Motivos que deixam você irritado com cenários de fantasia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 15:53

É, vou ter de desenhar... alguém aí me repassa uma ferramenta para desenhar no fórum???

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Lorde da Dança,

Deuses maniqueistas ajudam um pouco ao desenvolver da trama de uma forma facil e sem nescessitar de muito desenvolvimento.

E é por isso que prescisamos de mais cenários que não funcionem dessa forma.

Pode deixar... quando eu começar a descrever essa parte, eu te aviso...

E.
Luminus

Mensagempor Lorde da Dança em 05 Fev 2010, 15:59

obrigado. :victory:
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Agnelo em 05 Fev 2010, 16:12

O Luminus tem razão, vocês que não o entenderam.

O Maniqueísmo é uma característica da nossa sociedade, ou pelo menos nós costumamos pensar assim. E os panteões fantásticos de D&D são criação de pessoas da nossa essa é a explicação pra que ele exista.

Agora se isso é bom ou ruim depende de cada um. Eu por exemplo gosto de heróismo e de mocinhos bonzinhos, mas odeio esses valores absolutos.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 16:21

quase não
SÃO PALPÁVEIS
vê na 3.x por exemplo: dano por [Bem], [Mal], [Leal],[Caos] além de sagrado e profano XD

É, só que eu não gosto da 3.X. XD

Na 4E Bem e Mal continuam importantes, mas não tão absolutos.

O Maniqueísmo é uma característica da nossa sociedade, ou pelo menos nós costumamos pensar assim. E os panteões fantásticos de D&D são criação de pessoas da nossa essa é a explicação pra que ele exista.

Tem razão, não tinha entendido. E não vejo por que isso está errado.

Mas, me explicando melhor (coisa que falta):

Eu acredito que, por ser um cenário de fantasia, as regras do Universo de D&D são diferentes em diversos aspectos das nossas, por isso nem sempre dá para estabelecer uma comparação.
No caso do maniqueísmo, por exemplo. No nosso mundo, o maniqueísmo é só um conceito abstrato. No universo de D&D, FAZ diferença para as regras universais qual tendência você adota, então faz mais sentido dizer que alguém é "bom" ou "mau".
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2010, 16:48

Até porque é um jogo de heróis, e é muito mais fácil arrumar desculpas pro bem cacetar o mal do que fazer tramas psicológicas e intrincadas para dar porrada nuns monstros.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Armitage em 05 Fev 2010, 20:57

Não gosto de cenários de fantasia feitos para ser a Disneylan... digo, a Dungeonlandia. No final, só fazem sentido sob uma lógica de bandos de aventureiros saqueadores de dungeons e nada mais (como Forgotten por exemplo).

Da mesma forma Talislanta criou não uma, mas dezenas de raças e é considerado um dos Top 5 cenários (de fantasia) de todos os tempos.

Planes, agora fiquei curioso. Quais seriam os outros?

(eu chutaria Talislanta, Tekumel, Glorantha, Harn e Old World de Warhammer, com menção honrosa para Krynn de Dragonlance. Mas essa é a opinião óbvia de todo RPGista com mais de 30 anos que frequenta o RPGnet. :mrgreen: )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Fev 2010, 21:34

hey, e Athas, de Darksun?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor planes em 05 Fev 2010, 23:34

Silva escreveu:Planes, agora fiquei curioso. Quais seriam os outros?

Opa, esta "coveirada" de tópico me deixou meio perdido XD

Na verdade acho que na época estava tentando passar a ideia que Talislanta é considerado uma perola dos cenários de fantasia (tipo dizer que ele é um dos melhores e tal), mesmo porque ele faz parte do quarteto fantástico de cenários cult de fantasia (também chamados de "settings of old" por alguns) que são: Talislanta, Tekumel, Glorantha e Jorune (coloquem os 4 juntos no google e terão algumas fontes gringas).

Se você olhar bem estes cenários escapam um pouco destas discussões de cliches de fantasia medieval, tem um trabalho que tende a fugir um pouco do arroz com feijão e, melhor que isso, são antigos o suficiente para mostrar que os RPG nunca estiveram presos a uma receita de bolo de criação de cenários (por isso estes cenários tem tanto destaque, mesmo considerando outros colossos do gênero).
Imagem
planes

Mensagempor Lorde da Dança em 06 Fev 2010, 00:10

são antigos o suficiente para mostrar que os RPG nunca estiveram presos a uma receita de bolo de criação de cenários (por isso estes cenários tem tanto destaque, mesmo considerando outros colossos do gênero).

Quatro cenários são o bastante como prova para um gênero inteiro?
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor planes em 06 Fev 2010, 00:42

Lorde da Dança escreveu: Quatro cenários são o bastante como prova para um gênero inteiro?

Se você considerar que estamos falando dos idos das decadas de 70 e 80, quatro cenários que conseguiram sobreviver em várias edições não é pouca coisa.

Obviamente não são unicos, outros premiados cenários também trouxeram novidades ao genero (em Mouse Guard você joga com ratinhos em Barsaive, em alguns momentos, você se sente em uma sex shop bizarra e por ai vai), mas boa parte deles já chegaram quando os 4 settings of old já tinham mostrado que você limita o genero apenas se quiser (mas uma coisa é certa, a maioria das opções alternativas se encaixam no grupo de RPGs cults. Elfos e maniqueismo sempre foram mainstream).
Imagem
planes

Mensagempor Armitage em 06 Fev 2010, 01:15

são: Talislanta, Tekumel, Glorantha e Jorune

Quase acertei. Só faltou o Jorune.

Planes, qual a melhor edição do Talislanta pra se adquiri hoje?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor planes em 06 Fev 2010, 02:03

Silva escreveu:Planes, qual a melhor edição do Talislanta pra se adquiri hoje?

Particularmente gosto muito da 4a edição (chamada de big blue book por ser um tomo unico de capa azul), mas acho que não é fácil de encontrar.

A 5a edição (última que saiu) também é muito boa, mas separaram o conteudo em 3 livros diferentes (um livro do jogador, um do mestre e um de ambientação) o que faz com que você tenha que gastar algo em torno de salgados U$ 90.
Imagem
planes

Mensagempor Dr. Jeremiah em 06 Fev 2010, 02:35

Silva escreveu:Não gosto de cenários de fantasia feitos para ser a Disneylan... digo, a Dungeonlandia. No final, só fazem sentido sob uma lógica de bandos de aventureiros saqueadores de dungeons e nada mais (como Forgotten por exemplo).

Sim, isso me deixa enfezado. Mas veja, o maniquísmo metido a força no politeísmo é para facilitar a contação de histórias. As tão faladas 4d6 PO também, as duengeons abandonadas a cada esquina idem, a falta de usos práticos para magia igualmente.
Acho que esse é o maior pecado do RPG, Silva. A fantasia não tem que ser igual ao mundo real, mas eu não quero uma fantasia que só faz sentido se os personagens dela tiverem que ser encarados como personagens, não como habitantes do mundo, se o mundo tiver que ser encarado como cenário e não como mundo.

O pecado original do RPG é construir cenários para serem cenários.

Aliás mais da metade das críticas a Vampiro a máscara sobre equilíbrio e poderes vem de jogadores que veem o mundo como cenário e mais da metade das reclamações contra os apelões de Vampiro vem dos jogadores que veem o cenário como mundo.
(não quero que a discussão se torne sobre Vampiro. foi só o exemplo mais gritante que encontrei)
Editado pela última vez por Dr. Jeremiah em 06 Fev 2010, 14:02, em um total de 1 vez.
Dr. Jeremiah

Mensagempor Luminus em 06 Fev 2010, 12:16

O Luminus tem razão, vocês que não o entenderam.

'Brigaaaaaado!

Agora se isso é bom ou ruim depende de cada um. Eu por exemplo gosto de heróismo e de mocinhos bonzinhos, mas odeio esses valores absolutos.

Essa é uma das maiores dificuldades que eu tenho quando jogo RPG... mocinhos sim, donos da verdade, não. Particularmente, eu gosto quando há uma polarização (qualquer que ela seja) entre o grupo de jogo e o inimigo por eles enfrentado, mas não gosto quando o mundo gira em torno dessa polarização... se todas as facetas de um mundo girassem em torno de uma polarização, não tinha espaço pra mais nada!

Eu acredito que, por ser um cenário de fantasia, as regras do Universo de D&D são diferentes em diversos aspectos das nossas, por isso nem sempre dá para estabelecer uma comparação.

Diferentes, sim... mas até para estanbelecer essas diferenças, as nossas regras são tomadas como ponto de partida. Daí o nome "fantástico". Então, as coisas tendem a ser exacerbadas (ou minimizadas), justamente para que a diferença em relação ao padrão (a realidade) seja evidente. Não é exatamente uma comparação, mas sim uma contraposição.

No caso do maniqueísmo, por exemplo. No nosso mundo, o maniqueísmo é só um conceito abstrato. No universo de D&D, FAZ diferença para as regras universais qual tendência você adota, então faz mais sentido dizer que alguém é "bom" ou "mau".

Mas é assim em todo o material artístico ocidental que lide com fantasia, desde os contos de fada com seus príncipes encantados, até os filmes e livros de ficção com seus... príncipes encantados. O universo de D&D (e de muitos outros cenários de fantasia) inspiram-se nesses valores, que aliás nos são passados durante toda a vida, e que portanto são familiares, seguros, eficientes.

Até porque é um jogo de heróis, e é muito mais fácil arrumar desculpas pro bem cacetar o mal do que fazer tramas psicológicas e intrincadas para dar porrada nuns monstros.

Especialmente se o combate for o palco principal desses jogos, como geralmente o é.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Outros aspectos, como as dungeons abandonadas, fazem sim algum sentido: durante a Idade Média, muito do que era "civilização" tombou diante das invasões bárbaras, e cidades inteiras passaram a ser território inóspito, selvagem, abandonado. Em um mundo real, esses locais passaram a ser esconderijos de bandidos, ou tidos como mal assombrados, etc. Em um mundo de fantasia com monstros errantes e tal... esses locais viram dungeons.

Claro que, daí, a adotar o esquema de "um monstro errante por sala", vai uma grande distância.

E!
Luminus

Mensagempor Smaug em 06 Fev 2010, 13:37

Outros aspectos, como as dungeons abandonadas, fazem sim algum sentido: durante a Idade Média, muito do que era "civilização" tombou diante das invasões bárbaras, e cidades inteiras passaram a ser território inóspito, selvagem, abandonado. Em um mundo real, esses locais passaram a ser esconderijos de bandidos, ou tidos como mal assombrados, etc. Em um mundo de fantasia com monstros errantes e tal... esses locais viram dungeons.

Alias, eu li na revista História que era muito comum bandidos tomarem fortalezas abandonadas e se proclamarem senhores de um região, dando aos nobres locais o trabalho de se livrarem deles. O que muitas vezes eles faziam com ajuda de cavaleiros procurando uma afiliação.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias