Projeto Revolução RPG - Que a Revolução comece!

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor rsilverblood em 23 Fev 2008, 12:02

Olá a todos. Venho anunciar um projeto meu em particular, que creio ser excepcionalmente promissor.

O fórum - e a comunidade brasileira de RPG - estão esfriando aos poucos. O foco tende a ser MMORPG's. Até mesmo RPGistas veteranos estão perdendo contato com o jogo.

O que faremos?

Essa é a resposta! Esse Projeto se dará por meio de algumas etapas:

- Cadastro de Interessados e Colaboradores

- Discussão (em vários fóruns simultaneamente) sobre as causas do esfriamento do RPG de mesa nacionalmente

- Discussão sobre idéias e contra-medidas para atacar diretamente as causas internas do problema

- Discussão sobre idéias gerais e sub-projetos para animar o RPG em escala nacional

- Implementação das Idéias e Sub-Projetos

- Análise contínua para avaliação constante de progresso, qualidade, e realização de objetivos

Esse Projeto se dará não apenas no Portal RPG, mas em diversos sites. Criaremos um usuário em sites e fóruns grandes e médios de RPG por todo a comunidade brasileira, mas esse tópico será o lar do Projeto. Em tópicos relacionados será discutido cada uma das etapas, com idéias sendo atualizadas de diversos fóruns, dando crédito aos usuários pelas suas idéias.

Também irá ver assuntos como fazer um RPG em estilo de MMORPG (eu já tenho um projeto assim, chamado de Sistema Avalon FIRE), e outras idéias para popularizar o RPG como nunca foi feito antes no Brasil.

O Projeto irá, futuramente, aceitar doações. E se o Projeto der certo, irá buscar criar uma nova geração de RPGistas além de modernizar o que atualmente é o paradigma do RPG nacional.

Esse post (meu de autoria, originalmente) surgiu no fórum do Portal RPG.

Agora, surge esse meu Projeto Revolução RPG para mudar o RPG nacional de forma geral. Como? Será um projeto comunitário, totalmente democrático. Será um lugar onde hospedaremos material de RPG. Será na forma de um Meta-portal. Isso é, um portal de portais. Ele será um lugar que analisará e terá links de todos os outros lugares na comunidade RPGística brasileira. Será como "uma cidade interplanar, cheia de portais de teleporte e tomos com informações sobre estes lugares", numa descrição RPGística.

O Projeto se dará por meio de voluntários, e todos que quiserem se inscrever podem.

Infelizmente, criei esse tópico apenas uma hora antes da reunião de Sábado (hoje) as 13h... então, se preparem para a reunião da semana seguinte, caso se interessem pelo Projeto.

Caso queira participar dessa reunião, acesse o fórum provisório e se inscreva rápido, e me adicione no MSN/WLM com 'raven_silverblood' ( a ) 'hotmail' ( ponto ) 'com' ...

O fórum provisório do Projeto Revolução RPG:

http://portalrpg.hostmach.com.br/forum/ ... m.php?f=62

O Portal provisório do Projeto Revolução RPG:

http://portalrpg.hostmach.com.br/portal/

E que comece a Revolução! :victory:
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor AKImeru em 23 Fev 2008, 14:14

Perdão mas não é justamente isso que a Spell está tentando fazer?

E por que DEMONIOS isso não estána seção de divulgação?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor rsilverblood em 23 Fev 2008, 14:58

A idéia aqui é colocar todos os sites disponíveis a partir de um ponto. Ainda não vi isso na Spell RPG.

O resto, sim, objetivos parecidos, senão idênticos.

Então, porque não uma parceria entre os projetos? Beneficiaria os dois.

(e mais: o Projeto Revolução RPG será o PRIMEIRO meta-portal do mundo... eu garanto que isso a Spell não foi, nem teve idéia de ser... talvez tenha num futuro, mas acho que o meu projeto será o primeiro a implementar a idéia)
rsilverblood

Mensagempor Hagen em 23 Fev 2008, 17:11

Bem...

Sou cadastrado e alguns fóruns e com o passar dos anos, achoq ue o desinteresse por rpg cresceu dnos últimos dois anos. Muita gente se desinteressa e muita gente conhece o rpg somente na sua veertente on line e virtual o que acho que é a mais chata. Muita gente nunca jogou D&d, storyteller entre outros e os uqe jogavam muitos se desintereram.

Acredito que o Rpg vá minguando cada vez mais, devido a tecnologia, desinteresse entre outras coisas.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Hagen

Mensagempor rsilverblood em 23 Fev 2008, 17:51

Bom, um dos sub-projetos da Revolução RPG é criar um RPG de mesa que se pareça com um MMORPG. Então, a dúvida é: isso pode dar certo? (depende? do que? e você, vai participar ou dar sugestão somente?)
rsilverblood

Mensagempor Anonimous000 em 23 Fev 2008, 19:02

Depois dos comentários dizendo que a nova edição de D&D ficou com cara de MMORPG acho que essa parte do projeto poderia ser revisada...
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Vincer em 23 Fev 2008, 19:29

RPG com cara de mmorpg?

Reduzir o rpg? Esqueça.

Se querem fazer algo para mudar o quadro do nosso hobby estão começando errado.
E outra: o que mantém um hobby é a prática. Não adianta um grupo de pessoas tentar forçar uma situação, por mais que eu adorasse se isso fosse possível. O máximo que pode ser feito é divulgarmos o rpg explicando claramente a quem não conhece e apresentando a quem se interessa. Projetos e tudo o mais deve surgir expontaneamente da comunidade e não sentarem numa mesa redonda para criarem projetos.

O rpg se mantém por si mesmo, isso não tem necessidade. Se alguém quer começar um projeto, ótimo, mas não dá para ir muito além. Dar suporte a projetos de usuários a spell já faz. Mais do que isso é impossível. Só com renovação do mercado o rpg toma fôlego para ter toda essa atividade que vocês pretendem. O que só vai ocorrer após mudanças em como o mercado consume o rpg. E não está com cara de que vai mudar, cá entre nós. Os sistemas líderes continuam líderes, os demais jogos alternativos continuam alternativos e à margem... O quadro só pode mudar com a mudança de tendências.

E não é um grupo de pessoas que cria tendências.

Não quero jogar balde de água fria nem nada, mas é minha sincera visão sobre o rpg e o mercado. Quem dera fosse assim, eu mesmo adoraria que as coisas funcionassem assim, mas não é. Não adianta ter projetos e etc se a motivação dos rpgistas de participar, questionar e debater sobre o hobby continua a mesma.
E essa motivação só muda se eles, cada rpgista, quiser. Não vem de nenhum projeto ou iniciativa...
Grande parte do "desânimo" vem da falta de material. O que quero dizer é que a maioria dos rpgistas perdem tempo jogando, ao invés de ficar falando àtoa sobre o hobby. Chega uma hora que os assuntos interessantes sobre o jogo começam a se esgotar. Por isso a comunidade rpgista que podemos analisar, no caso a virtual, começa gradativamente a participar menos. Verá que com o lançamento da 4ª edição de D&D as coisas vão re-animar, e depois vão voltar a assentar. O que é natural.

O que poderia mudar é os jogadores de mmorpg se interessarem por rpg. O que é um caminho completamente inverso do criar um jogo de rpg com cara de mmorpg, que é o mesmo erro que o D&D está cometendo. Já tentaram apresentar e explicar o que é rpg para quem jogar mmorpg? É aí que está um possível foco de novos jogadores.

E rsilverblood, eu entendo seu entusiasmo. Eu já fui assim. Mas não adianta muito... eu sei que você tem um sistema interessante e se interessa pela comunidade rpgista e seu crescimento, mas as coisas andam pelas próprias pernas. Divulgar seu sistema, ser aberto a novos projetos e etc você já faz. E acredite, já faz o máximo que é possível.

Concordo em criar projetos, mas não com esse intuito. Projetos devem surgir de suas próprias idéias. Em outras palavras, um projeto deve vir de uma idéia interessante, é a própria idéia que incentiva um projeto a começar e florescer. Tentar criar projetos com a premissa de reerguer o rpg tem a falta de um elemento essencial: as idéias. O que eu quero dizer é que o que você propõe é a galera reunir e tentar pensar em idéias para criar projetos.
Mas sinceramente, os melhores projetos fazem o caminho contrário, é uma grande idéia que faz um grande projeto.
E ninguém tem grandes idéias de propósito, elas vêm repentinamente. Se fosse fácil assim todas as empresas de rpg já teriam erguido o hobby, afinal, os caras sentam juntos todos os dias e tentam pensar em novas idéias. Se isso funcionasse, o quadro rpgista atual já teria mudado...
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor AKImeru em 23 Fev 2008, 20:56

Bom, um dos sub-projetos da Revolução RPG é criar um RPG de mesa que se pareça com um MMORPG.

Seu tolo. Não percebe? Isso apenas aprofundaria o problema.

Eu escreveria aqui paragrafos explicando qual é o problema do suposto "desinteresse"do RPG, mas Vincer já fez isso para mim.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor rsilverblood em 24 Fev 2008, 00:24

Cara, você não entendeu. O problema é irreversível. O máximo que podemos fazer é "converter" alguns dos gamers para um RPG de mesa similar aos jogos que já conhecem. Muitas regras não está na moda da pessoa comum. Precisamos de algo simples, e rápido.

Quem sabe após conhecer o RPG de mesa verdadeiro, num ambiente mais agradável (para eles), quem sabe estarão dispostos a conhecerem mais regras.

(tente apresentar D&D para alguém como primeiro sistema, apresentando todas as regras... vai entender o que digo, e vai perder um candidato a fã do sistema)
rsilverblood

Mensagempor Anonimous000 em 24 Fev 2008, 00:47

Seja mais claro: qual problema é irreversível?

E eu me sinto obrigado a discordar sobre isso:

tente apresentar D&D para alguém como primeiro sistema, apresentando todas as regras... vai entender o que digo, e vai perder um candidato a fã do sistema

Alguns dos jogadores do meu grupo começaram com D&D, outros com GURPS mesmo. Ou, de modo mais direto: é possível começar a jogar com qualquer sistema, basta que a apresentação do mesmo seja bem feita, e que a pessoal realmente tenha interesse no jogo.

Não adianta você pegar alguém fã de Sci Fi e querer que o cara goste de RPG jogando D&D, ou pegar um fâ de fantasy e colocar o cara pra jogar Call of Cthulhu ou Kult.

Ou seja, pega alguns desses milhares de jogadores de WoW e coloca eles pra jogar o Warcraft RPG de D20, é bem possível que eles se interessem rapidamente.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Vincer em 24 Fev 2008, 02:29

Silverblood, ao mostrar um sistema como D&D ou gurps a alguém você explica o básico. O resto a pessoa pega aos poucos.

Qualquer sistema mais complexo que você mostre inteiro para um novato vai espantar o cara.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Madrüga em 24 Fev 2008, 03:13

Vincer for the win.

E outra, parece uma coisa sem sentido também, mas o declínio do RPG está na cola do declínio de toda atividade social em um mundo em que a tecnologia permitiu o isolacionismo. É como a razão pela qual as histórias ao redor da fogueira se tornaram o romance, gênero solitário escrito por um autor solitário e lido por um leitor solitário. Estamos fadados a essa desagregação, a essa cisão.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Hagen em 24 Fev 2008, 15:53

cara por exemplo.

Pegue neverwinter nights um jogo, se não me engano o 2°

Vc tem todas as regras de D&D, vc pode ter o Dm, e ele pode criar a vontade no jogo, todos joganso em suas casas e interagindo de forma rápida, vendo seu personagem na tela...Isso substitui a mesa por completo, basta o pessoal ter pc, programa e uma internet rápida.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Hagen

Mensagempor Madrüga em 24 Fev 2008, 15:58

Hagen escreveu:Vc tem todas as regras de D&D, vc pode ter o Dm, e ele pode criar a vontade no jogo, todos joganso em suas casas e interagindo de forma rápida, vendo seu personagem na tela...Isso substitui a mesa por completo, basta o pessoal ter pc, programa e uma internet rápida.

Você acha que "substitui por completo" mesmo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Aluriel de Laurants em 24 Fev 2008, 16:38

Pode substituir quase por completo, porque existe bem mais em uma mesa de rpg que apenas jogatina, existe socialização ao vivo, existe a bagunça dos players entre si como players existe a pizza do fim da seção, enfim essas coisas não podems ser feitas no PC.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias