Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Arroz de Festa em 04 Mai 2011, 18:30

Manual of the Planes, Draconomicon I e II, Demonomicon, Open Grave, Plane Above, Plane Below, Underdark, Player Handbook Races (Tiefling e Dragonborn). Fora os guias de campanha de Forgotten Realms, Eberron e Dark Sun. Todos estes livros te mandam oi.

Ainda assim insisto que não gosto do tratamento dado a fluff's nos livros de D&D 4E, principalmente que eles resumem demais as coisas.

Os Player Handbook Races esses deveriam continuar, pena que foram descontinuados (ótimos livros de fluff).

No geral ainda acho as opções de livro de fluff pequenas, ano passado a WOTC se focou tanto em Essentials fazendo mais novos "Cores" e livros de regras (Rules Compedium, que acho um excelente livro) e quando ela volta para o D&D 4E classic os carros-chefes são os Heroes of ...(Classes/Raças).

A WOTC tem algumas promessas Fluff's em aberto, vamos vê se isso sairá do papel.
Vamos vê o que o futuro espera para os que gostam do fluff.

Para quem gosta de "comprar" raças/classes o cardápio tá servido e o banquete será farto (ou não, porque toda essa "essenticializada" está dando nos nervos).

Os livros que você citou a maioria deles são bons/ótimos em fluff's, ainda somaria a eles os livros de duas cidades lançadas :Hammerfast/Vor Rukoth.

Então não, o fluff não morreu na 4e.

Não, não morreu mesmo, mas foi sumariamente reduzido.
Mas tenho esperança que as coisas mudem, por exemplo acho o Monster Vault (Essentials) o melhor livro dos monstros da 4E (apesar de não possuir muitos monsters poderosos comos os 3 anteriores a ele), justamente por ter um fluffzinho extra .
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Arroz de Festa

Mensagempor GoldGreatWyrm em 04 Mai 2011, 19:42

Quanto menos fluff que eu vou acabar não usando melhor.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor ferdineidos em 04 Mai 2011, 20:59

Arroz, primeiro a WotC é uma empresa.

Ela visa lucro, visando lucro ela produz o que mais dá (advinha) lucro.

Continua existindo fluff, esse nunca parou de existir, e SEMPRE houve livros só com crunch (só ver o email do elven), se você não gosta do fluff, paciência, mas que ele existe, existe.

E o fluff foi reduzido porque os livros como um todo foram. Tendo menos livros no mercado, a lógica é que o que será reduzido é algo que os jogadores podem buscar - e já buscavam - em outros lugares.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor ProxAlestorm em 04 Mai 2011, 21:52

Certa vez o pessoal do fórum me explicou o que era fluff, mas ainda continuo achando que uns 90% é só pra encher linguiça mesmo.
No Pain, No Gain!
ProxAlestorm

Mensagempor Elven Paladin em 04 Mai 2011, 21:54

Arroz de Festa

Você se engana quando pensa que a maioria dos livros de AD&D eram ricos em fluff - já que eu citei o número considerável de livros que faziam mais sucesso na AD&D (e eram crunchy), hora de lembrar os livros mais escritos durante a D&D Era, a Aventuras Prontas, algumas em conjunto com um kit básico de regras para introdução de novos jogadores em D&D. Por definição, aventuras não são livros exatamente ricos em material fluff e geralmente detalham ambientes restritos e em escopo pequeno. E elas eram bastante populares durante a TSR Era. Se você quiser perder tempo, basta consultar a Collector's Checklist.

mas em D&D 4ª ED praticamente mingou a fonte de livros Fluff's (existem pouquissímos e mesmo assim com conteúdos resumidos demais e um bando de classe/raça embutidos neles).

Ahn, não. Classes Novas são restritas a esses livros: Player's Handbook 1,2 e 3, Eberron Player's Guide, Forgotten Realms Player's Guide e Heroes of Shadow (e na Dragon Magazine). Raças novas aparecem nos mesmos livros, além do Manual of the Planes, Heroes of Shadow e no Dark Sun: CG.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Arroz de Festa em 04 Mai 2011, 22:26

Como Old School "tá na moda", um dos que reforçam a moda é o Sistema do Old Dragon ( que veio preencher o nicho de D&D 1E/AD&D com um formato de fusão de D&D1E/AD&D/E traços New School representado pelo D&D 3E.

O que acho interessante é que a opinião dos autores divergem sobre o que é Old School.

O Antônio (Mr.Pop) um dos criadores diz que Old School independe do sistema, por ser um jeito de jogar que pode se implementado em outros sistemas.

Já o Fabiano Neme, outro dos criadores do Old Dragon, possuí opiniões diferente e talvez polêmicas, porém ele é muito franco na forma de se expressar.
Algumas de suas opiniões tirados de blogs net a fora:

Fabiano Neme disse:

Usar a 4E pra jogar D&D old school é que nem usar uma pipoqueira pra assar carne. Ok, a carne assa, mas fica uma merda.

(Sobre o que seria um conceito Old School) (...) Isso acontece porque o Old School é diferente pra cada um ;)
Na verdade sedimentar o conceito de Old School é ir de encontro ao seu propósito, de improviso e invenção. Cada um inventa e improvisa o seu conceito, confundindo os perdidos :P
Arroz de Festa

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Mai 2011, 22:49

Arroz de Festa escreveu:Como Old School "tá na moda", um dos que reforçam a moda é o Sistema do Old Dragon ( que veio preencher o nicho de D&D 1E/AD&D com um formato de fusão de D&D1E/AD&D/E traços New School representado pelo D&D 3E.

O que acho interessante é que a opinião dos autores divergem sobre o que é Old School.

Se quem vende um produto do tipo não consegue entrar num consenso...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor GoldGreatWyrm em 04 Mai 2011, 22:55

Arroz de Festa escreveu:Fabiano Neme disse:

Usar a 4E pra jogar D&D old school é que nem usar uma pipoqueira pra assar carne. Ok, a carne assa, mas fica uma merda.

(Sobre o que seria um conceito Old School) (...) Isso acontece porque o Old School é diferente pra cada um ;)
Na verdade sedimentar o conceito de Old School é ir de encontro ao seu propósito, de improviso e invenção. Cada um inventa e improvisa o seu conceito, confundindo os perdidos :P

GoldGreatWyrm escreveu:
Arroz de Festa escreveu:
Eu não irei me expressar por agora em explicar.

Para mim existe o Old School como sistema puro e simples, ligado a uma epóca (geração/influência de epóca/tecnologia/etc...).

E existe o "jeito de jogar Old School" , inventado por jogadores, criando mitos e mentiras , esse jeito em muitos pontos são contrários ao que os próprio manuais de regras ensinavam (D&D 1ªED/AD&D) e os que usavam o "jeito de jogar Old School" mentem dizendo que isso nunca esteve escrito em livros antigos.

Não irei como disse entrar no mérito de explicar minhas suposições por agora, mas por hora deleitem-se em mais máximas tiradas de blogs sobre a Old School :

Afinal, o que é "Old School"?

Old School significa "velha guarda", e no contexto do RPG serve para designar uma maneira de se jogar Dungeons & Dragons (e seus sistemas variados, derivados, irmãos, clones, etc) que remete "aos velhos tempos", quando a importância maior não estava nas regras do livro ou nas fichas de personagens, e sim na maneira de pensar como jogador e como Mestre.

Superficialmente, podemos apontar três fatores - Jogadores, Mestres e Regras :

* Os Jogadores preferem a descrição para explicar suas ações, ao invés de usar regras e ferramentas da mecânica do livro para descrevê-las. Ao invés de dizer "usarei o poder X da página tal para dar um golpe com bônus no adversário", ele fala "correrei o mais rápido que puder, e tentarei dar um salto em direção ao inimigo para lhe cravar as adagas nas costas". Os Jogadores são estimulados a não se deterem no que as regras lhe permitem, e sim a decidir o que querem fazer (e colher os frutos de suas ações, sejam eles "doces" ou "amargos")

* O Mestre usa mais de seu julgamento do que das regras do livro. As regras estão presentes para lhe auxiliar, e não para definir sua ações, e elas serão flexibilizadas de acordo com o bom senso do Mestre. No exemplo acima, ao invés do Mestre abrir o livro na página tal e consultar o poder X, julgará como tala ção irá ocorrer, aplicando os bônus ou penalidades que achar necessárias.

* O próprio sistema de jogo possui mecânica que condiz com os pensamentos acima. Se existem regras para todas as ações possíveis, isso pode vir a levar o Mestre e Jogadores a dependerem delas. A mecânica dos sistemas old school não necessariamente é "rules light" (às vezes, é justamente o oposto), mas é apresentada de modo simples e encoraja a adaptação ("house rules") visando as necessidades de cada Mestre e grupo.

D&D 4, Guia do Mestre, versão Devir, pág. 28: "Improvisando".

Dica dos Profissionais

Uma coisa incrivel aconteceu comigo numa das vezes que eu estava jogando D&D com meu filho de 9 anos. Logo depois de terminarmos um combate, ele simplesmente assumiu o comando. Decidiu que vasculharia uma estátua, que seria atingido por uma armadilha (uma flecha disparada da estátua) e lá encontraria um tesouro.

Hei, espere um instante. Eu pensei que eu fosse o Mestre!

Essa foi minha primeira reação. Mas eu fechei a boca, joguei o dano da armadilha e deixei que ele tivesse seu tesouro (mas fui eu quem determinou qual tesouro seria - afinal eu não podia abrir mão do controle desse jeito).

Ele nunca se divertiu tanto!

Foi nesse dia que eu aprendi a lição mais importante sobre D&D. Eu me lembrei que ele é um jogo de faz-de-conta, que serve para reunir os amigos e contar uma história em grupo. Entendi que os jogadores também tem direito de contar a história - afinal de contas, são eles que são os protagonistas.

James Wyatt
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Nibelung em 04 Mai 2011, 23:09

Elven Paladin escreveu:Ahn, não. Classes Novas são restritas a esses livros: Player's Handbook 1,2 e 3, Eberron Player's Guide, Forgotten Realms Player's Guide e Heroes of Shadow (e na Dragon Magazine). Raças novas aparecem nos mesmos livros, além do Manual of the Planes, Heroes of Shadow e no Dark Sun: CG.

Vale lembrar que o Heroes of Shadow era pra originalmente ser o Player's Handbook 4, mas trocaram o nome por questões de mercado. Ou seja, o padrão é fácil de identificar: Classes e raças novas só aparecem em PHs e livros de cenário. Manual of the Planes foi a exceção, mas os Bladelings nunca receberam nenhum suporte após o lançamento do livro.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Eltor Macnol em 04 Mai 2011, 23:52

Velho, há anos eu não via uma "enroleitchon" tão descarada.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 05 Mai 2011, 00:16

Velho, há anos eu não via uma "enroleitchon" tão descarada.

Por outro lado, serviu para abrir um pouco mais meus olhos: O movimento Old School no Brasil é "Regra Zero" aplicada a todo o AD&D.

Não basta apenas ter a postura elitista de fãs de Vampiro, o Old School por essas bandas também tem a "Regra Zero "como um elemento crucial, que justifica a postura acima. O que dá suporte à minha hipótese(que eu ainda não levo a sério) na qual Old Schoolers por essas bandas são jogadores jovens de AD&D que foram alvos de bullying por jogadores mais "velhos" e "maduros" de Vampiro, internalizaram tais preconceitos e agora dedicam-se a aporrinhar aqueles que jogam D&D 4e com os mesmos argumentos que escuturam no passado.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Arroz de Festa em 05 Mai 2011, 21:53

Eu leio uns blogs e fico vendo a discussão Old vs New.

Existe aquela argumentação Old Schooller dizendo que D&D 4ªED é video-game de papel, um dos comentáristas fala algo sobre isso, mas jogando a idéia de video game de papel já existir em D&D 1ªED/AD&D.

Dito por um comentarista em um blog:

Todos os jogos de RPG eletrônicos, sejam OFF ou On line, e massificados como os MMO tem suas inspirações em D&D.

D&D não só os inspirou como pega de volta qualquer coisa que queira deles.

Pense numa partida de D&D 1E /AD&D é praticamente o jogo Diablo I, a maioria dos monstros é cheio de itens mágicos, poções, moedas, jóias, etc… você bate neles e “caí ” dropando itens igual em Diablo I.
Por causa disso é video game de papel ? obvio que não né ! em RPG você vai pra onde você quer, tem liberdade que nunca um video game ou MMO dará, você faz diversos dialógos com diversos NPC’s do Mestre que a cada vez é uma reação diferente e nunca automatizada.
Você faz isso seja em D&D 1E seja em D&D 4E.

Quem jogou a Dungeon de Zanzer Tem na caixa preta da Grow sabe do que tou falando dos monstros dropadores iguais Diablo I, e isso minha gente no 1º RPG da história !!!!

Elven a sua teoria faz muito sentido !!!
Arroz de Festa

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2011, 11:57

Na verdade, é o oposto. Diablo é que é um emulador de AD&D, só que com um sistema FUNCIONAL.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor shido_vicious em 06 Mai 2011, 15:10

Lumine Miyavi escreveu:Na verdade, é o oposto. Diablo é que é um emulador de AD&D, só que com um sistema FUNCIONAL.

Sistema funcional? Por certo você é um desses filisteus vídeo-gamistas que querem matar o RPG que amamos, transformando-o numa coisa árida e desprovida de arte. Sistema de RPG de verdade é feito no feeling, na intuição, e deve ser vago e impreciso -- afinal, se tiver diretrizes sólidas, o sistema estará te dizendo como jogar, e esta é a última coisa que queremos em um... manual de instruções.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
shido_vicious

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2011, 15:20

shido_vicious escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Na verdade, é o oposto. Diablo é que é um emulador de AD&D, só que com um sistema FUNCIONAL.

Sistema funcional? Por certo você é um desses filisteus vídeo-gamistas que querem matar o RPG que amamos, transformando-o numa coisa árida e desprovida de arte. Sistema de RPG de verdade é feito no feeling, na intuição, e deve ser vago e impreciso -- afinal, se tiver diretrizes sólidas, o sistema estará te dizendo como jogar, e esta é a última coisa que queremos em um... manual de instruções.

Que droga, Shido. Quer me fazer ser demitido? Eu dei uma gargalhada alta demais aqui no serviço! :laugh:
Lumine Miyavi

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários