Botando o medieval de volta na "fantasia medieval"...

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Aluriel de Laurants em 31 Ago 2007, 09:39

Mito é uma "tradição sagrada, revelação primordial, modelo exemplar" (Eliade, 1963).

Mas acho que se enquadra mais no sentido mythbuster da palavra, de história sem certeza de veracidade, o sentido não está errado é só pra adicionar um significado sem vermos gilhotinas voadoras rodando aqui !!! :mrgreen:
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 11:31

Aluriel de Laurants escreveu:
Mito é uma "tradição sagrada, revelação primordial, modelo exemplar" (Eliade, 1963).

Mas acho que se enquadra mais no sentido mythbuster da palavra, de história sem certeza de veracidade, o sentido não está errado é só pra adicionar um significado sem vermos gilhotinas voadoras rodando aqui !!! :mrgreen:

Estamos na MINHA SEÇÃO, a palavra tem o sentido QUE EU QUISER!

:frenzied:

Mas falando sério, os mythbusters estão sedimentando uma ignorância. O termo tem uma conotação, não outra. Por isso que muita gente olha com desdém tudo que é "mitologia"... não compreendem que isso é o estudo de uma das facetas mais interessantes do ser humano, pensam que é o estudo de um monte de baboseiras. Mito é o que eu disse.

O uso indevido não é desculpa para a ignorância. Veja, por exemplo, a palavra "velhaco". Ela significa "ladino", "matreiro", "biltre", entre outras coisas. As pessoas (muitas aqui no fórum) acabam vendo uma semelhança com "velho" e acham que é a mesma coisa. e não é. Como eu disse, achar que "mito" é "mentira" é simplesmente descontextualizar uma palavra, um termo técnico (por que não? Não só as exatas gozam de vocabulário técnico), ainda mais aqui. NOS MEUS DOMÍNIOS!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Agnelo em 31 Ago 2007, 12:21

Seu_Madruga escreveu:Como eu disse, achar que "mito" é "mentira" é simplesmente descontextualizar uma palavra, um termo técnico (por que não? Não só as exatas gozam de vocabulário técnico), ainda mais aqui. NOS MEUS DOMÍNIOS!

Mas Madruga isso acontece com termos de todas as áreas, idiota e imbecil eram termos usados pela medicina para doenças mentais, mas se tornaram coloquiais com o sentido distorcido e, por isso, foram abandonadas pela ciência.

Eu não sou um estudioso de línguas (é só ver a quantidade de erros nos meus posts pra notar :b ) mas creio que a língua tem de se adaptar e os pesquisadores tem de ter esse "jogo de cintura"
Editado pela última vez por Agnelo em 31 Ago 2007, 13:12, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Armitage em 31 Ago 2007, 12:37

Lévi-Strauss: "myth is a structured system of meanings, whose internal networks of relationships are used to 'map' the structure of other sets of relationships; the 'content' is infinitely variable and relatively unimportant."

Senhores,

O Mito sem significado não é mito. Não importa o quão majestoso e imponente é aquele dragão voando no horizonte - se ele não representar nada para um povo, explicações naturais, a meta-física que forma a realidade, os valores e princíos desse povo, etc. então ele nada tem de mitológico.

Estudiosos do assunto, os folcloristas e mitólogos, inclusive diferem "Mito" de "Lenda" - o Mito é 100% relevante para uma cultura, geralmente associado à criação do mundo, à explicação da natureza, à suas divindades e semi-divindades, com argumentos com qualidade de "verdade" absoluta que definem sua realidade ; já a Lenda é baseada em alguma história do passado, geralmente envolvendo feitos dos heróis mundanos de um povo.

Então Mythbusters não deveriam se chamar Mythbusters. Talvez Gossipbusters?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lofwyr em 31 Ago 2007, 12:55

Silva escreveu: Então Mythbusters não deveriam se chamar Mythbusters. Talvez Gossipbusters?

Talvez HoaxBusters.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 13:09

Lofwyr escreveu:
Silva escreveu: Então Mythbusters não deveriam se chamar Mythbusters. Talvez Gossipbusters?

Talvez HoaxBusters.

Talvez misconceptionsbusters.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Armitage em 31 Ago 2007, 13:16

Então Mythbusters não deveriam se chamar Mythbusters. Talvez Gossipbusters?
Talvez HoaxBusters.

Talvez misconceptionsbusters.

Ou anti-conceptionalbusters.

:b

- abaixo aos anti-concepcionais!!! Vamos todos engravidar nossas mulheres!!! (ou gozar fora! )
Editado pela última vez por Armitage em 31 Ago 2007, 13:27, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 13:26

Menos, Silva, menos. Vamos manter o nível no tópico.

Seu_Madruga (moderador)

Imagem
Madrüga

Mensagempor Armitage em 31 Ago 2007, 13:29

Ops. :ops:

Armitage

Mensagempor Cebolituz em 31 Ago 2007, 17:55

Seu_Madruga escreveu:O uso indevido não é desculpa para a ignorância. Veja, por exemplo, a palavra "velhaco". Ela significa "ladino", "matreiro", "biltre", entre outras coisas. As pessoas (muitas aqui no fórum) acabam vendo uma semelhança com "velho" e acham que é a mesma coisa. e não é. Como eu disse, achar que "mito" é "mentira" é simplesmente descontextualizar uma palavra, um termo técnico (por que não? Não só as exatas gozam de vocabulário técnico), ainda mais aqui. NOS MEUS DOMÍNIOS!

Aliás, eu faço bastante uso desta palavra neste sentido.

Como é uma gíria popular onde moro, eu a uso nesse sentido mesmo.

O tópico não é sobre isso, mas como surgiu essa interessante questão, darei a opinião aqui mesmo e como não pretendo me alongar no assunto não abrirei outro tópico no off-topic.

Eu pouco me importo com essa questão de "verdadeiro significado" no dia-a-dia. O fato de compreender exatamente o sentido que tal pessoa está dizendo já é suficiemte para mim.

Outra palavra que pode-se aplicar como exemplo é qualquer coisa relacionada a "satanismo" e suas variações.

O verdadeiro significado dela é um, mas popularmente é conhecido como outro. E quando quero utilizar o sentido popular para a população, adivinhem qual palavra eu utilizo?

Mesma coisa no caso do "mito". O sentido "real" é um mas é popularmente conhecido como outro.

O detalhe é que as palavras mudam o siginificado com o tempo. O que hoje significa uma coisa, pode mudar totalmente daqui a um tempo. Esse fenômeno é conhecido na lingüística como diacronia ignorado dos estudos do lendário Saussure. Ou seja, se todos ficarem atribuindo que "satanismo" é venerar Lucífer e ser contra o Deus cristão, isso passará a ser o novo significado e o antigo se perderá.

Como eu estou num fórum de internet, e mesmo conversando com pessoas inteligentes que aqui freqüentam, eu penso que não adianta eu ficar me importando com isso. O fato de eu compreeder o que tal pessoa quer dizer já me é suficiente. Mas é claro que não agiria dessa forma caso eu estivesse, por exemplo, escrevendo um artigo ou monografia.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Armitage em 31 Ago 2007, 20:10

O Cebolituz tem razão! Abaixo aos afrescalhados que ficam fazendo questão de falar tudo certinho o tempo todo.

Isso é coisa da minha tia professora de português chata pra dedéu! A mala é daquelas que fica corrigindo todo mundo toda hora, que mal dá pra sustentar um papo. :b

Armitage

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 20:24

Para encerrar a questão: estar num fórum de internet não me deixa ignorante e nem faz com que eu me esqueça da minha instrução. Eu não fico ignorante quando jogo futebol, naõ fico ignorante no bar, não perco minha instrução jogando RPG. Bobagem é achar que é possível separar uma coisa dessas.

E uma coisa: isso tudo surgiu porque eu disse que odiava esse uso. Ou seja, é minha opinião pessoal sobre o assunto. Quem quis discutir foram os outros.

E Silva, sério, estou de olho em você. Principalmente aqui. Eu interpretei sua última afirmação como ofensa e, sinceramente, não estou disposto a agüentar esse tipo de coisa por aqui. Sua suposta irreverência não é nem um pouco sutil.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Morlot em 31 Ago 2007, 21:32

Ok, correção aceita Seu Madruga. Sabe uma coisa interessante de Tolkien ?? No hobbit e em Sda não há sitações sobre deuses, pelo menos não constantemente. Parece que em Arda não existe a nescessidade de deuses. Claro, estou ignorando totalmente os Valar do Silmanmseilaoque.
“I am the Roman Emperor, and am above grammar.” Emperor Sigismund
Morlot

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 22:04

Eunão manjo muito de Tolkien, alguém poderia passar por aqui e explicar isso. Realmente, não vemos essa banalização lá.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Tabris em 31 Ago 2007, 23:38

Morlot escreveu:Ok, correção aceita Seu Madruga. Sabe uma coisa interessante de Tolkien ?? No hobbit e em Sda não há sitações sobre deuses, pelo menos não constantemente. Parece que em Arda não existe a nescessidade de deuses. Claro, estou ignorando totalmente os Valar do Silmanmseilaoque.

-SPOILER-

Só uma Valar é citada no SdA até onde eu lembro, Elbereth, primeiro quando os hobbits encontram Gildor Inglorion e ele canta uma musica em Quenya sobre Elbereth que geralmente é chamada de "Hino aos Elfos de Valfenda", depois quando o Sam coloca o Anel e empunha Ferroada para enfrentar Laracna e salvar Frodo ele levanta a Luz de Eärendil (O pingente luminoso que Galadriel falou antes) e é descrito que ele "pronunciou numa língua desconhecida" (ou algo assim), ele então grita um invocação que parece muito com uma prece e que é uma versão mais curta e evocativa do Hino que Gildor cantou para eles, a tradução seria mais ou menos assim (falando de cabeça):

Ó Rainha que acendeu de estrela em estrela!
Clara senhora contemplada em terras distantes,
Aqui aflito, no pavor da morte eu grito!
Guarda-me Ó Elbereth!

Mas como as duas partes estão em Quenya os leitor normal não consegue identificar.

Eu diria que Tolkien não usou tanto os valar no SdA por duas razões:
  • Os Valar não são exatamente adorados, Tolkien não fala uma única vez de um templo para algum Valar, oq geralmente acontece é que alguem pede que eles olhem por ele e as vezes eles realmente intervém, geralmente mandando algum servo (Como acontece com Fingolfin por exemplo). O único templo citado por Tolkien na sua obra é o templo para Eru que existia no alto de uma montanha sagrada em Numenor (Isso remete ao fato de que Tolkien era um católico um tanto quanto tradicional e se recusou a idéia de que alguem além do próprio Deus (Eru no legendarium dele) fosse adorado em suas histórias
  • Durante a Terceira Era praticamente só os elfos realmente lembram dos Valar, exceto pelos grandes estudiosos os homens e membros de outras raças perderam o contato com esse itp ode sabedoria antiga, alguns deles talvez tenham crenças próprias mas Tolkien não quis enfatizar isso exatamente por ser cristão e querer q o único a ser adorado em sua mitologia fosse o Deus cristão

EDIT: Desculpa gente, erro meu, o Hino aos Elfos de Valfenda está em português mesmo, página 81-82 do meu SdA Volume Único. Ele faz referências diretas a Elbereth, vou transcreve-lo aqui:

Branca-de-Neve! Clara Senhora!
Reinas além dos Mares Poentes!
És nossa Luz aqui nesta hora
No mundo das árvores onipresentes!

Ó Gilthoniel! ó Elbereth!
De hálito puro e claro olhar!
Branca-de-Neve, a ti nossa voz
Em longes terras, além do Mar.

Estrelas que, no Ano sem Sol,
Pela sua mão fostes semeadas,
Em campos de vento, em claro arrebol,
Agora sois flores prateadas.

Ó Elbereth, ó Gilthoniel!
Inda elmbramos, nós que moramos
Nesta lonjura, em matas silentes,
A luz dos astros nos Mares Poentes

Elbereth é o nome em sindarin (uma das línguas élficas) para a vala Varda, note que no SdA ela e associada com a esperança, diria que isso ocorre por ser a criadora das estrelas que luzem sobre a escuridão da terra-média e lembram os elfos de que os Valar ainda lembram deles e de que não estão abandonados.
Elbereth é uma figura muito utilizada no SdA exatamente por essa representação, ela é a esperança no meio dessa terrível escuridão que são aqueles dias, elas é a beleza que nem Sauron pode tirar e que brilha até mesmo sobre o céu de Mordor através das fumaças das fornalhas dos orcs.

EDIT 2: Vale lembrar que existem referências indiretas aos Valar através de Valinor, da canção sobre Eärendil e etc, além dos textos acima mas que em momento algum no SdA os Valar intervém diretamente ou indiretamente, eles ficam realmente como figuras distantes além do mar.

EDIT 3: Ai ai... prometo que esse é o ultimo, achei mais coisas, páginas 246-247 da Edição Única, os hobbits já estão em Valfenda e outra versão da mesma musica sobre Elbereth aparece, essa está em Sindarin, logo depois ela é referida diretamente de uma maneira que da a entender q é uma deusa:

No momento em que saíam da sala, uma única voz limpa se levantou, cantando.

A Elbereth Gilthoniel,
silivren penna míriel
o menel aglar elenath!
na-chaered palan-díriel
o galadhremmin ennorath, Fanuilos, le linnathon
nef aear, sí nef aearon!

[...]

Parou ainda encantado, enquanto as sílabas doces da canção élfica caíam como jóias cristalinas, numa fusão de palavra e melodia. - É uma canção para Elbereth - disse Bilbo. - Cantarão esta, e muitas outras canções no Reino Abençoado, muitas vezes esta noite. Venha!

A tradução dessa eu fico devendo mas deve ser uma versão diferente da invocação do Sam.
Imagem
Imagem
Tabris

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias