Putz...sabia que devia ter voltado antes. Coisa pra caraleo pra responder...rs
Primeiro, ética: Sim, a ética veio antes. Sim, hoje em dia ela tem influências diretas do catolicismo, principalmente os preconceitos (como bem lembrou sampaio). Lanzi, concordo contigo que os valores de uma religião não podem ser utilizados como base de uma sociedade, mas ler aquilo tudo a muitos tópicos atrás...nã...to com uma preguiça...hoje é domingo cara e eu tô fazendo hora pra ir ver "o gângster"...huahahaha...fico devendo essa, mas juro que quando der eu dou uma lida...
Eltor, a analogia é idiota pq assim fica escrachado, saca. Mas como o Cak colocou às vezes é mais simples se imaginar que existe alguém responsável pela vida como temos hoje, e não um acontecimento cósmico que deu início ao tempo. Vai explicar isso pra alguém meio tapado. Quero dizer só que simples depende do ponto de vista. Ah, e eu sempre achei que agnóstico fosse alguém que não acredita em Deus, mas acredita em alguma força superior ou essas coisas, mas tua definição de agnóstico tá correta, bom que agora não falo mais mesbla.
Sampaio, quanto ao ônus da prova, sim, ele se aplica à quem afirma. Mas no caso de eu te dizer (por exemplo) que eu acredito em Deus pq tive a prova disso, que me senti "tocado" ( piada de mau gosto >>> não, não foi o padre... ) pela "graça" "divina" (a mesma piada pode ser usada de novo). Eu não tô querendo te provar nada (neste exemplo), e sinto que tenho prova suficiente. Tu vai dizer o que pra uma pessoa dessa? Sério, não tem como vc comprovar que não existe, mas a partir do momento que eu tenho provas pra dizer que eu acredito, cabe a você desqualificar esta prova. Sei que é meio corne case, mas em se tratando de "eu sinto" "eu percebo" "eu tive isso no âmago" é fueda uma comprovação contrária.
E com relação a ateu fraco e forte, sério, não ofendeu, mas não vejo pq fazer uma distinção destas, pra mim só o que diferencia uma pessoa que diz: não acredito em deus e deus não existe é a forma que pessoa se coloca e a forma que a pessoa se expressa. Por isso que eu não etendi lhufas dessa de ateu fraco e ateu forte.
E deixei uma penca de coisa sem falar, mas minha mulher tá me enchendo o saco pra ir pro cinema, então qdo der eu retorno...
inté