Na mesa que eu narro estou recebendo reclamações de 2 das minhas jogadoras de que meus NPCs falam muito durante o combate, de que discursam e que já teriam tomado ataques de oportunidade para se calarem. Nas regras da 3.5 falar é uma ação livre, embora uma rodada dure apenas 6 segundos e alguns testes envolvendo fala, como intimidar, exige uma ação padrão. Como vocês lidam com essa questão da fala durante os combates?
Opinião pessoal: Eu entendo que as duas,por praticarem kung-fu e artes marciais no geral, saibam que numa luta de verdade as pessoas não ficam falando como num mangá ou filme, mas também acho que uma luta apenas luta, em que apenas se diz "Ataco com habilidade X e Y" algo tedioso. E gosto da questão de um combate ter a possibilidade dos personagens exporem algo de si próprios e de suas motivações lá. Uma possibilidade seria a de que os personagens parem de trocar golpes em algumas rodadas, para conversar, e depois retomarem as trocas de golpes, mas boa parte da mesa ainda é capaz de ao ver o adversário fazer isso apenas pensar em matar e matar (mesmo que o adversário não se mostre alguém maldoso eles lutam pra matar. Só o Aluriel e o Virtual que sabem pegar mais leve quando vêem que a situação exige. Além do jogador que faz a swordsage, quando intimida o adversário enfraquecido a recurar)

. Mas depende de qual. tem uns em que enrolam até demais, mas tem outros que fazem na medida que acho legal (é no anime que enrolam ainda mais e pode ficar enfadonho)...