Patologias mentais em criaturas fantásticas

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2008, 13:04

Discussão vinda d'outros tópicos.

Todos sabemos que é complicado interpretar loucura em personagens, porque sempre perigamos cair nos clichês de louco bobo, sanguinário fofinho, dupla personalidade (sendo ambas idiotas)...

Mas até que ponto, por exemplo, a loucura de um elfo ou anão seria diferente? Até que ponto um vampiro, lobisomem ou "promethean" teria diferenças na insanidade de um ser humano comum?

O tópico é para discutirmos isso (e contarmos com umas contribuições especializadas, :bwaha: ), e trocarmos experiências.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sampaio em 21 Nov 2008, 13:19

Resgatando alguns posts meus pra começar:

Tópico: viewtopic.php?f=48&t=3760&st=0&sk=t&sd=a

E aqui, vamos pensar: pq a loucura de um humano seria diferente de um elfo, que seria diferente de um meio-elfo, que seria diferente de outras raças, etc?

Respostas como "pq eles são diferentes" não respondem nada. Um humano é diferente de outro humano, e a loucura é sempre pessoal. Mas quanto as raças, enquanto elas forem humanóides, tiverem cérebro e capacidades intelectuais/emocionais similares, acho questionável essa diferença mentalisticamente inata.

Alguem sabe me responder?

Youkai: Sim, o "tema" da loucura varia de cultura pra cultura. Não é a toa que aqui no Brasil alucinam que são Jesus Cristo, que eles vêem Deus, falam em telepatia com a Luma de Oliveira, etc, e na India eles vêm Shiva, falam com Gandhi, etc.

Mas os fenômenos em sí são muito parecidos, senão exatamente os mesmos.

Não vejo pq a loucura do elfo teria de ser interpretada tão particularmente diferente da de um humano.

Mesmo porque a loucura não tem muito sentido rsrs

Ô se tem...

Tópico: viewtopic.php?f=14&t=3567&start=30

Para quem quer fazer bons Malkavianos, recomendo que leiam "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais" do Paulo Dalgalarrondo.

É a visão psiquiátrica do negócio, logo a que acho mais boba, mas é interessante e bem descritivo. Além de tudo ele dá os nomes de cada patologia, e vcs podem especificar o malkaviano de vcs dentro de cada uma delas, todas reais. Vai ser algo mais coerente.

Os melhores malkavianos são aqueles que guardam sua loucura para sí mesmos, e ela é apenas manifestadas em lapsos, por vezes tão discretos que só o mais observador e conhecedor pode distinguir aquilo como realmente um traço de loucura.
São aqueles personagens que são "loucos" mas que isso lhe afeta mais do que afeta os outros. Sua loucura é mais interna, e influencia suas ações sem precisar dar showzinho.

Acho que já é muita coisa pra começar a debater.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Nov 2008, 13:29

bom, no livro dos Elfos de AD&D tem uma parte sobre a psicologia deles, inclusive com contos de vinganças praticadas por elfos, basicamente é: eles sabem que eles têm uma loooonga vida, e os outros não... e eles têm paciência, MUITA paciência

daí vinha um conto sobre 3 irmãos que viram o seu pai ser assassinado por um anão, fizeram um juramento de Sangue, e 30 anos depois acharam o anão...
e então a cada ano, no aniversário da morte do pai deles, na sepultura de seu pai aparece um membro do anão... e já apareceram algumas dezenas de membros
"mote: Vinganças e aneís de regeneração combinam bem", tá não era exatamente isso, mas algo parecido
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Youkai X em 21 Nov 2008, 13:32

E como seria a loucura para seres com expectativas de vida tão longas como elfos/eladrins/vampiros/dragões e cia? E o fato de alguns desses seres viverem bem isolados de sociedades no geral? E o fato da loucura se manifestar de forma diferente em culturas mais reprimidas 9as bizarrices que testemunhamos bastante no japão e Coréia do Sul XD )? E quando hábitos culturais diferentes ou devido a condutas morais diferentes (as de um vampiro ou fada) seriam confundidas com loucura sem ser loucura necessariamente?
Youkai X

Mensagempor DracoDruida em 21 Nov 2008, 13:41

Tópico interessante, vamos ver o que pode render.
E quando hábitos culturais diferentes ou devido a condutas morais diferentes (as de um vampiro ou fada) seriam confundidas com loucura sem ser loucura necessariamente?

Sendo que são seres diferentes, com sociedades diferentes e influências diferentes, o que vai dizer se é loucura ou não é apenas o padrão humano, para os humanos. Se todas as fadas são loucas, então elas não são loucas, mas é uma característica da espécie, mesmo que para os humanos pareça loucura.
Agora coloque influência mágica aí no meio e temos um mindfuck tremendo.
DracoDruida

Mensagempor Styker em 21 Nov 2008, 14:39

DracoDruida escreveu:Tópico interessante, vamos ver o que pode render.
E quando hábitos culturais diferentes ou devido a condutas morais diferentes (as de um vampiro ou fada) seriam confundidas com loucura sem ser loucura necessariamente?

Sendo que são seres diferentes, com sociedades diferentes e influências diferentes, o que vai dizer se é loucura ou não é apenas o padrão humano, para os humanos. Se todas as fadas são loucas, então elas não são loucas, mas é uma característica da espécie, mesmo que para os humanos pareça loucura.
Agora coloque influência mágica aí no meio e temos um mindfuck tremendo.

Ponto de vista interessante o do Draco, me pergunto o que seria a loucura na visão dos ELFOS e eoutras raças ao invés da visão humana.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Vincer em 21 Nov 2008, 18:36

Sério. Loucura é fugir do padrão(resumindo MUITO). Invariavelmente é fugir do padrão. Portanto, pouco importa se essas raças pensam diferente... os motivos para a loucura, de fato, seriam muito diferentes, assim como a visão de cada raça sobre o assunto. Mas a loucura em sí? Isso é algo totalmente pessoal e independente, único. Não tem como dizer se seria diferente porque... todo louco é diferente entre sí. Como querem compará-los???
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Cebolituz em 21 Nov 2008, 18:41

Bem, como já citaram, acredito que a loucura deles seja influenciada pelas características próprias das raças e do meio que elas convivem.

Imagino que um anão deva enlouquecer como por exemplo ter fascínio enorme por pedras (como proteção, conversar com elas...), ter um senso completamente exagerado e surreal pela lei e pela ordem...

Acho que o ponto chave que podemos usar é o exagero total.

Não o exagero a ponto de "ser apena suma característica" mas exagerar demasiadamente nos elementos diferenciados de cada raça. Alucinações a respeito de seus maiores medos enquanto raças, tendo sempre como base suas preferências e aversões.

Ainda não tive a oportunidade de colocar isso em prática em um jogo decente, infelizmente.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2008, 18:56

Vincer escreveu:Sério. Loucura é fugir do padrão(resumindo MUITO). Invariavelmente é fugir do padrão. Portanto, pouco importa se essas raças pensam diferente... os motivos para a loucura, de fato, seriam muito diferentes, assim como a visão de cada raça sobre o assunto. Mas a loucura em sí? Isso é algo totalmente pessoal e independente, único. Não tem como dizer se seria diferente porque... todo louco é diferente entre sí. Como querem compará-los???

Cara, nunca vi uma pessoa usar tantas palavras para dizer nada.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Vincer em 21 Nov 2008, 21:38

Madruga... nada?

Eu escrevi mais do que deveria sim, mas resumindo, não existe um padrão na loucura dos humanos. Como então diferenciá-la da loucura de outras raças? Isso é sem sentido. Loucos são únicos, não importa a raça.

Eu disse isso tudo no meu post, apenas mastiguei mais organizado, repetindo agora.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Madrüga em 21 Nov 2008, 22:53

Coitados dos psiquiatras que tratam deles, então. Tem que jogar todos os livros e diplomas fora! Afinal, se todos são diferentes...

Sério, seu post se resumiu àquela coisa de "meu, cada um é cada um". Ou seja, não contribuiu em nada para lado nenhum.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Calango do Futuro em 22 Nov 2008, 10:41

Cada um é cada um, mas falar esse óbvio é bobagem. Porque muito além disso entra o que o Sampaio falou:

Sim, o "tema" da loucura varia de cultura pra cultura. Não é a toa que aqui no Brasil alucinam que são Jesus Cristo, que eles vêem Deus, falam em telepatia com a Luma de Oliveira, etc, e na India eles vêm Shiva, falam com Gandhi, etc.

Mas os fenômenos em sí são muito parecidos, senão exatamente os mesmos.

Exatamente. Os temas mudam, cada "louco" vivencia seus sintomas de uma forma. Isso é óbvio.

Mas estuda-se psicopatologia justamente porque eles são estruturalmente os mesmos, seguem uma mesma lógica interna e por isso são passíveis de tratamento, ou no mínimo de serem compreendidos.

Só não concordo com isso:

É a visão psiquiátrica do negócio, logo a que acho mais boba,

Por quê? Não acho que seja mais boba, acho fantástico como descrevem minunciosamente exatamente o que observamos na prática. Frequentemente podemos até prever com quase que total precisão o que acontecerá em seguida, devido ao árduo trabalho destes psiquiatras.

Sobre psicopatologia e personagens fantásticos ( :rolando: ) , acho que os reptilianos e outros que diferem bastante dos humanos de fato devem ter fenômenos bem particulares. Algo de sua natureza reptiliana deve entrar nisso, além de sua constituição e vivência corporal diferente.

E sobre os Malkavianos: também gosto dos malkavianos mais "reais", embora por vezes também possa ser divertido e até fazer parte do horror pessoal, alguem realmente descontrolado (ainda mais com os poderes de um malkaviano).
Calango (de volta) do Futuro
Calango do Futuro

Mensagempor Madrüga em 22 Nov 2008, 11:00

Mas é isso mesmo, Calango. Por exemplo, eu lembro de uma Dragon Magazine que abordava umas loucuras comuns a dragões, algo bem interessante. Por terem padrões mentais e culturais diferentes, eles teriam diversos tipos de patologias (nem sei se ficar usando esse termo é adequado), como fascinação por quebra-cabeças, obsessão por riquezas...

Imagem
Madrüga

Mensagempor Sampaio em 23 Nov 2008, 17:58

Por quê? Não acho que seja mais boba, acho fantástico como descrevem minunciosamente exatamente o que observamos na prática. Frequentemente podemos até prever com quase que total precisão o que acontecerá em seguida, devido ao árduo trabalho destes psiquiatras.

Também acho lindo isso. Muito bonitinho e tal.

Mas a psiquiatria, por ser fenomenológica, e justamente tb por ser essa "descrição minunciosa", a meu ver é boba pq se preocupa em descrever e categorizar cada comportamento, cada coisinha, o que não apenas é desnecessário, como é redutível e tolo, afinal é um trabalho infinito, já que cada uma das formas de apresentação de sintomas variam e pra sempre irão variar.

Por exemplo, se uma pessoa tem alucinações, não bastar dizer que ela tem alucinações. Tem que categoriza-la em cada mini-patologia. Tem que dizer que ela apresenta alucinações guliverianas (vê as pessoas maiores), com temáticas persecutórias (as pessoas grandes perseguem ela), por vezes de cunho místico-religioso (pq ela é DEUS), com expansão do eu ( pq ELA é Deus), com ecolalia (repete palavras), rebuscamento (usa palavras sofisticadas demais), misturada com cropolalia (fala palavrões), com desorientação autopsiquíca (consciência do eu alterada), alteração da consciência de execução ( consciência de atividade do eu), Apresenta perda da sensação de oposição e fronteira entre o sujeito e o mundo, (alteração eu x mundo), alterações do esquema corporal (consciência do eu corporal), com manifestações cenestésicas (relativo a sensibilidade interna do corpo), cinestésicas (move músculos sem querer), sinestésicas (troca de sentidos), etc etc...

Isso pq nao vou nem falar do delírio, fluxo de pensamentos, vontade e todas as outras MUITAS coisas que tem de ser descritas e classificadas de acordo com cada fenômeno observado.
E isso é um exemplo de uma pequena parte, de uma das coisas a serem observadas (alucinação), em UM paciente fictício.

Isso é bobo pq já sabemos que os fenômenos, ou seja, os comportamentos e manifestações da pessoa, variam o tempo todo. É idiota ficar anotando e classificando o que são. O que importa aqui é saber: psicose esquizofrênica. Pronto.
Dentro dela sabemos que podem ocorrer uma infinitude de "fenômenos" e que eles podem alterar-se e variar a todo tempo, inclusive num mesmo paciente. E isso não mudará como iremos trata-lo.

Tratar de pacientes é principalmente jogo de cintura, os sintomas são dinâmicos, assim como as pessoas, e o terapeuta/analista/psiquiatra tem de ser dinâmico também.

Além de tudo, mesmo não tendo nada contra remédios, não é mito a utilização abusiva deles por parte da psiquiatria. Isso inclusive está presente nos livros psiquiátricos. Minha experiência e hospital psiquiátrico confirma isso, e mais de uma vez pude ver/ficar sabendo de psiquiatras que deram remédios para um paciente pq ele estava hipotônico, sendo que sua hipotonia era causado por remédio administrado por outro psiquiatra.
Entre MUITOS, muitos outros exemplos.

Acho que os medicamentos AUXILIAM o tratamento, e em muitos casos são importantes. E acho a psiquiatria e suas categorizações divertidissimas, mas nada além disso. São despropositais, limitadas, excessivamente reducionistas e muitas vezes até prejudiciais.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Balth em 23 Nov 2008, 18:07

além disso...tem as regras para insanidade de CoC d20 e normal...deve ser facil adaptar pra 4.0 o-o
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
SPOILER: EXIBIR
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias