Dúvida:Io/Bahamut/Tiamat

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Dúvida:Io/Bahamut/Tiamat

Mensagempor Arroz de Festa em 07 Mar 2011, 11:32

Um jogador da minha mesa que joga com um Draconato já se planeja para o futuro e pensa em pegar o destino épico de Avatar de Io, do livro de Raças Draconatos. O tal destino abre 2 possibilidades: o Personagem se tornar o novo e renascido Io ou se tornar um ajudante a trazer o deus de volta. A opção do jogador não é se tornar Io. Eu fico vendo que o cenário Pontos de Luz deixa isso em aberto como se numa possível atualização do cenário surja Io de fato, isso já foi feito no cenário de FR aonde eventos das edições antigas se concretizavam-se nas atualizações mais recentes.
Mas está havendo um ponto de conflito entre eu e o jogador, ele que seguir a idéia da igreja dos Filhos de Io que pregam o equilibrio, pois estes adoram tanto Bahamut como Tiamat. Eu não vejo que essa igreja prega o equilibrio per si, vejo que eles adoram Bahamut/Tiamat por eles serem Io e não por questão de equilibrio; e qual o objetivo final dessa igreja ? trazer Io de volta ?
Sabe-se que Io era um Deus orgulhoso que lutou sozinho contra um poderoso primordial e morreu nesta batalha dando origem a Bahamut/Tiamat, no livro dos monstros deixa claro que a característica mais marcante de um dragão ( ou de Io) seria a individualidade, pois dragões odeiam ou raramente trabalham em equipe. O jogador da minha mesa acha piamente que se Io surgisse no final da aventura, ele seria um mediador entre Bahamut/Tiamat e ficaria controlando os eventos para manter um equilibrio entre os dois deuses, eu pessoalmente acho que Io que é individualista/Orgulhoso absorveria os dois Deuses que são parte dele por natureza e ser tornaria o Deus-Único dos dragões e que ao recuperar seu antigo poder Io não iria pregar equilibrio e a igreja dos Filhos de Io caso achem que ele manteria a linha de equilibrio, iriam era quebrar a cara. Expûs isso a outros mestres que leram a história de Io no livro dos draconatos e no livro dos monstros na parte dos dragões, e pra eles Io não admitiria outros deuses dragões a não ser ele mesmo.
Gostaria da versão e opinião de vocês sobre o assunto e o que aconteceria se Io surgisse novamente ?
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Re: Dúvida:Io/Bahamut/Tiamat

Mensagempor Emil em 07 Mar 2011, 11:41

Acho que o mais interessante é você levar essa polêmica pra dentro das aventuras. Facções de difernetes draconatos que querem acordar Io mas acreditam em coisas diferentes. Deixar em aberto, muito mais interessante pra você e pro jogador do que bater o martelo sobre uma das opções que um vai odiar muito e outro vai gostar.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Lord_Metatron em 07 Mar 2011, 16:07

/\ This

Você também pode argumentar que o Io ressuscitado Não [e Io, o morto. É alguém que partilha da mesma essência, tem o mesmo nome, mas é bem diferente. Já que o seu retorno vai ser devido, em parte, ao menos, ao Jogador, talvez a personalidade e a visão dele, e dos Filhos de Io, moldem a personalidade do novo Deus, para alguém mais... Tratável.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Deicide em 07 Mar 2011, 16:36

Concordando com os últimos dois posts e adicionando: se você vai explorar isso em sua crônica, então de alguma maneira as ações do personagem deveriam importar para o resultado final. O personagem pode ser confrontado várias vezes com a possibilidade de que o resultado não seja o que ele pensa que será, mas também seria legal dar a opção dele poder influenciar o resultado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Kasuya em 11 Mar 2011, 12:41

De fato, foi uma bobagem você discutir com o seu jogador quanto a isso. Mais interessante seria você propor outros pontos de vista sobre a mesma "religião" dentro do jogo, como foi dito antes.

Isso daria um clima de "será que eu estou certo?"

Entretanto, seria bom mesmo deixar claro que o jogador pode influenciar nesse resultado sobre "qual é a verdade sobre Io", pois ele ficaria realmente muito frustrado caso você impusesse claramente a SUA visão, embora faça mais sentido (francamente, um dragão do "equilíbrio"? Ele é oriental e em forma de uma serpente voadora por acaso?).
Imagem
Kasuya

Mensagempor kira_shaolin em 27 Mar 2011, 12:42

Assim, a primeira coisa que vc precisa ver é o Draconomicon, caso queira tirar suas dúvidas. Lá mostra que o que é dito no livro dos Dragonborns é só o folclore deles. Bahamut e Tiamat têm sim as "virtudes" de Io, mas não são os dois pedaços decepados dele. São mais como os dois filhos mais abençoados, que captaram a essência do pai ao mesmo morrer.
Em meu ponto de vista, essa relegião deseja destruir tanto Tiamat e Bahamut, e usar suas essências para restaurar Io. Ao menos é o que uso em minha campanha...
"Quando a alegria se torna tristeza e o bem estar infortúnio, as almas pacientes extrairão prazer mesmo da dor" - Provérbio Budista
kira_shaolin

Voltar para Sistemas e Cenários