E você acaba de apontar o motivo deu odiar o MGS3 com todas as minhas forças.
Quando eu reclamo "O Stealth desse jogo é uma porcaria, e quando você é visto você que que esperar literalmente cinco minutos senão irá enfrentar uma horda de inimigos" as pessoas mandam para mim "O JOGO NÃO TE OBRIGA A SER FURTIVO". Não discordo disso. Mas ele DEVERIA ser furtivo droga. É o que MGS é sobre pombas!
O que eu disse não se aplica apenas ao MGS3, e sim a toda a série MGS.
E discordo que ele deveria te obrigar a ser furtivo, o jogo não é só sobre isso. Ele é sobre ser um espião invadindo uma base inimiga; se você vai fazer isso do jeito esperto (sendo furtivo) ou do jeito não tão esperto (dando uma de Rambo), a decisão é sua.
Acho ótimo jogos que te dão liberdade assim, outro que fez isso bem foi Deus Ex.
E olha, faz um tempo que eu joguei MGS3, mas JURO que não lembro de ter sentido problema algum com o timer de Danger/Warning quando um guarda te vê.
First Person Shooter > Over the Shoulder para a mira.
Depende da situação, em jogos onde o cenário e a posição do personagem são mais importantes, a mira sobre o ombro dá uma noção bem melhor de localização especial - especialmente quando ela ajuda a perceber inimigos que não estejam diretamente na sua frente.
O sistema hibrido é perfeito para esse jogo. Tentar misturar os dois trás benificios como melhorar a mira mas trás o terrivel maleficio que você não consegue ver direito o local inteiro, limitando seu stealth drasticamente.
Isso já é uma questão delicada. Tirar da visão "de cima" muda um pouco o feel de MGS, mas por outro lado, dá uma imersão maior no personagem, porque você vê aquilo que seria razoavelmente realista ele ver, enquanto na visão de cima você podia ver guardas por trás das esquinas de prédios, do outro lado de muros, etc - como se Snake tivesse visão de raios-x.