Bem, quando eu comecei a mestrar D&D, eu nunca tinha lido NENHUM LIVRO de D&D.
Aprendi as regras com um amigo meu, experiente no jogo, que me ensinou, e como já jogavamos RPG (em outro sistema) durante uns 5 anos, e eu mestrava, o grupo inteiro pediu para mim mestrar, mesmo sem eu saber as regras do sistema.
PEguei as dicas com o cara, ele me ajudou a montar a primeira aventura, e jogamos, foi estranho pra caramba, mas até que foi legal.
Eu não manjava nada de regras, mas nos viramos bem.
Depois de exatas 3 aventuras, aos trancos e barrancos, eu adquiri o lIvro do Jogador, li ele de ponta a ponta, e tive uma noção melhor das regras.
Após ele, ganhei da minha namorada o livro do mestre (já em 3.5) e li ele de cabo a rabo também!
Então, nem esquenta com nunca ter jogado o sistema para não mestrar, eu mesmo, mestrei um sistema que eu nunca tinha jogado, e a aventura foi no minimo agradavel... Vai tudo da compreensão do grupo!
Diversas vezes eu parava a sessão para pedir ajuda aos jogadores que já conheciam as regras, sobre como usar tal pericia, talento, etc...
E durante 1 ano jogamos com o Livro do Jogador e dos monstros 3.0 e um livro do mestre 3.5. Imagina a salada de regras que era...

só depois desse ano de "Experiencia" é que começamos uma nova campanha, já com as regras 3.5 e em um cenario legal (Warcraft d20).