Como fazer das minhas aventuras, melhores aventuras?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Radasforth Longshank em 09 Fev 2009, 14:56

Quando fala-se em Role Playing Game, a idéia de jogo ou aventura pode causar diferentes interpretações para determinados mestres/jogadores.Portanto, pode ser que alguém mestre de um jeito mais prazeroso e divertido, ao passo no qual outro jogador se diverte menos com aquilo, e outro mestre mestra de um jeito ruim; que poderia ser melhor, levando em consideração certas dicas.

Gostaria de saber quais são elas.Quais recursos vocês usam para deixar as partidas de Role Playing Game mais emocionantes?

Lendo um artigo da Dragão Brasil, cujo número de edição não me recordo, e cuja intitulação era "Mestrando com os 5 Sentidos", lá destacava-se :

Para mestrar, sempre é bom utilizar os cinco sentidos.Ao invés de narrar aos jogadores "Você entra em uma taverna", você poderia dizer "Você entra em uma taverna, e você sente o cheiro de um porco recém assado; seus ouvidos ficam recheados de conversas e murmúrios, vindos do estabelecimento.Dá pra ver muita fumaça e cantoria no lugar, e também muita paz no ambiente.

Eu acho que, quando você começa a colocar mais ânimo, mais descrições, fica mais legal de se jogar.Então, a pergunta : Quais outras dicas vocês dariam para mestrar, além dessa?

Tipo, Recursos Sonoros seria útil? Desenhos de Mapas em telas ou papéis seria útil? Miniaturas ajudariam em algum aspecto? Mestrar com mais regras ou menos? Como começar uma aventura faz diferença? O quão detalhado o cenário está pode afetar o nível de prazer no jogo?

Obrigado!
PS : A Idéia INICIAL do tópico é como MELHORAR A FORMA DE MESTRAR, E OBTER MAIS DIVERSÃO!
Radasforth Longshank

Mensagempor Batousa em 09 Fev 2009, 16:16

Bem kra, como ja dizia o ditado " a pratica faz o monge"
No inicio é dificil, voce fica sem saber o q fazer e tudo mais, com o tempo isso vai melhorando.
Ou seja quanto mais voce mestre melhor voce vai ficando.

Umas dicas boas é, leia bastantes livros, mais leia com seria atenção, isso ajuda bastante tanto na montagem da aventura, como na descrição dos locais.

Nao tenha medo de conversar com os jogadores, ao fim de cada seção faça um pequeno debate de tudo o q foi tratado, peça para falarem do que gostou e do que nao gostou, procure saber se eles estao entendendo a historia, e se estao motivados a jogar. Aceita as criticas ruins, principalmente as mais pesadas, elas te ajudam a melhorar cada vez mais.

Misture historia com ação, e nao limita ação apenas às batalhas, procure usar os recursos da ficha, lembre-se que ha um numero enorme de pericias e habilidades que podem (devem) ser exploradas. Faça seus jogadores pensar, faça com que eles adentrem na aventura, que conspirem que sinta alguma emoçao por alguns personagens (amor, odio, admiraçao e etc.)

e tem muito mais kra.

Eu tambem sou iniciante, so narrei umas duas só. Entao espero ter ajudado com o pouco que sei XD
Imagem
Batousa

Mensagempor Radasforth Longshank em 09 Fev 2009, 16:41

Obrigado, Batousai!
O que eu queria mesmo, era um "pequeno manual para mestres iniciantes", e foi isso que você buscou no post.Obrigado!
Vocês acham que enigmas devem ser utilizados constantemente?E traição?Por parte dos NPCs.
Radasforth Longshank

Mensagempor Lune em 09 Fev 2009, 18:08

O Livro do Mestre do D&D 4ª edição é recheado dessas dicas, que são úteis não só pra mestres iniciantes, aliás.

Pra mim a mais importante é: Conheça seus jogadores. A idéia de uma boa aventura varia de pessoa pra pessoa - alguns querem ver seu personagem cada vez mais poderoso, outros gostam de ter boas idéias e ajudar os companheiros de grupo, e outros ainda gostam de explorar o mundo e interagir com os NPCs. Entenda seus jogadores, monte suas aventuras de acordo, e certamente a experiência geral vai ser melhor pra todo mundo.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor KYU em 09 Fev 2009, 18:23

Eu vou falar do que eu gosto.

Eu gosto de um mundo vivo, pulsante, realista. Um cenário que me convença que tudo que está no jogo poderia ter mesmo acontecido. Em outras palavras, se a interação com o cenário for tanta a ponto de eu me sentir parte do que acontece, é porque estou gostando do jogo.

Nesses moldes, o que geralmente colabora para um bom jogo? NPCs bem desenvolvidos, história de campanha interessante, um bom cenário e um mestre criativo.

É claro, se o seu grupo está na mesa só pelo jogo, os dados e os bônus de ataque, talvez esses itens não interessem muito, mas eles com certeza fazem diferença. Conte uma história fenomenal, faça eles quererem fazer roleplay.

Fora isso, existem milhares de "dicas para mestre iniciante" internet afora, a maioria deles da umas dicas maneiras, mas geralmente elas vêm em pedações.

Idéia: Podíamos criar um "Dicas para mestres iniciantes" DE VERDADE, coletando a opinião de vários dos usuários daqui do fórum e por no site. Fazer algo realmente interessante!

:aham:
KYU

Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Fev 2009, 18:36

Tinha escrito alguma coisa lá pela spell forever a respeito, mas isso que foi dito é um grande passo, explore os sentimentos dos personagens, descreva, mas nunca descreva demais, se descrever demais você pode matar o prazer de imaginar o ambiente e sim miniaturas, desenhos, tudo o que puder usar é bem vindo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Radasforth Longshank em 09 Fev 2009, 18:56

Um dos conflitos com a descrição, é a capacidade de imaginar cenários.
Imagine que eu digo que, à frente do jogador, existe um lago com água cor de prata e um reino magnífico; ao leste, cavalos são amarrados nos estábulos por oficiais do excército.

Imaginem que eu interpreto da seguinte forma : em frente ao reino, tem um lago, cor de prata.Ao lado do reino, tem um cara, amarrando os cavalos.A altura do reino tem 30 metros, com uma magnífica imponência.Tem muitas ramificações e salões, bandeiras e varandas.

Daí o jogador imagina tipo um castelinho de 11 metros, um lago ao lado direito do reino, do nada ele imagina floresta ao redor, e põe também aves cantando.

Tipo...Isso é comum?Acontecer diversas interpretações?
Radasforth Longshank

Mensagempor Youkai X em 10 Fev 2009, 01:34

Ah, uma boa dica para quando quiser fazer uma campanha realmente memorável e que você saia sentindo-se edificado, realizado e tendo feito o melhor possível: Evite chamar jogadores com pontos de vista conflitantes demais com os teus pontos de vista sobre o que te diverte em jogo ou mesa. Vai dar em discussões chatas, brigas e dificilmente um lado vai ceder (ao menos nào facilmente e de imediato).

Atualmente minha mesa anda me desanimando um pouquinho e perdi até aquela motivação a mais de buscar músicas pra usar, de descrever mais, de pensar numa história legal e visuais interessantes pros personagens, etc. Vamos ver como será ao longo da mesa ou com a mesa que quero abrir agora (com outros jogadores).
Youkai X

Mensagempor El Texugo em 10 Fev 2009, 12:48

Eu gosto de usar e abusar dos conhecidos Handouts. Se os jogadores acham um mapa, eu faço mapas em papel envelhecido e entrego pessoalmente. Se eles acham algo escrito na parede, eu mostro pra eles. Se acham uma textura, eu tento reproduzir e mostrar. Acho que é uma alternativa válida para estimular a interatividade com os jogadores
Imagem
El Texugo

Mensagempor Batousa em 10 Fev 2009, 14:56

Youkai X escreveu:Ah, uma boa dica para quando quiser fazer uma campanha realmente memorável e que você saia sentindo-se edificado, realizado e tendo feito o melhor possível: Evite chamar jogadores com pontos de vista conflitantes demais com os teus pontos de vista sobre o que te diverte em jogo ou mesa. Vai dar em discussões chatas, brigas e dificilmente um lado vai ceder (ao menos nào facilmente e de imediato).

Atualmente minha mesa anda me desanimando um pouquinho e perdi até aquela motivação a mais de buscar músicas pra usar, de descrever mais, de pensar numa história legal e visuais interessantes pros personagens, etc. Vamos ver como será ao longo da mesa ou com a mesa que quero abrir agora (com outros jogadores).

Kra concordo, principalmente quando se joga com akeles mega otakus, onde tudo tem q ter super poderes, espadas gigantes e kame-hame-has, pricipalmente se for criar npcs femininos.

P.S nada contra otakus, ja fui ate um deles. S0 que os kras nao sabem o q é roleplay, maioria das vezes fazem coisas extremamente sem sentido e de que nada acrescenta na aventura, é como jogar com um adoslescente de 15 anos que ta louco para ter a primeira transa. (experiencia propria)
Imagem
Batousa

Mensagempor Madrüga em 10 Fev 2009, 15:03

De fato, mas às vezes até é possível satisfazer gregos e troianos. Meu grupo tem um jogador GRINDGRINDGRIND que adora ser poderoso. Conseguimos mais ou menos adequá-lo ao estilo do grupo, e todos se divertem... sem que ele deixe de buscar o de que gosta: dar porrada e ter poder.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 10 Fev 2009, 15:58

Não sei mais como é jogar com gente muito nova (não que sejamos muito mais velhos), mas todos os nossos jogadores tem no mínimo 20 anos, então as coisas mudam um pouquinho.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Youkai X em 10 Fev 2009, 16:21

Kra concordo, principalmente quando se joga com akeles mega otakus, onde tudo tem q ter super poderes, espadas gigantes e kame-hame-has, pricipalmente se for criar npcs femininos.

P.S nada contra otakus, ja fui ate um deles. S0 que os kras nao sabem o q é roleplay, maioria das vezes fazem coisas extremamente sem sentido e de que nada acrescenta na aventura, é como jogar com um adoslescente de 15 anos que ta louco para ter a primeira transa. (experiencia propria)

Não sou um mega otaku, mas gosto de armas meio gigantes, concepts arts e visuais exagerados, descrições mais dramáticas, stripperific (embora eu também ache justo que personagens masculinos também possam ter essa liberdade tanto quanto as femininas :hmmm: ).

Mas entendo o quão irritante é jogador que coloca nomes em japonês e diz que seu personagem em uma mesa de horror moderno ou fantasia heróica de inspiração ocidental quer se vestir como um shinigami de Bleach, samurai ou ninja colorido de Naruto da forma mais copy/paste possível. E excesso de humor arguinho e "originalidade" aprendida com o Trio (exemplo fictício a ser aprimorado: HURR MEU PERSONAGEM É ORIGINAL ELE ACHA QUE É UM GATO E GOSTA DE SE ESFREGAR NA PERNA DAS MULHERES E MLAMBER AS PRÓPRIAS MÃOS).

Não sei mais como é jogar com gente muito nova (não que sejamos muito mais velhos), mas todos os nossos jogadores tem no mínimo 20 anos, então as coisas mudam um pouquinho.

Minha mesa é só de jogadores de 20 anos ou mais, mas quem disse que isso livra a mesa de gostarem de "tocar o terror" :linguinha: . Embora realmente sejam os jogadores mais novos que geralmente gostam mais de sacaneação.

Eu gosto de usar e abusar dos conhecidos Handouts. Se os jogadores acham um mapa, eu faço mapas em papel envelhecido e entrego pessoalmente. Se eles acham algo escrito na parede, eu mostro pra eles. Se acham uma textura, eu tento reproduzir e mostrar. Acho que é uma alternativa válida para estimular a interatividade com os jogadores

não cheguei a usar muito esse recurso. Fazer desenhos dos perosnagens e NPCs e esboços de partes das localidades contam como handout?
Youkai X

Mensagempor Radasforth Longshank em 10 Fev 2009, 18:16

Alguém tem alguma dica pra como fazer esses mapas?
Eu lembro que na escola me ensinaram, há muito tempo; para confeccioná-lo, necessitava-se algo da espécie "Papel, jogá-lo no fogão por um pouquinho, queimar as pontas...Após ter desenhado".
Alguém sabe alguma técnica manual para fazer esses mapinhas antigos?
Radasforth Longshank

Mensagempor KYU em 10 Fev 2009, 22:23

Radasforth Longshank escreveu:Alguém tem alguma dica pra como fazer esses mapas?
Eu lembro que na escola me ensinaram, há muito tempo; para confeccioná-lo, necessitava-se algo da espécie "Papel, jogá-lo no fogão por um pouquinho, queimar as pontas...Após ter desenhado".
Alguém sabe alguma técnica manual para fazer esses mapinhas antigos?

- Faça um tubo, enrolando o papel.
- Corte as bordas com uma tesoura em forma de ondas desproporcionais.
- "Queime" o papel no fogo (só pra ele ficar com a coloração) e faça isso de maneira mais acentuada nas bordas, ao ponto delas ficarem quebradiças.

É só ir tentando que tu pega o jeito.
KYU

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias