, vai querer passar sua única existência trancado ou rejeitado?

Nós temos justamente de parar com esse tipo de pensamento, de acreditar que Deus é responsável pelos nosso méritos, e tirar as responsabilidades de causas divinas (cuja própria idéia é muito danosa, como venho dizendo) e cujos supostos benefícios.. Bem, eles vêm de nós mesmos! E os ateus estão aí pra provar isso.

Não vale a pena se iludir por ser mais confortável... Tanto quanto este argumento é verdadeiro, também é covarde. Ninguém senão um covarde escolheria conscientemente viver no paraíso dos tolos. Quando um homem suspeita da infidelidade de sua esposa, não lhe dizem que é melhor fechar os olhos à evidência. Não consigo ver a razão pela qual ignorar as evidências deveria ser desprezível em um caso e admirável no outro.

Sim, e assim como as crianças com o papai Noel precisamos sair da infância intelectual de nosso pensamento e confrontar o mundo, mesmo que seja menos confortável. A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente. Esta é uma das lições mais duras que os humanos têm de aprender.

TUDO ISSO só nos meus primeiros posts deste tópico.

Por favor, pela milésima vez, para de cravar falsos pontos, como que estamos nos sustentando no fato guerra. Não que vcs tenham contra-argumentado esse fator, mas por insistirem na mentira que estamos apenas nele.

Assim com os muitos quotes que demonstrei acima, tem outros tantos. E que tb não foram refutados.

Pra finalizar, irei quotar o próprio cigano, em algo que ele disse no começo do debate e que cabe perfeitamente neste ponto:

A arma de todo idiota que quer agumentar religião é a Fé, simplesmente por não poder ser quantificada. "LOL, vc não pode provar!" "LOL, vc não pode entender!".
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 15:25

@Eltor Macnol

Você não entendeu a pergunta, Cigano. Ou entendeu e está rebolando pra não responder. :b

Sério cara, vc não leu a parte que eu digo que concordo com o Lune né?

Bicho, no meu credo, por mais contraditório que pareça, todas estão certas. Mas, isso não é suficiente pra argumentar né? E aposto 10 pratas como alguem vai tentar me jogar isso como alguma argumentação!

Me repito, com alguns negritos. Espero que leiam dessa vez:

@Sampaio

Só um quote meu procê

=*

A arma de todo idiota que quer agumentar religião é a Fé, simplesmente por não poder ser quantificada. "LOL, vc não pode provar!" "LOL, vc não pode entender!".

Se vc não entendeu o duplo sentido dessa frase...

:roll:

Po cara, chato ter que dizer isso, mas: Seus textos não são verdades! Desculpa não me convenceu!

[]s
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 24 Jan 2008, 15:29

Vou tentar explicar bem mastigadinho então:

Ao dizer "no seu cenário onde deus não existe eu concordo", você não está respondendo à pergunta do Lune.

Releia o post dele.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Sampaio em 24 Jan 2008, 15:40

Novamente ninguem responde nada do que digo.

Afirmo categoricamente que com tudo que demonstrei e argumentei já temos, além de qualquer dúvida razoável, que religião é um mal inconstestável, deve ser extinta e mais, que Deus não existe.

Afinal de contas fiz argumentações e demonstrações disso, que não foram respondidas e, se fosse uma corte, eu já teria ganhado o caso fácil. É um debate, e da mesma forma se vcs se limitam a dizer que têm provas da existência de Deus mas que não irão revelar, que são pessoais, então é o mesmo de nada.

Oras, imaginem se eu dissesse "Tenho provas da INEXISTÊNCIA de Deus". Vcs teriam todo direito de perguntar "Quais? cadê?" e, se eu repsondesse com vincer: "Eu tenho certeza de que ele inexiste, não tenho que demonstrar a vcs!", vcs estariam com todo direito de rir da minha cara, ignorar o que digo, ou me achar um idiota.

Portanto, devido a posição que vcs assumem eu repito: já temos, além de qualquer dúvida razoável, que religião é um mal inconstestável, deve ser extinta e mais, que Deus não existe.

Quem sabe assim vcs não decidem tentar debater?

Afinal, até então esta é a conclusão do tópico. E, conforme disse o Madruga, só falta vcs derrubarem o rei. Afinal ele está em cheque-mate tem tempos, vcs apenas se agarram firmemente a ele.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Skar em 24 Jan 2008, 16:00

Portanto, devido a posição que vcs assumem eu repito: já temos, além de qualquer dúvida razoável, que religião é um mal inconstestável, deve ser extinta e mais

Ela não é. Posso não ter religião mas eu sei como ela é útil para as pessoas. Ela da suporte e ajuda muita gente não vejo como algo assim pode ser um malincontestável
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 16:10

Eltor Macnol escreveu:Vou tentar explicar bem mastigadinho então:

Ao dizer "no seu cenário onde deus não existe eu concordo", você não está respondendo à pergunta do Lune.

Releia o post dele.

Cara reli, pela terceira vez hj, e juro pela minha vida que não vi onde não respondi a pergunta dele!

:blink:

Sampaio escreveu:Afinal, até então esta é a conclusão do tópico. E, conforme disse o Madruga, só falta vcs derrubarem o rei. Afinal ele está em cheque-mate tem tempos, vcs apenas se agarram firmemente a ele.

Mais heim? Só porque vc quer isso siguinifica que é?

Pera deixa ver se eu entendi direito, vc AFIRMA que conseguiu provar que a religião é nociva, eu to me esforçando aqui pra ver isso mas não vi. Mas ainda assim vc afirma que é!

Se eu pergunto ou tento entrar no assunto eu já perdi?

:blink:

Nossa, e eu que achei que essa era a posição que os crentes fervorosos assumiam, sabe "É assim porque é, tá escrito então é!". Nossa. Se vc faz tanta questão eu derrubo o rei. Me convenceu (seja lá do que for), não sou mais crente, e amanhã mesmo vou vestir camisas de "extinção a religião!".

Puf, e eu achei que um "debate" era para fazer as pessoas lerem e interpretarem a sua maneira a discussão, mas enfim...

SAMPAIO É O OWNADOR DA SPELL!

Enfim, só terminando, se o Lune quiser continuar eu ainda posso postar alguma coisa aqui sobre essa linah de raciocinio dele. E Eltor, sério, nao entendi o que disse, mas se quiser recolocar a pergunta eu respondo.

Por mim, não existe mais debate!

[]s
cigano

Mensagempor Lune em 24 Jan 2008, 18:27

Voltei ^^
Cigano, o post que o Eltor tá dizendo que você não respondeu é sobre a incompatibilidade entre as religiões. Vou aproveitar o que o Eltor disse:

os credos das diferentes religiões são, em maior ou menor grau, conflitantes entre si. Não tem como todas estarem corretas. Então você tem duas opções: ou não existe divindade nenhuma e todas as religiões estão erradas, ou existe alguma divindade e a crença de uma (ou algumas) religiões está certa, enquanto o resto (a vasta maioria) não está.

Essa afirmação é de uma lógica inatacável. É absolutamente racional. Em um post anterior, você tentou rebater isso mencionando as teorias de criação do universo. Eu respondi:
E, quando formos capazes de provar uma das duas, ficará claro que a outra estava errada. O que é óbvio é que ambas não podem estar certas ao mesmo tempo. Então, mesmo sem fazer nenhuma experiência, podemos afirmar com toda a certeza que "ou o Big Bang ou o universo estacionário é uma teoria incorreta. Ou ambas".

Repetindo mais uma vez, por ênfase: é impossível que todas as religiões estejam corretas ao mesmo tempo. Por isso, necessariamente uma boa parte das crenças religiosas está simplesmente errada.

O exemplo mais óbvio disso também já foi citado nesse tópico, pelo Feanor: se uma religião diz que vamos pro inferno ao morrer e outra diz que viramos bodes ao morrer, é óbvio que uma das duas (ou ambas) tem que estar incorreta. Não concorda?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor cigano em 24 Jan 2008, 18:38

@Lune"

Essa afirmação é de uma lógica inatacável. É absolutamente racional. Em um post anterior, você tentou rebater isso mencionando as teorias de criação do universo. Eu respondi:

Não cara, você me entendeu errado. Eu concordei com você, não tem como eu concordar e contra argumentar. O que tentei mostrar, e de uma forma bem simplista e superficial, é a "minha visão" sobre o tema, não dentro do cenário que você propos.

Repetindo mais uma vez, por ênfase: é impossível que todas as religiões estejam corretas ao mesmo tempo. Por isso, necessariamente uma boa parte das crenças religiosas está simplesmente errada.

O exemplo mais óbvio disso também já foi citado nesse tópico, pelo Feanor: se uma religião diz que vamos pro inferno ao morrer e outra diz que viramos bodes ao morrer, é óbvio que uma das duas (ou ambas) tem que estar incorreta. Não concorda?

Mais uma vez repito. Dentro do cenário que propos eu concordo! E já disse isso 3 ou 4 vezes hj!

[]s
cigano

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic