Até quanto o fluff interfere em seu jogo?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Até quanto o fluff interfere em seu jogo?

Mensagempor arcanix.szat em 19 Mai 2011, 14:34

Por que ele não atrapalha? Por que é bom vir grampeado no sistema uma mecânica que existe por que um designer resolveu que o fluff não deixava?

Ex: restrição de classe/raça em AD&D. Restrição de ressurreição em D&D0 (por que elfos e meio-orcs não tem alma).

Quando o fluff impede um conceito de um personagem do jogador, ele atrapalha e muito; já tive jogadores que faziam desdém porque um deles queria jogar de anão mago ("pff, que ridículo!"), mesmo que essa restrição não existisse na prática. Ou pior, como no caso de jogadores influenciados por jogos oldschool onde essas restrições eram arbitrárias e acima de tudo, tornam-se ENTRANHADAS ao que o jogador encara como normal; vide o exemplo citado pelo Gegê, e o que eu falei.

1. Quanto a essa do meio-orc e elfo, nem me lembrava disso. Realmente, se não houver uma explicação plausível (por que o fluff tem que explicar o porquê de barrar uma regra, não?) sempre cabe uma house rule para dar conta.

2. Sobre a questão dos anões e magia. Primeiro, o fluff usado era que a tradição arcana não era comum entre os anões. Eu acredito que isso tem que ver bastante com a época do jogo. Devemos lembrar que Ad&d nasceu bebendo na fonte do que poderíamos classificar como um wargame mais elaborado. Portanto, permitir que um anão não fosse apenas um "anão", mas "anão guerreiro" "anão clérigo" "anão guerreiro/ladrão" já foi um grande avanço.

A partir daí definiu-se que anões não era aptos com magia arcana (muito influenciado também pelos mundo-base de Ad&d).

Confesso que sempre discordei dessa regra de Ad&d e poderíamos no grupo mudá-la se quiséssemos. Nunca houve um anão mago pelo que me lembre.

Agora, não vejo algo tão grave nessa limitação se, no mundo de jogo que o grupo está inserido, realmente anões não forem, por um motivo cósmico fenomenal, capazes de realizar magia. Mas isso tem de estar associado ao cenário/campanha e não a uma regra arbitrária. Entra na questão que falei acima, depende da negociação do grupo.

Por último, gostaria de frisar que muitas limitações em Ad&d estavam relacionadas à época e a própria evolução deste. Tanto é verdade isso que depois, vendo algumas mancadas, eles mudaram as regras do jogo em suplementos. Antes um elfo poderia ir até certo nível como Mago (se não me engano, era 18). Depois, no The Complete Wizard's Handbook, eles permitiram que a raça avançasse mais níveis.

Cara, sim. A diversificação dos papéis foi um golpe de mestre ali na 4e; mas que um controller marcial faz falta...

Concordo. Não há previsão de lançamento de alguma classe do gênero?
arcanix.szat

Twitter: @arcanix

Mensagempor ferdineidos em 19 Mai 2011, 14:40

Acho que aí depende se essa restrição é do sistema ou do cenário.

Os exemplos de D&D são ótimos para isso.

Na 4ed, o sistema é genérico pra qualquer mundo de fantasia, não existe (que eu me lembre) nenhuma restrição devida a fluff.

Já no 0D&D e no AD&D nos exemplos que o GGW colocou é uma mecânica que deveria ser atrelada à um cenário específico e não a todo sistema como é.

Neste caso acho completamente equivocado.

Agora, se no mundo X específico elfos não podem ser paladinos, é uma restrição do cenário e, no meu modo de ver, bastante válida. Limita as escolhas do jogador? Sim, limita. Mas é um cenário específico que tem isso como característica própria, se os jogadores não gostarem (por que aqui é questão de gosto mesmo) procurem outro cenário que os deixe mais felizes (ou simplesmente concordem em tirar essa restrição).

Vamos colocar o exemplo de Dragonlance. O mago de lá tem que pertencer à uma das três ordens (casas, círculos, torres, sei lá qual o nome). É um fluff interno do cenário e se você não o satisfazer em jogo terá uma consequência, simples assim.

Quanto à exceções: exceções são boas, exceções são legais. Mas quando a exceção vira regra a vaca já foi pro brejo.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 16:07

Vamos colocar o exemplo de Dragonlance. O mago de lá tem que pertencer à uma das três ordens (casas, círculos, torres, sei lá qual o nome). É um fluff interno do cenário e se você não o satisfazer em jogo terá uma consequência, simples assim.

Mas você pode fazer um mago que não pertença a nenhuma das 3 torres nada, na regra, lhe impede. Claro você vai, toda hora, ter lidar com magos brancos, negros e vermelhos tentando lhe convencer a entrar nas torres/lhe matar.

O mesmo vale pra Darksun, você pode fazer um mago, mas tem aturar as consequencias...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 16:24

muitas poucas coisas no fluff do meu cenario interferem nas regras

na verdade acho qua a unica alteração que eu fiz nas regras por causa do fluff foi retirar os bônus que anões e gnomos tinham pra acertar goblinoides,orcs e kobolds e tanbem o bônus de esquiva na CA contra gigantes.

no meu cenario não existem essas picuinhas entre as raças
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Mai 2011, 16:27

Explica isso pro povo do vorpal, Gegê:
http://www.vorpal.com.br/2011/03/06/orc ... nar-nivel/
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 16:33

Voltando a matéria: se você precisa de QUATRO livros para criar um personagem…tem algo errado aí, meu amigo

pra fazer um personagem so é preciso o livro do jogador. mas não vejo problema nenhum em ter mais livros para ter mais opções

Por fim, lembro que algumas pessoas falam em “individualizar o personagem” através destes ditos poderes. Gente, a individualização está em você, e não no personagem! Você faz ele, e não as regras!

e por que eu não posso individualizar meu personagem tanto pela interpretação quanto pelas regras ?

Agora, um orc bárbaro E mago?!?!

e dai, qual o problema ? se ele tiver capacidade mental para aprender a fazer magia
Editado pela última vez por Russel em 19 Mai 2011, 16:54, em um total de 1 vez.
Russel

Mensagempor Corvo da Tempestade em 19 Mai 2011, 16:46

e dai, qual o problema ? se ele tiver capacidade mental para aprender a fazer magia

Isso (orc não pode ser mago) se tornar extremamente engraçado em uma aventura de WoW :rolando:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Russel em 19 Mai 2011, 16:52

Corvo da Tempestade escreveu:

Isso (orc não pode ser mago) se tornar extremamente engraçado em uma aventura de WoW :rolando:

mas podem ser warlocks :haha:
Russel

Mensagempor shido_vicious em 19 Mai 2011, 17:11

_Virtual_Adept_ escreveu:Explica isso pro povo do vorpal, Gegê:

"Obrigado" por citar esse blogue -- sou masoquista e fui futricar e achei...

AAAARGH!!!!

Tá aí o fluff que estraga meu jogo -- ilustrações cafonas.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor arcanix.szat em 19 Mai 2011, 17:27

Bom, ISSO é que não pode! u.u

Seja oldschool, mas não seja burro, idiota, tapado!

Comentarei mais quando chegar em casa =/
arcanix.szat

Twitter: @arcanix

Mensagempor ferdineidos em 19 Mai 2011, 17:42

Corvo da Tempestade escreveu:

Mas você pode fazer um mago que não pertença a nenhuma das 3 torres nada, na regra, lhe impede. Claro você vai, toda hora, ter lidar com magos brancos, negros e vermelhos tentando lhe convencer a entrar nas torres/lhe matar.

O mesmo vale pra Darksun, você pode fazer um mago, mas tem aturar as consequencias...

Sim, mas como eu disse o fluff traz consequências para quem não o segue. Não é uma restrição mecânica, mas ainda assim exite uma consequência por causa dele. Se Bilobog o mago não quiser se juntar a nenhuma das torres e não sofrer nenhuma consequência por isso, você não tá mais jogando esse cenário, mas sim sua adaptação dele.

Note que eu não vejo nada de errado nisso. Cabe de cada grupo querer ou não determinada coisa, mas também não vejo nada de errado em um cenário proibir/restringir determinada coisa por puro fluff.

Engraçado que o cara faz uma analogia com só comer um sabor do sorvete napolitano. Ele tem a pachorra de dizer "esses jogadores" não utilizam todo o potencial do D&D, quando na verdade ELE é quem joga grande parte do conteúdo fora.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Rain em 19 Mai 2011, 18:10

Este é o site mais Grognard que meus olhos ja enchergaram...
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor banned_guardian em 19 Mai 2011, 18:16

Rain escreveu:

Este é o site mais Grognard que meus olhos ja enchergaram...

[2] This.
banned_guardian

Mensagempor Metal Sonic em 19 Mai 2011, 18:29

Eu nunca li tanta merda junta sobre RPG na minha vida. :parede:

Ok, é exagero (ou não), mas que é muita merda junta, é um fato! :furioso:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor kaishakunin em 19 Mai 2011, 18:36

Lembro-me de quando fui jogar 3.X pela primeira vez (e uma das minhas primeiras experiências com RPG). Forgotten Realms. Mestre explicando a premissa básica e tals, fala para criar os personagens. Respondi: "quero fazer um drow paladino que usa uma foice". O mestre olhou com uma cara de "WTF?!". No fim das contas (e muita conversa) joguei com um drow feiticeiro.

Eu sinceramente acho que o "fluff" não deve restringir os jogadores. Se for plausível, bem explicado, funcional para o grupo e para um jogo (i.e. equilibrado) e o jogador arcar com as consequências de sua escolha, tá beleza. Pegando o caso acima citado: "Quer jogar com um drow paladino com foice? Beleza, mas só se o grupo for nível 3 (no FRCS o drow tinha NEP+2, depois que saíram as versões "lesser"), tu me explicar donde surgiu e como se tornou paladino e de qual deus(a)" - obviamente que isso pode ser trabalhado durante a história. Daí arque com possíveis preconceitos e perseguições dos adoradores de Lolth e seus asseclas.

Agora, um ponto que o Lumine levantou tem gerado alguns conflitos na minha mesa atual de DnD 4e. É meio problemático quando se homogeneíza o "fluff" para todos os cenário/ambientes. Por exemplo, alguns jogadores partem da premissa que todo orc é mau e burro, ladinos são ladrões de mau-caráter e paladinos devem ser gentis tanto quanto elfos devem ser arqueiros (ao ponto da chacota caso se escolha algo diferente). Chega a ser imbecil.

Outra questão que tem me incomodado (e que talvez seja tangente à discussão da verossimilhança): regras "aleatórias" que de certo modo não condizem com a proposta do cenário/clima de jogo. Por exemplo, DnD é pra ser heróico, não? Mestrando uma aventura para um grupo de 5º nível e jogando outra num de 7º, ambos os grupos estavam em situações de corrida contra o tempo (o primeiro atravessando uma floresta e o outro cavalgando). Situações que demorariam alguns dias. Eis que os grupos - para minha surpresa - reclamam um descanso, mesmo que todos os personagens estivessem com recursos acima da média (~ 70% de seus poderes, Hit Points e Healing Surges). A questão aqui não era nem recuperação plena, e sim porque todos - eu excluso - acreditavam que personagens devem dormir todos os dias. Enquanto mestrava, lembrei de uma proposta antiga do Nib sobre "Descanso prolongado = turno do vilão" (perdão, mas só tenho o link para a Allefrpg - e não vou colocar aqui) e estava disposto a fazer uso dela. Mas eis que o PHB tem uma regra (p. 263 na versão em inglês) que prejudica e muito os jogadores se eles não descansarem (dormirem ao menos 6 horas nas últimas 24). E esta limitação não é retirada nem por Paragon Paths ou Epic Destinies (que eu conheça). Ou seja, pelo RAW, até o nível 29 seu personagem é obrigado a descansar 6 horas a cada 24, mesmo que ele já seja o Deive-Deita-Deus.

Em contrapartida, não tem regra pra dormir de armadura, mesmo que ela seja uma Plate. :P
(Só estou ironizando, é evidente que não preciso de uma regra pra isso. Mas é meio contraditório a situação).
kaishakunin

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias