Bom, com relação ao caso específico do poder sem limites da maioria das classes não agressoras que usam armas, o crítico vai ser pouco emocionante mesmo.
Mas isso é compensado por dois fatores: todo combate você tem acesso a pelo menos um ataque que vai causar mais ou menos o dano de um crítico da 3e (e, convenhamos, na média, é basicamente isso que um personagem 3e de primeiro nível faz em termos de críticos por combate), isso fora os poderes diários.
Os poderes sem limite foram feitos mesmos para serem pouco emocionantes em termos de dano, foi por isso que eu comparei o crítico da 3e, no meu exemplo, com um poder por encontro e não um sem-limite. Além disso, a frequência de sucessos decisivos é maior na 4e (ter de conferir o crítico reduz substancialmente a sua probabilidade de dar crítico, enquanto que na 4e, 5% dos seus golpes serão críticos), então fica uma coisa pela outra. No mais, o que se pode comprar com decisivos 3e são os poderes por encontro e diários em termos de dano. Somados a um crítico (ou seja, dano maximizado), os ataques críticos são substancialmente mais emocionantes.
Não sei se o correto é jogar mais vezes os dados (na 3.5) ou se é jogar uma só vez e multiplicar adequadamente
O certo é jogar o dado várias vezes. No seu exemplo da espada longa de 1d8+1, o jogador rolaria 2d8+2.
mas falando da 3,5, eu sempre gostei dos críticos de lá (investidas montadas de lança com ataque poderoso e um maldito crítico :D)
Assim, existe também o lance do costume. Eu também estranhei a ideia inicialmente quando passei pra 4e. Mas depois, ao testar o jogo, comecei a sentir na pele a emoção de ver jogador entrando com poder por encontro ou diário com crítico. Como eu disse antes, você usa poderes por encontro e diários com uma frequência similar (e, posteriormente, maior) que a frequência com que você dava críticos na 3e e o dano é similar. A maioria das classes usa a fórmula básica de 2[W] de dano nos por encontro e 3[W] diário, em níveis baixos, que é, em essência, a filosofia do dano crítico da 3e. Os modificadores não "multiplicam", mas nos níveis baixos eles não faziam tanta diferença na 3e. Ou seja, entrar com um diário/encontro com um crítico é só a cereja do bolo, basicamente. O prazer de rolar o dano pra esse tipo de poder é o mesmo de dar um crítico na 3e. O crítico nesse tipo de situação na 4e entra só pra você delirar de vez. E isso, eu estou falando de níveis baixos. Em níveis altos você terá acesso a bem mais poderes por encontro e diários com o agravante de que o "multiplicador" aumenta ainda mais, chegando a termos poderes diários de 7-9[W] de dano, enquanto que o personagem de 3e vai contar quase que exclusivamente com um modificador de dano bem razoável, pois ele vai continuar no x2 da sua espada, ou no x3 do seu machado.
Enfim, com um pouco mais de tempo de jogo, você verá que, na prática, o dano crítico da 4e é bem mais glorioso do que parece. =)