Você, 100.000.000 de moedas de ouro, e 10 dias de jornada

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Luminus em 07 Jan 2009, 09:32

Neversleep,

Ok, ladino de primeiro nível... quantos pontos em Usar Instrumento Mágico? E qual a CD do teste? Acho inviável... Bardo, Idem. Mas enfim, não muda muita coisa.

Não é que só há uma rota, existem várias rotas. Só que essa é a única realmente segura... ela é moderadamente demorada, mas aqui você não corre o risco de ser atacado (ao menos não por enquanto). Você poderia levar uma mula até à metade do caminho, mas é só.

E no tesouro não tem tapete voador, nem mochila de carga, nada disso. E eu não sei o que significa "h4x", e não entendi o que é que você quis dizer exatamente com "buy Griphon". Favor clarificar.

VA,

"Visitas periódicas" não são necessariamente visitas semanais: pode ser uma vez por ano, pode ser algo condicionado a um evento (o dinheiro de seu personagem acabar), enfim, é ter de retornar ao mesmo lugar várias vezes e pegar uns trocados. Aquilo ali não é um banco, é uma caverna no meio do nada. Pense assim: se você pegar 100.000 po por ano, vai levar 1.000 anos para levar tudo. Entendeu o problema? Quem te garante que, daqui a uma década ou duas, outra pessoa não descobrirá o tesouro?

Além disso, seu personagem, um aventureiro de primeiro nível, de repente aparece com 10.000 po por mês (só a exemplo) e começa a viver o estilo de vida de quem tem 10.000 po para torrar lascivamente (ei, você ainda tem um tesouro de 99.990.000 te esperando!), e isso é o tipo da coisa que chama a atenção.

Se você vier dizer que seu personagem não precisa do dinheiro todo, ok: ele ganha um milhãozinho ou dois transportando os itens de menor volume e maior valor, se aposenta com seu fantástico BBA +0, passa a ganhar uns níveis de aristocrata, e eu continuo o jogo com o resto do pessoal, até porque um ou dois milhõezinhos em meio a 100.000.000 de p.o. não fazem nem cócegas... você é quem sabe :)

E!
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Jan 2009, 10:21

Tio Luminus, não está sendo um pouco... uh... arbritário nas decisões?

Quer saber como um personagem meu lidaria com isso? Leia Sopa Extraplanar. ;)

O Youkai já matou a charada, pelo menos do meu lado. xD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 07 Jan 2009, 10:46

Lumine,

Infelizmente, o mestre de um jogo de RPG tem de tomar decisões arbitrárias, especialmente quando a discussão está no pé em que se encontra, quando todas as propostas até agora lidam com o meta-jogo, e não com a existência de um personagem propriamente dito.

Até agora, eu não coibi nenhuma idéia, e sim o uso de raciocínios baseados em regas, ou propostas que estavam em desacordo com as condições iniciais estipuladas. Veja que eu sequer associei o "problema" a um sistema de regras, mas muita gente veio com explicações dentro das regras de um dado sistema, como se a solução estivesse subordinada a um conjunto de regras. O que eu gostaria mesmo é que as pessoas dessem respostas pessoais, e não respostas dentro do sistema de regras tal.

Se eu tivesse de escolher um sistema de regras, escolheria AD&D. Como pouquíssima gente conhece AD&D, achei melhor deixar isso para lá, e dar a cada um a chance de mostrar as idéias mais criativas que tenham em torno de uma situação, digamos, sem solução. Esse jogo não é um "como retirar o máximo das regras para conseguir superar o desafio proposto pelo mestre", mas sim um "até onde consigo resolver um problema proposto pelo mestre usando minha criatividade". É por isso que pedi personagens iniciantes, em sua primeira aventura/crônica/quest.

Vale dizer que nada impede que as pessoas tentem de novo, reformulem as idéias apresentadas, ou mesmo apresentem novas idéias. O importante é não deixar 100.000.000 de p.o. dando sopa (extraplanar?).

E!
Luminus

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Jan 2009, 10:58

Aquilo ali não é um banco, é uma caverna no meio do nada. Pense assim: se você pegar 100.000 po por ano, vai levar 1.000 anos para levar tudo. Entendeu o problema? Quem te garante que, daqui a uma década ou duas, outra pessoa não descobrirá o tesouro?

Se ela descobrir o tesouro, também não terá como levar tanto assim. E se eu demorar 1000 anos, quer dizer que eu não poderia aproveitar tudo, de qualquer jeito. ;)
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Luminus em 07 Jan 2009, 11:05

VA,

Ah, então você não quer o tesouro todo... você só quer uma parte. Ok.

Na primeira viagem de volta, você traz quanto de tesouro contigo? Moedas, gemas, objetos de arte, etc. Por favor, detalhe como quiser, e nós veremos como fica :)

E!

P.S.:

Anonimous,

Ainda estou esperando a formulação dos seus desejos...
Luminus

Mensagempor Youkai X em 07 Jan 2009, 12:52

Luminus, do jeito que o personagem que representamos é um bundão de primeiro nível com conhecimentos limitados sobre tudo (mal deve saber diferenciar um wyvern de um dragão de verdade e pra ele diabo e demönio é tudo igual) e tivesse essa chance de ouro de ter muuuuuito dinheiro, o infeliz acabaria levando o máximo de dinheiro possível e terminaria ou conseguindo abrir um negócio bem sucedido ou vivendo uma vida de luxo a partir do nada, atraindo atenção indesejada de bandidos, aventureiros contratados por outros nobres, comerciantes e autoridades locais (achariam suspeito um zé ruela qualquer gastar tanto dinheiro assim em tão pouco tempo). A solução mais viável é contratar algum sábio (de preferência bem sábio, mas doente e fraco e que não seja um conjurador legítimo) e ir perguntando "inocentemente" sobre itens mágicos de alto valor e úteis para a coleta de cargas MUITO grandes e volumosas. Daí seria contratar no máximo 3 seguranças e viajar até o local onde esteja disponível esse item mágico útil (seja uma Spelljammer, uma bag of holding, anel dos 3 desejos ou o que for que sirva pra ir até o local e pegar todo aquele dinheiro, ede preferência levando o sábio consigo e de forma que ele não possa manter contato com ninguém em sua ausência).

Mas é claro, é bom ir se antecipando bastante e ir pensando nas mentiras mais viáveis para blefar os seguranças, ou que esses seguranças sejam servos de uma divindade muito honrada e leal e assim dar um dízimozinho aí para eles, enquanto teu personagem compra um desses ítens especiais.

Algo assim, Luminus?
Youkai X

Mensagempor Allefcapt em 07 Jan 2009, 13:46

Olá a todos,

Eu sairia por aí, lendo os classificados de todos os cenários.
Compraria uma imensa região, com castelos, lagos, colinas e aldeias.
"PAGO À VISTA"!

Certamente conseguiria uma excelente negociação já que vou pagar à vista.
Assino um contrato na frente de um juiz, delegado, Qadi, rei u sultão como testemunha.
Com a cláusula matre de que o COMPRADOR ARCA COM AS DESPESAS DE RECEBER E TRANSPORTAR A QUANTIA FIXADA :cool:

Após a compra e a assinatura dos papéis eu indico o local para que o vendedor busque o valor.

VIREI REI!
Pronto. :victory:

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Aluriel de Laurants em 07 Jan 2009, 13:59

Sem solução mágica alguma... huuummm complicado... a solução do madruga é a mais possível.

Vamos ver, levar a parte em bens pra leilão e comprar algumas carruagens pra trazer o resto em algumas viagens, mas eu ia negociar uma porcentagem pros cocheiros.

ou, chame mais pessoas, deixe elas levarem, e quando estiverem próximas a um local conveniente, usa mercenários contratados para matá-las.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Youkai X em 07 Jan 2009, 14:04

Daí os mercenários abrem mais ainda o olho e TE matam, Aluriel XD

mas é difícil mesmo pensar numa solução pra esse enigma.
Youkai X

Mensagempor Luminus em 07 Jan 2009, 14:18

Youkai,

Até à metade do primeiro parágrafo, você foi muito bem, entendeu bem a situação do personagem e a sua condição diante do mundo. Na segunda metade, você fala em contratar pessoas... Pode ser, talvez sim. TALVEZ. Todas essas estratégias envolvem o comprometimento de estranhos, e isso é sempre um risco. E depois, "perguntar inocentemente" algo a um sábio para logo depois embarcá-lo em um navio de spelljammer deve ser hilário... Outra coisa, navios de Spelljammer não são muito discretos, né? Ou mesmo comuns. Então, chamaria a atenção essa coisa de um navio parado no ar, ali, naquela montanha solitária e desinteressante.

Allef,

Sinto muito, mas o Correio do Dragão por enquanto só tem a seção de "recadinhos do coração"... eles estão desenvolvendo a de "achados e perdidos", mas você acha melhor se manter longe dela :P

Aluriel,

Cara, você é mais um que não entendeu que não há estradas, né? Não tem como buscar nada de carruagem, sinto muito. E a segunda parte, dos mercenários, é praticamente uma nota de suicídio: se essas pessoas estão dispostas a receber X para matar 5 pessoas lotadas de ouro, o que é que garante que, após porem as mãos em tanto tesouro, eles não vão simplesmente te matar, dividir o lucro e o XP, e é isso mesmo?

Um "erro recorrente" nas propostas de muitas pessoas é a dependência da existência de algum tipo bem específico de PdM's, como por exemplo o sábio do Youkai, ou o "vendedor de anéis de três desejos" do Anonimous... no 3,0/3,5D&D há sim o perço de todos os itens mágicos, e teoricamente qualquer personagem pode comprar ali o que ele quiser... desde que ele esteja no local certo. E é meio estranho um local remoto ser assim tão próximo de uma Metrópole, que é o tipo de cidade onde se pode comprar coisas que centenas de milhares de moedas de ouro. Mas enfim, nenhum problema com nada disso... estou apenas deixando claro.

Espero mais tentativas... até!

E!
Luminus

Mensagempor Youkai X em 07 Jan 2009, 14:29

Luminus, a idéia é um sábio qualquer que possa me indicar outro sábio mais sábio e culto que viva em uma cidade mais desenvolvida, que se conhecer os itens mágicos ou transportes certos, pode ajudar um bocado (mas claro, buscando um que não tenha condições de lutar ou que não seja conhecido como bruxo [pois pra um bundão de nível 0/1 cara que solta magia é tudo bruxo] cheio de poderes). Se conseguir um item que carregue muito tesouro ou que me permita ter serovs leais (como alguns tiipos de golens e construtos) seria útil. Possivelmente os mais fáceis e acessíveis num primeiro momento após conseguir um sábio ou mercador numa metrópole seria algo como uma dessas bag of holdings da vida (que não seriam tão caras). Daí seria voltar ao lugar com a bolsinha, pegar bastante dinheiro e daí comprar propriedades, castelos, quem sabe um veículo voador como uma spelljammer (pois já teria condições de levar MUITO dinheiro pra pagar por um item dessa natureza). Claro, as primeiras viagens pra levar melihares de POs e gemas seriam a parte MAIS arriscada das viagens, mas uma vez cumpridas e obtendo meios mais seguros de carregar tanto PO e gemas, ficaria um pouco mais fácil ir limpando o local. A questão é que personagem zé ruela de primeiro nível tem pouquíssimas ou nenhuma esperança de saber usar esse dinheiro.
Youkai X

Mensagempor Luminus em 07 Jan 2009, 15:50

Youkai,

Novamente, você incorre em vários erros. É um personagem de primeiro nível. É um cara que ainda leva em consideração o preço de uma corda de cânhamo ou da corda de seda na hora de fazer as compras. Bolsa de Espaço Infinito? Buraco Portátil? Ele nem tem noção do que é que são essas coisas... claro, ele pode entrar na melhor loja de itens mágicos de todo o reino, e perguntar sobre como fazer uma Mega Mudança, quais itens são recomendados, etc. sem despertar os interesses das pessoas no local e conseguir todos esses itens. Mas, ainda assim, ele é um novato ali, e dificilmente não chamará a atenção. Quantas pessoas gastam 50.000 po logo na primeira compra de itens mágicos? Não muitas, né?

Eu entendi exatamente a sua idéia, mas ela é apenas uma variação das outras já expostas. Novo rico vai às compras e espera passar desapercebido. Infelizmente, a gente sabe que não passa. Quando é dos mais empolgados, então...

Gostaria de dizer a todos que, ao meu ver, não tem essa de um aventureiro iniciante torrar milhares de moedas de ouro discretamente. As pessoas percebem, e como percebem. Tentem solucionar a "mudança" sem usufruir do tesouro. A idéia toda é que, por enquanto, não é seguro utilizar o dinheiro. Se fosse seguro, era muito simples: o personagem se mudava para a caverna e, ocasionalmente, saía de lá e gastava a grana na cidade, comprando uma coisa ou outra, com o pretexto de ter ganho tudo em aventuras, etc. A idéia é fazer a mudança discretamente... sozinho... sem muita pressa mas também sem lerdar muito... seja levando tudo ou apenas uma parte. Gostaria mesmo de ver alguém resolver sem recorrer a um PdM. Sério mesmo.

E!
Luminus

Mensagempor Seth em 07 Jan 2009, 16:12

Bom, eu acho que tudo depende do ambiente.

O que eu faria no caso era tentar ocultar o tesouro usando partes do local onde foi achado. Seria complicado, e um longo processo, mas acredito que possível.

A princípio, eu ia tentar agrupar o tesouro em partes. Um valor razoável seria escondido como chamariz (o que seria razoável? Vinte mil peças de ouro? digamos que sim). Eles acreditariam que aquilo era o tesouro (afinal, não buscam algo em especifico) e se contentariam.

Quanto ao resto a outra parte, eu tentaria ocultar no próprio local. O que fosse de maior valor seria guardado com maior cuidado (digamos que cavaria um trecho de terra e enterraria o tesouro e a caverna. Somado aos chamarizes isso poderia ser razoável). Com o tempo e algumas viagens, eu prepararia algumas armadilhas engenhosas pra afastar os invasores usando os truques (depois de óleo e fogo grego, buracos com estacas, invocação de extra-planares, pedras rolando, etc, a recompensa seria algumas centenas de p.o e uma jóia menor como um quartzito).

A princípio, eu tentaria defender com esses expedientes.
Seth

Mensagempor Youkai X em 07 Jan 2009, 16:18

Considerando a hostilidade do mundo de D&D, o fato do personagem ser um zé ruela completo e sem conhecimento de quase NADA sobre o mundo, magia e tudo mais, a fraqueza total dele e o fato de nào poder confiar em ninguém faz com que seja algo IMPOSSÍVEL de ser realizado. No máximo se contentar em levar uns 100 a 1000 POs, vender, comprar uma casinha melhor e ser feliz, mas por ser bundào um dia virào soldados do reino, de outros reinos, invasores orcs/gonblins/hobgoblins, gnolls/gênios/demônios/diabos/cia poderosos e certamente uma dessas hordas invasoras VAI ter um modo de achar um tesouro imenso dando sopa (magias de detecção de ouro e riquezas, adivinhações, monstros farejadores) e o saquearào e farão miséria da comunidadezinha bundona e 'frágil do nosso bundãozinho frágil (qe se torturado cruelmente e com magias de detecção de pensamentos correta, descorirão sobre o tesouro). Em D&D o mundo é dos mais fortes, logo esse personagem estaria fadado a uma tragédia no momento que encontrasse esse dinheiro todo, sinto muito, mas bundões de nível 0/1 só tem esperança se puderem ter sorte de evoluir níveis ou então estào fadados ao sofrimento quando acharem algo além de sua alçada.
Youkai X

Mensagempor Luminus em 07 Jan 2009, 17:00

Skar,

Tentar o velho truque do alçapão secreto dentro do alçapão secreto, acho que é uma boa idéia. Você protegeria o tesouro ali mesmo, perderia uma parte ínfima dele no chamariz (20.000 po) e guardaria o restante... suponho que você poderia se dar ao luxo de perder muito mais que esse valor, e talvez utilizasse os itens maiores e mais difíceis de se esconder para o chamariz. Os menores, mais fáceis de se ocultar, ficariam espalhados pela caverna, ou mesmo pelas redondezas.

Ainda assim, é muita coisa para se esconder, não acha? Suponhamos que você consiga esconder o equivalente a 10.000.000 de p.o. do tesouro de forma segura (ou 10% do total), como lidar com o restante?

Enterrar o tesouro vai levar tempo, cara. Muito tempo. Cavar um buraco no calcário não é moleza, ainda mais sozinho (a maioria das cavernas que eu conheço é de rocha calcárea, e não têm terra ou algo do tipo no chão, ao menos não com mais de meio metro de profundidade).

De mais a mais, acho que você começou bem: perdeu uma parte irrisória, ocultou 10.000.000 (provavelmente fez um mapa desse novo tesouro!) e já poderia se aposentar... e aí, como será agora?

Youkai,

Em resumo: em 3,0/3,5D&D não dá, né? Quer tentar em outro sistema então?

E!
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias