A diferença é o "consciente ou não". Nenhum de nós tem provas e/ou argumentos para afirmar que não existe, realmente, algum tipo de "mente" ou "razão" maior (apenas no sentido de que extravasa a percepção humana) que guia os processos naturais, sem necessariamente rompê-los, distorcê-los ou recriá-los a qualquer momento, como se o universo tivesse algum tipo de cheat mode.
Cara, eu acabei de explicar essa questão. De que o ônus da prova cabe a quem afirma. Se ambos não têm evidências, então não existe.
Pelamordedeus (ironic), isso tudo é problema de leitura?
É uma sugestão ou uma ordem?
Ahn?
Nenhum dos dois, é uma exposição lógica, de pq seria mais assertivo e coerente usar um termo do que outro, de acordo com o que expliquei.
Pra um ateu tão empedernido, estamos cheis de dogmas,não?
Não.
Onde?
Qualquer um chama como bem entender, e há sim diferenças, como dito acima.
Ok. Por isso que o usei o se. "Se vc pensa da maneira x..." , e minha explanação sobre o termo mais adequado foi baseado nisso. Na possibilidade de que acredite no "Deus de Spinoza".
talvez existam centenas de registros da vida de Cristo aos quais nós não temos acesso, porque o Vaticano instaurou uma censura terrível sobre documentos históricos que deveriam ser de acesso de toda a humanidade.
Realmente, o maior interessando que acreditemos que Cristo não existe é a Igreja Católica.
Além de tudo vc está fazendo uma suposição distante e nada concreta.
os dados disponíveis acerca do assunto é que estão obscuros.
É, e o aliénigena chamado Astolfo do Eltor tb existe, os dados acerca dele é que estão obscuros.
Quanto aos discursos nas Casas de Lei e as estátuas, é bem óbvio que uma figura pública e respeitada dentro do sistema grego tenha mais registros do que um rebelde que tentou impor uma derrota a um Império e falhou.
A comparação com Platão foi sua. Me desculpe se falhou terrivelmente....rs
No mais, se temos registros de Joanna DÁrc (e muitos) pq não de Cristo? Todo mundo que tenta uma revolução e que consegue simpatizantes (e especialmente se vc cura aleijados, cegos, anda sob a água e multiplica coisas), merecem registros.
E, ao meu ver, todo registro muito antigo de qualquer acontecimento/pessoa não pode ser inteiramente confiável. Especialmente em uma comparação por quantidade: você certamente não acredita que TODO material da antigüidade foi recuperado pelos arqueólogos. Em alguns casos, temos muito, em outros (e não só em relação a personagens bíblicos), não temos nada.
Mas ninguem tá esperando um material sobre Cristo cair nos colos. As pessoas procuram por isso, mais do que todos os outros registros de qualquer pessoa da história, há milênios e necas.
Tem algo de errado aí.
Mas enfim, não se afobe. Já admitimos a possibilidade das fraudes serem na verdade documentos verídicos e ter existido alguem chamado Jesus pouco antes do no século 1. Isso não faz muita diferença pra nós.
Não acho. Um livro que começou a ser escrito por homens pode continuar sendo escrito por homens. O que vocês caracterizam como "inspiração divina"? Seria um acontecimento que nunca mais vai acontecer?
Seria uma intervenção divina direta, para que se escreva exatamente o que ele quer. Para que ele possa dizer o que devemos fazer, etc.
É isso que acreditam que a Bíblia é, e é isso que dizem por "inspiração do divino Espírito Santo".
Poxa, vc deveria saber dessa...
Eu continuo dizendo que é um erro condenar a religião pelas cagadas das igrejas em geral (e são muitas - tanto as igrejas quanto as cagadas), e que, pela argumentação que eu vi até agora, é isso que está acontecendo.
Então vc não leu o tópico.
Um dos pontos que mais nos concentramos foram os males da religião e do pensamento religioso per se.
EDIT:
Vincer:
Mesmo o mais cristão dos cristões, se tiver pelo menos um mínimo de conhecimento ou consciência,sabe que a bíblia passou por tantas mãos, edições, cortes, adições e o que mais vier que, por mais que alguém acredite cegamente que aquelas palavras foram inspiradas por deus, o que está ali está tão distante do original que não vale a pena ser mencionado.
Antes fosse assim. Se acreditassem na Bíblia como um livro qualquer escritos por homens, seria uma grande evolução.
Mas infelizmente a maioria acredita sim, que aquela é a "palavra de Deus e verdade universal".