[4e] Companheiro Animal

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 14 Fev 2010, 10:34

Bem, já faz um tempo que faço parte da Spell, mas este é meu primeiro tópico.

Eu jogo D&D 3.5.
Não tinha muito interesse na 4ed. antes, mas ouvindo sobre o maior equilíbrio que a edição traz e lendo alguns logs de campanhas nesta edição, acabei me interessando e começei a ler sobre.

Lendo o livro do jogador notei a ausência (ou não vi de cego mesmo) de informações sobre o Companheiro Animal.
Então queria saber o seguinte:
Nesta edição é possível ter um companheiro animal?
Quais as classes que podem tê-lo?
Como funciona?
Em qual livro estas informações estão disponíveis?

É isso aí, se alguém puder ajudar, agradeço.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Avatar do usuário
Brave Samurai Warrior
 
Mensagens: 424
Registrado em: 10 Jan 2010, 18:34
Localização: Rio Grande do Sul

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor GoldGreatWyrm em 14 Fev 2010, 11:01

Livro: Poder Marcial, classe Patrulheiro, caminho do Mestre das Bestas.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Darin em 14 Fev 2010, 13:31

Sim companheiros animais iriam quebrar, em parte, o equilíbrio do sistema, por isso as classes que o usam em combate já tem o animal como característica. Além do beastmaster tem também o Shaman do PHB2, que tem companheiros animais espirituais...

Além disso também tem regras de montaria...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Lector em 14 Fev 2010, 14:33

além também da opção de multiclasse, mas não sei se fica bom
Avatar do usuário
Lector
 
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Ago 2007, 08:50

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 14 Fev 2010, 16:17

Darin escreveu:Sim companheiros animais iriam quebrar, em parte, o equilíbrio do sistema, por isso as classes que o usam em combate já tem o animal como característica.


Entendi. Por isso dizem que nessa edição o companheiro animal funciona como uma "extensão" do personagem.
Ou o personagem ataca por si, ou usa o animal como meio de ataque, mas nunca os dois atacam separadamente, certo?
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Avatar do usuário
Brave Samurai Warrior
 
Mensagens: 424
Registrado em: 10 Jan 2010, 18:34
Localização: Rio Grande do Sul

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Deicide em 14 Fev 2010, 16:18

Brave Samurai Warrior escreveu:
Darin escreveu:Sim companheiros animais iriam quebrar, em parte, o equilíbrio do sistema, por isso as classes que o usam em combate já tem o animal como característica.


Entendi. Por isso dizem que nessa edição o companheiro animal funciona como uma "extensão" do personagem.
Ou o personagem ataca por si, ou usa o animal como meio de ataque, mas nunca os dois atacam separadamente, certo?

Certos poderes permitem a você e ao animal atacarem juntos, mas isso não é muito diferente de poderes que permitem múltiplos ataques.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Styker em 14 Fev 2010, 21:50

No geral achei as builds com companheiro animal bem under... mas posso estar enganado, não tenho muita experiencia no assunto.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Avatar do usuário
Styker
 
Mensagens: 696
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:30
Localização: Campina Grande - PB

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Kasuya em 16 Fev 2010, 21:47

Assim, a questão do "companheiro animal/espírito/whatever" é mais estratégica do que apelona. Acontece que tem muitas classes (e monstros, principalmente monstros) que se tornam bem mais efetivas dada a posição estratégica e essa história de "companheiro animal" vai mais ou menos nesse sentido.

-Primeiro: é um quadrado a mais que o jogador controla e impede de a maioria dos inimigos passarem.

-Segundo: o personagem terá duas "áreas de efeito", não bem no sentido de Ataque de Oportunidade, mas no sentido de "ponto de partida para poderes", o que pode te livrar de ter que andar até certo ponto para lançar (ex: muitos poderes do shamman te permite usar a partir do espírito ou a partir de você - ou de ambos, na maioria dos casos, sendo que o espírito geralmente lança mão de um efeito menor do poder). I

sso te dá uma versatilidade pois sua posição (no sentido ofensivo) pode não ser tão problemática assim em certos turnos cruciais e você ainda acaba flertando um pouco com controller, pois controlar um quadrado intransponível (que pode mudar de posição durante o combate), lançar magias com uma área de efeito maior e coisas do gênero é algo bem controller, só que será em menor escala, lógico.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 16 Fev 2010, 22:19

Kasuya escreveu:-Primeiro: é um quadrado a mais que o jogador controla e impede de a maioria dos inimigos passarem.

-Segundo: o personagem terá duas "áreas de efeito", não bem no sentido de Ataque de Oportunidade, mas no sentido de "ponto de partida para poderes" [...]

Muito bem. Essas são duas vantagens consideráveis.

Agora, partindo pras desvantagens:
No geral achei as builds com companheiro animal bem under

Quais seriam os pontos baixos desse tipo de personagem?
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Avatar do usuário
Brave Samurai Warrior
 
Mensagens: 424
Registrado em: 10 Jan 2010, 18:34
Localização: Rio Grande do Sul

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Kasuya em 16 Fev 2010, 22:50

Quais seriam os pontos baixos desse tipo de personagem?


Eu não li a build de companheiro animal do ranger (só vi por cima), então eu não vou entrar em detalhes, mas eu posso dizer que provavelmente tem a ver com esses fatores:

Ranger é A classe de dano, reinando junto com o Bárbaro as classes de maior potencial de dano, no caso, porque ele se favorece de múltiplos ataques (alguns até exagerados). É, de longe, um dos strikers mais focados em dano.

Logo, o fato de ele possuir um companheiro animal (logo, mais possibilidades estratégicas, como discutido acima), provavelmente vai diminuir o leque de efeitos de múltiplos ataques (e, consequentemente, o dano corriqueiramente elevado até mesmo para alguns strikers) ou, os ataques que forem múltiplos serão combinados com ataques do próprio animal (e, convenhamos, melhor um dano de um ataque com sua bastarda do que uma mordida de um lobo, por exemplo).

Entretanto, deixa o ranger com uma possibilidade estratégica inusitada, porque ele se torna dois "strikers" (com dano relativamente menor) em um só. Ele teria a possibilidade em se subdividir o seu enfoque em dois alvos distintos com potência reduzida ou unir os dois num inimigo só com efetividade máxima (mas, talvez, ainda menor que o ranger de duas armas ou de arco).

Note que isso são mais suposições do que fatos, mas, conhecendo a funcionalidade da classe e lendo por alto essa build, dá pra supor que o que ele quis dizer está mais ou menos nessa linha (dano menor em relação às outras duas builds).
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[4e] Companheiro Animal

Mensagempor Styker em 17 Fev 2010, 16:55

Styker escreveu:No geral achei as builds com companheiro animal bem under... mas posso estar enganado, não tenho muita experiencia no assunto.


Corrigindo a frase: "Eu ouvi falar que no geral as builds com companheiro animal são bem under" =) Não tenho experiencia no assunto, mas inclusive acho que vi um tópico antes aqui no fórum sobre isso.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Avatar do usuário
Styker
 
Mensagens: 696
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:30
Localização: Campina Grande - PB


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron