Personagens com estilo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Personagens com estilo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Ago 2007, 13:33

Eu sei que isso poderia se encaixar muito bem em Dicas&Idéias, mas quero algo com mecânica mais específica para D&D.

E se eu quiser um personagem que não usa armadura, mas que se esquiva muuuuuuito melhor que o normal, ou um monge (aprimorado XD) que simplesmente não gosta de lutar, como as regras poderiam me amparar nisso?
Na verdade, vou fazer uma pergunta melhor: como o D&D pode me deixar criar personagens diferentes da mecânica-padrão de guerreiro-em-armadura, clérigo-cheio-de-símbolos-sagrados, mago-que-não-se-vira-na-briga ou ladino-furtivo-mas-brincalhão?
Citando exemplos: um guerreiro mais parecido com Rurouni Kenshin, um clérigo mais parecido com os monges medievais, um Mago menos... limitante, como os de Mago: A Ascensão ou um ladino bem O Poderoso Chefão.

Foco para os Magos. Sei que existem diversos estilos de magia diferentes, mas em resumo os Magos se resumem a criaturas que lançam mágicas apelonas, mas na hora de usar uma arma não consegue acertar nem um Kobold desmaiado no chão.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Personagens com estilo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 30 Ago 2007, 13:52

_Virtual_Adept_ escreveu:... que simplesmente não gosta de lutar, como as regras poderiam me amparar nisso?
... ladino-furtivo-mas-brincalhão?
Citando exemplos: um guerreiro mais parecido com Rurouni Kenshin,[...], um Mago menos... limitante, como os de Mago: A Ascensão ou um ladino bem O Poderoso Chefão.


Minha opinião: não ha nada nas regras que impeça a interpretação...ou seja nem todo o mago tem que ser "nerd" , nem todo ladrão deve ser brincalhão...isso depende do jogador. Eu mesmo uma vez fiz um mago com complexo de inferioridade.

Quer fazer um guerreiro que não goste de lutar, ok faça um querreiro comum, mas não ataque o 1º kobold que aparecer...tente discutir, essas coisas (vide o Shun de CdZ), Um mago menos irritante? bem o GURPS tem um esteriótipo interessante: faça um mago boêmio, que prefere ficar em tabernas do que estudando...

Sabe? dependendo das coisas nem a classe é necessária: posso fazer um ladrão (com aquele talento que deixa eu pegar qualquer pericia como pericia de classe), pegar perícias relacionadas a sobrevivência/ rastreio, e dizer que ele é um ranger.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Personagens com estilo

Mensagempor Youkai X em 30 Ago 2007, 13:55

Nada te impede de criar esses tipos de personagem, Virtual. Um clérigo mais ao estilo monge medieval é possível de fazer com o Encloistered Cleric (variante do Unearthed Arcana fácil de achar no SRD e que é menos combativa e mais intelectualizada). Guerreiros sem armaduras ou de armaduras leves é possível fazer um guerreiro que use apenas armaduras leves (devido ao modo de combate e mistura com classes que exijam o uso de no máximo armaduras leves) para usar melhor as habilidades ligadasa a agilidade. Quanto à não-violância absoluta aí complica para quem se especializou em lutar. Mas se ainda puder combater mas simplesmente não quer matar os oponentes sempre existem os cassetetes, os -4 para que o ataque cause dano não-letal e o encantamento Misericordioso, que adiciona 1d6 de dano e que todo o dano provocado pela arma passa a ser não-letal, ou pegar níveis na CdP Justiciar, que também sabe bater no oponente sem matá-lo. Agora quanto a magos que possam fazer algo mais na vida além de usar as magias e depois apanhar só mesm com multiclasse ou sendo paciente pra quando o mago começar a ser bom em magia. E como assim ladino mais ao estilo de O Poderoso Chefão? Explique-se direitoXD (exijo o smile para "XD")


Minhas perguntas quanto a estilo de personagem. Como fazer bons cnjuradores para raças de monstros com muitos DVs (extraplanares, mind flayers, ogros magos e medusas já são excelentes exemplos)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Personagens com estilo

Mensagempor Gehenna em 30 Ago 2007, 14:05

No meu grupo temos um Halfling Ladino que não tem nada de brincalhão. Ele é sombrio e arrogante, agindo como um tipo de Batman nanico. Trabalhava como assassino profissional, sendo procurado pelas autoridades, porém, ninguém nunca o via, terminando por apelida-lo de Sombra Voadora (ou algo do tipo). Como fachada pública, agia como aventureiro experiente especializado em desarmar armadilhas de masmorras. Foi assim que acabou sendo contratado pelo grupo e, por motivo de força maior, ficar com ele.
Avatar do usuário
Gehenna
 
Mensagens: 828
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:52
Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Personagens com estilo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Ago 2007, 14:28

Não soube me expressas tão bem quanto deveria.

Não quero fazer diferente simplesmente em termos de interpretação, quero fazer personagens que, até certo ponto, contrariam a mecânica das suas próprias classes.
O Mago que sabe dar porradas seria o melhor exemplo, mas ainda tem mais alguns.
Um guerreiro que luta como um Demon Hunter.
Ou um ladino que luta muito bem, podendo competir com guerreiros, como os ninjas conseguiam competir com os samurai.

São apenas exemplos, mas, em resumo: é possível fazer personagens BEM diferentes do padrão?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Personagens com estilo

Mensagempor Youkai X em 30 Ago 2007, 14:45

Bem, além das inúmeras magias que dão uma tremenda vantagem de combate para o mago (como por exemplo Transformação de Tenser e outras, e as Metamorfoses) existe a opção de fazer builds pra criar gishes, as combinações de conjuradores/combatentes. No caso de ladino sabendo montar bem um ladino você consegue alguém capaz de vencer muito combatente na base de furtivos (mas se tu já queres um ladino que vença outros na base da froça bruta a[i já é outra história mesmo). Ecomo assim guerreiros que lutam como Demon Hunters? Tá falando daqueles de Warcraft?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Personagens com estilo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Ago 2007, 14:50

Sim. De Warcraft.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Personagens com estilo

Mensagempor valberto em 30 Ago 2007, 15:47

O hábito faz o monge e no d20 o feat (talento) faz o personagem. Por exemplo, vc pode começar como um mago humano com DEX 18 (+4) que usar o arco muito bem. Dessa forma o seu mago seria apenas um aprendiz que ainda confia mais na adaga e no arco do que nessa tal de magia.
Um mago humano começa o jogo com dois talentos: um por ser humano e outro por ser mago e mais 4 pontos extras de perícias. Explore isso. Vc não precisa comprar nenhum talento metamágico no primeiro nível. Pegue Usar Arma Marcial (arco longo) e Iniciativa aprimorada, jogando seus maiores valores de atributo na destreza.
Avatar do usuário
valberto
 
Mensagens: 84
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43
Localização: Gama

Personagens com estilo

Mensagempor WillDice em 30 Ago 2007, 16:00

Virtual, você está me deixando confuso. Tá misturando mecânica de classe (mago não ser bom em combate), com paradigma de classe (guerreiro de armadura) e até pura interpretação (ladino brincalhão??? pior que esse é o tipo que menos vejo).

Guerreiro que luta como demon hunter? Duas warblades (armas que você encontra no WoW RPG, não a classe do Nine Swords), talentos de lutar com duas armas, defesa com duas armas, esquiva/mobilidade/ataque em movimento. Só fica faltando a parte mágica (imolar, queimar mana, forma demoníaca).
Uma boa destreza, nenhuma armadura, que falta?
A mecânica da classe AJUDA, muito. Você vai ter muitos talentos para lutar bem com qualquer arma, de qualquer forma.
Usar armadura? A mecânica da classe é saber usar (= não levar penalidade nas jogadas de ataque enquanto usa), nada diz "todo guerreiro usa armadura, obrigatoriamente".

Você pode também pegar logo a CdP Demon Hunter, do Alliance Player's Guide :P

---

Um ladino COMPETE com um guerreiro. E sabendo aproveitar suas habilidades, ganhar sem problemas.
Da mesmíssima forma que ninja x samurai: você acha que um ninja, à luz do dia, em campo aberto, cara à cara com um samurai, sem preparação prévia teria alguma chance?
Um ladino tem larga vantagem se usar seus recursos bem. Dois ataques totais de surpresa com duas míseras adagas e trocentos d6 de furtivo derruba muito guerreiro antes que ele possa reagir, e pra isso basta furtividade e boa iniciativa para a primeira rodada normal.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Personagens com estilo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Ago 2007, 16:01

Certo, certo... Entendi.
Então é tudo uma questão dos talentos que eu escolher, certo?
Ok.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Personagens com estilo

Mensagempor WillDice em 30 Ago 2007, 16:18

Claro que não é só talento.

Perícias ajudam muito também :P

Ok, ok, veja que há limites.
As classes não são tudo o que você precisa para montar um personagem, Virtual. Cada classe (cada BOA classe) é focada. Se a sua idéia de personagem é alguém que não é só focado em magia, e sim alguém que também se vira bem com uma espada, querer ser mago puro é até contraditório.

Não pense em seu personagem como "um mago", "um guerreiro". Pense nele pelo que quer que ele faça, e escolha classes, talentos, perícias, equipamento, etc baseado nisso.
Um mago puro de alto nível é alguém que passou toda a sua vida pensando apenas em magia, magia, magia. Não tem mesmo lógica para ele saber pegar numa espada e fazer alguma coisa útil (aliás, a maioria dos que criticam o D&D reclama do Mago 20 ser MELHOR com uma espada que um guerreiro 2).
É para magos que não se focam tanto em magia para ter tempo de praticar com armas que existe multiclasse com guerreiro, warblade, swordsage, knight; e classes de prestígio como eldritch knight, spellsword, abjurant defender.
Ou seja logo um duskblade :shades: Você pode até ser um duskblade e se considerar um "mago", como não?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Personagens com estilo

Mensagempor Madrüga em 30 Ago 2007, 17:43

Mas a mecânica não apóia um monte de coisas. Como lutadores no estilo einhander, guerreiros que queiram lutar sem armaduras... aí o lance é recorrer ao UA, regras caseiras e outras coisas. Classes básicas como as Ultimate também apresentam outros tipos de paradigmas, como o ladino espião (mais habilidades furtivas e de representação, sem ataque furtivo).
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Personagens com estilo

Mensagempor Tenebrus em 30 Ago 2007, 17:56

WillDice escreveu:Virtual, você está me deixando confuso. Tá misturando mecânica de classe (mago não ser bom em combate), com paradigma de classe (guerreiro de armadura) e até pura interpretação (ladino brincalhão??? pior que esse é o tipo que menos vejo).


Concordo. Se o mago se dedicou a vida inteira à magia, porque diabos ele seria bom em espada?
Fora as pequenas limitações de cada classe, elas são muito abrangentes e dão espaço para interpretarmos diversos tipos de personagens em uma mesma classe.

Ladino brincalhão é um exemplo citado no livro do jogador, assim como o paladino austero e o mago cauteloso. Não tem como as regras impedirem de um ladino ser mau humorado, ou cuidadoso, etc.

Acho que tua questão é mais interpretativa mesmo, porque tentar a todo custo contradizer uma classe só para fazer um personagem fora do esteriótipo? Crie uma classe com seu narrador, use outra classe e pegue alguns talentos que te façam parecer com o personagem que você deseja.

E qual a relação do título do tópico com o conteúdo?
"Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência. Porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer."
Avatar do usuário
Tenebrus
 
Mensagens: 13
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

Personagens com estilo

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Ago 2007, 18:03

Porque ninguem escuta a voz da razão!?

Não pense em seu personagem como "um mago", "um guerreiro". Pense nele pelo que quer que ele faça, e escolha classes, talentos, perícias, equipamento, etc baseado nisso.


Mas a mecânica não apóia um monte de coisas(...) aí o lance é recorrer ao UA, regras caseiras e outras coisas.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Personagens com estilo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Ago 2007, 18:12

E qual a relação do título do tópico com o conteúdo?

Ah, sim. Nem me liguei para isso.
É que um amigo meu tinha sérios problemas para conseguir encaixar seus personagens num sistema de classe de RPG. Eles tinham estilo...
Bem. Classes de prestígio também ajudam.

Minha dúvida está solucionada. Sabe, não costumo jogar tanto D&D quanto na época da antiga Spell. Agora quando jogo me vem essas dúvidas de newbie.
Mas tudo bem... já está entendido. :victory:
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron