[4e] Poderes maneiros "underground"

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Poderes maneiros "underground"

Mensagempor kaishakunin em 14 Mai 2011, 23:35

A 4e apresenta um infinidade de poderes para todas as classes e raças existentes no jogo. (Segundo o Compendium, temos 7791 poderes de classe até agora). No entanto, há poderes e poderes. Uns são um completo lixo (Sure Strike estou olhando para vc), e outros que são unanimidade ou quase (sim, estou falando de Twin Strike).

Mas tirando esses poderes "mainstream", escolhas quase óbvias de 9 entre 10 jogadores dessas classes, que outros poderes vocês consideram bons e relevantes para o desempenho do papel de suas classes?

Cito dois: Pass Forward (Fighter 2) e Pressing Strike (Barbarian 1).

Pass Forward dá uma mobilidade incrível para o Fighter. E se posicionar sem riscos e à vontade para castigar melhor os inimigos é um "double win". Penso, inclusive, que vale o multiclass para Ladinos, Bárbaros, Paladinos e Rangers (Hexhammers também).

Digo quase o mesmo para Pressing Strike. Poder fazer um "shift" por entre o espaço inimigo, se posicionando para usar um "Storm of Blows" da vida, e ainda atacar me parece uma grande vantagem para um striker como o bárbaro. Uma boa opção para um Meio-Elfo e seu Versatile Master.

E vocês, que poderes nem sempre tão mencionados ou relegados ao segundo plano vocês consideram bons?
kaishakunin

Re: [4e] Poderes maneiros "underground"

Mensagempor Nibelung em 15 Mai 2011, 05:25

Storm Pillar (mago). Geralmente ele é ignorado, exceto por otimizadores que fazem uso de diários que forçam o inimigo a se mover no turno dele, pra abusar do dano, ou convencer o mestre a deixar criar ele no ar, de forma que o inimigo é obrigado a se mover e tomar dano. Só que ele é um excelente poder se você se lembrar que a função dele é criar uma área de negação, e não causar dano. É uma forma de impedir que o inimigo adentre uma área de 3x3, que é bastante espaço se o campo não for um campo vazio de 20x20. E o melhor: Ele só afeta inimigos, o que significa que seus aliados podem recuar através da área e ficar tecnicamente a salvo de outros inimigos corpo a corpo. O uso tático deste at-will é forte.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Mai 2011, 09:24

Não é um poder ofensivo, mas eu acho Crucial Advice (Ranger) muito útil fora de situações de combate. Mas esse sou eu. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Darin em 15 Mai 2011, 11:49

Muitos poderes podem servir muito bem se combinados a certos grupos e combos específicos... Por isso, acho que seria melhor discutir não de forma geral, mas talvez falando de classe em classe... Todas as classes tem poderes assim. Eu acho até mais fácil apontar poderes que nunca serão bons do que poderes que são obscuros e ninguém sabe usar bem. Quase todo poder que não é simplesmente bonus estático tem seu uso que pode variar em um espectro de excelente até péssimo.

Pass Foward é um utility at-will com uma condição quase que universal. Como poderia ser ruim?
Pressing strike é quase obrigatório. Shift (inclusive por inimigos) num striker é mais velho do que andar pra frente.

Agora Os outros dois poderes falados sim, eu consideraria mais underground. Storm Pillar depende muito da situação, nem sempre se tem uma área a ser bloqueada e, dependedo do personagem, abrir mão de um at-will (e da ação standard) para não ter resultado quase nenhum em retorno é arriscado. Mas tendo a situação certa, é muito bom.

Crucial Advice é um bom poder para compor o personagem e para salvar o mago ou clérigo do grupo de situações difíceis, o problema é que na cabeça da maior parte das pessoas que jogam de ranger (e não considero que elas estão erradas) o ranger, como striker, deve se esforçar ao máximo de potencializar seu dpr e fazer escolhas egoístas. Além de tudo, depende muito do estilo de jogo. Se for em darksun, é um poder excelente.
Darin

Mensagempor kaishakunin em 15 Mai 2011, 14:38

Nib,

Realmente, Storm Pillar é bem útil. Vou até falar para maga da mesa dar uma olhada.

Lumine,

Cara, não conhecia o Crucial Advice. Mas ele é bom também: Immediante Reaction, Ranged 5 e é por encontro, além dos benefícios. Uma boa opção.

Darin,

Sim, eu sei que existe uma infinidade de poderes que atendem determinado nicho de utilização que os fazem melhores do que de maneira geral. Inclusive seria interessante apontar alguma combinação desse tipo. A questão é que muito jogador - i.e. os que conheço - justamente não olha para essas "variáveis", e acaba escolhendo um "Sure Strike" da vida. A proposta aqui é apontar bons poderes que por um motivo ou outro são relegados ao segundo plano.

E sua proposta de apontar poderes "ruins" é bem legal. Quem sabe dá até pra fazer um compêndio disso, separando por classes mesmo. E talvez o título do tópico não ajude também, se tiverem sugestões para mudar.

Darin escreveu:Pass Foward é um utility at-will com uma condição quase que universal. Como poderia ser ruim?

A questão do Pass Forward - e acho que todos os poderes que mencionaremos - não é o Pass Forward em si, e sim as escolhas do mesmo nível. Por exemplo, no nível 2 (Utility) temos Glowering Threat, Boundless Endurance ou mesmo Battle Fury Stance. Opções igualmente boas (Glowering Threat é comparável, imho, com Utilities de nível 6).

Darin escreveu:Pressing strike é quase obrigatório. Shift (inclusive por inimigos) num striker é mais velho do que andar pra frente.

É quase, mas não é obrigatório (como a maioria dos poderes, exceto um ou outro). Obrigatório seria Howling Strike, relegando o Pressing Strike numa escolha entre outros At-Wills de Bárbaro.
kaishakunin

Voltar para Sistemas e Cenários