Duvida sobre furtivo do ladino

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Out 2007, 11:35

Então, Vôo. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor ShinRyuu em 18 Out 2007, 16:39

Eu nunca li em nenhuma fonte oficial que só o primeiro ataque é furtivo, alguém sabe onde tem? Acho que isso é hábito da 2ª edição, e algo que é mencionado constantemente aqui na Spell. Eu sei que, no começo do combate, todo mundo está flat-footed até rolar o seu primeiro turno. Mas nunca vi em lugar nenhum dizer que a condição é perdida depois do primeiro ataque.

Acabei de confirmar no velho Rules of the Game: não existe isso de só o 1º ataque é furtivo. Ninguém recupera o bônus de Destreza na CA só porque foi atacado. Se você está flat-footed porque ainda não teve turno no encontro, o inimigo pode esfregar a bunda (ou coisa pior :bwaha: ) na tua cara e você continua sem bônus de Destreza e vulnerável a ataques furtivos por todo mundo que agir antes de você. Se você perdeu o bônus de Destreza por causa de uma finta, a situação é diferente, pois essa perda é específica contra o próximo ataque corpo-a-corpo dele, e somente dele, no mesmo turno em que ele executou a finta ou depois. Essa idéia de "só o 1º" com certeza veio de AD&D... XD
ShinRyuu

Mensagempor Lune em 18 Out 2007, 17:06

Eu pensei que ele estava se referindo à magia de Invisibildade, que vai embora depois do primeiro ataque. Um ladino invisível realmente só pode dar o primeiro Sneak Attack, os restantes são ataques normais (salvo Improved Invisibility, é claro).
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor ShinRyuu em 18 Out 2007, 20:09

Ah, sim. Invisibilidade seria um caso válido, realmente (a não ser que o alvo ainda esteja flat-footed por não ter agido ainda). Mas a ressalva inicial que desencadeou a discussão, ao que entendi, não mencionava isso...
ShinRyuu

Mensagempor Maceh em 31 Out 2007, 14:08

Aproveitando o Tópico sobre o Ataque furtivo, gostaria q alguem pudesse me responder umas coisas :roll:
no meu grupo, o corno do Ladino é combatente corpo a corpo com 2 espadas curtas, e eu intendo q toda vez q ele estiver flanqueando um alvo ou o alvo perder o bonus de destreza na CA ou etc ele pode dar ataques furtivos
isso não eh problema pra mim, mas pensando em ataques furtivos à distância surgem 2 questoes:

1º se o ladino ranged pega o alvo de surpresa, ele pode desferir suas flechadas sendo considerado ataque furtivo (caso um alvo esteja a 9metros e seja vulnerável à ataques furtivos). ai entao, ele vence a iniciativa, e a rodada q se segue ele ainda tem ataques furtivos pois o alvo ainda está supreendido. após isso, o Ladino fika praticamente sem poder usar seus ataques furtivos, pelo fato de que em ranged não dá pra flanquear, ou estou enganado? (se eu estou certo, exite uma real vantagem de ser um ladino ranged? uma vez q corpo a corpo, mesmo q se tenha riscos quanto a apanhar, se estiver flanqueando o alvo, todo ataque eh considerado furtivo) alguma sugestão pra montar um ladino ranged "eficás"? :)

2º o tal do talento Tiro longo
"Quando o seu personagem utilizar uma arma de disparo, como um arco, o Incremento de Distância aumenta em 50% (multiplique por 1,5). Para armas de arremesso, o incremento de distância é dobrado."
entao, na teoria, vc tem 50% a mais de precisão com armas ranged (ja que atirar em um alvo a 40 metros com um arco longo sem este talento da -2 de penalidade, e com o talento não da penalidade nenhuma)
automaticamente, esse talento aumentaria de 9m pra 13,5m a distância para dar um ataque furtivo ranged? (provavelmente nao) entao, pq nao? ^^
Abraços
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor ShinRyuu em 31 Out 2007, 14:28

Eu pessoalmente acho que flanqueamento devia valer pra ataques à distância. Acho perfeitamente lógico que se meu alvo está lutando com alguém e eu me posiciono "atrás", ou seja, deixando o alvo entre mim e seu outro oponente, eu ganho alguma vantagem na jogada de ataque: ou o alvo está de costas pra mim porque está lutando com o outro e, assim, eu estou invisível com relação a ele e além de ganhar +2 na jogada de ataque, ignoro seu bônus de Destreza (se houver), ou ele tem que dividir sua atenção entre mim e o outro oponente e, portanto, nós dois ganhamos +2 para acertá-lo. Considerando que eu serei penalizado em -4 porque meu alvo está em combate corpo-a-corpo, não parece nada apelativo... mas o talento Precisão altera bastante esse quadro.
ShinRyuu

Mensagempor Lune em 31 Out 2007, 14:34

1 - Complicado. Algumas opções incluem usar as classes de prestígio de arqueiro que oferecem uma espécie de ataque furtivo à distância, como Peerless Archer (Silver Marches), Order of the Bow Initiate (Complete Warrior) e Scout. Se você quer realmente ser ladino, a melhor opção que me ocorre é utilizar a magia Área Escorregadia com uma varinha - todo personagem fazendo testes de Equilíbrio é considerado flat-footed, mesmo que passe no teste. Então é só usar isso onde seu inimigo está e ele vai ficar eternamente flat-footed. Existem outras magias além de Área Escorregadia que forçam testes de Equilíbrio, é só procurar.

2 - Definitivamente não. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! :rolando: Aumentar o alcance máximo da arma não tem nada a ver com aumentar o alcance do ataque furtivo. É como esperar que aumentar o alcance aumente o dano, já que a flecha vai com mais força...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Maceh em 31 Out 2007, 14:50

Definitivamente não. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Aumentar o alcance máximo da arma não tem nada a ver com aumentar o alcance do ataque furtivo. É como esperar que aumentar o alcance aumente o dano, já que a flecha vai com mais força...

droga, era o que eu temia ^-^
obg pela ajuda :D
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Out 2007, 15:00

1º se o ladino ranged pega o alvo de surpresa, ele pode desferir suas flechadas sendo considerado ataque furtivo (caso um alvo esteja a 9metros e seja vulnerável à ataques furtivos). ai entao, ele vence a iniciativa, e a rodada q se segue ele ainda tem ataques furtivos pois o alvo ainda está supreendido. após isso, o Ladino fika praticamente sem poder usar seus ataques furtivos, pelo fato de que em ranged não dá pra flanquear, ou estou enganado? (se eu estou certo, exite uma real vantagem de ser um ladino ranged? uma vez q corpo a corpo, mesmo q se tenha riscos quanto a apanhar, se estiver flanqueando o alvo, todo ataque eh considerado furtivo) alguma sugestão pra montar um ladino ranged "eficás"?

Sim, e eu já tinha postado a sugestão nesse tópico mesmo. :b Uma varinha com a magia Piscar é tudo que o ladino que gosta de atacar à distância precisa.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários