Rolemaster é um sistema genérico cujo tema medieval fantástico recebe um tratamento de realidade incomparável a qualquer jogo de mesmo período. Ele foi criado pela Iron Crown Entertainment em 1985 como uma resposta ao já conhecido D&D 1st. Edition e do AD&D da TSR, porém além das muitas regras bem estruturadas e inéditas, este produto foi o primeiro a receber o licenciamento da família Tolkien, sendo oficializado como o sistema da Terra Média.
Uma enorme quantidade de livros suplementares abordando cada aspecto do mundo criado por Tolkien foi lançado desde seu lançamento, trazendo mapas, detalhes culturais e outros elementos de fantasia que enriqueciam o cenário. Além dos suplementos específicos da Terra Média, houve alguns livros chamados Compeniums que traziam novas regras opcionais... Foram lançados 10 Companiums ao todo, porém apenas o RMC1 e RMC2 são necessário para uma maior gama de opções de profissões, magias e raças.
Basicamente, você pode derrubar qualquer um usando uma combinação de sorte, habilidade e estratégia em um combate. A adrenalina é enorme pois o sistema é realmente mortal para os personagens, simulando o perigo de sofrer danos de corte, concussão, perfuração etc. A maior diferença que deu ao Rolemaster uma posição na história do RPG, foi que ele foi o primeiro sistema que a morte de qualquer um não necessariamente deveria ocorrer apenas pela perda de Pontos de Vida... O Crítico havia sido inventado... O mestre não precisava ficar imaginando onde o golpe havia caidoi nem seus efeitos aparentes para representar a perda de uma quantidade determinanda de pontos de vida, a tabela de crítico lhe daria tudo o que o mestre de jogo necessitava.

Apesar de sua clara conexão com o mundo da Terra Média, o mestre pode usar optar por criar seu próprio mundo de jogo. Uma inovação era que vinha regras de geração de cenário, incluindo metodologia geográfica que permitia criar um mundo funcional com enorme quantidade de detalhes tanto sociais, físicos ou culturais.
Com o tempo, a ICE lançou seu próprio mundo de jogo chamado Shadow World, mas devido a diversas falhas na sua concepção e por reclamações dos fãs, este cenário acabou sendo descartado. Uma nova aproximação foi então criado, permitindo aos players jogarem na grécia mitológica, estar no período dos piratas ou até mesmo ser parte dos homens alegres de Sherwood. Estes livros especiais foram um grande sucesso que motivou a ICE a produzir Vikings, Time Riders (para ser usado com Spacemaster, um irmão futurista do RM) e Ancient Egypt.
O sistema está agora em sua 5a. Edição, mas fãs pelo mundo ainda preferem serem fiéis ao famoso 2nd Edition. Não que a versão mais moderna seja ruim, mas é que a mecânica original foi levemente alterada, apesar de manterem todos os suplementos compatíveis com suas encarnações anteriores. Eu particularmente, sou um ardoroso usuário da 2nd Edition e não pretendo atualizar meu sistema em momento algum.
RM é composto de 3 livros: Character Law, Arms Law e Spell Law. Para inimigos e monstros, temos ainda Creatures & Treasures 1, 2 e 3. Existem diversos Companions conforme citei, sendo que além dos livros numerados de 1 a 7, há os livros não numerados como Spell-User´s Companion, Elemental Companion e o Alchemical Companion.