El Texugo escreveu:Quando TODOS os jogadores fazem um prelúdio é muito fácil colocá-los juntos. Mas e quando não há prelúdio para todos ou nenhum? E quanto àquele jogador que falta a primeira sessão do encontro de todos pra jogar só na segunda ou terceira? Como fazer um personagem pegar o bonde andando sem ficar uma coisa forçada do tipo "Ele estava aí desde o começo" ou "Vc reconhece ele como um velho amigo do passado"
Use e abuse da sua história.
Por exemplo, X,Y E Z são parte de um grupo de bem feitores "patrocinados" por esse nobre (whatever) do mundo. A missão atual deles atual é descobrir o que há de errado com uma cidade qualquer, eles vão até lá e descobrem que tem um culto de um demônio (whatever) rolando. Ao mesmo tempo, quando o nobre deu essa missão, ele disse que já tinha enviado alguns de seus homens para averiguar a situação da cidade antes. Você nem se lembrava dos homens, tinha inventado na hora, mas pode servir como introdução para o personagem de W.
Se você joga ao vivo, peça aos seus jogadores para fazerem um lanche ou simplesmente descansarem por uns dez minutos. Você chama o jogador novo, da uma explicada de onde ele está e como são as coisas, pode até tentar narrar algo mini se der tempo.
Enquanto os bem feitores exploravam as casas da cidade eles encontram o "new guy" e pronto, todos tem o mesmo motivo para andarem juntos, pelo menos durante a primeira aventura.
O exemplo que eu dei foi bem básico, mas acho que serve pra mostrar como elementos da história podem facilmente se tornar pontos de partida para novos jogadores.

Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

) eu quero que os jogadores façam seus background bonitinhos e que dêem bastantes idéias de ganchos, mas que lembrem que terão que se unir a um grupo e não dar uma de lobo solitário gostosão. Com os jogadores que puderem eu até posso pensar em alguma sessão solo de apresentação, como um prólogo, mas é opcional apenas.