cigano escreveu:Interessante! No WoW é o normal, vc ganha um minimo de XP estando no grupo, e por participação no combate. Mas se o monstro não for lhe dar XP vc não ganha nada, membros do grupo não são afetados por isso no entanto. Por exemplo, tenho 20 lvls de diferença do lvl da Dungeon, ou seja não ganho nada com ela, só prejuizo consertando armadura e equipamento, mas os membros da minha "party" que estiverem no lvl ganham a XP, obviamente pouca já que minha influencia no combate vai ser bem maior, mas ainda ganham. Os famosos "Runs".
No DDO esse sistema foi implementado pra evitar os ups rápidos. Qualquer masmorra 4 níveis acima do seu é impossível que você entre, e qualquer masmorra 4 (ou 5, não lembro) níveis abaixo do seu não te dá XP. Com isso não dá pra um jogador de 10° nível puxar um personagem iniciante (provavelmente da mesma guilda) pra uma masmorra de nível alto e fazer ele subir de nível só ficando na maciota.
Ah, é possível sim tu "entrar" numa masmorra com mais de 4 níveis acima do seu, mas o jogo considera que você está sendo "carregado" por alguém mais forte, e tu não ganha XP (ESPECIFICAMENTE os personagens de nível baixo não ganham XP), mas pode ganhar loot, se ele por acaso lhe for útil.
Cada vez que você repete uma masmorra mais de duas vezes, tu começa a tomar 10% de penalidade também por cada vez extra. Isso evita o grind muito deslavado (entrar numa masmorra boa e ficar jogando só ela até subir de nível), mas quase todo mundo corre uma mesma quest duas ou três vezes pra maximizar XP e subir de nível depressa.
cigano escreveu:Mas achei esse sistema do DDO legal assim, mas vc quem escolhe quando upa?
Tem os treinadores espalhados pela cidade. Tu simplesmente junta XP suficiente pra subir de nível, conversa com eles e pede pra subir de nível. Não tem nenhum custo extra nem nada. Mas pra subir de nível, você precisa ir lá e pedir o treinador pra te ensinar.
Muita gente também usa isso como método para maximizar XP, uma vez que dá pra fazer todas as quests nos níveis apropriados e evitar as penalidades de XP por isso. Uns mais powergamers usam para ganhar XP extra em quests de nível mais alto também (entrar numa masmorra 1 nível acima do seu dá 10% extra, 2 níveis, 20% extra).