Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Jan 2008, 18:41

Sem problema.

Mas você chega a isolar alguma razão específica pra sentir que um mundo ateu seria pior que o atual, ou é apenas um "gut feeling"?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Cebolituz em 30 Jan 2008, 19:59

Eltor Macnol escreveu:Sem problema.

Mas você chega a isolar alguma razão específica pra sentir que um mundo ateu seria pior que o atual, ou é apenas um "gut feeling"?

Acho que é por conhecer como está o estado de algumas pessoas atéias e analisando as situações envolvendo elas é que não me dá uma sensação boa de que um mundo sem religião seria melhor.

Claro que ser ateu não significa ser infeliz, mas digamos que isso sempre trás aquela sensação de que "ser ignorante traz felicidade".

Seria uma razão específica mas que também não é incomum, se formos olhar por um lado um pouco mais "amplo".
Imagem
Cebolituz

Mensagempor cigano em 30 Jan 2008, 23:38

@Eltor

cigano escreveu:@Eltor Macnol
O mesmo pode ser dito de pessoas sem religião - o que você disse é uma constante em qualquer grupo de seres humanos que formos isolar. É um dado, por si só, irrelevante.

Isso é uma verdade

Aqui!

Bicho, só discordo de vc quando vc diz que o crime é influenciado pela religião! Ele não é, simples assim!

Mas vc pegou um ponto legal:

Você não acha que isso seria um leve indício de que as religiões não são tão boas assim pra "fazer as pessoas praticarem o bem"?

Isso eu gostaria de discutir!

Eu acho que a religião em si (não uma ou outra) perdeu muito da influencia positiva dela. Infelizmente oque você encontra enraizado nas comunidades mais carentes (e digo carencia de estudo e cultura) são essas "igrejas sangue sugas". Embora no interior você veja muita gente que é "honesta" por conta da religião.

Aqui não tenho muito como discutir, elas são negativas sim. Servem como amparo e desculpa para a pessoa chegar onde quer, seja lá onde for. "Vou fazer isso porque deus quer!", "Tive uma revelação, deus me mostrou o plano que ele tem pra mim!". Ficou tão banal a relação homem e deus (todo mundo parece que é escolhido, um novo apostolo) que me deixa realmente sem muito o que falar.

Mas ae eu pergunto: Seria o caso de "banir" a religião, ou de limitar a influencia dela?

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Lune em 31 Jan 2008, 00:08

Claro que ser ateu não significa ser infeliz, mas digamos que isso sempre trás aquela sensação de que "ser ignorante traz felicidade".

Patético.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Jan 2008, 00:50

Acho que é por conhecer como está o estado de algumas pessoas atéias e analisando as situações envolvendo elas é que não me dá uma sensação boa de que um mundo sem religião seria melhor.

Olha, eu poderia escrever um punhado de páginas aqui falando da minha experiência pessoal como ateu, de como me considero uma pessoa extremamente feliz e satisfeita com a vida que eu tenho, me esforçando sempre em valorizar tudo que tenho antes de lamentar o que não tenho ainda... Mas no fim das contas, seria apenas uma anedota baseada na vida de uma pessoa só.

De qualquer forma, já que estamos falando só de impressões subjetivas mesmo, acho que é válido. :b Eu já tive o ponto de vista de ambos os lados da moeda, quando mais jovem fui criado como católico de carteirinha e só depois de uma certa idade comecei a questionar tudo aquilo que antigamente acreditava piamente. Não me considero mais infeliz depois de ter chegado à conclusão de que provavelmente nenhum deus existe e não há vida após a morte, reencarnação, dezenas de virgens te esperando nas nuvens, etc. Pelo contrário, me sinto mais motivado ainda a cuidar bem da vida que tenho agora e aproveitá-la ao máximo, porque não tenho o luxo de fazer um monte de cagadas agora e contar com uma segunda chance mais tarde.

Bom, acho que uma lida rápida no texto linkado ali dá uma boa percepção da minha visão geral sobre a vida. Acho que já estou saindo do assunto do tópico. :P

cigano, então basicamente a tua opinião é que nessa história de "incentivar as pessoas a serem legais e fazerem o bem", as religiões não fedem nem cheiram?

Quanto a "banir" ou "limitar a influência" da religião, a primeira opção eu nunca propus, e a segunda eu não consigo imaginar uma forma prática de acreditar que possa ser feito. Você consegue?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 31 Jan 2008, 10:42

@Eltor Macnol

cigano, então basicamente a tua opinião é que nessa história de "incentivar as pessoas a serem legais e fazerem o bem", as religiões não fedem nem cheiram?

Se por não "fede nem cheira" você entende que ela tem dois lados da moeda, faz o bem e o mal. Então é sim!

Quanto a "banir" ou "limitar a influência" da religião, a primeira opção eu nunca propus, e a segunda eu não consigo imaginar uma forma prática de acreditar que possa ser feito. Você consegue?

Na verdade acho que tambem não! Mas acho que com cultura e educação o povo vai ter mais disernimento, e poder diferenciar o certo e o errado, seja seguindo ou não uma religião!

[]s
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Jan 2008, 10:49

Tá cara, mas então tu tá falando muito e não tá dizendo nada. XD

Antes tu falou que religião não influencia em nada no crime, agora tá dizendo que influencia tanto pro bem quanto pro mal.

E é óbvio que com mais discernimento e educação as pessoas melhoram, a questão é, as religiões ajudam ou atrapalham nisso?

Desce do muro, homi! :b
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor cigano em 31 Jan 2008, 11:06

@Eltor Macnol
Tá cara, mas então tu tá falando muito e não tá dizendo nada. XD

Antes tu falou que religião não influencia em nada no crime, agora tá dizendo que influencia tanto pro bem quanto pro mal.

Nope. Disse que no seu exemplo de influencia negativa estavam os homens bombas! Já é um exemplo né?

E é óbvio que com mais discernimento e educação as pessoas melhoram, a questão é, as religiões ajudam ou atrapalham nisso?

Cara não sei, sinceramente! Vejo a religião mais como um trabalho humanitário, sei lá, não consigo ver ela influenciando bem ou mal a educação.

Desce do muro, homi! :b

Citando o Tao:

"Tudo tem dois lados, e tão grande for a frente, tão grande será o verso"

Tenho culpa se sou um cara esclarecido e amante do lado oposto?

:P

[]s
cigano

Mensagempor Lune em 31 Jan 2008, 11:13

Flash quiz: alguém está entendendo o que raios o cigano quer dizer?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 31 Jan 2008, 12:15

Ter uma religião não influencia muito nisso, não.
Já fui católico, budista, protestante, tenho os livros na estante, todos têm a explicação. XD
Sim, é uma referência tosca, mas é um resumo da minha vida. A diferença é que, apesar de ser ateu, ainda sou budista, e posso dizer: algumas coisas que me deprimiam quando era cristão já não me deprimem mais. Não sinto mais culpa por querer ter uma vida sexualmente ativa, por exemplo.
Mas continuo tendo minhas temporadas de felicidade e temporadas depressivas.
Posso ter certeza de que a ignorância não traz felicidade alguma. Os ignorantes são infelizes por não conhecerem um mundo mais amplo.

EDIT:
Esqueci de mencionar que era seguidor sincero de cada religião que já participei. Já fui inclusive ateu forte, agora me considero ateu fraco, beirando o agnóstico (devido a diversos acontecimentos religiosos menores relacionados à minha mãe).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lune em 31 Jan 2008, 13:14

A diferença é que, apesar de ser ateu, ainda sou budista

No ocidente, muita gente encara o budismo apenas em seu lado ético e filosófico, deixando de lado a parte fantástica sobre a roda cármica, os "milagres" do Sidarta e tal. Aliás, é um pouco difícil encontrar literatura em português sobre a parte mística do budismo. Nesse sentido e nessa vertente, o budismo e o ateísmo não são opostos, embora ainda seja uma combinação bem interessante.

É curioso notar também que o Dalai Lama é uma pessoa surpreendentemente pragmática para os padrões de líderes religiosos, e mais de uma vez afirmou que se a ciência comprovar que algum dos preceitos budistas estão enganados, ele irá batalhar para que sejam removidos da religião.

devido a diversos acontecimentos religiosos menores relacionados à minha mãe

Outro que coloca a mãe no meio de um tópico com FLAMES no título XD
A qualquer momento essa história explode...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor cigano em 31 Jan 2008, 14:25

Lune escreveu:Flash quiz: alguém está entendendo o que raios o cigano quer dizer?

¬¬

Desisto, vo embora!

[]s
cigano

Mensagempor Lune em 31 Jan 2008, 14:45

Eu juro que tentei, cara XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor ferdineidos em 31 Jan 2008, 19:39

Dois dias sem aparecer dá nisso.

Começando:
Eltor: Não sei se eu não me expressei bem, mas não...meu ponto não é esse, eu só acho que a religião tem o mesmo potencial destrutivo que qualquer outra coisa, como por exemplo RPG, jogos de computador, televisão, livros, filmes, doutrinas filosóficas, enfim, qqer coisa pode explorar a ignorância de alguém e agravá-la. É fato que muitas religiões fazem isso, mas isso não quer dizer que ela seja pior que todo resto. Em contrapartida acho que ela pode ser fonte de coisas boas (que como já dito, não é exclusividade dela). Entendo que você ache que as boas não superam as más, mas para afirmar isso categoricamente eu precisaria me aprofundar mais nas doutrinas religiosas.

Lune: Acho que tá bom a gente concordar em discordar então. Fico feliz que tu tenha me entendido, mesmo não concordando comigo.

Sampaio: Meu ponto com relação à prova é: Não acredito que se possa comprovar a exsitência ou não de deus de maneira racional (matematicamente, logicamente ou através da física) pelo simples fato que deus, em sua essência, é algo que foge das regras que se aplicam à nós, então fica no caso de "prova aí". E o que estou tentando dizer é: a prova fica no campo individual. Alguém tem uma prova pq "sentiu", "percebeu", "foi tocado", etc. etc. etc. Passa a ser uma convicção pessoal. E atacar uma convicção pessoal não é uma forma de se corroborar ou destruir a afirmativa que Deus não existe.

E como disse, não é pq uma pessoa acredita em deus que ele é mais suscetível, ignorante, etc. Pois pode ocorrer muito bem da pessoa ter uma prova. O problema é o que falei, vai ser uma prova individual.

Quanto à parte que falo sobre a visão individual, na boa, pode chamar de relativismo burro, mas é a forma que eu enxergo as pessoas, eu entendo que as pessoas têm uma visão própria do que está acontecendo, daí surgem muito dos mal entendidos, crises e picuinhas. Por exemplo, o caso da mulher ciumenta que coloquei lá em cima.

Quanto aos seus pontos:
"Eu afirmo categoricamente que o pensamento teísta, cristão ou superticioso de hoje em dia é, principalmente, uma regressão e a humanidade estaria melhor se conseguíssemos elimina-lo de vez."

Concordo em parte, acho que a maioria das religiões que temos hoje são realmente um entrave para a evolução científica, mas não sei se seria bom eliminarmos TODAS as religiões.

"Afirmo tb que os argumentos religiosos não se sustentam e se baseiam principalmente na vontade fraca, medo, carências e principalmente uma irracionalidade primitiva. Mesmo quando tentam justificar cientificamente."

Quais argumentos religiosos? De alguma religião específica? Ou argumentos genéricos?

"Afirmo tb que os agentes religiosos (padres, pastores, etc) deveriam ser uma das principais preocupações da segurança pública e até da saúde mental."

Disso eu já discordo completamente. Acho que as igrejas devem sofrer um controle por parte do Estado, mas não criar um aparelho repressor contra a religiosidade.

"Pra finalizar digo que o estado deveria ser mais laico, reitand de vez o crucifixo que fica no centro da Câmara dos Deputados, no Congresso e outros locais de reunião e decisão pública, aonde deveriam ser laicos."

Disso não tem como discordar. Nem querendo ser muito chato. :bwaha:

Pra finalizar, acho que o mundo sem religião estaria no mesmo buraco que está hoje. Acho que o maior problema da religião tem sido ela ser utilizada como uma forma de controle das massas, aproveitando-se da ignorância para fazer a vontade dos poderosos. Acredito que se ela não existisse teríamos outra forma de "cabresto".

p.s. post grande pra cara**o
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor KYU em 01 Fev 2008, 22:18

Não tenho nada a adicionar à discussão atual, mas...

Todos concordam comigo quando digo que em tempos passados, e até atualmente, as religiões em geral foram/são conhecidas por tomarem decisões ignorantes baseadas em suas crenças, certo?
KYU

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic