Um jogador da minha mesa que joga com um Draconato já se planeja para o futuro e pensa em pegar o destino épico de Avatar de Io, do livro de Raças Draconatos. O tal destino abre 2 possibilidades: o Personagem se tornar o novo e renascido Io ou se tornar um ajudante a trazer o deus de volta. A opção do jogador não é se tornar Io. Eu fico vendo que o cenário Pontos de Luz deixa isso em aberto como se numa possível atualização do cenário surja Io de fato, isso já foi feito no cenário de FR aonde eventos das edições antigas se concretizavam-se nas atualizações mais recentes.
Mas está havendo um ponto de conflito entre eu e o jogador, ele que seguir a idéia da igreja dos Filhos de Io que pregam o equilibrio, pois estes adoram tanto Bahamut como Tiamat. Eu não vejo que essa igreja prega o equilibrio per si, vejo que eles adoram Bahamut/Tiamat por eles serem Io e não por questão de equilibrio; e qual o objetivo final dessa igreja ? trazer Io de volta ?
Sabe-se que Io era um Deus orgulhoso que lutou sozinho contra um poderoso primordial e morreu nesta batalha dando origem a Bahamut/Tiamat, no livro dos monstros deixa claro que a característica mais marcante de um dragão ( ou de Io) seria a individualidade, pois dragões odeiam ou raramente trabalham em equipe. O jogador da minha mesa acha piamente que se Io surgisse no final da aventura, ele seria um mediador entre Bahamut/Tiamat e ficaria controlando os eventos para manter um equilibrio entre os dois deuses, eu pessoalmente acho que Io que é individualista/Orgulhoso absorveria os dois Deuses que são parte dele por natureza e ser tornaria o Deus-Único dos dragões e que ao recuperar seu antigo poder Io não iria pregar equilibrio e a igreja dos Filhos de Io caso achem que ele manteria a linha de equilibrio, iriam era quebrar a cara. Expûs isso a outros mestres que leram a história de Io no livro dos draconatos e no livro dos monstros na parte dos dragões, e pra eles Io não admitiria outros deuses dragões a não ser ele mesmo.
Gostaria da versão e opinião de vocês sobre o assunto e o que aconteceria se Io surgisse novamente ?