[4E] Sucesso decisivo, etc

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4E] Sucesso decisivo, etc

Mensagempor Maceh em 06 Fev 2011, 13:04

no 3,5 (+pathfinder) ja presenciei críticos de espada longa causando menos dano do que um golpe normal poderia causar.
Não sei se o correto é jogar mais vezes os dados (na 3.5) ou se é jogar uma só vez e multiplicar adequadamente, mas a gente sempre multiplicava (era algo como [1d8+1]x2, que resultou num 4, sendo que um ataque normal poderia ser até 9)

Nesse aspecto eu concordo contigo, Kasuya, mas no 1° nível da 4E, o seu crítico com a mesma espada longa seria simplesmente 9, você nem rola nada. É bom, comparado com um 4, mas poderia ter sido até 18, se fosse na 3,5. Por isso que dá a impressão que é menos 'glorioso' causar um crítico, mas ja percebi nesse tópico mesmo que o sistema é assim por um motivo.

mas falando da 3,5, eu sempre gostei dos críticos de lá (investidas montadas de lança com ataque poderoso e um maldito crítico :D)
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor Kasuya em 06 Fev 2011, 13:18

Bom, com relação ao caso específico do poder sem limites da maioria das classes não agressoras que usam armas, o crítico vai ser pouco emocionante mesmo.

Mas isso é compensado por dois fatores: todo combate você tem acesso a pelo menos um ataque que vai causar mais ou menos o dano de um crítico da 3e (e, convenhamos, na média, é basicamente isso que um personagem 3e de primeiro nível faz em termos de críticos por combate), isso fora os poderes diários.

Os poderes sem limite foram feitos mesmos para serem pouco emocionantes em termos de dano, foi por isso que eu comparei o crítico da 3e, no meu exemplo, com um poder por encontro e não um sem-limite. Além disso, a frequência de sucessos decisivos é maior na 4e (ter de conferir o crítico reduz substancialmente a sua probabilidade de dar crítico, enquanto que na 4e, 5% dos seus golpes serão críticos), então fica uma coisa pela outra. No mais, o que se pode comprar com decisivos 3e são os poderes por encontro e diários em termos de dano. Somados a um crítico (ou seja, dano maximizado), os ataques críticos são substancialmente mais emocionantes.

Não sei se o correto é jogar mais vezes os dados (na 3.5) ou se é jogar uma só vez e multiplicar adequadamente

O certo é jogar o dado várias vezes. No seu exemplo da espada longa de 1d8+1, o jogador rolaria 2d8+2.

mas falando da 3,5, eu sempre gostei dos críticos de lá (investidas montadas de lança com ataque poderoso e um maldito crítico :D)

Assim, existe também o lance do costume. Eu também estranhei a ideia inicialmente quando passei pra 4e. Mas depois, ao testar o jogo, comecei a sentir na pele a emoção de ver jogador entrando com poder por encontro ou diário com crítico. Como eu disse antes, você usa poderes por encontro e diários com uma frequência similar (e, posteriormente, maior) que a frequência com que você dava críticos na 3e e o dano é similar. A maioria das classes usa a fórmula básica de 2[W] de dano nos por encontro e 3[W] diário, em níveis baixos, que é, em essência, a filosofia do dano crítico da 3e. Os modificadores não "multiplicam", mas nos níveis baixos eles não faziam tanta diferença na 3e. Ou seja, entrar com um diário/encontro com um crítico é só a cereja do bolo, basicamente. O prazer de rolar o dano pra esse tipo de poder é o mesmo de dar um crítico na 3e. O crítico nesse tipo de situação na 4e entra só pra você delirar de vez. E isso, eu estou falando de níveis baixos. Em níveis altos você terá acesso a bem mais poderes por encontro e diários com o agravante de que o "multiplicador" aumenta ainda mais, chegando a termos poderes diários de 7-9[W] de dano, enquanto que o personagem de 3e vai contar quase que exclusivamente com um modificador de dano bem razoável, pois ele vai continuar no x2 da sua espada, ou no x3 do seu machado.

Enfim, com um pouco mais de tempo de jogo, você verá que, na prática, o dano crítico da 4e é bem mais glorioso do que parece. =)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Maceh em 06 Fev 2011, 23:31

Acredito fielmente que você tenha razão.
Realmente críticos de nível elevado na 3,5 requerem modificadores cavernosos para fazerem grande diferença, comparado aos danos críticos que ja podiam ser causados logo nos primeiros níveis.

Experiência na 4E é o que me falta, por hora.. ontem mesmo ia levantar a questão de quanto tempo dura a regeneração utilitária de 2° nível de guerreiro, mas aí percebi que ela é 'Stance', e ja to mais ligado nas paradas agora..

da 3.5 pra 4E, eu vejo como ter andado de bicicleta a vida toda e então pegar uma moto: você já sabe se equilibrar e tudo, mas não acha os 'pedais' logo de inicio.. mas ja to acostumando :)

Obrigado pelas respostas!
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor Fëanor em 07 Fev 2011, 15:02

O bruxo poderia simplesmente se cortar com uma adaga, para causar, sei la, algum dano em si, e ativar a habilidade?

Não. Esse tipo de "trapaça" nunca funciona.

Na verdade eu permitiria, não vejo problema. Agora, o jogador deve me dizer como ele vai se cortar. Todos os ataques são ações padrão. E não existe essa de 1 ponto de dano, o dano da tua arma é o dado.
De certa forma eu acharia até engraçado um Warlock sado-masoquista.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Riketz em 18 Fev 2011, 13:33

Fëanor escreveu:
O bruxo poderia simplesmente se cortar com uma adaga, para causar, sei la, algum dano em si, e ativar a habilidade?

Não. Esse tipo de "trapaça" nunca funciona.

Na verdade eu permitiria, não vejo problema. Agora, o jogador deve me dizer como ele vai se cortar. Todos os ataques são ações padrão. E não existe essa de 1 ponto de dano, o dano da tua arma é o dado.
De certa forma eu acharia até engraçado um Warlock sado-masoquista.

eu também permitiria!
mas claro deve ser um ataque com um dano como qualquer outro!

em alguma parte do livro diz que os poderes só funcionam com "alvos válidos".
não se pode pisar numa barata matando-a só pra ativar algum poder.
Riketz

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários