[4e] Spellchallenge - Os Desafios de Perícia da SpellRPG

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Mensagempor oculto em 04 Jul 2010, 11:24

Alinhado ao Spellterror e o Spelltrap, proponho iniciarmos um novo projeto, o Spellchallenge. A idéia é desenvolver uma coletânea de Desafios de Perícia para ser futuramente divulgado no portal, com os demais projetos da Spell.
Orientações sobre como criar um desafio se encontram na pag. 72 do Guia do Mestre e as tabelas de dificuldade na pag. 61. Abaixo segue um exemplo de desafio que eu apliquei à um grupo há certo tempo.


Corredeiras Subterrâneas
No interior da grande gruta um rio subterrâneo corre velozmente. O único caminho percebido é descer suas corredeiras para aportar nas calmas águas profudas a quilômetros de distância de onde vocês se encontram.
  • Perícias primárias: Atletismo, Exploração, Percepção
  • Complexidade: 5 (12 sucessos antes de 3 falhas)
  • Configuração: Uma pequena balsa capaz de comportar o grupo está aportada e ancorada na margem da corredeira. Existe espaço para dois membros do grupo ocuparem cada um dos dois remos da balsa. Estes estarão concentrados em realizar os testes de atletismo. Os demais poderão realizar testes de Percepção e Exploração. Cada "rodada" de testes é composta de uma única ação a ser executada, seja de efetuar o teste ou prestar auxílio. Um mesmo personagem não pode realizar um teste de perícia ou prestar auxílio a mais de um membro, caso já tenha prestado auxîlio a outrem nesta rodada. Exemplo de rodada: Efetua-se um, ou mais, testes de exploração e calcula-se as novas dificuldades. Efetua-se um, ou dois, testes de percepção e calcula-se os bônus. Efetua-se dois testes de atletismo por membros diferentes.
    • Atletismo (difícil): Os envolvidos pilotam a balsa pelas corredeiras. Podem receber auxílio de apenas um outro membro.
    • Exploração (moderado): Apenas dois sucessos possíveis. O personagem reconhece o terreno hostil da corredeira e traça um melhor caminho a ser seguido. A dificuldade dos testes de atletismo e percepção é diminuida em 1 para cada sucesso, ou aumentada em 1 em caso de falha.
    • Percepção (moderado): Não concede sucessos ao desafio. O personagem observa o terreno, procurando evitar obstáculos pelo caminho. Um sucesso na perícia concede +1 bônus para o próximo teste de atletismo de um dos remadores, não cumulativos entre si caso outros membros também o façam, mas podendo ser distribuidos entre ambos remadores. Falha não influencia o próximo teste.
  • Sucesso: Os personagens descem as corredeiras com sucesso e aportam na calmas águas cristalinas. Distrua XP e selecione até três parcelas de tesouro para distribuição.
  • Fracasso:Os personagens naufragam, mas conseguem chegar ao final das corredeiras. Distruba XP e queime dois pulsos de cura de cada personagem. Caso não haja pulsos a serem queimados, diminua o montante em pontos de vida. Opcional: Risque um intem de menor valor do inventário.
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Mensagempor Emil em 04 Jul 2010, 11:48

Oculto, parabéns pela iniciaiva! E excelente teste de perícias o do exemplo! Quero usar! :pidao:
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Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
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Mensagempor oculto em 04 Jul 2010, 12:45

Emil escreveu:Oculto, parabéns pela iniciaiva! E excelente teste de perícias o do exemplo! Quero usar! :pidao:

No spelltrap eu já havia previsto criamos um tópico só para desafios, mas na época eu ainda me sentia mto limitado para colaborar. Só resolvi colocar a idéia em prática agora pq tb temos um portal para divulgar o material.
Use a vontade. Aos poucos vou postar outros interessantes que tb já tive a oportunidade de jogar/mestrar. Eu só não gosto da tabela de dificuldades do GdM, particularmente prefiro a minha. ^_^
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Mensagempor Iuri em 07 Jul 2010, 02:13

Antes de mais nada, parabéns ao Oculto pela iniciativa. Gostaria bastante de ver as ideias dos outros usuários, e seria uma pena se o tópico morresse tão prematuramente.
Nunca usei nada de desafios de perícia, provavelmente porque não deu tempo na única sessão da 4.0 que mestrei. Também nunca tinha reparado o quanto pode ser divertido esse tipo de encontro. Tenham em mente que este é o primeiro que eu faço, então se encontrarem falhas mecânicas fiquem a vontade para apontá-las.

Derrubem os Dragões!!!
Apesar de estarem esperando um grande ataque do reino com quem estavam em guerra, ninguém havia pensado que eles enviariam dragões para destruir as muralhas da cidade que, já privilegiada por ter sido construída no meio de uma montanha, com sua muralha se tornava invencível. Mas a cidade possui uma arma secreta também, um antigo artefato mágico localizado em uma de suas torres, que apesar de estar longe dos alvos e nunca ter sido usada, pode ser uma das únicas chances de defesa.

  • Perícias primárias: Arcana, Thievery, Perception
  • Perícias secundárias: Athletics, Acrobatics, Dungeoneering
  • Nível: Igual ao nível do grupo + 1
  • Complexidade: 4 (10 sucessos antes de 6 falhas). Especial: O desafio deve ser completado em 10 rodadas ou menos.
  • Configuração: O artefato é capaz de disparar verdadeiras "bombas" elétricas quando corretamente manipulado. Não há limite de disparos por turno. Como a localização da torre não está devidamente alinhada com os alvos, alguns membros do grupo devem se posicionar em janelas mais estratégicas e ficar guiando quem está mirando a arma. É possível subir no telhado da torre para ter uma visão melhor, mas não há espaço para mais do que duas pessoas ali.
    • Arcana (moderado; apenas treinado): Permite ativar o artefato magicamente. Não é possível receber auxílio neste teste, e só é possível fazer um teste por turno.
    • Thievery (difícil): Ativa o artefato mecanicamente. Pode receber auxílio de qualquer número de jogadores, mas só pode ser feita uma ativação mecânica por turno.
    • Perception (difícil): O jogador consegue mirar exatamente onde dói. Não pode receber auxílio, e são permitidos no máximo dois sucessos.
    • Dungeoneering (fácil): Permite mirar em uma torre localizada acima das muralhas, fazendo com que os escombros caiam sobre os dragões. Conferindo um bônus de +1 aos disparos até que algum seja um sucesso.
  • Sucesso: Os dragões são abatidos, conferindo o XP apropriado ao grupo. O corpo dos dragões pode esconder tesouros. Quando o exército inimigo chegar, será muito fácil se defender com a muralha ainda em pé.
  • Fracasso: Os personagens não conseguem abater os dragões antes que eles destruam as muralhas. Após isso se torna muito arriscado tentar acertá-los com o artefato mágico sem causar muito estrago às edificações e civis, e o grupo deverá correr até o local onde estão os dragões e entrar em combate com eles. Os dragões terão seus pontos de vida reduzidos em proporção ao número de sucessos que o grupo já havia atingido. Como a torre estava longe, os personagens vão gastar um pulso de cura cada um para se recuperar da fadiga da corrida, e ao chegarem para o combate os dragões já vão ter destruído algumas casas (possivelmente alguma casa de armas ou ambiente que os personagens costumavam visitar). Além disso, quando o exército inimigo chegar, irão conseguir entrar facilmente na cidade, dificultando o combate.
Editado pela última vez por Iuri em 07 Jul 2010, 17:36, em um total de 2 vezes.
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Mensagempor oculto em 07 Jul 2010, 12:29

seria uma pena se o tópico morresse tão prematuramente

Na verdade, precisamos de mais jogadores que efetivamente jogam a 4e para criar qualquer projeto relacionado a essa edição. Por mais que a Spell seja o forum que melhor recepcionou a 4e desde o início, jogadores com disponibilidade para gastar tempo com vários pequenos projetos ainda são poucos.

Olha, gostei mto da idéia de seu desafio. Só mudaria algumas coisas em relação à mecânica:
  • Tornava a perícia perception como primária (dificil).
  • Aplicaria limite de sucessos para as perícias Arcana (4 sucessos), Thievery (4 sucessos) e Perception (2 sucessos). Isso impediria o grupo de rolar uma única perícia em todo o desafio.
  • Removeria "Athletics/Acrobatics" das opções de bônus.
  • Dungeoneering passaria a conceder bônus extra de +1 cumulativo com o auxílio de outro usuário. Esse bônus se aplicaria apenas a próxima rolagem de perception e não é cumulativo entre si (caso dois ou mais pjs resolvam rolá-lo).

E algumas coisas em relação ao conceito:
  • Reduziria o número de dragões para um. Sério, um só já dá pra destruir uma cidade inteira, quanto mais os muros de defesa.
  • O personagens não efetuam vários disparos. No final do desafio eles ativam o aparato e disparam uma rajada, saraivada, bigorna, whatever de energia no dragão e fim.
  • Se falharem, não precisa queimar pulsos de cura. Só a destruição do muro já é o suficiente como derrota. Se for o caso, aumente o nível de algumas criaturas em +1 nos próximos encontros na cidade, que vão ocorrer devido a invasão.

Uma das regras de ouro é: se os personagens tiveram uma boa idéia para a utilização de alguma outra perícia, considere-a dificil e permita rolarem para obter sucessos extras. Se a idéia foi excepcional, considere dar um bônus (até +3) ao rolarem a perícia.
Esse desafio é ótimo para grupos de nível inicial que não teriam uma chance real de derrotar um dragão. Gostei mesmo.

Saudações.
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Mensagempor Iuri em 07 Jul 2010, 15:45

Valeu por comentar meu desafio Oculto :victory:
Na verdade, precisamos de mais jogadores que efetivamente jogam a 4e para criar qualquer projeto relacionado a essa edição.

Eu não jogo e estou contribuindo :linguinha:

Então, sobre tuas sugestões em relação ao conceito: a minha concepção original do desafio era justamente ser apenas um dragão, mas resolvi deixar quantidade em aberto para o mestre poder adequar o desafio ao nível dos personagens. Para um grupo de nível mais elevado, talvez seja mais interessante colocar vários dragões não tão poderosos ao invés de um único chefão. Resolvi tirar o pulso de cura porque os jogadores terão a opção de lutar contra os dragões mesmo depois que eles tenham invadido a cidade, mas como os dragões vão estar com HP reduzido, nada mais apropriado (penso eu) que os recursos dos jogadores também esteja reduzido, já que ao final da batalha eles vão receber todo o XP mesmo. Quanto ao único disparo, é uma boa ideia, mas acho que o desafio fica mais dinâmico (e com mais ação) com os jogadores lançando bastantes disparos consecutivos.

Sobre as considerações mecânicas: Achei que poderia forçar os jogadores a usar mais do que uma perícia colocando um limite de tempo (em turnos), de forma que eles só teriam venceriam o desafio se tivessem uma média de sucessos maior que 1/turno. Mas a sua ideia também é boa.
Você acha que athletics/acrobatics como opção de bônus deixa o desafio muito fácil?
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Mensagempor oculto em 07 Jul 2010, 16:50

Você acha que athletics/acrobatics como opção de bônus deixa o desafio muito fácil?

Sim, foi mais ou menos isso que eu pensei. De forma geral os jogadores já são mestres em arranjar bônus em suas rolagens e as dificuldades oficiais não representam reais desafios. Eu costumo aplicar bonus extras eu poucos casos e com uma única opção, somente quando a condição do desafio for necessária.
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Mensagempor GoldGreatWyrm em 07 Jul 2010, 16:56

Lindo desafio, Iuri! Muito épico.

Utilizarei-o.
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Mensagempor Iuri em 07 Jul 2010, 17:37

Valeu GG!
Dei uma editada pra mudar umas coisas seguindo um pouco os conselhos do Oculto.
Quando tiver alguma ideia nova venho postar aqui.
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Mensagempor oculto em 10 Jul 2010, 09:11

Esse desafio foi aplicado junto com um combate na camanha que mestro em Forgotten Realms, no qual o pessoal deveria controlar um portal místico aberto por seguidores de Shar em um ritual realizado em um santuário no cemitério de Cormyr, se não me engano (faz tempo). Consistia em controlar o portal, impedindo que mais criaturas hediondas o trespassassem (demônios, desmortos, etc).
Quando os personagens chegaram no local, várias criaturas já haviam sido invocadas. O combate se iniciou, mas depois eles perceberam que o portal precisava ser controlado para impedir que outras criaturas o atravessassem.

O Portal para o Pendor das Sombras
No interior do santuário profanado um portal púrpura invoca criaturas demoníacas.
  • Perícias primárias: Arcana, Religion
  • Complexidade: 2 (6 sucessos antes de 3 falhas)
  • Iniciativa: 2+[nível do desafio]
  • Configuração: É um desafio a ser adicionado à um encontro. O combate se dá em uma sala fechada, onde um pequeno encontro deve ser adicionado. A partir do início do encontro, o portal ativado invoca duas novas criaturas a cada rodada enquanto os personagens não se concentrarem para controlá-lo. Para sucesso no desafio, inicialmente as energias profanas que protegem o portal devem ser dissipadas, com testes de religion. Em seguia a perícia arcana está desbloqueada para efetuar o controle místico. Uma vez controlado o portal não se fecha, mas deixa de invocar novas criaturas. Executar testes ou prestar auxílio nas perícias é considerado ação padrão para o encontro.
    • Religion (difícil): Três de três sucessos requeridos. Os envolvidos dissipam o poder profano que protege o portal e habilitam outros a efetuar o controle místico.
    • Arcana (moderado):Três de três sucessos requeridos. Os envolvidos controlam o poder místico do portal e impedem que mais criaturas sejam invocados. Só pode ser executado após três sucessos nos testes de religion.
  • Sucesso: Os personagens controlam o portal e interrompem a invocação indefinida de criaturas e não precisam mais se concentrar nele, podendo combater normalmente as criaturas já invocadas.
  • Fracasso: Em sua próxima rodada o portal invocará uma criatura elite além das outras duas. Os personagens deverão reiniciar o desafio.

Parece simples, mestrei esse desafios duas vezes. Na primeira, com o grupo online, foi um sucesso rápido, mas na segunda, com um grupo de mesa, o pessoal passou um aperto preocupante, tendo que reiniciar o desafio duas vezes. O surgimento de dois elites foi quase fatal.
Esse desafio tem um problema de alongar bastante um encontro. Se for o caso, permita que prestar auxílio possa ser efetuado como ação menor, adicione uma ou outra perícia que acrescente bônus às primárias, faça com que as criaturas invocadas iniciem seu turno com algum status negativo (prone, dazed, etc) ou abuse de lacaios como criaturas invocadas.
Também é importante ter algumas opções de criaturas na manga, para o encontro não ficar muito repetitivo.
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