DaviSalles escreveu:Algo que acho importante lembrar, e que acho umas das melhoras vantagens tanto da marca do guerreiro quanto do paladino é que não precisam ser criaturas adjacentes.
Isso envolve usar armas de combate à distância. Na melhor das hipóteses, o guerreiro ou paladino de Força vai ter que ficar portando uma arma de arremesso pesado ao invés de uma arma branca, que causa dano menor, ou o paladino de Carisma precisa usar poderes diários para atacar à distância.
Sério, se você não estiver carregando sempre sua arma de arremesso, vai ter largar sua arma maior (ação livre), sacar uma arma de arremesso (ação de movimento) e atacar (ação padrão) só para marcar um oponente. Eu sei que a opção está aí, mas ela está longe de ser uma grande vantagem.
Agora, se olharem bem, a marca do Warden é uma ação livre. Logo, ele pode realizá-la:
- Fora de seu turno;
- Quantas vezes quiser no turno.
Em essência, ele pode marcar todos os oponentes adjacentes ou qualquer oponente que passar perto dele. Combinado com um Warlord que pode fazê-lo se movimentar pelo turno, com poderes próprios de ajuste/movimento ou até habilidades dos companheiros de empurrar/deslizar monstros para perto do Warden, o Warden pode marcar um número impressionante de inimigos.
Isso é muito importante na 4e e seus campo de batalhas amplos, pois quando o maguinho ou o ranger que estão lá longe tão sendo atacados pelo lurker que ficou invisível, o guerreiro com um arco consegue marcar esse lurker sem precisar tomar mil ataques de oportunidade.
O arco provoca ataques de oportunidade. Além do mais, arcos usam Destreza no ataque; o guerreiro que se preze vai estar limitado a armas de arremesso pesado.
Enquanto o guerreiro consegue marcar os artilleries, o warden só vai conseguir marcar os soldiers que vierem na frente.
O Warden pode entrar em defesa total e mover-se/ajustar/ser auxiliado por um Warlord/aliado para recuar pelo campo de batalha, marcando todos os oponentes que passarem por ele.
Isso sem falar em batalhas com rios de lavas e precipícios, onde o guerreiro e paladino se sairiam bem melhor como defenders.
Por quê? Não entendi.