El Texugo escreveu:Quando TODOS os jogadores fazem um prelúdio é muito fácil colocá-los juntos. Mas e quando não há prelúdio para todos ou nenhum? E quanto àquele jogador que falta a primeira sessão do encontro de todos pra jogar só na segunda ou terceira? Como fazer um personagem pegar o bonde andando sem ficar uma coisa forçada do tipo "Ele estava aí desde o começo" ou "Vc reconhece ele como um velho amigo do passado"
Use e abuse da sua história.
Por exemplo, X,Y E Z são parte de um grupo de bem feitores "patrocinados" por esse nobre (whatever) do mundo. A missão atual deles atual é descobrir o que há de errado com uma cidade qualquer, eles vão até lá e descobrem que tem um culto de um demônio (whatever) rolando. Ao mesmo tempo, quando o nobre deu essa missão, ele disse que já tinha enviado alguns de seus homens para averiguar a situação da cidade antes. Você nem se lembrava dos homens, tinha inventado na hora, mas pode servir como introdução para o personagem de W.
Se você joga ao vivo, peça aos seus jogadores para fazerem um lanche ou simplesmente descansarem por uns dez minutos. Você chama o jogador novo, da uma explicada de onde ele está e como são as coisas, pode até tentar narrar algo mini se der tempo.
Enquanto os bem feitores exploravam as casas da cidade eles encontram o "new guy" e pronto, todos tem o mesmo motivo para andarem juntos, pelo menos durante a primeira aventura.
O exemplo que eu dei foi bem básico, mas acho que serve pra mostrar como elementos da história podem facilmente se tornar pontos de partida para novos jogadores.