Dúvidas de um Iniciante(em D&D)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Otherwise em 03 Mai 2008, 14:11

Pergunta: Quem diabos é o mestre desse garoto?
Aproveitando: McDonalds, como foi a rolagem das habilidades?

Existem diversas opções que o Mestre pode adotar. A indicada pelo livro do jogador é "role 4d6, somando os 3 melhores dados. faça isso 6 vezes. pegue os 6 valores e distribua como quiser entre os atributos". A mais restritiva, uma das possibilidades dadas pelo livro do mestre, é "role 3d6 e some os resultados dos dados, coloque em Força. faça o mesmo para Constituição, Inteligência,...."

Porque, se for essa última que vcs estão usando, seu Mestre merece ser pé-na-bundeado.
Otherwise

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Mai 2008, 14:35

Ou o meu método preferido, sugerido no livro do mestre:

Vá nesse site e escolha o valor que quiser pros atributos, desde que o resultado final ali em baixo não passe de 28:

http://www.hackslash.net/?p=73
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor McDonalds em 03 Mai 2008, 19:08

Velho agnte so vai comecar a jogar daki a um mes ainda, pq agnte ta esperando os dados q eu comprei chegarem, e um otro amigo q vai jogar tbm q ta em otra cidade...
Perguntaram la em cima a q livors eu tenho acesso: tenho acesso a tdos os livros d D&D (no meu pc) menos o de draconomicon (so encontro em ingles).
Meu o mstre esta sim, restringindo a alteracao na fixa.
A rolagem das habilidades foi a do livro do jogador...
Eu espero q qndo eu mostrar esses topicos aos otros jogadores eles confiem e acreditam em tdo q vcs dizem assim como eu acredito.... To torcendo pra esse forum mudar a cabeça dessse pssoal qnto ao rpg!
Obrigado a tdos..
A procurar imagem interessante e leve...

Se você pode sonhar, você também pode realizar!
McDonalds

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Mai 2008, 19:14

Cara, não é nem questão de acreditar na nossa palavra, porque tudo que a gente diz aqui é apenas o que está escrito nos livros oficiais. Eu só não dou o número das páginas de cada regra porque não tenho os livros em português aqui, falo sempre consultando o SRD online.

Mas realmente não tem o menor sentido o mestre restringir alterações na ficha, especialmente sendo que o jogo só vai ser daqui a um mês.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Cebolituz em 03 Mai 2008, 19:22

Mas seria bom você mostrar alguns tópicos da sessão "Dicas e Idéias" daqui da Spell, sobre como mestrar, sobre como jogar, sobre como levar as campanhas...

Acredite, são tópicos EXTREMAMENTE úteis para se levarem campanhas agradáveis. Claro, depende da personalidade da mesa, mas mesmo assim ainda recomendo a leitura.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Fëanor em 04 Mai 2008, 02:54

Cara, se a campanha nem começou, pega e muda seus valores de habilidade para isso:

For 7
Dex 13
Con 14
Int 15
Sab 11
Car 8

Ou jogue novamente, porque, sinceramente, ficou muito baixo.
Eu, como mestre, nunca deixei, nem deixaria o jogador ter um valor de habilidade menor que 8. Ignorava a jogada e mandava jogar outra vez.
Mas esse sou eu.

Ou o meu método preferido, sugerido no livro do mestre:

Vá nesse site e escolha o valor que quiser pros atributos, desde que o resultado final ali em baixo não passe de 28

Também gosto desse, só que usamos 32 ponto no lugar de 28. O que eu posso fazer, os jogadores são powergamers!

PS: na verdade, quase sempre que a gente jogava pelos dados ficava MUITO mais forte que os 32 pontos. Eu parei de fazer pelos dados depois que um jogador tirou 18, 17, 16, 15, 15, 12. :queixo:

Depois dessa nunca mais.

Nem tanto porque o jogador ficou forte, mesmo porque, isso não influi em nada. A única diferença é que os desafias seriam 1 ou 2 ND maiores que o normal. O ruim mesmo é que um jogador ficava muito forte e o outro muito forte.
Agora a gente tenta deixar justo: todos com os mesmos valores ou por pontos.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor McDonalds em 04 Mai 2008, 03:15

Realmente é muito melhor... Cara mas so por causa desse conflito meu com o mestre (q alias é um grand amigo meu) o rpg ta comecando a nuam rolar mais... Pq o mestre ta dizendo q eu num sei d nada d rpg e to kerendo contrariar ele.. so pq eu leio foruns e os livros....
pow eu tava doidoo pra jogar rpg d mesa, mas fazer o q neh...
Eu dissee pra ele pra skcer a conversa e partir pra frente num mudar nada... q durante o jgo eu me viro pra ajudar meu irmao... ja q meu person fikou ate legalzinho F>10 D>17 Cons>14 I>16 S>15 Car>14
Num fui tao bom qnto o cara ae d cima, mas vou consegir me virar legal..

Vei ocara tava comecando a ficar com raiva d mim.. eu tive q aceitar as alteracoes dele pela amizade... Um dia eu ainda jogo com um mestre bem experiente, ou q nem seja experieten mas q tenha discernimento sobre as regras...
POw s vc puder num axar q vai ser muito incomodo leo.rodrigues1990@hotmail.com e me da umas dicas a mais sobre rpg pra eu poder tirar minhas duvidas.. se naum incomodo msmo... s for tranquilo eu entendo...
Abrcao
Editado pela última vez por McDonalds em 06 Mai 2008, 22:12, em um total de 2 vezes.

McDonalds

Mensagempor Nibelung em 04 Mai 2008, 03:26

Pq o mestre ta dizendo q eu num sei d nada d rpg e to kerendo contrariar ele.. so pq eu leio foruns e os livros....

Pegue os livros e mestre então. Eu acho que é a melhor saída. Mestre que fica fazendo ad hominem quando um jogador discorda dele é idiota demais.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor McDonalds em 04 Mai 2008, 03:39

Bem q eu keria mestrar... mas nunca joguei... num tenho nenhuma experiencia....
Assim num da neh....
fazendo ad hominem

num entendi naum XD... tu poderia dar uma melhoradar?? Obrgado

McDonalds

Mensagempor Nibelung em 04 Mai 2008, 10:44

Ad Hominem é atacar o argumentador ao invés do argumento. Algo como:

-Cara, o troço tá errado porque eu li no livro e é assim.
-Quem você pensa que é pra me ensinar isso?

E não se preocupe com o fato de ser novo no jogo. Pelo menos bom senso tu parece ter, e todo mundo começa errando e vai aprendendo com o tempo. E pelo que eu percebi, parece que seu grupo todo é de novatos (já que nem possuem dados), então todo mundo vai aprender junto mesmo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Sr. Pichu em 04 Mai 2008, 11:07

e se tiver problemas para mestrar, é uma boa começar com uma aventura pronta, como "A Cidadela sem Sol", etc...
ajuda bastante antes de começar a mestrar campanha própria

e cara... esse teu amigo é bem mimadinho, hein?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor McDonalds em 04 Mai 2008, 11:35

Entendi a expressao... Vlw msmoooo
Entao se eu conseguir juntar uma galera blz... D iniciantes, eu pego algum luvro de missoa e mestro msmooo
Msa ate eu juntar esse pssoal (num conheco muitas pssoas q curtem) vamo ver no q vai dar esse rpg aki...
Otros problems q occorerem eu posot por aki :bwaha:

McDonalds

Mensagempor Fëanor em 04 Mai 2008, 13:16

Pq o mestre ta dizendo q eu num sei d nada d rpg e to kerendo contrariar ele.. so pq eu leio foruns e os livros....

Faz o seguinte, mas o mestre se f***, porque eu não jogaria com um mestre assim.
O que eu mais tenho raiva é dos mestres que acham de tem que mandar em tudo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Bahamute em 04 Mai 2008, 13:17

Bem, quando eu comecei a mestrar D&D, eu nunca tinha lido NENHUM LIVRO de D&D.
Aprendi as regras com um amigo meu, experiente no jogo, que me ensinou, e como já jogavamos RPG (em outro sistema) durante uns 5 anos, e eu mestrava, o grupo inteiro pediu para mim mestrar, mesmo sem eu saber as regras do sistema.

PEguei as dicas com o cara, ele me ajudou a montar a primeira aventura, e jogamos, foi estranho pra caramba, mas até que foi legal.

Eu não manjava nada de regras, mas nos viramos bem.

Depois de exatas 3 aventuras, aos trancos e barrancos, eu adquiri o lIvro do Jogador, li ele de ponta a ponta, e tive uma noção melhor das regras.

Após ele, ganhei da minha namorada o livro do mestre (já em 3.5) e li ele de cabo a rabo também!

Então, nem esquenta com nunca ter jogado o sistema para não mestrar, eu mesmo, mestrei um sistema que eu nunca tinha jogado, e a aventura foi no minimo agradavel... Vai tudo da compreensão do grupo!

Diversas vezes eu parava a sessão para pedir ajuda aos jogadores que já conheciam as regras, sobre como usar tal pericia, talento, etc...

E durante 1 ano jogamos com o Livro do Jogador e dos monstros 3.0 e um livro do mestre 3.5. Imagina a salada de regras que era... :bwaha: só depois desse ano de "Experiencia" é que começamos uma nova campanha, já com as regras 3.5 e em um cenario legal (Warcraft d20).
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Cebolituz em 04 Mai 2008, 15:32

Nibelung escreveu:

Pegue os livros e mestre então. Eu acho que é a melhor saída. Mestre que fica fazendo ad hominem quando um jogador discorda dele é idiota demais.

Isso é típico de quando todos o RPGistas da mesa são iniciantes e nunca tiveram contato real com algum jogador ou mestre mais experiente.

Claro que não se pode generalizar, cada um é cada um, mas não é algo incomum de se acontecer. Foi parecido na minha roda de amigos, eu mesmo era muito rígido e inflexível no começo. Posso dizer que graças a freqüentar os fóruns de RPG, ler histórias e narrativas e outras experiências de jogo, fui vendo o quanto eu estava errado.

Felizmente os nossos jogos tem melhorado muito nesse aspecto. Até por isso, não "condeno" o mestre, por "entender" o seu lado. Mas apenas explique que o RPG não funciona dessa maneira, que o importante é que todos se divirtam, que se for para ter brigas é melhor nem jogarem, que todos devem ser justos e flexíveis para com as regras... enfim, tudo aquilo que nós já estamos acostumados a pregar.
Imagem
Cebolituz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários