Quando fala-se em Role Playing Game, a idéia de jogo ou aventura pode causar diferentes interpretações para determinados mestres/jogadores.Portanto, pode ser que alguém mestre de um jeito mais prazeroso e divertido, ao passo no qual outro jogador se diverte menos com aquilo, e outro mestre mestra de um jeito ruim; que poderia ser melhor, levando em consideração certas dicas.
Gostaria de saber quais são elas.Quais recursos vocês usam para deixar as partidas de Role Playing Game mais emocionantes?
Lendo um artigo da Dragão Brasil, cujo número de edição não me recordo, e cuja intitulação era "Mestrando com os 5 Sentidos", lá destacava-se :
Para mestrar, sempre é bom utilizar os cinco sentidos.Ao invés de narrar aos jogadores "Você entra em uma taverna", você poderia dizer "Você entra em uma taverna, e você sente o cheiro de um porco recém assado; seus ouvidos ficam recheados de conversas e murmúrios, vindos do estabelecimento.Dá pra ver muita fumaça e cantoria no lugar, e também muita paz no ambiente.
Eu acho que, quando você começa a colocar mais ânimo, mais descrições, fica mais legal de se jogar.Então, a pergunta : Quais outras dicas vocês dariam para mestrar, além dessa?
Tipo, Recursos Sonoros seria útil? Desenhos de Mapas em telas ou papéis seria útil? Miniaturas ajudariam em algum aspecto? Mestrar com mais regras ou menos? Como começar uma aventura faz diferença? O quão detalhado o cenário está pode afetar o nível de prazer no jogo?
Obrigado!
PS : A Idéia INICIAL do tópico é como MELHORAR A FORMA DE MESTRAR, E OBTER MAIS DIVERSÃO!

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

).
. Embora realmente sejam os jogadores mais novos que geralmente gostam mais de sacaneação.