Probabilidade ou Destino?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor planes em 03 Mar 2008, 09:02

Carol a hiperativa escreveu:Na verdade não, olha só...vo explicar por partes tudo bem?

Vc tem a probabilidade de 1/10 de tirar qualquer numero, ou seja... chance de 1/10 de tirar 10, de 1/10 de tirar 9 e de 1/10 de tirar 1!

Porem...para cada 1 que vc tira, vc anula um sucesso, ou seja...caso vc role muitos dados, a probabilidade de vc tirar MUITOS 1 é grande, é a mesma de tirar 10, só que o 1 anula sucessos!

Mas a chance de obter sucessos aumenta em uma velocidade maior, portanto se você tem mais dados você tem uma chance maior de obter mais sucesso que obter mais valores "1" (não é possivel cancelar sucessos na mesma "velocidade" em que eles aparecem), ou seja, quanto mais dados, maior a probabilidade de se obter um sucesso e maior a quantidade média de sucessos/teste.

No sistema do WoD 1.0, pós-revisão da regra de falha crítica, as probabilidades são coerentes. Para paradas de dados maiores ou iguais a 2 e dificuldades entre 2 e 9, a probabilidade de sucesso aumenta com o aumento dos dados enquanto a probabilidade de falha critica diminui (lembrando que o exemplo que postei era o problema visto no sistema antigo antes da revisão).
Imagem
planes

Mensagempor Speranza em 03 Mar 2008, 20:52

Sistemas alternativos de resolução de tarefas são muito importantes, ainda mais num mercado saturado, com tantos RPGs a disposição. Agora tem aquela coisa: inventar moda por inventar moda não faz sentido. Usou cartas/fichas pq encaixa no tema do cenário? Excelente. Usou uma roleta porquê ela se aproxima mais do que o sistema propõe como aleatório? Fantástico. Colocou um método mirabolante, sem motivo aparente? Pra quê?
http://ygorsperanza.deviantart.com

Lei de Speranza: não importa o quão pervertida, ultrajante, escatológica e desrespeitosa seja sua opinião, existe alguém na internet que concorde com ela.
Speranza

Mensagempor FreeSample em 03 Mar 2008, 21:34

Eltor, reparou que tem um comentário meu lá? :b

Na verdade não, olha só...vo explicar por partes tudo bem?

Lembre-se que nem sempre a chance de sair sucesso é a mesma de sair um - isso só acontece com dificuldade 10. Por exemplo, em dificuldade sete, a chance de um dado ser sucesso é 40%, contra apenas 10% de sair 1. claro, continua sendo 1/10 a chance de cair sete, oito, nove, e dez, mas vc esqueceu de juntar todos eles no grupo "sucesso". :)

No sistema do WoD 1.0, pós-revisão da regra de falha crítica, as probabilidades são coerentes.

Segundo certas probabilidades que vi, não diria tanto. O absurdo foi apenas reduzido, não extinto, tanto é que a chance de falha crítica não fica só aumentando, ela faz um arco, a chance aumenta até certo número de dados, aí volta a cair. Tendo em mente as regras revisadas, com dificuldade nove, o cara que joga um dado vai ter 10% de chance, enquanto um que role quatro dados terá 17% de chances, e um que role oito dados terá cerca de 11% de chances de sofrer uma falha crítica.

Não ficou coerente, mas ao menos melhorou . :)
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor planes em 04 Mar 2008, 00:51

Speranza escreveu:Sistemas alternativos de resolução de tarefas são muito importantes, ainda mais num mercado saturado, com tantos RPGs a disposição. Agora tem aquela coisa: inventar moda por inventar moda não faz sentido. Usou cartas/fichas pq encaixa no tema do cenário? Excelente. Usou uma roleta porquê ela se aproxima mais do que o sistema propõe como aleatório? Fantástico. Colocou um método mirabolante, sem motivo aparente? Pra quê?

Concordo plenamente. O metodo de resolução deve estar plenamente integrado a sua proposta (seja de ambientação ou estilo) para ser interessante, isso também vale para o oposto, um simples sistema de distribuição uniforme (role 1d qualquer coisa) em uma ambientação realista não é muito interessante.

Segundo certas probabilidades que vi, não diria tanto. O absurdo foi apenas reduzido, não extinto, tanto é que a chance de falha crítica não fica só aumentando, ela faz um arco, a chance aumenta até certo número de dados, aí volta a cair. Tendo em mente as regras revisadas, com dificuldade nove, o cara que joga um dado vai ter 10% de chance, enquanto um que role quatro dados terá 17% de chances, e um que role oito dados terá cerca de 11% de chances de sofrer uma falha crítica.

Acho que nesta situação cabe outra análise. Ao meu ver, um dado em sistema de parada de dados é anomalia (seja por definição como por ser uma situação onde a probabilidade de falha crítica é a mesma independente da dificuldade, por si só, já é incoerente), se o sistema se reduz o tempo todo a esta valor algo está errado já que isso degenera totalmente a probabilidadse do sistema, reduzindo parte da previsibilidade que o sistema deveria fornecer para uma mera jogada de chance. Desta forma o que deve ser feito. ao meu ver, não é adequar o sistema a esta situação e sim elimina-la ou reduzi-la o máximo possível (eu geralmente declaro a redução a um dado uma falha automática da ação).

O unico problema no sistema (considerando que versões recentes, como Dark Ages, aboliram a dificuldade 10) é o que acontece na dificuldade 9 entre 2 e 3 dados na parada onde ha um pequeno aumento para depois redução, mas não creio que isso seja significativo (você pode jogar inumeras sessões sem ver isso na mesa, há problemas piores, mesmo considerando revisões mais atuais), principalmente que os sistema, como é feito, consegue aliar uma boa distribuição de sucessos em relação a dificuldade/aumento da habilidade e ainda fornece um elemento de emoção que aparenta imprevisibilidade que é o cancelamento de sucessos, acho uma troca justa (afinal é um problema extremamente específico), mas aí vai do gosto decada um.
Imagem
planes

Mensagempor Alessandro_Franzen em 04 Mar 2008, 10:15

Concordo plenamente. O metodo de resolução deve estar plenamente integrado a sua proposta (seja de ambientação ou estilo) para ser interessante, isso também vale para o oposto, um simples sistema de distribuição uniforme (role 1d qualquer coisa) em uma ambientação realista não é muito interessante.

Bom, ai vem um outro exemplo que tenho na minha coleção. Hidden Invasion tem por ideia um cenário cinematográfico estilo arquivo X e Dark Skies, envolvendo o jogador em conspirações governamentais e os objetivos Aliens... O game foi construido para ser um sistema simples e cativante galgado em fatos reais, com material de referência real (paranóico ou não) e amarrado com muita precisão para dar o sabor adequado. Você constroi o personagem em exatos 2 minutos pois não há atributos.. Só perícias adequadas ao conceito de seu personagem que são medidas em quantidade de dados D6. Só para ilustrar, Você recebe 10D6 para espalhar em perícias que você escolhe de uma lista (pode colocar no mínimo 1D6, máx 3D6) e logo a seguir você escolhe 5 perícias para serem seus Knacks (habilidades em desenvolvimento ou hobbies)... Pronto esse é o sistema de criação do Hidden Invasion. Você obrigatoriamente deve escolher um Fault (defeito) para ele, seja físico, social, mental, não se limitando a uma lista. Não há nivel, mas pontos de vida existem. Cada personagem deve rolar 1D6 e soma 10 para saber quanto PV tem no corpo (Se o PV zerar, você já era, não tem essa de negativo)... Se o jogador desejar, somnte na criação, ele pode sacrificar 1D6 pra aumentar o rolamento de PV inicial até no máximo de 4D6+10 PV.Só pra ilustrar, uma pistola leve dá 2d6 de dano, já um assault rifle tem entre 4d6 a 5d6 de dano por rajada. Pronto, acabei de explicar todo o sistema de criação do personagem em Hidden Invasion.

Se a perícia for colocada na área de Talento (considera-se habilidades específicas ou especializadas para o conceito do personagem), ao realizar um teste com ela, você soma 2D6 ao rolamento da perícia... logo, se sou investigador e tenho investigation 3D, no teste eu rolo 5D6.

O sistema usa D6 apenas e que segue a idéia de dificuldades que variam de 10 (rotineira) a 50 (absurdo)... caso você não tenha uma perícia, parte do suposto que é cinematográfico e vc tem pelo menos 2D6 pra rolar... porém não será a mesma coisa que um talento. Ai você pergunta, como alcançar 50 com 2D6? Simples, tirou 2 dados com valores iguais, você rola de novo somando... mas, se tirar um par de 1´s no teste inicial (não nas rolagem extras devido a dados duplos), sua tentativa falha. Há outras mecânicas menores como por exemplo o combate (sempre o mais comentado em qualquer sistema). Você retira dados de seu personagem para anular os dados do oponente naquela perícia (se ele a tiver, claro)... minimo é a base 2D6. Dessa maneira, a probabilidade beneficia o mais capacitado em uma perícia.

Hidden Invasion e Vampire Hunter$ (sim, o título tem um cifrão no lugar do S) são irmãos e se complementam. Ambos usam a probabilidade para alcançar a mistura correta de cinema e realidade.
Imagem
Alessandro_Franzen

Mensagempor Carol a hiperativa em 04 Mar 2008, 13:47

Speranza escreveu:Sistemas alternativos de resolução de tarefas são muito importantes, ainda mais num mercado saturado, com tantos RPGs a disposição. Agora tem aquela coisa: inventar moda por inventar moda não faz sentido. Usou cartas/fichas pq encaixa no tema do cenário? Excelente. Usou uma roleta porquê ela se aproxima mais do que o sistema propõe como aleatório? Fantástico. Colocou um método mirabolante, sem motivo aparente? Pra quê?

Concordo com a sua opinião, mesmo porque, se colocarmos um metodo doido só por colocar ele em vez de se tornar interessante, acaba ficando chato e sem nexo :\

Quanto ao fato de sistemas alternativos serem atraentes num mercado saturado, isso me lembra uma outra discussão que eu irei propor aqui mais tarde, que pode até ser discutida nesse topico mesmo se for o caso, que seria..."o mercado está em crise criativa?" Quer dizer, oque temos de 'novo'? Já criaram tudo oque poderiam criar para sistemas e não tem mais como inovar? O.O

Não ficou coerente, mas ao menos melhorou .

Pois é, melhorou muito sim! O suficiente pra me fazer gostar dele XD, não gosto do antigo storyteller T.T

Você constroi o personagem em exatos 2 minutos pois não há atributos.. Só perícias adequadas ao conceito de seu personagem que são medidas em quantidade de dados D6.

Caramba, é um verdadeiro sonho para os narradores fans de one-shoot :pidao: , pocha sifu alessandro, tenho que conhecer mais sistemas hen kkk
Confiram o meu diario de campanha ^_^ (Baseado em changeling: o sonhar)

viewtopic.php?f=17&t=1730

...

Eu presiso de dinheiro, eu presiso de muito dinheiro. Pra que?

Para não presisar dele. Pra que?

Para não presisar trabalhar. Pra que?

Para ficar sem fazer nada. Pra que?

Para poder PENSAR!
Carol a hiperativa

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias