D3 Cast (Episódio 1: EIRPG)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 30 Jun 2008, 22:25

O pessoal do D3 System resolveu fazer um podcast também. Quem está curtindo o SpellCast, eu acho que vale a pena ouvir também.

Episódio 0 (piloto)

Clique aqui para baixar o arquivo mp3

Episódio 1 (XVI EIRPG)

Clique aqui para baixar o arquivo mp3

Editado pela última vez por Nibelung em 08 Jul 2008, 22:24, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor guca0 em 30 Jun 2008, 22:37

d3, merece morrer.
CASO ELE ESTEJA FALANDO DO LDJ DE D&D, EU JURO, EU JURO QUE EU MATO O FDP.
guca0

Mensagempor Nibelung em 30 Jun 2008, 23:08

Sim, ele disse claramente que o LdJ da 4ª edição sai dia 12 de Outubro. Marquem no calendário pra xingarem ele depois :linguinha:
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Hermes em 30 Jun 2008, 23:41

O podcast está bom se você der um desconto imenso para eles e a vontade de parecer "cool" que demonstram. O barulho de latinhas no meio do podcast é bem ridiculo na minha opnião.

Sobre o conteúdo tem várias coisas que eu discordo imensamente. Ele fala que livros em PDF prejudicam o mercado de livros. Isso é uma tremenda besteira. O que prejudica o mercado de livros é o custo proibitivo de um livro de RPG, a lentidão extrema da Devir nas traduções e lançamentos e a qualidade tosca das traduções. Eu não compro livros da devir mais porque pago mais barato para vir da Amazon e tenho livros de melhor qualidade e logo após o lançamento dos mesmos.

Eles tem que entender que o mercado não comporta livros de R$ 100 lançados com 3 a 4 meses de atraso. Se não há como baratear o livros tentem fazer um acordo com a Wizards para produzir livros de capa mole e outro tipo de papel para reduzir os custos.

Outra coisa que me deixou assustado. Eles vão lançar a Trilogia do Elfo Negro agora. Um livro que deve ter bem uns 10 anos. Acho que se alguém queria ler esse livro e nunca o fez já teve até tempo de fazer um curso de inglês. Por que eles não lançam outros tantos romances que são inclusive mais recentes? E porque não lançar romances com mais frequência e se possível distribuir para livrarias normais como uma La Selva ou Saraiva.

Sei lá, não simpatizo com o d3 de jeito nenhum, ele me soa como uma pessoa extremamente arrogante.
Hermes

Mensagempor Nibelung em 01 Jul 2008, 00:02

Ele fala que livros em PDF prejudicam o mercado de livros. Isso é uma tremenda besteira.

Diga isso pro pessoal que apareceu no D&D Game Day com os pdfs dos livros da 4E impressos e encadernados.

Nisso eu concordo com eles desde que me entendo por gente. O problema principal é que, como ele disse, a Wizards pode se dar ao luxo de ignorar isso (em parte porque americano tem mania de comprar "por comprar", em parte porque tem lucro de sobra), enquanto as editoras brasileiras não tem. E nem precisa ser a Devir. Pergunte isso pro pessoal da Jambô, por exemplo.

Eles tem que entender que o mercado não comporta livros de R$ 100 ou lançados com 3 a 4 meses de atraso.

Corrigido. Assim eu concordo com a frase.

Outra coisa que me deixou assustado. Eles vão lançar a Trilogia do Elfo Negro agora. Um livro que deve ter bem uns 10 anos. Acho que se alguém queria ler esse livro e nunca o fez já teve até tempo de fazer um curso de inglês. Por que eles não lançam outros tantos romances que são inclusive mais recentes?

Por questão de cronologia? Os livros do Drizzt seguem uma cronologia regular, com vários upgrades. Tudo bem que a Dark Elf é um "trilogia do passado", mas cronologicamente ela se situa logo depois da trilogia Icewind Dale.

Seria igual você pedir pra Panini ter lançado Naruto já no número que está no japão porque "todo mundo já viu o anime antes e sabe a história".
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Anonimous000 em 01 Jul 2008, 00:06

Eles tem que entender que o mercado não comporta livros de R$ 100 lançados com 3 a 4 meses de atraso. Se não há como baratear o livros tentem fazer um acordo com a Wizards para produzir livros de capa mole e outro tipo de papel para reduzir os custos.

Editoras grandes geralmente impoem regras sobre como você pode publicar sua tradução, a WotC e a WW fazem isso, por exemplo, e a SJGames vai fazer isso com a nove edição de GURPS.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Hermes em 01 Jul 2008, 00:25

Nibelung escreveu:Diga isso pro pessoal que apareceu no D&D Game Day com os pdfs dos livros da 4E impressos e encadernados.

Isso é um que de ignorancia. Fabricar um livro com uso de fotocópias ou impressão não é barato. Um livro como o do jogador que tem mais de 300 páginas no barato sairia por 30 a 40 reais. Se a Devir publicasse livros em valores aceitaveis para o padrão de mercado provavelmente as pessoas comprariam.

Sabe porque ninguém reclama de comprar um PHB nos EUA? Por que o preço sugerido é US$ 34,95, sendo que em vários lugares você vai achar por 20 a 25 dolares (na amazon está por US$ 20,97). Isso é o preço de 3 lanches no McDonalds.

Aqui um livro destes sai por em média de 80 a 100 reais, quando não mais. Conhecendo o mercado nacional eles podem facilmente tentar baratear o custo de produção para fazer livros que possam ser vendidos na faixa dos 40 a 50 reais. Isso faria com que eles tivessem uma venda muito maior. Pois para muitos dos jogadores que gostam de "fabricar" seus livros isso já deixaria de ser um bom negócio.

A maior falha está na Devir e da maioria das editoras brasileiras neste quesito, o custo dos livros dela incentiva a pirataria e a compra de versões em inglês. Quer ver uma coisa, americanos consomem uma quantidade absurda de pocket books, aqueles com folha de jornal e capa mole e que são baratos. Por que as editoras brasileiras não usam esse padrão aqui para lançar alguns livros e diminuir o custo deles? Eu não me incomodo de ler pockets de forma alguma.

Por questão de cronologia? Os livros do Drizzt seguem uma cronologia regular, com vários upgrades. Tudo bem que a Dark Elf é um "trilogia do passado", mas cronologicamente ela se situa logo depois da trilogia Icewind Dale.

Seria igual você pedir pra Panini ter lançado Naruto já no número que está no japão porque "todo mundo já viu o anime antes e sabe a história".

Eu me assusto com ele colocando isso como se fosse uma vitória. Sinceramente acho que a Devir faz um trabalho porco em matéria de tradução de romances. Eles trabalham neste mercado a anos e quantos romances já traduziram? Meia dúzia? Ah, mas as pessoas não compram! Porra não compram pois eles lançam novamente em um formato caro. Praticamente todos os livros que eu tenho de romances de D&D são em formato de pocket. E mesmo os que são edições de trilogias completas são de capa mole com folha jornal. Por que não dá para fazer formatos assim para produzir livros mais baratos e lançar com mais frequência?

Novamente, falta o entendimento de que um pocket que é vendido lá fora por 5 a 10 dolares chegar aqui com preço de 30 a 40 reais é complicado.

Editoras grandes geralmente impoem regras sobre como você pode publicar sua tradução, a WotC e a WW fazem isso, por exemplo, e a SJGames vai fazer isso com a nove edição de GURPS.

Isso normalmente pode ser negociado, especialmente levando em conta os problemas regionais. E se mesmo assim eles não conseguirem eles sempre podem tentar achar meios de baratear a produção do livro aqui no Brasil. O que não dá é para eles chegarem com um preço de livro traduzido que é duas vezes ou mais maior que o valor do livro original. Ai é de se espantar que eles consigam vender 100 cópias, quanto mais 100 mil.
Hermes

Mensagempor Nibelung em 01 Jul 2008, 00:42

Sabe porque ninguém reclama de comprar um PHB nos EUA? Por que o preço sugerido é US$ 34,95, sendo que em vários lugares você vai achar por 20 a 25 dolares (na amazon está por US$ 20,97). Isso é o preço de 3 lanches no McDonalds.

Aqui um livro destes sai por em média de 80 a 100 reais, quando não mais.

Eu conheço um lugar que vende os livros básicos de D&D a 65 reais, e suplementos a preço bem em conta. Não adianta comparar o preço da Amazon com o preço tabelado da Devir.

Uma sexta a noite em um barzinho não sai por menos de 30 reais (exceto se tu foi já com a intenção de não gastar). Então eu rebato te dizendo que um livro básico de D&D é praticamente o preço de duas sextas reunidas com os amigos em um bar, um programa bem mais brasileiro.

E por mais que eu sei que os livros são caros, sei lá, quando eu vejo outros livros mais gerais e de qualidade (física) bem inferior, eu não consigo achar os livros de RPG da Devir tão caros como o povo diz. Não consigo mesmo. Tipo... pagar 32 reais no Pequeno Príncipe, ou pagar 40 reais no Caçador de Pipas ou no Anjos e Demonios me parece bem mais caro.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Madrüga em 01 Jul 2008, 03:54

É enorme, não tive paciência de ouvir inteiro. Mas tem um quê de arrogância sim, dá para sentir. E aquela musiquinha de guitarra no fundo é irritante.

Hermes escreveu:Por que as editoras brasileiras não usam esse padrão aqui para lançar alguns livros e diminuir o custo deles? Eu não me incomodo de ler pockets de forma alguma.

Você diz isso por ignorância. De cabeça eu já penso na L&PM Pocket, Martin Claret, Landy (com os livros de contos populares), editoras de universidades, livros que saem em jornais (como na Folha de São Paulo agora, por exemplo) e no selo Companhia de Bolso (da Companhia das Letras). Comprei uma porrada de livros assim. Além disso, sempre tem uma feirinha em faculdades com editoras dando descontos entre 20 e 50%. Eu sempre espero novembro para comprar livros na feirinha da USP, que o desconto obrigatório é de 50%.

Isso SEM CONTAR sebos. Estamos falando de livros novos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor kimble em 01 Jul 2008, 08:43

Dois centavos,

Na verdade não são só os livros de RPG no Brasil que são caros comparados as edições americanas. Os livros no Brasil, em geral, são caros em relação as edições estrangeiras.
Isso obviamente não vale só para os livros. DVDs e etc.
Nas férias desse ano voltei com uma pilha de livros e DVDs aproveitando essa diferença de preços. Gastei pouco mais de R$ 300,00 em livros de Exalted e um livro de WoD, por exemplo. Só que quatro desses livros eram de capa dura, no estilo do Changeling e etc. da Devir. Ou seja, só os quatro livros já seriam (contando um padrão de R$ 80,00 o livro, que é abaixo do valor atual da Devir) R$ 320,00. Mais o Exalted básico que é capa dura, todo colorido, 400 páginas, não sairia por menos de R$ 100 reais. Isso sendo extremamente otimista. Mais um livro de capa mole, contando um preço de R$ 20,00 (de novo, abaixo do preço da Devir). Ou seja, total de R$ 440,00, sendo muito otimista quanto aos preços.
No Brasil a taxação é absurda, o que faz com que os preços alcancem valores igualmente absurdos. Não que isso signifique a Devir tem razão quanto aos preços utilizados ou isso justique algumas coisas, como as traduções de má qualidade ou os atrasos.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Hermes em 01 Jul 2008, 08:47

Eu conheço um lugar que vende os livros básicos de D&D a 65 reais, e suplementos a preço bem em conta. Não adianta comparar o preço da Amazon com o preço tabelado da Devir.

Ainda é caro. Principalmente considerando que é um livro antigo. O meu ponto é um livro traduzido e editado aqui no brasil não pode ser mais caro que um livro importado. Se considerarmos que o preço sugerido para o 3.5 é US$ 29,95 * R$ 1,80 o livro sai por 53,91. Mandando por Airmail ainda vai chegar mais barato que o livro vendido aqui no Brasil.

Na minha opnião quem consome livros de RPG é a classe média para cima. Classe baixa não consome livros de RPG. E normalmente as pessoas deste patamar social e econômico tem algum conhecimento de inglês. A Devir com os preços dela acaba ficando com o mercado das pessoas que não sabem ler em inglês. No fim é isso que prejudica eles.

Você diz isso por ignorância. De cabeça eu já penso na L&PM Pocket, Martin Claret, Landy (com os livros de contos populares), editoras de universidades, livros que saem em jornais (como na Folha de São Paulo agora, por exemplo) e no selo Companhia de Bolso (da Companhia das Letras). Comprei uma porrada de livros assim. Além disso, sempre tem uma feirinha em faculdades com editoras dando descontos entre 20 e 50%. Eu sempre espero novembro para comprar livros na feirinha da USP, que o desconto obrigatório é de 50%.

Isso SEM CONTAR sebos. Estamos falando de livros novos.

Bem, ai eu acho que você leu mal e interpretou pior ainda o que eu escrevi. Pois não estou dizendo que não existem livros em formato pocket. Estou dizendo que eles são muito poucos e qualquer pessoa aqui que já foi a uma livraria americana pode atestar que a quantidade de publicações que temos em pocket em comparação ao mercado americano é uma piada. E todos os pockets dessas editoras que você citou são consideravelmente mais baratos que um livro em formato padrão. Eu mesmo outro dia esperando um avião em SP comprei um pocket de contos do Sherlock Holmes por 10 reais.

Você não pode considerar feiras de faculdade e feiras de livros como padrões de popularização de leitura pois esses universos atraem as pessoas que já tem uma inclinação natural a leitura. Sebos atraem menos ainda o público, além da aversão normal que várias pessoas tem em comprar algo usado, só vai a sebo o sujeito que é leitor ávido.

Temos um país que por vários motivos que não cabem ser discutidos neste tópico tem a leitura desincentivada, se as editoras mantém o custo dos livros altos fica difícil de popularizar a leitura. E a Devir sobre do mesmo problema. Ela quer que o RPG se popularize, mas não quer lançar produtos em preços acessiveis.
Hermes

Mensagempor juma em 01 Jul 2008, 09:29

Temos um país que por vários motivos que não cabem ser discutidos neste tópico tem a leitura desincentivada, se as editoras mantém o custo dos livros altos fica difícil de popularizar a leitura.

Por acaso você está insinuando que quem deveria incentivar a leitura são as editoras?

E a Devir sobre do mesmo problema. Ela quer que o RPG se popularize, mas não quer lançar produtos em preços acessiveis.

Se o preço fosse o impecilho para a popularização do RPG, então estaríamos todos felizes. Temos livros de RPG em português a preços bem acessíveis e sistemas de graça na internet. :b
juma

Mensagempor Hermes em 01 Jul 2008, 09:58

juma escreveu:Por acaso você está insinuando que quem deveria incentivar a leitura são as editoras?

Obviamente que não. E como eu já disse não vou discutir políticas sociais neste tópico. Não estou disposto a entrar em uma argumentação politica neste fórum. Se puxar o assunto para esse lado eu simplesmente vou ignorar.

juma escreveu:Se o preço fosse o impecilho para a popularização do RPG, então estaríamos todos felizes. Temos livros de RPG em português a preços bem acessíveis e sistemas de graça na internet. :b

Ai cabe aquele comentário. Já olhou os sistemas gratuitos e a preços acessíveis? Pode ser legal falar isso mas não adianta achar eles são maravilhosos pois não é bem assim. Senão estariamos todos jogando eles ao invés de D20, Storytelling, Gurps e outros pagos.

O jogador novo de RPG não vai ser conquistado usando um sistema obscuro e desconhecido que muitas vezes nem nós, jogadores com anos de RPG, sequer uma vez lemos. Ele vai ser conquistado pelo D&D com ilustrações de dragões, monstros e herois em sua capa.

Preço é um dos impecilhos sim. Existem outros, mas o preço não pode nem deve ser descartado.
Hermes

Mensagempor Agnelo em 01 Jul 2008, 10:05

Hermes,

Quanto a livros de qualidade a preços acessíveis, eu paguei 32 pila no meu Mutantes e Malfeitores, um baita livro com precinho camarada.

Pelo que sei ele tá vendendo muito bem, e pode abrir precedente pra uma mudança na forma como se vende livros de RPG no brasil.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor juma em 01 Jul 2008, 10:09

Ai cabe aquele comentário. Já olhou os sistemas gratuitos e a preços acessíveis? Pode ser legal falar isso mas não adianta achar eles são maravilhosos pois não é bem assim. Senão estariamos todos jogando eles ao invés de D20, Storytelling, Gurps e outros pagos.

Mutants & Masterminds custa menos de R$ 40,00. O SRD era distribuído de graça na internet. O DarkSun Brasil havia lançado o SRD do livro do jogador em português e tinha vários PDFs para Dark Sun em português também. :b

EDIT: Droga, o Locke foi mais rápido no comentário sobre M&M :b
juma

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias