Como iniciar aventuras?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Como iniciar aventuras?

Mensagempor KYU em 09 Fev 2009, 12:26

El Texugo escreveu:Quando TODOS os jogadores fazem um prelúdio é muito fácil colocá-los juntos. Mas e quando não há prelúdio para todos ou nenhum? E quanto àquele jogador que falta a primeira sessão do encontro de todos pra jogar só na segunda ou terceira? Como fazer um personagem pegar o bonde andando sem ficar uma coisa forçada do tipo "Ele estava aí desde o começo" ou "Vc reconhece ele como um velho amigo do passado"


Use e abuse da sua história.

Por exemplo, X,Y E Z são parte de um grupo de bem feitores "patrocinados" por esse nobre (whatever) do mundo. A missão atual deles atual é descobrir o que há de errado com uma cidade qualquer, eles vão até lá e descobrem que tem um culto de um demônio (whatever) rolando. Ao mesmo tempo, quando o nobre deu essa missão, ele disse que já tinha enviado alguns de seus homens para averiguar a situação da cidade antes. Você nem se lembrava dos homens, tinha inventado na hora, mas pode servir como introdução para o personagem de W.

Se você joga ao vivo, peça aos seus jogadores para fazerem um lanche ou simplesmente descansarem por uns dez minutos. Você chama o jogador novo, da uma explicada de onde ele está e como são as coisas, pode até tentar narrar algo mini se der tempo.

Enquanto os bem feitores exploravam as casas da cidade eles encontram o "new guy" e pronto, todos tem o mesmo motivo para andarem juntos, pelo menos durante a primeira aventura.

O exemplo que eu dei foi bem básico, mas acho que serve pra mostrar como elementos da história podem facilmente se tornar pontos de partida para novos jogadores.
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Batousa em 09 Fev 2009, 12:57

Seguinte, as vezes ajuda muito tambem o tipo de jogador com quem voce joga.
Odeio akelas historias onde o kra ja fez tudo o q tinha pra fazer e no final coloca uma missao besta tipo.

O meu personagem era um guerreiro honrado que teve o irmao sequestrado por um grupo, ai eu corri atras e matei todo o grupo mais so faltou o lider e bla bla bla, agora vivo pra isso.

Isso da mtu poka base, e é um saco, pq a historia é muito individual. Montar um bom preludio ajuda bastante o mestre nao so a juntar os personagens como o todo de uma historia.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Como iniciar aventuras?

Mensagempor El Texugo em 12 Fev 2009, 00:46

Muitas das vezes, meus jogadores não colocam ganchos em suas histórias, ou colocam pouquíssimos, de tal forma que usá-los no começo é algo improvável.

Como exemplo, a história do mago:

Nasceu e cresceu em Glantri, uma cidade onde o comando é exercido por uma Magocracia, desde pequeno estudou para ser mago na escola de magia local e desde que se formou, busca aprimorar conhecimentos andando pelo mundo.

Exeplo de história do barbaro:

Nasceu nos Atruaghin Clans, lugar onde reina uma cultura indígena muito forte. Desde pequeno não queria viver no mesmo lugar. Aprendeu tudo o que sabe com seu pai e hoje explora o mundo em busca de aventuras.



Como vêem, não dá pra usar muita coisa pra botar o grupo junto sem fugir muito do padrão de "Contratar pessoas aleatórias" ou "Todos se encontram na taverna". Se a gente reclama pq o prelúdio tá insuficiente, os jogadores reclamam que quem deve fazer a história é o narrador. Fica um jogando a culpa para o outro
Imagem
Avatar do usuário
El Texugo
 
Mensagens: 63
Registrado em: 11 Nov 2008, 22:53
Localização: Recife - PE

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Batousa em 12 Fev 2009, 09:18

Por isso iniciantes tem que jogar Hero Quest, Dragon Quest e First Quest XD

quando se joga esses jogos pre prontos, se entende os demais.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Madrüga em 12 Fev 2009, 09:40

Cebolituz escreveu:Tem muita gente que dá uma importância enorme com isso, mas particularmente e no meu caso, é a parte em que menos ligo para ter aquele motivo excelente ou coerência gigantesca.

Geralmente os próprios jogadores davam um jeito de se conhecer, ou apenas criava um evento em que todos estavam presentes. Até porque, a ânsia de jogar e desenvolver-se na história é muito maior de início do que algo original ou muito diferente dos clichês.

Claro que aqueles que conseguem fazer isso e desenvolver isso, a aventura só tende a melhorar. Mas como andamos preguiçosos por aqui (eu particularmente não tenho mais o menor saco pra fazer fichas de personagem) e queremos ir logo pro vamos ver, então deixamos isso de lado.


Ditto para meu grupo. Temos pouquíssimo tempo para nos encontrar e jogar, então a galera aprendeu a abstrair. Invejo quem pode fazer isso com freqüência, mas no nosso caso é mais uma abstração; fazemos um mínimo, claro: na última campanha, meu monge era amigo de infância do bárbaro, os dois eram muito pobres e viviam de serviços tipo leão-de-chácara numa metrópole. Eu tinha um único item mágico, aquela moeda que cai do lado que você quer, e vivia dando golpes e promovendo apostas em jogos do tipo "soco na cara" nas tavernas (os caras vão trocando socos alternadamente até um deles cair e perder).

Os outros fizeram suas histórias rapidinho, alguns inventaram relações também, e o jogo transcorreu sadio.

Uma maneira meio bombástica com que uni, uma vez, os jogadores, foi uma doença sobrenatural em comum. Eles acabaram se unindo, meio a contragosto, para caçar o morto-vivo responsável (porque a doença afligia a família e amigos deles também), e foram "fazendo amizade" no caminho, pois eram obrigados a confiar uns nos outros.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Lune em 14 Fev 2009, 04:03

Uma maneira meio bombástica com que uni, uma vez, os jogadores, foi uma doença sobrenatural em comum. Eles acabaram se unindo, meio a contragosto, para caçar o morto-vivo responsável (porque a doença afligia a família e amigos deles também), e foram "fazendo amizade" no caminho, pois eram obrigados a confiar uns nos outros.

É esse tipo de coisa que eu geralmente uso. Meus grupos sempre têm iniciantes, e assim fica fácil todo mundo se encaixar em um grupo mesmo quando são personagens que de outra forma não andariam juntos de maneira nenhuma. E como meu gosto pra campanhas tende para o épico/dramático, doenças sobrenaturais, profecias apocalípticas e tatuagens misteriosas se encaixam perfeitamente.

A outra alternativa que eu costumo usar é o macete da companhia de mercenários. É perfeito se você tem um grupo meio improvisado e não sabe que jogadores vão ficar a longo prazo e quais vão desistir. Você fica algum tempo com os mercenários e quando a situação normalizar, muda o foco da campanha.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Como iniciar aventuras?

Mensagempor El Texugo em 17 Fev 2009, 19:07

Mais alguem poderia relatar como faz para unir o grupo no início das aventuras?
Imagem
Avatar do usuário
El Texugo
 
Mensagens: 63
Registrado em: 11 Nov 2008, 22:53
Localização: Recife - PE

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Aluriel de Laurants em 17 Fev 2009, 19:53

Eu costumo pedir os BGs bem antes de começar, e usá-los para criar ganchos, vez por outra não dá e o grupo só de junta de fato no decorrer do jogo, mas difícilmente passa da primeira meia hora separado.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Nibelung em 17 Fev 2009, 23:49

Eu sou um adepto ferrenho do "vocês se conhecem a algum tempo" como introdução. Poupa tempo, evita a possibilidade de alguém querer dar uma de fodão ao ser apresentado (e ser prontamente rejeitado pelo grupo), e poupa tempo pra parte do jogo que realmente interessa: A aventura em si.

Quando eu era mais novo tinha mais tempo disponível, eu gostava de amarrar backgrounds e gastar uma ou duas sessões inteiras só pra reunir o grupo. Quase nunca dava certo porque o joselito da vez arrumava uma forma de contrariar o grupo inteiro, como discutir sobre a fé do palada ou ser "apresentado" roubando a algibeira de alguém. A gente meio que enrolava, e no fim ignorava completamente isso. Aí eu decidi que não valia a pena as sessões pra "reunir o grupo", já que a gente ia acabar ficando junto mesmo.

Jogando online a coisa é elevada ao cubo. Digitar é bem mais lento que falar, e esperar o outro digitar é CHATO, e é normal ver jogadores matando tempo jogando paciência enquanto esperam os membros ativos do grupo terminarem de massagearem o ego.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Como iniciar aventuras?

Mensagempor Youkai X em 18 Fev 2009, 00:11

Até agora unir personagens durante a aventura não causou problemas pra mim, pois os jogadores sempre souberam se unir e normalmente eu adianto logo e não dou muuuuitas opções e escapatórias quanto a isso (infelizmente meio restritivo fazer isso, mas acaba sendo necessário).

Como quero iniciar mês que vem uma campanha nova (paragon :frenzied: ) eu quero que os jogadores façam seus background bonitinhos e que dêem bastantes idéias de ganchos, mas que lembrem que terão que se unir a um grupo e não dar uma de lobo solitário gostosão. Com os jogadores que puderem eu até posso pensar em alguma sessão solo de apresentação, como um prólogo, mas é opcional apenas.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron