[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 19:54

M&M + um TM&M provavelmente saíriam tão caros quando um TRPG

Tormenta M&M é ótimo, em relação a casar o sistema com o cenário assim como 3D&T. Como produto? Não necessariamente. São jogos que não dividem a mesma fatia de público (em teoria). Tormenta tem uma base calcada em fantasia medieval com elementos de mangá e anime, ao passo que M&M é sobre super heróis. Quem garante que os consumidores de um irão querer o outro? Se ficassem orfãos de sistema d20, acho mais capaz da fanbase recorrer ao #d&t do que M&M.
Fora, como eu já disse, que um time de seis autores dispõe de tempo e recursos limitados. Porque lançar algo completamente fora do escopo da linha principal em vez de investir nela? Desperdício de tempo.
Agora, como adaptação fica ótimo. Como um hobbie, artigos de blog/fórum etc, excelente exercício.

Pathfinder? O próprio Cassaro já explicou isso. Por mais que fosse da vontade dele(s) usar o Pathfinder como base, seja OGL ou publicando o livro aqui, o próprio público do cenário prefere regras mais agéis e enxutas.
Influência do 3D&T? Ou talvez o motivo do sistema ser um sucesso seja esse: ser ágil e simples.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 19:57

Ágil e enxuto. d20 baseado em 3e? :rolando:

Cara, fichas de monstro, fichas de NPC, multiclasse... cortar ataques e nível de conjurador em magias não quer dizer grandes coisas.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 20:01

Perícias, talentos e magias com funcionamento simplificado sem perder valor. Raças com poucas e determinates características raciais. Forma Selvagem modular, ao invés de inúmeras fichas de cada forma, por aí vai...
Ágil, enxuto.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 20:08

Perícias, talentos e magias com funcionamento simplificado sem perder valor.

Sem perder valor... a interação entre esses elementos quebrou ainda mais um sistema já quebrado... de 10 anos atrás. Que a própria companhia já tinha admitido isso. E vinha consertando.

É como se tivesse um sinal "proibido ultrapassar: radioativo", os caras falassem "somos experts" e ao invés de botar uma roupa anti radiação decidissem largar mais 3 bombas encima.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 21:29

Fora, como eu já disse, que um time de seis autores dispõe de tempo e recursos limitados. Porque lançar algo completamente fora do escopo da linha principal em vez de investir nela? Desperdício de tempo.


E criar um sistema novo não é?
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 25 Mai 2011, 22:06

_Virtual_Adept_ escreveu:
Fora, como eu já disse, que um time de seis autores dispõe de tempo e recursos limitados. Porque lançar algo completamente fora do escopo da linha principal em vez de investir nela? Desperdício de tempo.


E criar um sistema novo não é?


Não quando é um sistema !
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kinn em 25 Mai 2011, 23:00

Acho que o problema é de vista.
Eu consigo imaginar uma versão de Tormenta M&M e dizendo a todos que é uma versão modular identica ao W&W, só que feita pro cenário de Tormenta. Se vender o peixe assim, é possível entender que é um cenário medieval fantástico com um sistema que funciona e que com boa vontade é fácil de adaptar o cenário sem maiores dificuldades.

Assim como a fanbase teve boa vontade para engolir um sistema novo supostamente compatível, poderia engolir um sistema famosos e redondo.
Ao explorar o argumento que a fanbase veria o M&M somente como jogo de supers, Matheus está empurrando o argumento que a fanbase é toda burra, ou que não há como explicar a ela que M&M pode ser tão ou mais genérico que GURPS e com muitas vantagens na adaptação.

Com a propaganda correta, isso não seria só a criação de um carro chefe perfeito; seria uma grande jogada para alavancar as vendas do M&M na Jambô e poderiam surgir diversos suplementos de Tormenta procurando dar o sabor dos fãs pro cenário:

Quer só medieval ocidental clássico? Tormenta sabor W&W; quer heróis fantásticos anime-like? Temos o Tormenta M&M-animélico...
Os livros do M&M já estão sendo convertidos e criar a versãode templates pro cenário poderia ser a peça que faltava. Acho até que a Jambô poderia falar com a editora criadora do M&M e fazer uma parceria para criar o Tormenta M&M oficial.

Mas fazer o que se o povo prefere limitar suas mentes no mundinho conhecido em que estão... :what: :tsc:
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Mai 2011, 23:24

Kinn escreveu:Assim como a fanbase teve boa vontade para engolir um sistema novo supostamente compatível, poderia engolir um sistema famosos e redondo.
Ao explorar o argumento que a fanbase veria o M&M somente como jogo de supers, Matheus está empurrando o argumento que a fanbase é toda burra, ou que não há como explicar a ela que M&M pode ser tão ou mais genérico que GURPS e com muitas vantagens na adaptação.


"Supostamente" na sua visão. Na minha e na de uma pá de gente, funciona muito bem.
Meu argumento não é "fanbase burra massa de manobra mimimi". É algo mais simples: apostar todo um produto com uma carreira de doze anos num "se", num "talvez"

Fora que você assume que toda essa fanbase tem interesse/paciencia em aprender um novo sistema ou interesse num sistema genérico. Os dois públicos tem similaridades, mas nem tanto assim que garanta um sucesso.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 23:40

E ainda podia ter-se usado o Pathfinder.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kinn em 25 Mai 2011, 23:49

Matheus, o povo mais que argumentou sobre a retrocompatibilidade ser uma ilusão.
Ilusão por ilusão, criava uma que M&M era compatível com 3d&t e fazia a versão pra M&M.
Venderia litros (como você afirma) do mesmo jeito pq a fanbase é fiel e compra de qualquer forma.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Mai 2011, 23:50

Meu argumento não é "fanbase burra massa de manobra mimimi". É algo mais simples: apostar todo um produto com uma carreira de doze anos num "se", num "talvez"


Matheus, não tem produto de doze anos. O sistema é novo, cara. Pode ser compatível, mas não é o mesmo sistema.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 26 Mai 2011, 00:04

Olha, cansei. Já falei tudo que eu tinha pra falar sobre o assunto, já cheguei na minha conclusão e não tenho pq permanecer no mesmo ponto. Quando começarem outro assunto, eu volto.
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 26 Mai 2011, 00:37

Produto de 12 anos?
Tormenta só foi interligado ao sistema d20 depois de muito tempo (quando o d&d 3.X era uma febre)

O primeiro livro tratava de regras para Gurps, Ad&d (pior sistema para a ambientação) e 3d&t
Depois foi lançado um segundo livro apenas para 3d&ts (Aquela versão com o paladino no cetro da capa, se não me engano o ilustrador era o Eduardo Francisco)
Lembre-se que Gurps só foi excluído depois de uma desavença da equipe da Db com a Steve Jackson Game

Tormenta passou muito tempo em 3d&t (que era o sistema mais casado com a proposta do cenário)
E até boa parte do seu fluff tinha ligação com o sistema (como na academia arcana que demonstrava ter especialistas de magia baseado nas 6 habilidades mágicas do 3d&t (Fogo, Agua, Terra, Ar, Luz e Trevas)

Depois de muito tempo, quando d&d 3.x já era febre no brasil, e ja estava bem consolidado foi que resolveram lançar Tormenta d20 e se não me engano o péssimo Holy Avenger d20
Estes dois produtos possuem um Crunch muito ruim,que era fruto de piadas em todas as comunidades de RPG que já frequente
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor kaishakunin em 26 Mai 2011, 00:49

O famigerado "Acuidade com arco" veio daí, Rain?
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Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Hikaru em 26 Mai 2011, 01:43

Não, o famigerado Acuidade com Arco veio do Guia de Classes de Prestigio de Arton (ou algo assim, faz um tempo que joguei o meu fora...) da Daemon Editora, era um livro bem ruim, o que era comum em todos os livros de multi-sistema dela.
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