[4e] Pontos de renome

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Smaug em 11 Mai 2010, 19:17

Não Rona (ei, esse apelido eh legal, podemos te chamar assim?), o lance eh que o cara meio que deixou claro que ele já vai utilizar os pontos de renome, é o estilo de jogo do grupo dele, mais competitivo e a sorte nos dados faz parte da diversão (do mesmo modo que vc fica torcendo rpa vir um item no video game ou pela figurinha com vale-brinde). Então ele não está perguntando se deveria ou não usar os renomes e sim quais seriam as melhores premiações!

É que ficou parecendo que vc, por ser contra isso, tem a visão do rpg totalmente voltado para a interpretação e que algum tipo de competitividade ficaria não-rpg...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Kasuya em 11 Mai 2010, 20:33

Bom, eu gostei da ideia. Mas concordo que a premiação baseada exclusivamente na sorte é meio sem noção.

Por exemplo: se você sobreviver à quest (supondo que ela realmente teve combates) faz sentido ser premiado por isso. O cara sobreviveu não apenas porque teve sorte nos dados, mas porque usou de uma estratégia eficaz para tal quest.

Já, por exemplo, dar bônus pelo cara que causou mais pontos de dano é meio falho. Primeiro porque o agressor do grupo sempre vai ser o mais forte candidato a ganhar. Segundo, porque vai depender de sorte. Se, por um acaso, o guerreiro tirar um sucesso crítico quando tiver entrando com seu mais danoso poder diário é possível (até provável) que ele seja o cara que mais causou dano da sessão. Mas é apenas sorte. Não houve nenhuma estratégia que tenha conduzido ao 20.

No caso, a única bonificação que eu daria pela sorte, seria num teste de perícia que rolou-se um 20 natural. Primeiro, para estimular um pouco a questão da utilização das perícias (afinal, nem tudo são roladas de ataque e dano e é meio chato esperar que sempre só o mestre evoque o tal do teste de perícia), segundo, porque nem sempre faz muita diferença tirar um 20 ou o número mínimo para passar no teste. Então fica pelo menos um "agrado" por ter tirado um valor tão alto.

O mais engraçado é que na próxima vez que eu for narrar (no caso, nas férias que me vem aí), eu pretendia usar (estava idealizando) algum tipo de mecânica parecida. A minha ideia é exatamente incentivar a estratégia, a, digamos, carnificina dos monstros e a criatividade dos jogadores ao lutar com os mais variados monstros possíveis.

Creio que podemos trocar algumas ideias. Só pensarei um pouco mais quanto às minhas sugestões e, posteriormente, eu posto. =)
Imagem
Kasuya

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2010, 21:34

Smaug disse o que eu quis dizer, Rona. Ele não está perguntando se usar isso vai ser bom ou não, piriripororo pão duro. Ele afirmou que vai usar, e pediu a sugestão de nivelamento e como deixar isso mais divertido.

[sarcasmo]Afinal, um método arbritrário como "xp por roleplay" ou falta dele por falta de roleplay apropriado, é bem superior.[/sarcasmo]

Boa parte das sugestões nem deveriam ser surpreendentes em relação a seu comentário: quase todos são contra recompensar bonus nos dados mas sim "feitos que os personagens conseguem". Ao invés de comentar, você prefere reclamar que isso não é rpg, e é mentalidade de wargame de quem joga Warcraft Rpg / Quarta Edição e obviamente inferior.

E Warcraft RPG é apenas um cenário tão válido quanto Ravenloft. Ou ele tem menos potencial interpretativo por ser baseado num jogo de videogame?

Kasuya, isso é... contraditório. Não recompensar rolagens porque é aleatório e recompensar rolagens porque "não faz diferença" não faz o mínimo sentido.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Madrüga em 11 Mai 2010, 21:51

Eu gosto da idéia toda, inclusive as premiações por rolagens. Isso faz parte da "trueza" do jogo, como quando adotamos a regra da morte instantânea e um jogador tirou três vintes seguidos e matou um dragão estando todo ferido (depois vimos que estávamos usando errado a regra).

Foi cinemático, foi f*, foi demais... mas foi sorte. E valia um achievement.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Kasuya em 11 Mai 2010, 22:25

Kasuya, isso é... contraditório. Não recompensar rolagens porque é aleatório e recompensar rolagens porque "não faz diferença" não faz o mínimo sentido.

Não é uma contradição. É um contraposto: dado que se seria bonificado pela sorte, eu bonificaria, no máximo, devido a um teste de perícia com um 20 natural.

Porque quando você rola um crítico num ataque, você está sendo bonificado o suficiente para delirar no jogo. O dano é máximo, + dano extra da arma mágica + dano extra da arma se ela for high crit + dano extra de qualquer outro fator eventual, tudo isso já torna o critico MUITO phoda, dar bônus de XP por isso é como bonificar o Silvio Santos com um eletrodoméstico qualquer por ele ter faturado muito dinheiro no domingo passado.

Mesmo assim, em caso de extrema sorte beirando o absurdo (como matar um dragão com um golpe usando uma regra que o narrador não conhecia direito :P) talvez valesse só para tornar o momento inesquecível de vez.

Aliás, estive pensando: se alguém realmente pretende usar as ideias postadas inicialmente à risca, talvez seja bom considerar que os que levam vantagem devido ao papel de classe sejam excluidos da avaliação.

Ex: strikers não poderiam ganhar bônus por ser o personagem que causou maior quantidade de dano em uma sessão ou controllers não poderiam se favorecer da mesma forma por matar mais minions na sessão ou mais mínios de uma vez só.

São coisas completamente inerentes ao papel em si que é até redundante bonificar um líder por curar ou "buffar", um striker por fazer dano. Pelo menos eu acho. O que vocês acham?
Imagem
Kasuya

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Youkai X em 11 Mai 2010, 23:42

Por mim os pontos de renome/achievement points não seriam para ganhar XP extra ou coisa do tipo. Talvez com eles possa ser possível o jogador gastar alguns desses pontos em troca de benefícios (alterar levemente algum aspecto da narrativa quando a coisa apertar, fazer um poder dele ter acerto automático, 'dentre outras possibilidades ou mesmo com muitos desses pontos poderganhar algo como item mágico).
Youkai X

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Ronassic em 12 Mai 2010, 01:44

Entendi Kasuya, obrigado pela explicação. E concordo contigo, já existe a premiação por ter dado sorte de tirar um 20 natural. Dar algo mais é meio estranho, teria que ser algo mais elaborado, se os jogadores e mestre acham que isso não deve ser levado em conta, ainda sugiro que usem a forma que o jogo Castle Age do Facebook trata os achievements. Existem os Favor Points, que são quase que numa tradução pontos de favor, que podem até ser comprados com dinheiro vivo no jogo Castle Age, pois dão vários benefícios, mas dá pra ganhá-los através de outras formas, como achievements.

Battle Achievements: Poderia ter um quadro geral de quantidade de vitórias/derrotas em batalha. Exemplo:
Battle Stats: 357
Invasions Won: 226
Duels Won: 365
Invasions Lost: 283
Duels Lost: 1

E em cima disso dar as premiações:

Gladiator
Requires: Win 5 Duels
Rewards: Energy Potion

Battle Hardened
Requires: Win 25 Duels
Rewards: 1 Favor Point

Champion
Requires: Win 100 Duels
Rewards: 5 Skill Points

Battle Expert
Requires: Win 1000 Duels
Rewards: 15 Favor Points

Invincible
Requires: Win 5000 Duels
Rewards: 25 Favor Points, 15 Skill Points

Battle Lust
Requires: Win 10 Duels in a Row

Humility
Requires: Lose 10 Duels in a Row
Rewards: 1 Skill Point

Conquerors Beginning
Requires: Win 5 Invasions
Rewards: Energy Potion

Invade the Enemy
Requires: Win 25 Invasions

Conqueror and Destroyer
Requires: Win 100 Invasions
Rewards: 5 Skill Points

Warmonger
Requires: Win 1000 Invasions
Rewards: 15 Favor Points

Global Domination
Requires: Win 5000 Invasions
Rewards: 25 Favor Points, 15 Skill Points

Favor Points te permitem vários benefícios, desde generais especiais, até itens únicos. Skill Points poderiam ser interpretados como pontos de perícia mesmo, mas acho que seria melhor permitir isso com algumas ressalvas, sem respeitar esses falores acima, são só exemplo do jogo Castle Age que não tem regras próprias. Tipo o lance de Invasões seria complicado, pois não é uma coisa que ocorre o tempo todo numa campanha de RPG, mas é só pra passar a idéia de como o jogo Castle Age lida com os Achievements.

Ainda existem os Quest Achievements, Monster Achievements e Other Achievements (que dá benefício para os alquimistas, que no caso poderiam ser os magos, feiticeiros, druidas e etc. E acho que deveria ter uma outra categoria, que beneficiasse os Ladinos, Bardos e classes do tipo, que são mais pautadas em Perícia do que Habilidades de Combate.

Youkai X escreveu:Por mim os pontos de renome/achievement points não seriam para ganhar XP extra ou coisa do tipo. Talvez com eles possa ser possível o jogador gastar alguns desses pontos em troca de benefícios (alterar levemente algum aspecto da narrativa quando a coisa apertar, fazer um poder dele ter acerto automático, 'dentre outras possibilidades ou mesmo com muitos desses pontos poderganhar algo como item mágico).

Concordo, perde e muito ao meu ver o propósito do XP, seria melhor tentar dar alguma outra forma de recompensa, como por exemplo facilitar o personagem adquirir algum talento que tenha pré-requisito(s), ou algo do tipo.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Kasuya em 12 Mai 2010, 07:51

Por mim os pontos de renome/achievement points não seriam para ganhar XP extra ou coisa do tipo. (...)

Essa, para mim, seria uma melhor saída para bonificar a sorte do jogador do que conferir mais XP.

Por exemplo. Se o cara matou um dragão rapidamente devido a sucessivos (e inacreditáveis) sucessos decisivos, porque não ele merecer uma espécie de renome? Tipo, alguém teria "visto" o feito e espalhado pela cidade mais próxima, enquanto os jogadores são reconhecidos como "matadores de dragões". Vejam que é um exemplo bem simples, só para exemplificar.

No caso, os jogares teriam esses pontos de renome que poderiam usar para mudar a influência dele nas pessoas (por exmplo, um ponto de renome poderia ser o suficiente para fazer um NPC descer de Hostil para Indiferente ou de Indiferente para Amigável, o que resultaria num equivalente a uns +5 em testes como diplimacia, se não me falha a memória).

Outro exemplo, seria que um ponto de renome poderia lhe conceder "favores" de NPC's que já seriam "amigáveis" (não exatamente amigos), como um guarda da cidade que você salvou de algum ataque que poderia lhe conceder um acesso a algum lugar ou equipamento ou informação que um viajante normal só teria por um decreto oficial de superiores. Algo do tipo.

Essa ideia é boa, pois não relaciona a "bonificação" diretamente com a sorte, mas com o efeito no jogo que essa sorte trouxe. Causar um sucesso decisivo ainda é sorte, mas, em On, matar um dragão com um golpe avassalador ainda chama a atenção do povo.

Mesmo assim, eu não aboliria a premiação de XP por uma boa estratégia e por uma criatividade no combate, até porque é uma premiação mais direta e até mais importante para a maioria dos jogadores de D&D (que me perdoem os "jogadores-artistas").
Imagem
Kasuya

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Mai 2010, 08:43

Mas pessoas sortudas TEM mais vantagens. que azaradas!

Editado: E se o cara quer ser artista, ele escolheu o hobby errado; deveria estar fazendo teatro livre.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Ronassic em 12 Mai 2010, 10:45

Ah, li na Devir que existe um programa chamado D&D Encounters que é uma nova campanha semanal onde você e seus amigos enfrentam um encontro de cada vez. Conforme você derrota seus inimigos, resolve quebra-cabeças, completa missões e realize feitos heróicos você ganha Pontos de Renome que podem ser usados para ganhar recompensas exclusivas.
Sabiam que renown points começou no Warhammer Online? De repente vendo como eles lidam com isso poderá ter uma idéia melhor de como usar em sua campanha. Tem até o Renown Titles, ou Títulos de Renome, que pode ser interessante também, pois te dá algumas regalias.

Encontrei mais informações aqui.

Lumine Miyavi escreveu:
Editado: E se o cara quer ser artista, ele escolheu o hobby errado; deveria estar fazendo teatro livre.

Lumine, acho que a sua visão revela quão grande é a sua repulsa a jogadores que se divertem interpretando seus personagens, não se esqueça...
É ROLE Playing Game, jogo de interpretação de papéis. Creio que saiba disso, só deve estar zuando com a nossa cara, eu espero.
Fico preocupado quando vejo um ótimo tópico ser enchido de pequenas frases que são só alfinetadas sem propósito.

Já joguei numa mesma época num grupo que a interpretação era priorizada e em outro que o Game da sigla RPG era a única diversão, ninguém conseguia interpretar um personagem de forma plausível, nem mesmo o mestre, e nem por isso deixávamos de nos divertir, pois era engraçado quando um Ogro acertava um dano crítico num jogador e o mestre dizia que o monstro havia dado uma voadora com os dois pés no peito do jogador. :haha:
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Ronassic

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Smaug em 12 Mai 2010, 11:21

Lumine, acho que a sua visão revela quão grande é a sua repulsa a jogadores que se divertem interpretando seus personagens, não se esqueça...
É ROLE Playing Game, jogo de interpretação de papéis. Creio que saiba disso, só deve estar zuando com a nossa cara, eu espero.
E só vejo você vir aqui para escrever pequenas frases que são só alfinetadas sem propósito.

Não, não eh repulsa a quem interpreta, eh repulsa a quem acha que rpg eh uma arte... eh uma repulsa a gente que pensa assim: http://www.paragons.com.br/rpg-e-arte-parte-1/ e não a quem quer intgerpretar.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Mai 2010, 11:23

Smaug, quando foi que você entrou na minha cabeça?! XD
Lumine Miyavi

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Madrüga em 12 Mai 2010, 11:26

Lumine, deixa de ser chato, cara. Caramba!

Kasuya escreveu:Essa ideia é boa, pois não relaciona a "bonificação" diretamente com a sorte, mas com o efeito no jogo que essa sorte trouxe. Causar um sucesso decisivo ainda é sorte, mas, em On, matar um dragão com um golpe avassalador ainda chama a atenção do povo.

Bom, mas pense só: essa sorte toda não faz o povo pensar que os personagens são melhores do que realmente são? Dá para ver os problemas chegando por aí...

"Por favor, paladino, mate o Balor! Nós vimos você matar um dragão sozinho, com um golpe só!"
"Peraí, hã, Balor? Já volto, deixei a panela no fogo..."
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Ronassic em 12 Mai 2010, 11:37

Smaug escreveu:
E só vejo você vir aqui para escrever pequenas frases que são só alfinetadas sem propósito.

Não, não eh repulsa a quem interpreta, eh repulsa a quem acha que rpg eh uma arte... eh uma repulsa a gente que pensa assim: http://www.paragons.com.br/rpg-e-arte-parte-1/ e não a quem quer intgerpretar.

Dizer que RPG é uma arte é muita pretensão, é um Hobbie e ponto final, a arte é por excelência o ápice da criatividade, mas não vamos ver um grupo de RPG sendo exaltado pela sua perfeita interpretação de papéis, não na nossa realidade atual. Os únicos admiradores são os próprios jogadores, quem está de fora é em sua maioria indiferente, ou até sente repulsa e demoniza.

Madrüga escreveu:Lumine, deixa de ser chato, cara. Caramba!

Só eu caio nessas provocações, não é Madruga? Ainda tenho muito que aprender.

Madrüga escreveu:Bom, mas pense só: essa sorte toda não faz o povo pensar que os personagens são melhores do que realmente são? Dá para ver os problemas chegando por aí...

"Por favor, paladino, mate o Balor! Nós vimos você matar um dragão sozinho, com um golpe só!"

Sim, sim, e isso é muito interessante, essas complicações ajudam a dar ganchos de interpretação e aventuras.
Ronassic

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Kasuya em 12 Mai 2010, 13:28

Mas pessoas sortudas TEM mais vantagens. que azaradas!

Exatamente POR ISSO que você não vai bonificar ainda mais esse tipo de gente. Veja, isso, ainda que se adicione um quê de competitividade, ainda não é, em essência, um jogo de competição, ainda é um RPG.

E se o cara quer ser artista, ele escolheu o hobby errado; deveria estar fazendo teatro livre.

Cara, o jeito que você joga não é o "jeito certo" de jogar. Se os caras tem um grupo de "jogadores-artistas", eles não deveriam mudar a forma de jogar ou "escolher um outro hobby" só porque você acha que deveriam.

O problema do tópico (que motivou meu comentário aos "jogadores-artistas") seria se esse tipo de gente querer interferir na conversa da mesma forma que você está fazendo: 'só porque eu acho, deveria ser assim". Meu comentário seria para já alertar que, numa conversa como essa, não caberia um comentário "jogador-artista" exatamente pelos mesmos motivos citados pelo Smaug interpretando a sua "gentileza" ao Rona. :)

Não é repulsa não (mas não que esse comentário tenha adicionado alguma coisa ao tópico XD). O Samug lembrou bem ao ponto que isso leva. Quando eu disse "jogadores-artistas", eu mencionei exatamente esse tipo de jogador, que faz do RPG uma arte e acha um insulto qualquer pessoa pensar o contrário (chega quase a algo como um tabu).

Bom, mas pense só: essa sorte toda não faz o povo pensar que os personagens são melhores do que realmente são? Dá para ver os problemas chegando por aí...

Eu concordo. Só não entendi se você está pondo isso como um efeito bom ou ruim. XD

Mesmo assim, eu considero bom. Mas veja: o cara que matou o dragão com um golpe devido à sorte, realmente, não ficou mais forte com isso, não é? Mas o renome existe e isso poderia ser sistematizado. Por exemplo. Aproveitando o seu exemplo dado, você poderia até aproveitar o seu prestígio inicial para mandar uma desculpa esfarrapada de modo que seja "crível" (tudo bem, a "panela no fogo" foi de lascar, mas dá para dar uma melhorzinha que o povo até pode estar um pouco mais receptivo ao blefe - ou seja, você teria gastado o ponto de renome para ganhar o "bônus" no blefe).
Imagem
Kasuya

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários