Vamos fazer dados?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Vamos fazer dados?

Mensagempor Muramalks em 30 Set 2009, 16:57

Então, lendo o tópico sobre desaparecimento de dados de RPG no Brasil, eu lí um comentário do Madruga

Seu_Madrüga escreveu:Isso que é f*. É um pedaço de PLÁSTICO, afinal.

E fiquei pensando... será que não há como fazer isso? Não é possivel que o custo de produção seja alto o suficiente para cobrar 3 reais o dado...

Vamos ver... que material daria para se fazer dados em casa? Quem falar biscui apanha!

Estava pensando em fazer moldes de gesso para então rechear com algum material decente... Ou trabalhar com resina, talvez...
Imagem
PutCENSURADOiu, tô tonto!
Muramalks

Vamos fazer dados?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Set 2009, 17:07

O custo de produção talvez não seja tão alto, mas o custo para deixar as medidas certas devem ser complicadas.

D6 devem ser baratos porque criar um cubo regular deve ser bem mais simples que criar outro poliedro qualquer.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Vamos fazer dados?

Mensagempor louc0 em 30 Set 2009, 17:18

Não é só isso que importa VA, a homogeneidade do material é importante, qualquer diferença na densidade vai criar um vício no dado.

Outra, produzir um molde para plástico pode ser caro, envolve usinagem, tratamento superficial e alguns mecanismos. Sai algo em torno de 2000 reais pra cima, dependendo das funcionalidades/complexidades envolvidas (apesar de fazer alguns anos que não trabalho na área, então os preços podem ter mudado).
Depois tem o problema de produzir. Ainda que cada dado saia barato, empresa nenhuma vai aceitar lotes pequenos. Ou se aceitar, o preço unitário vai ser tão alto que não vai valer a pena.

Na boa, se o problema é pagar 3 reais por cada dado, sugiro que usem dados eletrônicos ou programas de computador, que apesar de não serem verdadeiramente aleatórios, podem ser considerados como tal para qualquer aplicação prática. Virar um magnata dos dados não deve dar muito certo no Brasil, tanto que todos os dados que compramos são importados (talvez os D6 de bolinhas não o sejam, por conta dos muitos jogos de tabuleiro)

Editado: Sem contar que se o dado for criado por um método puramente artesanal, duvido muito da sua imparcialidade. Aí penso, vale a pena pagar 3 reais por um dado imparcial ou uso esse de papel marchê?
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Vamos fazer dados?

Mensagempor Bahamute em 30 Set 2009, 17:36

Estava com esta mesma idéia (criar dados) há um tempo atráz.
Mas, após pesquisar, caí no mesmo problema relatado peo Ruben.
O investimento é alto, e, não há mercado no Brasil para isso. Pode até ter, mas não há como você ganhar alguma coisa em cima disto.
Eu não acho que três reais por dado seja caro. Não acho mesmo. O maior problema (e o motivo d'eu querer fabricar no passado) é encontrá-lo. E olha que, eu moro em São Paulo. Há três lojas conhecidas por aqui (moonshadows, Terramedia e Cidade de Papel) mas, não é raro que elas estejam com falta dos mesmos...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Vamos fazer dados?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Set 2009, 17:43

Não é só isso que importa VA, a homogeneidade do material é importante, qualquer diferença na densidade vai criar um vício no dado.

Sim, esqueci de mencionar isso. Tanto que boa parte das técnicas de viciar dado envolvem aplicar chumbo no lado que deve ficar para baixo.
Na boa, se o problema é pagar 3 reais por cada dado, sugiro que usem dados eletrônicos ou programas de computador, que apesar de não serem verdadeiramente aleatórios, podem ser considerados como tal para qualquer aplicação prática.

Existem maneiras desse tipo de aplicação ficar mais aleatória, mudando a seed de cálculo a cada período definido (tipo, quando um botão for apertado ou a cada conjunto de milisegundos).
_Virtual_Adept_
Webmaster

Vamos fazer dados?

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Set 2009, 20:38

Muito mais produtivo escrever um programinha bem simples em Java, que rode em qualquer celularzinho de R$ 50,00 e faça rolagens de dado personalizadas. E hospedamos ele aqui com tutoriais pra qualquer um que queira usar. Dava até pra fazer um pra cada sistema mais popular.

Idéia Copyright 2008 - Valberto.

Sério, com um pouquinho de conhecimento em Java e um tempinho lendo tutoriais na net, não deve ser difícil fazer isso.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Vamos fazer dados?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Set 2009, 22:11

E não é.
A questão é que compatibilidade entre celulares é mais complicada do que pode parecer.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Vamos fazer dados?

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Set 2009, 22:14

Sei não... basicamente só varia o tamanho do display. A plataforma java usada, até onde eu saiba, é a mesma.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Vamos fazer dados?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Set 2009, 23:29

É, mas o design dos botões, por exemplo, é variado. As posições dos botões de um Sony não tem nada a ver com a de um Nokia.

Eu nunca fiz uma aplicação para celular. Poderia até tentar, se fosse o caso.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Vamos fazer dados?

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Out 2009, 08:39

Dá pra utilizar apenas o teclado numérico, que é igual em qualquer celular.

8, 4, 6, 2 = cima, esquerda, direita, baixo
5 = confirma
0 = cancela

Geralmente é feito assim em jogos de celular, o joystick/direcional é usado nos que tem, caso não exista o teclado funciona como um.

Imagine algo bem simples, 3 campos.
Primeiro: definindo número de dados jogados (cima/baixo aumenta ou diminui)
Segundo: Definindo o tipo de dado jogado (cima/baixo troca entre os disponíveis)
Terceiro: Define bônus ou redutor (cima/baixo aumenta ou diminui)

Isso seria bem rudimentar, seria melhor com a possibilidade de rolar mais de um tipo de dado ao mesmo tempo, mas conseguindo rodar isso já dá pra ter uma idéia de como aprimorar.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Vamos fazer dados?

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Out 2009, 09:09

Ou, pra não ter que reinventar a roda, dê uma olhada no aplicativo J2MEDice, que é distribuído na GPL e pode ser facilmente traduzido/modificado se for uma alternativa interessante. Infelizmente não posso baixar e testar ele aqui no trabalho, mas se alguém conseguir, por favor nos diga o que achou.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Vamos fazer dados?

Mensagempor arghsupremo em 01 Out 2009, 09:14

Programas roladores de dado não tem a mesma emoção. Façam uma forcinha e comprem dados.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Vamos fazer dados?

Mensagempor louc0 em 01 Out 2009, 09:56

Dá pra simular D4, D8, D12 com moedas e um dado comum de 6 lados. D10 e D20 deve ter como também, só tenho que pensar num método mais prático.
louc0
Moderador

Vamos fazer dados?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 01 Out 2009, 10:45

D10 é só ignorar caso dê 11 ou 12, rub.
E D20 é só usar uma moeda extra.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Vamos fazer dados?

Mensagempor louc0 em 01 Out 2009, 11:02

Foi o que eu pensei, mas não queria ter que ignorar resultados. Digo, o vivente já vai ter que jogar um monte de moedas.
louc0
Moderador

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias