Entendi Kasuya, obrigado pela explicação. E concordo contigo, já existe a premiação por ter dado sorte de tirar um 20 natural. Dar algo mais é meio estranho, teria que ser algo mais elaborado, se os jogadores e mestre acham que isso não deve ser levado em conta, ainda sugiro que usem a forma que o jogo Castle Age do Facebook trata os achievements. Existem os Favor Points, que são quase que numa tradução pontos de favor, que podem até ser comprados com dinheiro vivo no jogo Castle Age, pois dão vários benefícios, mas dá pra ganhá-los através de outras formas, como achievements.
Battle Achievements: Poderia ter um quadro geral de quantidade de vitórias/derrotas em batalha. Exemplo:
Battle Stats: 357
Invasions Won: 226
Duels Won: 365
Invasions Lost: 283
Duels Lost: 1
E em cima disso dar as premiações:
GladiatorRequires: Win 5 Duels
Rewards: Energy Potion
Battle HardenedRequires: Win 25 Duels
Rewards: 1 Favor Point
ChampionRequires: Win 100 Duels
Rewards: 5 Skill Points
Battle ExpertRequires: Win 1000 Duels
Rewards: 15 Favor Points
InvincibleRequires: Win 5000 Duels
Rewards: 25 Favor Points, 15 Skill Points
Battle LustRequires: Win 10 Duels in a Row
HumilityRequires: Lose 10 Duels in a Row
Rewards: 1 Skill Point
Conquerors BeginningRequires: Win 5 Invasions
Rewards: Energy Potion
Invade the EnemyRequires: Win 25 Invasions
Conqueror and DestroyerRequires: Win 100 Invasions
Rewards: 5 Skill Points
WarmongerRequires: Win 1000 Invasions
Rewards: 15 Favor Points
Global DominationRequires: Win 5000 Invasions
Rewards: 25 Favor Points, 15 Skill Points
Favor Points te permitem vários benefícios, desde generais especiais, até itens únicos. Skill Points poderiam ser interpretados como pontos de perícia mesmo, mas acho que seria melhor permitir isso com algumas ressalvas, sem respeitar esses falores acima, são só exemplo do jogo Castle Age que não tem regras próprias. Tipo o lance de Invasões seria complicado, pois não é uma coisa que ocorre o tempo todo numa campanha de RPG, mas é só pra passar a idéia de como o jogo Castle Age lida com os Achievements.
Ainda existem os Quest Achievements, Monster Achievements e Other Achievements (que dá benefício para os alquimistas, que no caso poderiam ser os magos, feiticeiros, druidas e etc. E acho que deveria ter uma outra categoria, que beneficiasse os Ladinos, Bardos e classes do tipo, que são mais pautadas em Perícia do que Habilidades de Combate.
Youkai X escreveu:Por mim os pontos de renome/achievement points não seriam para ganhar XP extra ou coisa do tipo. Talvez com eles possa ser possível o jogador gastar alguns desses pontos em troca de benefícios (alterar levemente algum aspecto da narrativa quando a coisa apertar, fazer um poder dele ter acerto automático, 'dentre outras possibilidades ou mesmo com muitos desses pontos poderganhar algo como item mágico).
Concordo, perde e muito ao meu ver o propósito do XP, seria melhor tentar dar alguma outra forma de recompensa, como por exemplo facilitar o personagem adquirir algum talento que tenha pré-requisito(s), ou algo do tipo.