Morlot escreveu:Ok, correção aceita Seu Madruga. Sabe uma coisa interessante de Tolkien ?? No hobbit e em Sda não há sitações sobre deuses, pelo menos não constantemente. Parece que em Arda não existe a nescessidade de deuses. Claro, estou ignorando totalmente os Valar do Silmanmseilaoque.
-SPOILER-
Só uma Valar é citada no SdA até onde eu lembro, Elbereth, primeiro quando os hobbits encontram Gildor Inglorion e ele canta uma musica em Quenya sobre Elbereth que geralmente é chamada de "Hino aos Elfos de Valfenda", depois quando o Sam coloca o Anel e empunha Ferroada para enfrentar Laracna e salvar Frodo ele levanta a Luz de Eärendil (O pingente luminoso que Galadriel falou antes) e é descrito que ele "pronunciou numa língua desconhecida" (ou algo assim), ele então grita um invocação que parece muito com uma prece e que é uma versão mais curta e evocativa do Hino que Gildor cantou para eles, a tradução seria mais ou menos assim (falando de cabeça):
Ó Rainha que acendeu de estrela em estrela!
Clara senhora contemplada em terras distantes,
Aqui aflito, no pavor da morte eu grito!
Guarda-me Ó Elbereth!
Mas como as duas partes estão em Quenya os leitor normal não consegue identificar.
Eu diria que Tolkien não usou tanto os valar no SdA por duas razões:
- Os Valar não são exatamente adorados, Tolkien não fala uma única vez de um templo para algum Valar, oq geralmente acontece é que alguem pede que eles olhem por ele e as vezes eles realmente intervém, geralmente mandando algum servo (Como acontece com Fingolfin por exemplo). O único templo citado por Tolkien na sua obra é o templo para Eru que existia no alto de uma montanha sagrada em Numenor (Isso remete ao fato de que Tolkien era um católico um tanto quanto tradicional e se recusou a idéia de que alguem além do próprio Deus (Eru no legendarium dele) fosse adorado em suas histórias
- Durante a Terceira Era praticamente só os elfos realmente lembram dos Valar, exceto pelos grandes estudiosos os homens e membros de outras raças perderam o contato com esse itp ode sabedoria antiga, alguns deles talvez tenham crenças próprias mas Tolkien não quis enfatizar isso exatamente por ser cristão e querer q o único a ser adorado em sua mitologia fosse o Deus cristão
EDIT: Desculpa gente, erro meu, o Hino aos Elfos de Valfenda está em português mesmo, página 81-82 do meu SdA Volume Único. Ele faz referências diretas a Elbereth, vou transcreve-lo aqui:
Branca-de-Neve! Clara Senhora!
Reinas além dos Mares Poentes!
És nossa Luz aqui nesta hora
No mundo das árvores onipresentes!
Ó Gilthoniel! ó Elbereth!
De hálito puro e claro olhar!
Branca-de-Neve, a ti nossa voz
Em longes terras, além do Mar.
Estrelas que, no Ano sem Sol,
Pela sua mão fostes semeadas,
Em campos de vento, em claro arrebol,
Agora sois flores prateadas.
Ó Elbereth, ó Gilthoniel!
Inda elmbramos, nós que moramos
Nesta lonjura, em matas silentes,
A luz dos astros nos Mares Poentes
Elbereth é o nome em sindarin (uma das línguas élficas) para a vala Varda, note que no SdA ela e associada com a esperança, diria que isso ocorre por ser a criadora das estrelas que luzem sobre a escuridão da terra-média e lembram os elfos de que os Valar ainda lembram deles e de que não estão abandonados.
Elbereth é uma figura muito utilizada no SdA exatamente por essa representação, ela é a esperança no meio dessa terrível escuridão que são aqueles dias, elas é a beleza que nem Sauron pode tirar e que brilha até mesmo sobre o céu de Mordor através das fumaças das fornalhas dos orcs.
EDIT 2: Vale lembrar que existem referências indiretas aos Valar através de Valinor, da canção sobre Eärendil e etc, além dos textos acima mas que em momento algum no SdA os Valar intervém diretamente ou indiretamente, eles ficam realmente como figuras distantes além do mar.
EDIT 3: Ai ai... prometo que esse é o ultimo, achei mais coisas, páginas 246-247 da Edição Única, os hobbits já estão em Valfenda e outra versão da mesma musica sobre Elbereth aparece, essa está em Sindarin, logo depois ela é referida diretamente de uma maneira que da a entender q é uma deusa:
No momento em que saíam da sala, uma única voz limpa se levantou, cantando.
A Elbereth Gilthoniel,
silivren penna míriel
o menel aglar elenath!
na-chaered palan-díriel
o galadhremmin ennorath, Fanuilos, le linnathon
nef aear, sí nef aearon!
[...]
Parou ainda encantado, enquanto as sílabas doces da canção élfica caíam como jóias cristalinas, numa fusão de palavra e melodia. - É uma canção para Elbereth - disse Bilbo. - Cantarão esta, e muitas outras canções no Reino Abençoado, muitas vezes esta noite. Venha!
A tradução dessa eu fico devendo mas deve ser uma versão diferente da invocação do Sam.