Tem necessidade responder a um post o qual eu já havia concordado com vc?
Tem. Você havia afirmado que só os Titãs tinham tido mudanças importantes. Eu demonstrei como essa frase não faz sentido, porque existiram dezenas de Titãs e vários evoluíram.
Se alguém está vendo implicância é vc, cara,
Tuas afirmações nos últimos tempos tem se resumido a: DC nunca muda, vivem parados no tempo. Você só veio a admitir que a Marvel também possui personagens que pararam no tempo no último post, quando ficou claro que não dava pra negar que isso acontecia também.
Eu tenho mostrado tanto defeitos na DC (Countdown) quanto na Marvel (World War Hulk).
Personagens como os X-men também evoluíram com o tempo, tiveram mudanças drásticas( e não estou falando de agora, estou falando da época do Byrne até outras não tão boas como Massacre, Era do Apocalipse, Massacre de Mutantes e etc...),
O Massacre não mudou nada para os mutantes.
Era do Apocalipse foi ótima (e uma das melhores séries dos mutantes que eu já pude ler) mas também não mudou nada substancial. O melhor que ela originou foi o X-Man (que já morreu), o Fera Negro (que também já morreu?) e o Homem-Doce (alguém liga?). Ela acabou proporcionando personagens novos para os Exile, mas essa é uma série separada que não influencia os X-Men.
Massacre de Mutantes é uma ótima história e realmente mudou alguma coisa, mas faz tempo que ela ocorreu.
Não estou dizendo que não ocorreram alterações (como já disse, o Ciclope voltou a ter colhões) mas não é nada contínuo ou substancial. A equipe passou um bom tempo sem nenhuma alteração importante além de mudança de membros (que no final não faziam diferença porque não criavam histórias duradouras) ou de uniformes, só saindo desse efeito nos últimos tempos. Isso quando não sofriam retcon logo depois de uma grande mudança ('Não, o Xorn não era o Magneto. O Xorn era... irmão do Xorn que estava realmente preso em outro lugar. Que... ficou louco e resolveu se disfarçar de Magneto. É. Isso aí. E nós pensamos em toda essa história anos atrás e faz tudo parte do nosso suposto planejamento maquiavélico com anos de plots prontos para o universo*).
*= Nota que eu também acho bobagem a DC dizer que faz a mesma coisa. Ninguém tem um grande plano digno de sociedades secretas para o que vai fazer com seus respectivos universos. Tanto a DC quanto a Marvel tem uma noção geral de como querem que seja o futuro dos seus quadrinhos e vão avançando na base da tentativa e erro.
o mesmo aconteceu com o Quarteto( que hoje parece um sexteto, fora as formações estranhas o quais o Quarteto já teve nessas últimas décadas)
Que sempre revertem para o Quarteto Original. Onde o Tocha continua imaturo, o Coisa continua esquentado, o Reed continua o gênio e a Sue é a única personagem com o mínimo de desenvolvimento psicológico ao longo dos anos.
Homem-Aranha( morte da Gwen, casamento, filha, clones, BND),
Ninguém cita a saga dos clones e a única coisa que ela fez foi retornar um vilão antigo, o casamento foi anulado e deixou de existir num dos 'retcons de personagens' que eu já havia afirmado que era o padrão da Marvel, a filha morreu, BND é algo que divide os fãs. Eu lia HA até o One More Day, desisti depois dele.
os Vingadores com suas imensas formações e a mais estranha formação de todas
E nesse ponto eu concordo, porque os Vingadores realmente mudaram. E renderam boas histórias. Mas eles são como a Liga da DC, quando você reúne uma série de personagens chave da editora é difícil não fazer algo legal.
a Queda, House of M, Civil War,
Queda?
House of M foi um retcon descarado.
Civil War teve seus bons e maus momentos. Eu parabenizo pela coragem em tomar algumas decisões quanto aos personagens, mas discordo quanto a atitudes tomadas quanto a outros.
Esqueceu de citar essa saga do bebê mutante, que trouxe algumas alterações e pode vir a trazer melhorias para os X-Men.
Homem de Ferro( que foi de bêbado à gênio, vilão, diretor da SHIELD)
Tu sabe que tem muito fã reclamando que o personagem se perdeu completamente, né? Porque foram tantas versões diferentes do personagem nos últimos tempos (bêbado, herói, anti-herói, vilão, herói de novo) que fica difícil identificar quem é o Tony atualmente.
Nota: eu gostei muito da série própria dele, nos últimos tempos. Mas realmente é um personagem diferente do que era na penúltima versão dos Vingadores, por exemplo. Ou de quando ele era Secretário da Defesa.
Mudanças ocorrem em todos, em uns mais, em outros menos. Para mim, a DC fica parada no tempo ao sempre fazer retcons, criar novas Crises e origens para os personagens( tendo crise ou não), mas isso não quer dizer que a Marvel também evolua no tempo( só começou a se mexer após Civil War).
Lembra que os X-men já tiveram uma dúzia de mortes que sofreram retcons depois (O Xavier morreu! Ah, não era ele. A Jean morreu! Ah, não era ela. O Magneto morreu! Ah, não era ele.), sem contar coisas mais fundamentais como a origem de personagens importantes (o Colossus ganhou uma origem nova faz pouco tempo). Isso é válido para o resto do universo. O Homem-de-Ferro sofreu um retcon tempos atrás para colocar sua origem relacionada a uma das guerras dos Estados Unidos no Orienta Médio, não lembro especificamente qual agora, tirando sua origem do Vietnã. O Iron Fist tomou uma retconecatada tremenda na sua origem (e bem feita) na série nova.
E como já argumentei, a DC faz retcons em vários personagens ao mesmo tempo. A Marvel faz em vários personagems em momentos separados, ignorando a influência disso na história dos outros. Não é melhor ou pior, é só diferente.
Ou seja, a Marvel também faz retcons contínuos, sendo que os retcons específicos (onde somente um ou dois personagens sofrem alterações em vez do universo todo) são muito mais comuns nela, onde também entram alterações em fatos de suas origens. Ou esqueceu que originalmente uma das explicações para os X-Men era a radiação (citado pelo Fera várias vezes como motivo para ele ter nascido mutante). Algo abandonado hoje. Ou a nova origem dos poderes do Iron Fist, ou a questão do radar do Demolidor ser algo inerente a todas as pessoas, ou as trocentas origens do Wolverine (somente nos últimos anos resolveram escrever uma origem definitiva). Então, Marvel ou DC, as duas sofrem esses mesmos problemas apontados por você.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]