De qualquer forma, não deixa de ser uma dependência. Se você quer jogar, mas não tem miniaturas à disposição e não tem idéia de como jogar sem elas, isso certamente é um problema.
Eu, pessoalmente, peguei o tamanho de um square que a wizards utiliza no dungeon tiles, peguei imagens dos monstros que queria, selecionava uma parte da imagem com um círculo que ocupasse o square inteiro (ou de acordo com o tamanho do monstro) e criava tokens! Aí eu imprimia e recortava. Você vai gastar um pouco de tempo, mas vai ficar bonito e resolverá seus problemas. Se você for um pouco mais profissional você pode criar tokens com bordas bonitas, e mandar imprimir toda sua coleção numa gráfica numa folha de gramatura mais espessa. Você vai gastar um pouco mais, mas terá tokens de boa qualidade que irão durar muito. E, surpresa, gastará menos que um box de D&D miniatures!
Por isso, gostaria que vocês explicassem aí, se possível, de onde vem esse ranço com o AD&D. Claro, limitem-se a responder aqueles que já abriram um livro de AD&D para ler, ou aqueles que já jogaram algumas vezes. Porque eu me lembro bem que, comparado com GURPS por exemplo, o sistema de AD&D não tinha nada de complicado e, comparado com STORYTELLER, o sistema era bem mais conciso, lógico e seguro.
Irei arriscar (e que o pessoal do fórum me perdoe se estiver errado), mais...noup... AD&D não era nem conciso, nem lógico. Suas regras de manobras variavam de autor para autor, ou ainda do criador de um monstro/habilidade para outro, mesmo que estivesse no mesmo livro! Monstros que podiam agarrar, engolir, etc faziam-no com regras diferentes uns dos outros. O dado d2, d3 e outros eram utilizados, sendo que poucos o tinham. Muitas magias envolviam cálculos complexos de porcentagens, probabilidades (d100, ou melhor, d10 + d10 eram muito comuns), volumes de área ocupada sempre deixavam as pessoas confusas... Quem diz que AD&D não precisava de miniaturas é mentira. Me diga como, raios, você vai saber exatamente quais heróis serão pegos pela bafoada do dragão sem saber onde eles estão? D&D veio de um Wargame, e possui profundas raízes nesse estilo. D&D não virou WoW, raios, olhem as datas de lançamento do WoW e o anúncio da Wizards de quando começou a desenvolver a quarta edição! D&D continua D&D. Temos ainda as quatro classes básicas, cada uma mantendo ainda sua especialidade. O jogo ainda é fantasia medieval. Ainda há DUNGEONS e DRAGONS no jogo.
Agora, se você for me dizer que gostava do AD&D porque ele tinha mais material, uma linguagem de apresentação do mundo diferente das novas edições. Ok. Entretanto esse foi um dos fatores que levou a TSR a falência, livros aos montes que não tinham público para consumir. Ou ainda 8 livros lançados num mesmo mês. Eram criadores apaixonados pela sua criação que pouco entendiam de administração ou marketing. Esperar que a Wizards volte a aquela época é simplesmente irreal.