Concordo plenamente. O metodo de resolução deve estar plenamente integrado a sua proposta (seja de ambientação ou estilo) para ser interessante, isso também vale para o oposto, um simples sistema de distribuição uniforme (role 1d qualquer coisa) em uma ambientação realista não é muito interessante.
Bom, ai vem um outro exemplo que tenho na minha coleção. Hidden Invasion tem por ideia um cenário cinematográfico estilo arquivo X e Dark Skies, envolvendo o jogador em conspirações governamentais e os objetivos Aliens... O game foi construido para ser um sistema simples e cativante galgado em fatos reais, com material de referência real (paranóico ou não) e amarrado com muita precisão para dar o sabor adequado. Você constroi o personagem em exatos 2 minutos pois não há atributos.. Só perícias adequadas ao conceito de seu personagem que são medidas em quantidade de dados D6. Só para ilustrar, Você recebe 10D6 para espalhar em perícias que você escolhe de uma lista (pode colocar no mínimo 1D6, máx 3D6) e logo a seguir você escolhe 5 perícias para serem seus Knacks (habilidades em desenvolvimento ou hobbies)... Pronto esse é o sistema de criação do Hidden Invasion. Você obrigatoriamente deve escolher um Fault (defeito) para ele, seja físico, social, mental, não se limitando a uma lista. Não há nivel, mas pontos de vida existem. Cada personagem deve rolar 1D6 e soma 10 para saber quanto PV tem no corpo (Se o PV zerar, você já era, não tem essa de negativo)... Se o jogador desejar, somnte na criação, ele pode sacrificar 1D6 pra aumentar o rolamento de PV inicial até no máximo de 4D6+10 PV.Só pra ilustrar, uma pistola leve dá 2d6 de dano, já um assault rifle tem entre 4d6 a 5d6 de dano por rajada. Pronto, acabei de explicar todo o sistema de criação do personagem em Hidden Invasion.
Se a perícia for colocada na área de Talento (considera-se habilidades específicas ou especializadas para o conceito do personagem), ao realizar um teste com ela, você soma 2D6 ao rolamento da perícia... logo, se sou investigador e tenho investigation 3D, no teste eu rolo 5D6.
O sistema usa D6 apenas e que segue a idéia de dificuldades que variam de 10 (rotineira) a 50 (absurdo)... caso você não tenha uma perícia, parte do suposto que é cinematográfico e vc tem pelo menos 2D6 pra rolar... porém não será a mesma coisa que um talento. Ai você pergunta, como alcançar 50 com 2D6? Simples, tirou 2 dados com valores iguais, você rola de novo somando... mas, se tirar um par de 1´s no teste inicial (não nas rolagem extras devido a dados duplos), sua tentativa falha. Há outras mecânicas menores como por exemplo o combate (sempre o mais comentado em qualquer sistema). Você retira dados de seu personagem para anular os dados do oponente naquela perícia (se ele a tiver, claro)... minimo é a base 2D6. Dessa maneira, a probabilidade beneficia o mais capacitado em uma perícia.
Hidden Invasion e Vampire Hunter$ (sim, o título tem um cifrão no lugar do S) são irmãos e se complementam. Ambos usam a probabilidade para alcançar a mistura correta de cinema e realidade.