Personagens nojentos

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Personagens nojentos

Mensagempor Youkai X em 18 Out 2007, 21:10

Essses tempos eu tenho tido uma inspiração estranha pra fazer personagens (especialmente personagens jogadores) que fossem repulsivos, irritantes, miseráveis e arrogantes. Algo parecido com aqueles colonizadores e exploradores europeus que enxergam humanos não euroupeizados, orcs, homens-lagartos e outros seres como lixo inferior e incivilizado a ser "civilizado" e a ter seus tesouros roubados. A pergunta seria: Como interpretar bem um persnagem desses e sua ambição desmedida sem que se torne um pretexto barato para um aventureiro do tipo "pilhar-matar-destruir" totalmente raso e sem profundidade? Como mostrar o caráter moral repulsivo do personagem mas mostrar que é apenas do personagem e não do jogador?

Exemplos que considero para esse tipo de personagem aparecem nos desenhos de Tarzan e Atlantis (da Disney), aquele capitão de O Labirinto do fauno, até mesmo aquele cineasta de King Kong pode ser considerado alguém do tipo, embora em menor escala de repulsividade, mas tendo como conceito um sonho de grandiosidade a ser alcançado, mas quew em busca desse sonho acabou atropelando os sentimenots dos outros e se vender facilmente.
Youkai X

Personagens nojentos

Mensagempor Vinicius em 18 Out 2007, 21:20

Que coincidência, vou começar a jogar uma campanha de Dragonlance e vou ser um Silvanesti. Eles se acham superiores a qualquer outra raça.

Acho que arrogância e "nacionalismo" não precisam ser necessariamente violência física, como o personagem não possui uma "etiqueta moral normal", ele pode usar de chantagens, suborno, ameaças e etc.
:frenzied:
Vinicius

Personagens nojentos

Mensagempor Youkai X em 18 Out 2007, 21:29

Mas os personagens que citei são especialmente violentos. Especialmente com quem consideram inferiores. Todo tipo de violência. Mas chantagens são bem apicáveis entre esses tipos de violência. Além de comentários depreciativos fortes como chamar a qualquer outro humanóide de macacos ou ratos inferiores.
Youkai X

Personagens nojentos

Mensagempor Lady Draconnasti em 18 Out 2007, 23:38

Em suma, você quer um personagem fdp.

Eis uma boa referência
viewtopic.php?f=24&t=531&start=0

Boa leitura
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Personagens nojentos

Mensagempor Montliard em 19 Out 2007, 00:43

O mundo aonde vc vai jogar possui uma civilização principal ou é um mundo encantado da fantasia aonde as diferentes nações mais ou menos se equivalem? Existe uma "Grã-Bretanha"? Um "Império Habsburgo"? Pq se não existir sua interpretação pode ficar meio vazia. O europeu pisava nos pagãos da américa, africa e ásia pq o europeu tinha rifle e eles não.

Digo, fica meio difícil e talvez frustrante vc falar: "Sacerdote insano, seu idolo de pedra não possui poder algum, tua fé é tola! Tomar um grande lagarto por deus, como se existisse divindade com tua forma animalesca! Faz-me rir!"
E de repente ele te jogar um Bestow Curse em nome do ídolo de pedra o qual vc acaba de desacreditar.

Na verdade, a existência de vários deuses um pra cada raça e pra cada profissão e pro diabo a quatro dificultaria muito.

Como é o cenário no qual vc vai jogar?
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

Personagens nojentos

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Out 2007, 01:18

Um ótimo exemplo é Garithos, o "Dark Knight" que aparece a partir da 2ª Campanha da expansão do Warcraft III.

SPOILER: EXIBIR
Sylvanas realmente subiu no meu conceito no final de seu arco de história onde ordena Varimathras a "se livrar dele também", logo depois de forçá-lo a cometer um crime hediondo (yep, aparentemente demônios também tem leis) ordenando a execução de outro Dreadlord...
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Personagens nojentos

Mensagempor Youkai X em 19 Out 2007, 01:23

Nem faço idéia quando jogarei em alguma mesa de D&D ou qualquer mesa de fantasia. Mas queria ver a opinião de todos aqui sobre esse tipo de personagem. E boas idéias para quando eu puder jogar(ao menos posso pensar em gente assim como narrador).

De preferênxcia um personagens desses já teria que ser feito em uma mesa de personagens mais fortes e influentes, para melhor ressaltar a insensibilidade, truculência e autoritarismo até perante os próprios subordinados, entao imagina aos adversários capturados. Fazer um indivíduo digno de um Cortez ou Pizarro da vida mesmo. Alguém já interpretou um PC ou NPC assim?
Youkai X

Personagens nojentos

Mensagempor Montliard em 19 Out 2007, 12:10

Já interpretei um personagem desses em GURPS 4th edition, aonde ao invés de gastar 150 pontos pra ser um heroi, gastei pra ser um ricaço nobre-mercador que além de ter um pequeno exército de seguranças ainda podia dizer "Não é nada pessoal, são as regras da Liga Hanseática" enquanto tomava na marra os feudos de barões endividados e os prendia.

Ah, ele perdeu tudo quando o Duque da Prússia (os nomes dos lugares eram copiados do mundo real, mestre preguiçoso) resolveu enviar um grupo de cavaleiros (grupo de 100 ¬¬) pra puni-lo por seus abusos. Infelizmente um jogador que era "plot device" parou de jogar e a campanha morreu logo depois.
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

Personagens nojentos

Mensagempor Cebolituz em 19 Out 2007, 13:13

Um personagem dessa maneira, seria um típico vilão. Seria algo interessante de se aplicar a campanhas evil.

A questão é você colocar objetivos e motivações para o seu personagem ser dessa maneira repulsiva. Seria a ganância? A busca pelo poder? Aumentar o domínio da sua divindade ou do seu reino? Sofreu nas mãos de raças inferiores?

A sua interpretação sem parecer que você seja combeiro, poderia usar a força e a intimidação contra seres de nível baixo, e tentar manipular e enganar reinos e seres de nível alto. O principal é você dar motivos do seu PJ agir dessa maneira. Traumas de infância, influência dos adultos, repressão são algumas coisas que poderiam justificar as suas atitudes.

Você poderia demonstrar o aumento dessa repulsa ao longo que evolui, de forma que assim você acabe por se tornar um ser autoritário e repugnante.

Você poderia se inspirar em alguns seres reais como a xenofobia de Adolf Hitler, o autoritarismo de Saddam Hussein e a crueldade de Vlad Tepes (o Drácula verdadeiro).
Imagem
Cebolituz

Personagens nojentos

Mensagempor Youkai X em 19 Out 2007, 14:49

Boas dicas as de vocês. Outro bom exemplo seria Cortez (o conquistador que ferou com os astecas).
O personagem poderia ser Evil, mas num grupo que não o é, mas que teria ele como integrante por algum motivo, como por ele ser uma pessoa de confiança de um rei ou mercador importante que esteja financiando uma expedição em terras distantes. Preferencialmente ele seria combatente ou explorador. Claro que precisaria ter uma mente quase tão forte quanto o corpo, ser um cara bem resistente, mas não o mais forte realmente dos combatentes, e ter uma presença marcante para dar ordens de forma efetiva, porém tirânica.
Youkai X

Personagens nojentos

Mensagempor Evil em 19 Out 2007, 15:48

Acho que com o nick que eu tenho posso dar uma ou outra opinão nesse thread.

Seguinte camarada: O lance por trás de ser mau é não tentar ser um monstro matador ou um conquistador, imperador, etc. O cara que é mau de verdade é só alguém que diz o que as pessoas precisam ouvir no momento certo, dá a elas o que elas precisam e depois tira quando elas precisam mais.
Apenas assita Advogado do Diabo e tente ser o Diabo ouSin City - A cidade do pecado. Você vai entender melhor o que tô te falando
Evil

Personagens nojentos

Mensagempor Lady Draconnasti em 19 Out 2007, 16:31

Na verdade, ser mau vai muito além disso, Evil. Eu diria que seria um "combo box" disso tudo, aplicado com alguma inteligência. Quanto melhor o personagem souber usar essa falta de escrúpulos, mais "mau" ele poderia ser considerado.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Personagens nojentos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 19 Out 2007, 21:19

Gente má, não admite que é má jamais, acha que está apenas fazendo seu trabalho, segredo, arrogancia, egocentrismo, charme e inteligencia, e uma necessidade de sangue maior do que a de um espectador de Snuff Movies (aqueles filmes de autopsia, tortura e execução reais), Talvez um Hannibal Lecter, ou algo igualmente perigoso.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Personagens nojentos

Mensagempor Cak em 19 Out 2007, 22:02

Ser um personagem verdadeiramente mal vai muito além de ser mal propriamente dito. Ele tem que ser maquiavélico, cruel, perspicaz, dissimulado, impiedoso e ter uma empatia fora do comum. Se eu fosse fazer um personagem mal, ele seria um personagem muito amigo, bondoso, na frente dos companheiros, mas nas costas, faria intrigas e começaria a envenenar uns contra os outros até ele ter o poder sobre os companheiros.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Personagens nojentos

Mensagempor Youkai X em 19 Out 2007, 22:35

Acho que alguns não compreenderam o tipo de personagem que quero fazer. Ele não seria do tipo dissimulado e que se valesse de uma língua afiada pra envenenar o grupó e os inimigos. Ele seria do tipo que julga ser civilizado, superior e que ao lidar com quem não é de um povo tão tecnologia e/ou magicamente avançado como seres incivilizados, que merecem ser explorados duramente em nome da ganância. Sim, isso o levaria a fazer uma série de comentários depreciativos em relação a quem ele julga ser inferior, maltratando fortemente quem é de outra etnia, cultura e raça, além dos subordinados. Ele teria algum senso de camaradagem e seria visto como uma inspiração pelos soldados que devido ao desespero de uma exploração, querem se sentir protegidos por uma figura imponente, mesmo sendo um sujeito muito autoritário. Óbvio que esse personagem ajudaria os seus aliados nas horas convenientes tanto por saber que precisa de aliados quanto para mostrar a imagem de herói, salvdor, de nobre civilizado que em uma missão "civilizadora". As fraquezas de um personagem assim seriam obviamente a ganância dele, embora ela possa lhe dar em alguns momentos uma força e resistência monstruosa, éspecialmente quando deixa de lado por completo questões morais, chegando aos exageros da crueldade (sim, e trairia até aliados que ousassem se interpor em sua ganância desmedida).
Youkai X

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias