Discursos e falas em combate

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Youkai X em 10 Mar 2008, 01:32

Na mesa que eu narro estou recebendo reclamações de 2 das minhas jogadoras de que meus NPCs falam muito durante o combate, de que discursam e que já teriam tomado ataques de oportunidade para se calarem. Nas regras da 3.5 falar é uma ação livre, embora uma rodada dure apenas 6 segundos e alguns testes envolvendo fala, como intimidar, exige uma ação padrão. Como vocês lidam com essa questão da fala durante os combates?

Opinião pessoal: Eu entendo que as duas,por praticarem kung-fu e artes marciais no geral, saibam que numa luta de verdade as pessoas não ficam falando como num mangá ou filme, mas também acho que uma luta apenas luta, em que apenas se diz "Ataco com habilidade X e Y" algo tedioso. E gosto da questão de um combate ter a possibilidade dos personagens exporem algo de si próprios e de suas motivações lá. Uma possibilidade seria a de que os personagens parem de trocar golpes em algumas rodadas, para conversar, e depois retomarem as trocas de golpes, mas boa parte da mesa ainda é capaz de ao ver o adversário fazer isso apenas pensar em matar e matar (mesmo que o adversário não se mostre alguém maldoso eles lutam pra matar. Só o Aluriel e o Virtual que sabem pegar mais leve quando vêem que a situação exige. Além do jogador que faz a swordsage, quando intimida o adversário enfraquecido a recurar)
Youkai X

Mensagempor rsilverblood em 10 Mar 2008, 01:41

APÓIO. Constrúi um sistema de batalha cujo critério de testes é a interpretação. E isso em batalhas significa pensamentos e ações.

As batalhas eram épicas, eram admiráveis, e eram muito bacanas! n.n

Se quisermos realismo numa batalha, bota dois monstros (sendo um morto-vivo) numa arena, e vê os dois cortarem-se ao meio.

Coloca um lorde do abismo contra um dragão adulto branco... vê os olhos dos Jogadores brilharem. Sem preço. (Exceto pelo Livro do Jogador, os dados, as fichas xerocadas, o XP, as P.O.'s, e a saliva, claro.)
A utopia não foi feita para nossos olhos mortais...
rsilverblood

Mensagempor Nibelung em 10 Mar 2008, 02:34

Isso é o perfeito exemplo de Enroleplay. Fazer uma fala floreada uma vez é legal. Fazer uma fala floreada pra cada maldita ação que você vai executar durante a sessão é só (1) mania de querer chamar a atenção para o personagem, e/ou (2) querer matar tempo de sessão com coisas sem importância.

Mas ainda assim eu ainda sou obrigado a dizer que isso vai de mesa pra mesa. Já vi mestres que não permitiam nem que os jogadores falassem fora do seu turno (algo como "cerca o cara X comigo" pra pedir ajuda pra flanquear), assim como já vi mestres onde os jogadores armas estratégias abertas em voz alta em uma rodada (com o problema dos inimigos também estarem ouvindo). Também já vi mestre que se você falasse "eu ataco o oponente X" ele te fazia errar e mandava da proxima vez você descrever o golpe direito.

No fim, sente com os jogadores e chegue num meio-termo aceitável. É a melhor saída a fazer.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Vincer em 10 Mar 2008, 07:38

É tudo uma questã de equilibrio. Como já disseram, algumas vezes é legal, mas o tempo inteiro chega a ser trash.

Justifique que o personagem fala enquanto faz seus ataques. Ele pode muito bem estar bradando as espadadas e dando chutes enquanto, sei lá, ofende os personagens jogadores, por exemplo. É só tomar cuidado com o tempo. Seis segundos, de verdade, é tempo demais. Dá para falar um bocado de coisas...

Eu tenho um cenário (inclusive é o que eu queria narrar aqui, vide o link na assinatura) onde essas conversas em combate SÃO para acontecer. Existe até teste de lábia para começar uma conversa e, se passar, o inimigo parar de lutar também e dialogar :bwaha:
Mas é um cenário de humor, zoando com filmes e etc. Fazer isso o tempo inteiro numa mesa séria é sabotar o próprio jogo.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Cebolituz em 10 Mar 2008, 08:53

Uma fala como um grito de guerra em um momento ou algo durante a troca de espadadas não haveria problema em minha opinião. Falas em estilo de filmes de guerra até dão um toque mais dramático.

O único problema é se suas falas quebram o calor do combate e a fazem demorar demais. Uma narração de ação tomada faz com que aquilo se torne mais fácil de ver e imaginar, o detalhe é realmente saber dosar para que o negócio não esfrie.

Eu particularmente gosto de combates mais rápidos no sentido de já rolar os dados e descrever a ação logo em seguida. Daí o mestre responde a ação descrevendo o que aconteceu de maneira rápida e as vezes até pode incluir algo como uma ofensa, um grito de dor, ou algo particular que tenha ocorrido como a quebra de um objeto ou se o oponente foi agarrado ou derrubado.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Deicide em 10 Mar 2008, 09:14

Falar em combate é uma arte que poucos dominam!

No meu jogo eu apóio. Claro, tem que ser falas condizentes com os 6s de rodada, e não discursos entre golpes, mas acho legal o combate ser mais do que um monte de dados rolando.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor planes em 10 Mar 2008, 15:16

Interpretação não se mede com relógio, não é quanto mais falar melhor, a situação tem que ser verossimil para ser interessante e é justamente a falta de veracidade que está incomodando suas jogadoras.

Falar em combate depende muito de cada pessoa, alguns utilizam isso como forma de tirar o foco do oponente, outros entram mudos e saem calados justamente por não perder o foco, mas o que não é possível é ficar preocupado com falas que precisem de uma linha de raciocínio complexa, neste caso suas jogadoras estão certas e este cara tem de ser penalizado por causa da atenção dividida. Você como mestre tem que julgar isso, de acordo com raciocinio e habilidade do oponente, mas conversa em combate não escapa muito de insultos e frases feitas, a dramaticidade deste tipo de cena está mais na parte descritiva que em seus dialogos inspirados (isso pode até rolar pré e pós-combate, na hora é muito complicado, já que é uma situação onde um erro e você já era, é uma situação tensa que não favorece dialogos).

Você não precisa se resumir a "eu ataco ele", gaste saliva descrevendo golpes e ambiente (e cobre o mesmo dos jogadores), narrando como o momento é tenso, os cheiros de batalha, as sensações ao invés de discursos que realmente irão soar um tanto quanto deslocados, interpretação não se resume apenas ao que a pessoa fala, ela também aparece em como a pessoa age e descrever isso torna o jogo muito mais atraente (esta parte descritiva é justamente o que torna os livros de Bernard Cornwell interessantes e o que acho que deve ser utilizado como base para bons combates em ambientações de fantasia medieval).
Imagem
planes

Mensagempor Youkai X em 10 Mar 2008, 15:46

Claro que essa questão da fala e discurso varia muito. Adversários obviamente descartáveis, fracos ou pouco inteligentes ou não falam ou apenas gritam enlouquecidamente em combate.

Elas reclamaram disso num "duelo" que teve do qual 4 PCse um NPC aliado estavam duelando com alguém bem mais forte (um duelo que decidiria se esse NPC levaria ou não um dos PCs embora). Então algunmas vezes o NPC aliado repreendeu um dos PCs pelas atitudes assassinas que estava twento ou o outro NPC dizendo o quão fracos os PCs estavam se mostrando. E curiosamente nas lutas delas nenhum dos NPCs falou. No máximo gritar em batalha - mas elas insistem que os NPCs falam demais nas lutas apenas por conta desse duelo (que possivelmente eu extrapolei mesmo e não tenha me dado conta, pois nunca recebi essa reclamação)...
Youkai X

Mensagempor Raposa em 11 Mar 2008, 00:24

Me lembra um trexo do The Gamers, pra variar :P

Eu ia escrever um monte sobre isso mais deu preguica :P Whatever deixe o jogo bom...
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Raposa

Mensagempor Faerunian em 11 Mar 2008, 00:45

Apenas falas antes do combate iniciar de fato. Alguns insultos ou o que for adequado ao momento. Os meus NPCs quando entram em combate estão ali pra matar ou imobilizar utilizando força física, e não lábia. O mesmo com os meus personagens quando sou jogador.

Quando há uma quebra do combate por algum meio externo, uma fuga, outras pessoas entrando na peleja ou algo do gênero, aí sim a fala tem vez novamente.
Imagem
Faerunian

Mensagempor Youkai X em 11 Mar 2008, 01:07

Me lembra um trexo do The Gamers, pra variar

Sim, aquele trecho do rei dos ladrões XD

Vou reparar com mais calma e cuidado essa questão dos discursos em combate na próxima sessão (na verdade uma sub-sessão que narrarei essa semana pro personagem do Virtual).

Hora da confissão vergonhosa:
Possivelmente o tal hábito de meus personagens discutirem em combate possa ter vindo de alguns mangás, como Ruronuni Kenshin e outros shounens, onde os personagens fazem suas trocas de golpes mas depois ficam uns momentos parados e cvonversam entre si, pra depois voltar a trocar golpes :ops:
Youkai X

Mensagempor Styker em 11 Mar 2008, 01:23

Youkai X escreveu:
Me lembra um trexo do The Gamers, pra variar

Sim, aquele trecho do rei dos ladrões XD

Vou reparar com mais calma e cuidado essa questão dos discursos em combate na próxima sessão (na verdade uma sub-sessão que narrarei essa semana pro personagem do Virtual).

Hora da confissão vergonhosa:
Possivelmente o tal hábito de meus personagens discutirem em combate possa ter vindo de alguns mangás, como Ruronuni Kenshin e outros shounens, onde os personagens fazem suas trocas de golpes mas depois ficam uns momentos parados e cvonversam entre si, pra depois voltar a trocar golpes :ops:

Exatamente uma das coisas que mais odeio em shounens e uma das maiores tiraçoes de onda em sátiras ao gênero :D
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Youkai X em 11 Mar 2008, 01:32

Eu sei, Styker :aham: . Mas depende de qual. tem uns em que enrolam até demais, mas tem outros que fazem na medida que acho legal (é no anime que enrolam ainda mais e pode ficar enfadonho)...
Youkai X

Mensagempor Styker em 11 Mar 2008, 01:57

Youkai X escreveu:Eu sei, Styker :aham: . Mas depende de qual. tem uns em que enrolam até demais, mas tem outros que fazem na medida que acho legal (é no anime que enrolam ainda mais e pode ficar enfadonho)...

Hum, como normalmente eu assisto os animes por isso fico mais abusado com isso :blink:
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Vincer em 11 Mar 2008, 08:28

No mangá "tem menos" porque não é animado. Em outras palavras, como você não vê a cena ocorrer, só imagens estáticas dela, não fica tão evidente o quão ridículo é a quebra do tempo durante o combate, por causa das falas. Quando o mangá é convertido em anime é que a situação aparece. Os editores são obrigados a cortar ou reduzir as falas ou...

...fazer o que quase todos fazem e já conhecemos. Que é parar no meio do combate para falar. Tem um artigo no tvtropes sobre falas em combate, e lá eles explicam isso.

Realmente, se você faz desse jeito suas jogadoras tiveram motivos para reclamar :bwaha:
Não é um gênero que todos gostam. Tente se limitar a falas antes e quem sabe depois... por exemplo, o personagem derrotado fica ajoelhado, moribundo, e ainda fala algo antes de cair moribundo... e por aí vai.
ImagemImagem
Vincer

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários