Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 30 Jan 2008, 15:25

mas aí fico pensando, como seria um mundo ateu? Teria ou não mais guerras? Seria mais igualitário, mais justo? Como seria o nosso modo de olhar o mundo?

Seria a mesma droga que é o nosso mundo atual. Obviamente, com menos conflitos de origem religiosa, mas os conflitos em ideologias seculares seriam tão ou mais comuns que os do mundo de hoje.

Acho que seria um mundo sem arte, sem música, sem fantasia, sem literatura, ou seja, sem coisas das quais são ou foram muito influenciadas pela religião.

Arte, Música e Fantasia são coisas inatas do ser humano, basta ver que existem indícios instumentos musicais com cerca de 32 000 anos, de pinturas em cavernas com cerca de 40 000 anos, de contas e adereços de decoração de ao menos 80 000 anos. E até onde eu me lembre, não há "registros" de Religiões tão velhas quanto isso.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 28 Mar 2009, 03:19, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Cebolituz em 30 Jan 2008, 15:28

Sorcerer Of Shadow escreveu:Arte, Música e Fantasia são coisas inatas do ser humano, basta ver que existem indícios instumentos musicas com cerca de 32 000 anos, de pinturas em cavernas com cerca de 40 000 anos, de contas e adereços de decoração de ao menos 80 000 anos. E até onde eu me lembre, não há "registros" de Religiões tão velhas quanto isso.

Acho que não me expliquei bem nesse trecho que eu escrevi aqui, diria mais no sentido de "qualidade" mesmo, pois existir logicamente que existiria. Seria ignorância demais achar que tais coisas não pudessem vir a existir.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Fëanor em 30 Jan 2008, 15:42

Não teria menos arte ou mais arte ou arte com mais ou menos qualidade. Só não haveria a influencia religiosa na arte. Ela só seria diferente, nem pior nem melhor.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2008, 16:22

e é bem maior o número de pessoas com religião que são cidadãos honestos do que os que a usam para fazer o mal.

O mesmo pode ser dito de pessoas sem religião - o que você disse é uma constante em qualquer grupo de seres humanos que formos isolar. É um dado, por si só, irrelevante.

Agora, se você for comparar a proporção de pessoas criminosas religiosas para as não-religiosas, aí sim se torna um dado mais relevante pra essa discussão.

Quanto à arte, já foi dito tudo: não há por quê pensar que deixaria de existir, apenas seria diferente e teria inspirações diferentes.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Natsuiro em 30 Jan 2008, 16:32

Agora, se você for comparar a proporção de pessoas criminosas religiosas para as não-religiosas, aí sim se torna um dado mais relevante pra essa discussão.

E nem precisa pensar muito pra qual lado da balança isso pende.
O que mais se vê em bandidos sendo preso ou nas próprias penitenciárias são símbolos, camisetas e outros adereços religiosos.

[i]*Provavelmente minha única participação no tópico. Ele anda MTO rápido, cruzes!*
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Cak em 30 Jan 2008, 16:34

Eu sei que não queria me meter, mas vai lá:

Se o número de pessoas religiosas é bem maior do que de pessoas não-religiosas, não seria normal que o número de pessoas religiosas criminosas fosse maior???
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2008, 16:37

Sim. Mas eu não falei de números absolutos, e sim de proporção, releia a frase com isso em mente.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Fëanor em 30 Jan 2008, 16:43

Deixa eu ajudar:
Proporção = %
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Cak em 30 Jan 2008, 16:45

Fëanor escreveu:Deixa eu ajudar:
Proporção = %

Eeeeee eu sei o que é proporção, só passei por ela e nem dei atenção. XD

Como eu to com preguiça, se alguém pudesse me passar a fonte, eu agradeceria.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor cigano em 30 Jan 2008, 18:08

@Eltor Macnol
O mesmo pode ser dito de pessoas sem religião - o que você disse é uma constante em qualquer grupo de seres humanos que formos isolar. É um dado, por si só, irrelevante.

Isso é uma verdade

Poderiam ser todos os criminosos religiosos, e isso não ia mudar o fato de que eles são mals religiosos e não seguem os proprios preceitos que pregam. Ou seja, em qualquer cenário eles iriam fazer isso. E falo com autoridade, já tive minha loja dentro de uma favela e vi por muitas vezes eles se agarrando a fé tanto quanto a droga. Eles fazem isso não por ilusões, ou fugas, e sim por uma tremenda desigualdade social, falta de instrução, etc, mas ae caimos em outro assunto.

Acho que nesse quadro ae se encaixaria os homens-bombas etc.

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2008, 18:16

Poderiam ser todos os criminosos religiosos, e isso não ia mudar o fato de que eles são mals religiosos e não seguem os proprios preceitos que pregam. Ou seja, em qualquer cenário eles iriam fazer isso. E falo com autoridade, já tive minha loja dentro de uma favela e vi por muitas vezes eles se agarrando a fé tanto quanto a droga. Eles fazem isso não por ilusões, ou fugas, e sim por uma tremenda desigualdade social, falta de instrução, etc, mas ae caimos em outro assunto.

Bacana, então se uma pessoa religiosa tem comportamento bom a religião ganha pontos bônus, mas se uma pessoa religiosa tem comportamento ruim a religião não tem nada a ver com isso? Bem cômodo, né. :roll:
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Cebolituz em 30 Jan 2008, 18:18

Eltor Macnol escreveu:
e é bem maior o número de pessoas com religião que são cidadãos honestos do que os que a usam para fazer o mal.

Se você quotar a frase inteira, verá que ela terá outro sentido, bem diferente daquele que você respondeu no seu post.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor cigano em 30 Jan 2008, 18:24

@Eltor Macnol
Bacana, então se uma pessoa religiosa tem comportamento bom a religião ganha pontos bônus, mas se uma pessoa religiosa tem comportamento ruim a religião não tem nada a ver com isso? Bem cômodo, né. :roll:

Vc viu a parte que concordei com vc sobre as coisas boas que as pessoas fazem seguindo comportamento religioso né? Só pra saber!

E nunca vi um dos "soldados" aqui irem pra boca em nome de Deus. Aliais, no final do meu post eu disse que esse caso que vc apresentou cai como uma luva nos homens-bombas e fanáticos religiosos.

Chato quando vc é ignorando só pra discordarem de vc!

¬¬

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2008, 18:25

Depende... relendo, talvez você tenha usado "honestos" com a intenção de dizer "pessoas que não usam a religião intencionalmente de má-fé". Aí realmente muda o sentido, mas voltamos ao ponto de que argumentamos que mesmo as religiões sendo usadas de "boa fé" ainda trazem pontos negativos a quem acredita nelas, seja essa a intenção dos propagadores da religião ou não.

EDIT:

Vc viu a parte que concordei com vc sobre as coisas boas que as pessoas fazem seguindo comportamento religioso né? Só pra saber!

Hã?

(Sério, tá difícil entender teus últimos posts)

E nunca vi um dos "soldados" aqui irem pra boca em nome de Deus. Aliais, no final do meu post eu disse que esse caso que vc apresentou cai como uma luva nos homens-bombas e fanáticos religiosos.

Chato quando vc é ignorando só pra discordarem de vc!

Sério, se era isso que você queria dizer, não foi o que ficou parecendo nos últimos posts. O que pareceu foi que você tentou livrar a cara da religião dizendo que "ah, mas se eles são criminosos então eles não são religiosos de verdade!"

(Falácia lógica geralmente chamada de "No True Scotsman")

Se não era isso que você queria dizer, por favor, me esclareça. Afinal, digamos hipoteticamente que a prática de crimes seja mais comum em religiosos do que em não-religiosos. Você não acha que isso seria um leve indício de que as religiões não são tão boas assim pra "fazer as pessoas praticarem o bem"?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Cebolituz em 30 Jan 2008, 18:37

Eltor Macnol escreveu:Depende... relendo, talvez você tenha usado "honestos" com a intenção de dizer "pessoas que não usam a religião intencionalmente de má-fé". Aí realmente muda o sentido, mas voltamos ao ponto de que argumentamos que mesmo as religiões sendo usadas de "boa fé" ainda trazem pontos negativos a quem acredita nelas, seja essa a intenção dos propagadores da religião ou não.

Exato era esse ponto que eu estava exaltando.

E sim eu concordo, até mesmo disse naquele post que um dos pontos negativos é uma espécie de "alienação" para algumas questões.

O que penso de maneira geral é que eu não acredito que um mundo ateu seria melhor do que o atual. Não sei e creio que até morrermos nós jamais saberemos (o mundo não vai ficar ateu daqui a no máximo 60 anos). Mas acho que não irá ser melhor do que o atual, até penso que seria pior.

Não consigo imaginar algumas pessoas que eu conheço de não terem mais religião (de ateísmo na minha família, já basta meu pai e eu que estou cada vez mais inclinado a tornar-me um).

Isso até não tem nada relacionado ao debate em si, são só reflexões minhas. Estou apenas expondo-as.
Imagem
Cebolituz

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic