Aventuras, mesas, sessões ruins...

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cebolituz em 15 Fev 2009, 18:26

Mais freqüentemente com novatos, mas ainda sim não incomuns. Seja por algum motivo bizarro, elas sempre acontecem mesmo nas melhores mesas.

Já aconteceu alguma vez de por algum motivo específico, houver uma briga entre jogadores, algum detalhe ruim, situação constragendora, brigas com regras, jogador em particular, frase infeliz, condução de aventura extremamente sem graça, discussões acaloradas e situações que não estavam previstas por ninguém?

Eu de fato não tenho lá muita experiência de jogo em mesa, mas muito freqüentemente nas mesas que joguei havia muita briga e discussões por causa de regras.

Infelizmente, passávamos muito tempo discutindo regras e situações duvidosas sobre certas mecânicas que geravam diversas discussões. Quando resolvíamos, a autoridade do mestre sempre era questionada.

Isso acontecia muito com meu grupo de amigos, e devido a isso, meus jogos nunca foram para frente. Hoje em dia, nas raras vezes que jogo, isso melhorou bastante.

Conte nesse tópico algum caso incomum, desagradável, ruim ou qualquer motivo que tenha causado uma briga, discussão, ou situação embaraçosa na mesa.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Frost em 15 Fev 2009, 20:33

Discussões abertamente na mesa... Comigo nunca aconteceu nenhuma realmente grave. Entretanto os personagens tentam resolver os problemas dentro do jogo, sutilmente, como os jogadores que haviam tentado matar (por diversas vezes)os personagens uns dos outros.

Isso sempre sobra pro mestre, cada jogador, depois de uma sessão, vem falar algo que outro jogador estava fazendo e que não o agradava (em particular), mostrando seus planos para dar o fim no outro jogador antes que esse faça isso primeiro. Isso fez com que meu último grupo fosse um bando de aventureiros paranoicos prontos para acertar uma adaga nas costas do outro na primeira oportunidade.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Gun_Hazard em 15 Fev 2009, 21:12

Cebolituz escreveu:Já aconteceu alguma vez de por algum motivo específico, houver uma briga entre jogadores, algum detalhe ruim, situação constragendora, brigas com regras, jogador em particular, frase infeliz, condução de aventura extremamente sem graça, discussões acaloradas e situações que não estavam previstas por ninguém?

Claro que já!

Quer um Exemplo?

http://falhacriticarpg.wordpress.com/2009/01/21/acontecimentos-da-minha-ultima-nao-aventura-nao-narrada-por-mestre-k/

Geralmente quando a aventura tem potencial para ser um fracasso nós avacalhamos a história...

Agora entenda um pouco o porque do medo do Mestre:
http://falhacriticarpg.wordpress.com/2009/01/23/como-enlouquecer-seu-mestre/
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Anonimous000 em 15 Fev 2009, 23:25

Meu grupo perdeu muitas horas de jogo por discuções infelizes de um único jogador, mas desde que ele foi expulso do grupo não teve nada muito grave.

Os dois piores casos, até hoje marcados com os demais membros do grupo, foram uma discução de como ele usaria um barril de óleo para matar todos os orcs em uma caverna num jogo de Senhor dos Anéis (o oficial, sistema CODA) e outra sobre como o cloak dele tinha mangas, botões, arrastava no chão e não se movia com o vento, de modo a esconder a armadura dourada com detalhes escarlates que ele usava por baixo, em uma cidade famosa por vantanias, em Exalted. Eu tive a felicidade de, nos dois casos, ser um dos outros jogadores, mesmo sendo geralmente o narrador no grupo.

Um terceiro caso, do qual lembro menos os detalhes, ele implicou comigo que uma série de eventos era absurda/impossível. Só ficou quieto quando eu coloquei, de modo seco e direto, que ele não tinha conhecimento de todos os eventos que se passavam no mundo de jogo, e por isso ele não conseguia traçar uma lógica que ligava todos os eventos. Cerca de trinta minutos depois da discução o grupo conseguiu, sem muita ajuda do tal individuo, descobrir informação suficiente para perceber as ligações dos eventos do quais ele ficou algumas horas reclamando.

Os demais jogadores (dois em especial) tem o dom de encontrarem motivos para se matarem (in game) pelo menos uma vez por par de personagens que fazem. Mas isso é tão comum e fácil de resolver que eu comecei a incorporar nas minhas aventuras.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Lune em 15 Fev 2009, 23:40

Sobre regras: é preciso definir uma autoridade, e a palavra dessa pessoa tem que ser final. Quando eu estou jogando, só dou pitaco em regras se o Mestre estiver em dúvida. Se ele insiste em algum erro, eu deixo quieto e converso com ele no fim da sessão. Se ele comete erros demais e se recusa a admití-los, eu saio da mesa, como já aconteceu.

Quanto a brigas pessoais, acontece raramente, mas quando foi o caso eu busquei encerrar a aventura o mais rapidamente possível para evitar que as brigas se agravassem. Tipicamente, depois de meia hora de Wii e vídeos toscos do YouTube, tá todo mundo amigo de novo.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lanzi em 17 Fev 2009, 13:26

Gun_Hazard escreveu:
Cebolituz escreveu:Já aconteceu alguma vez de por algum motivo específico, houver uma briga entre jogadores, algum detalhe ruim, situação constragendora, brigas com regras, jogador em particular, frase infeliz, condução de aventura extremamente sem graça, discussões acaloradas e situações que não estavam previstas por ninguém?

Claro que já!

Quer um Exemplo?

http://falhacriticarpg.wordpress.com/2009/01/21/acontecimentos-da-minha-ultima-nao-aventura-nao-narrada-por-mestre-k/

Geralmente quando a aventura tem potencial para ser um fracasso nós avacalhamos a história...

Agora entenda um pouco o porque do medo do Mestre:
http://falhacriticarpg.wordpress.com/2009/01/23/como-enlouquecer-seu-mestre/

Pô, mas esse aí de Atlantis foi culpa do mestre mesmo. O mestre é você? Que mestre ruim! "Não dá, não consigo!". AH, não aguenta bebe leite, pombas!
Lanzi

Mensagempor Gun_Hazard em 17 Fev 2009, 13:43

O Mestre dessa aventura não fui eu!
(Não consigo ser tão Ruim!)

O Mestre é nosso amigo Kléééébbbeeerrr!

Mas por incrível que pareça ele não é sempre assim só 50% das vezes...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Corvo da Tempestade em 17 Fev 2009, 14:43

- Mestre "dando em cima" da única jogadora, ignorando o resto do grupo
- Discussões inúteis que nos fazem perder 4 horas (tempo real) pra sair de uma cidade
- Discussões sobre regras.
- Pessoas que levam suas desavenças para o jogo

isso resume todas as aventuras ruins que joguei
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Lune em 19 Fev 2009, 01:01

- Mestre "dando em cima" da única jogadora, ignorando o resto do grupo

Isso aconteceu uma vez, mas foi tão ridículo que ao invés de nos irritarmos nós incorporamos a incrível "sorte" da personagem ao jogo. Foi engraçado :b

- Discussões inúteis que nos fazem perder 4 horas (tempo real) pra sair de uma cidade

Esse problema me fez parar a campanha de Star Wars. O grupo era tão paranóico (culpa de um Killer DM que eles tiveram) que se recusava a dar um passo sem tomar absolutamente todas as precauções possíveis e imagináveis, e colocavam a sua própria segurança acima de qualquer urgência que a galáxia pudesse ter. Desnecessário dizer que isso não deu muito certo em um cenário heróico como Star Wars.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Anonimous000 em 19 Fev 2009, 12:22

Lune escreveu:Esse problema me fez parar a campanha de Star Wars. O grupo era tão paranóico (culpa de um Killer DM que eles tiveram) que se recusava a dar um passo sem tomar absolutamente todas as precauções possíveis e imagináveis, e colocavam a sua própria segurança acima de qualquer urgência que a galáxia pudesse ter. Desnecessário dizer que isso não deu muito certo em um cenário heróico como Star Wars.

Isso me lembra um dos meus jogadores... Ele odeia sofrer dano, entaum ele odeia ir na frente, mesmo sendo o personagem com melhor ataque, defesa e absorção na mesa...
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Madrüga em 19 Fev 2009, 12:52

É duro quando jogador fica calejado assim. Muitos jogadores de Storyteller acabam, por exemplo, perguntando na criação do personagem: "meu, se eu tiver lacaio, quanto tempo até ele morrer?"... típico daqueles grupos HORRÍVEIS de Storyteller que fazem carnificina, o narrador matando todos os entes queridos, contatos, aliados, lacaios do personagem só porque... bem, porque ele os TEM.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lune em 19 Fev 2009, 13:25

É duro quando jogador fica calejado assim. Muitos jogadores de Storyteller acabam, por exemplo, perguntando na criação do personagem: "meu, se eu tiver lacaio, quanto tempo até ele morrer?"... típico daqueles grupos HORRÍVEIS de Storyteller que fazem carnificina, o narrador matando todos os entes queridos, contatos, aliados, lacaios do personagem só porque... bem, porque ele os TEM.

Algumas pérolas de sessões de Storyteller que participei:

Uma jogadora fez uma ficha altamente otimizada para disciplinas e geração. Depois, durante a aventura, ela desviou toda a narrativa para ganhar tempo de distribuir o sangue dela sutilmente a todos os humanos importantes da cidade. Era um plano muito inteligente, e o Narrador não teve nem os culhões de impedí-la nem o cérebro para superá-la. Resultado: ao fim da segunda sessão de jogo ela já controlava mais recursos que o próprio Príncipe, sem gastar um único ponto em Antecedentes. E depois dizem que jogadores munchkin são coisa de D&D...

Em outra campanha, um dos jogadores ousou insinuar que o Príncipe da cidade poderia estar errado. Em represália, o grupo inteiro foi crucificado e morto ainda na primeira sessão. A história vem em primeiro lugar, de fato...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Fev 2009, 13:49

Em outra campanha, um dos jogadores ousou insinuar que o Príncipe da cidade poderia estar errado. Em represália, o grupo inteiro foi crucificado e morto ainda na primeira sessão. A história vem em primeiro lugar, de fato...

Isso é Vampiro ou Paranóia? :blink:

Sério. É isso que me faz odiar os RPGistas de Manaus: praticamente TODOS eles são assim. Pensam que "interpretar" se resume a "babar o ovo dos NPC's do Mestre". Não há atitude mais babaca e narcisista.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Fev 2009, 14:19

Isso aconteceu uma vez, mas foi tão ridículo que ao invés de nos irritarmos nós incorporamos a incrível "sorte" da personagem ao jogo. Foi engraçado

Isso porque você não perdeu uma tarde com a "grande cena do gatinho que a personagem ganhou do NPC" :parede: (sério...1 hora só com a interação dela com o gato)...

Isso me lembra um dos meus jogadores... Ele odeia sofrer dano, entaum ele odeia ir na frente, mesmo sendo o personagem com melhor ataque, defesa e absorção na mesa...

Isso me lembrou o anão "viciado em poção de cura" que tinha em minha mesa :rolando:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor kimble em 20 Fev 2009, 01:45

Resultado: ao fim da segunda sessão de jogo ela já controlava mais recursos que o próprio Príncipe, sem gastar um único ponto em Antecedentes. E depois dizem que jogadores munchkin são coisa de D&D...

Por esse tipo de coisa que qualquer jogo da White Wolf com antecedentes, eu permito que os jogadores ganhem pontos nisso fácil só que paguem em xp por isso. 3 xp por ponto.

Uma 'clássica' de desencontro entre pensamentos do Mestre e jogador, apesar da sessão não ter sido ruim:

Jogo de supers no universo DC, a campanha tem como base que os jogadores estão usando personagens 'goody-goody' que não fazem coisas como matar criminosos.
Os personagens estão espionando um bando de criminosos enquanto esperam o momento para agir. Um bando de ninjas assassinos surge do nada e ataca os criminosos. Os dois lados começam a se matar.
Quase todos os jogadores dizem que seus personagens estão indo lá tentar evitar a matança.
Um dos jogadores tenta parar os outros dizendo 'Mas ei! Eles estão fazendo nosso trabalho pra nós!'.
Eu não fui o único que encarei a pessoa com um olhar de 'unh...'.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias